Exemplo de Currículo de Engenheiro de Produção | Modelo + Dicas

Engenheiros são de grande importância para a engenharia e também para as sociedades que valorizam profissionais responsáveis pelas melhorias das empresas e do processo produtivo das indústrias e todas as grandes empresas. Não à toa, não profissionais bem remunerados.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 2 opiniões de clientes

Em um país que precisa se desenvolver, criar indústrias e novas tecnologias é mais urgente. Para sair da situação de país em desenvolvimento e entrar para o seleto mercado de produtos com alto valor agregado, o engenheiro de produção é um profissional mais que necessário.

Para os engenheiros que estão buscando um novo emprego e querem se preparar para o salto de modernização que virá nos próximos anos, criar um currículo de engenheiro de produção é de extraordinária importância. Preparamos algumas dicas e exemplos para ajudar na criação do seu currículo. Confira.

Exemplo de currículo de engenheiro de produção

Alfredo Milani
Engenheiro de Produção
011954321000
alfregomilinaiengenheiro@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/alfredommilaniengenheiro

Resumo Profissional
Engenheiro Produção com especialização em Gerenciamento de Projetos, possuo mais de 10 anos de experiência nas áreas de Manutenção, Engenharia de Projetos e de Implantação, Integridade Estrutural e Melhoria Produtiva voltadas para linhas de produção de vários setores do mercado, com petrolífero, químico, automotivo e logística.

Experiência de Trabalho

Petróleo e Gás – Unidade Campos Goytacazes
Engenheiro de Produção
Maio de 2018 – Atual

  • Elaboração da Especificação Técnica para a contratação da Proteção da Produção;
  • Estudo e relatórios de serviços para melhoria dos Ativos dos Portos do vale e região;
  • Gestão do orçamento anual de custeio para manutenção da linha de produção.
  • Participação ativa do Grupo Técnico da empresa, elaborando os Limites Técnicos;

Componentes Químicos BRL
Engenheiro de Produção
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Responsável pela inspeção em todos os equipamentos e máquinas do terminal;
  • Auxiliar na manutenção simples de máquinas e equipamentos em geral;
  • Emissão de relatórios e levantamento de orçamentos e serviços terceirizados;
  • Analisar e solicitar peças e materiais para reposição em máquinas e equipamentos;

Transportes logísticos SPRW
Engenheiro de Produção
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Responsável pelo controle de qualidade da tubulação e dutos, solicitação dos serviços;
  • Intermediação das reuniões com engenharia de projeto para definir soluções práticas;
  • Elaboração de relatórios com,apontamentos dos serviços fora do escopo de contrato;
  • Gestão de pessoas e liderança da equipe de acompanhamento dos equipamentos;

Educação
Engenharia de Produção
Faculdade de Engenharia de São Paulo
Concluído em 2012

Atividades complementares
Participação de Projeto de Pesquisa Produtiva com o Grupo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia de São Paulo, em 2012.
Visitas Técnicas ao Parque Fabril da Ford Automóveis, em 2010, como aluno do grupo de Iniciação Científica em Produção da Faculdade de Engenharia.

Certificado
Inscrito no Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos – CREA, sob o nº 123456
Especialista em Produtividade de Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas, Instituto de Estudos de Produção Mecânica, concluído em 2017.

curriculo engenheiro de produção

Como fazer um currículo de engenheiro de produção (mesmo sem experiência)

Se formar como engenheiro de produção é apenas o primeiro passo de um longa jornada de aprendizado e contribuição. Ao longo da sua carreira profissional como engenheiro de produção você se deparará com uma série de desafios e missões que formarão o seu perfil profissional.

Ao buscar uma vaga de emprego como engenheiro de produção, seu principal objetivo, colocar de uma forma sucinta todo esse processo de aprendizado e mostrar que é capaz de trabalhar para a empresa que está se candidatando, deve orientar toda a criação e elaboração do seu currículo.

Alguns pontos são extremamente importantes para o currículo de engenheiro de produção e todos os outros. Para ajudar a elaborar o melhorar currículo e conseguir uma vaga de emprego como engenheiro de produção, lembre-se de criar um currículo com as seguintes seções:

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Um curriculum vitae de engenheiro de produção deve ter todas essas seções desenvolvidas. Só assim para ser considerado como um candidato válido pelos recrutadores e analistas de recursos humanos da empresa que está se candidatando.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de engenheiro de produção

Atualmente, o processo inicial de recrutamento e seleção de currículos para as vagas em aberto é feito por programas e inteligência artificial. Apenas os currículos que estiverem de acordo com a vaga passam nessa triagem inicial. Para superar essa fase com facilidade, use nossas dicas:

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chaves  do anúncio da vaga, superando o sistema de rastreamento.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Veja que essas dicas são voltadas para o seu currículo no aspecto estratégico. O conteúdo do seu CV deve ser pensado junto com palavras-chaves e outras informações que coloquem o seu currículo no topo da lista dos sistemas de recrutamento, sendo experiente ou não.

O que colocar no currículo de engenheiro de produção

Agora, falando sobre o currículo especificamente, vamos entrar na parte da estrutura. Para escrever o seu currículo é necessário pensar qual será a estrutura lógica que as informações serão inseridas. Não basta sair colocando seus dados e informações de qualquer maneira.

Os recrutadores e os sistemas de rastreamento dão preferência para currículos que seguem uma formatação específica. São três os formatos de estrutura indicados para o um currículo.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV

Agora, entrando no aspecto visual do seu currículo, ele deve ter uma apresentação de primeira qualidade. Criar um currículo de engenheiro de produção no word e um baixar um currículo de engenheiro de produção em pdf é insuficiente para se destacar no processo de seleção para vagas.

  • Como o mercado de trabalho é concorrido, usar todas as ferramentas que tem à sua disposição é a melhor maneira de garantir uma vaga. O design de um currículo é uma dessas ferramentas.

Em nossa base de modelos o candidato encontra uma variedade de modelos de currículos para engenheiro de produção com design próprios e originais. Use um dos nossos modelos de currículo de engenheiro de produção para conseguir o primeiro emprego na área.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para engenheiro de produção

Entrando no conteúdo do seu currículo, a primeira parte que deve ser elaborada é o título. As pessoas costumam entender o título como cargo ou função profissional do candidato. Porém, o título é muito mais do que isso. O título, junto do nome do candidato, é uma maneira de dar mais destaque ao currículo.

Preparamos dois exemplos de um bom início de currículo. No primeiro, colocamos como a estrutura da primeira parte do seu currículo deve ser elaborada. No segundo exemplo de currículo de engenheiro de produção, como não iniciar o seu título. Veja a seguir.

Começando bem

Correto
Guilherme Alberto
Engenheiro de Produção Mecânica
(11)954-321-000
guilhermealbertoengmec@gmail.com
Rio Grande do Norte, RN
linkedin.com/in/guilhermealbertoengc

Começando mal

Incorreto
Guilherme
Contato: 95432000/guilhermeoproprio@gmail.com
Endereço: Rua das Instalações, Rio Grande do Norte/RN, CEP 01330050
Idade: 27 anos / Hobbie: Basquete
Twitter: @guizinhoocara

Note que nos dois exemplos, trata-se do mesmo profissional fictício. A diferença é que no primeiro modelo de título para currículo de engenheiro o profissional coloca em destaque seu nome, título e dados para contato. Enquanto no segundo caso o engenheiro deixa de destacar seu nome, título e dados para contato.

📌 Dica: o cabeçalho – parte inicial de um currículo – é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque apenas o que for relevante para a entrevista de emprego.
✒️ Nota: alguns profissionais se valem do recurso da foto 3×4 no cabeçalho para aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista. Nossos modelos de currículo de engenheiro de produção contam essa função, caso o candidato queira é só fazer o upload da imagem.

Descreva sua experiência em engenharia de produção

Um bom currículo também é feito de experiência. As principais vagas para engenheiros pedem uma determinada experiência no setor de trabalho. Candidatos experientes costumam ganhar uma vantagem na hora de concorrer às vagas. Se você tem experiência, é preciso colocá-la no seu cv.

A melhor maneira de inserir seu histórico profissional é pela sequência local – cargo – tempo. O nome da empresa ganha destaque, seguido pela função exercida e o tempo de duração. Após,  é indicado escrever de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de engenheiro de produção

Empresa de Engenharia das Minas Gerais
Engenheiro de Produção
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Desenvolvimento de projetos para aplicação em máquinas e equipamentos;
  • Elaboração de plano de contenção de problemas no sistema de produção industrial;
  • Ampliação do setor de máquinas com novas aquisições e equipamentos acessórios;
  • Relatórios quinzenais acerca da situação de cada linha de produção do parque fábril;

Exemplo de experiência para currículo de engenheiro de produção automotiva

Indústria do Carro Brasileiro
Engenheiro de Produção Automotiva
Janeiro de 2018 – Fevereiro de 2019

Principais atribuições:

  • Acompanhamento de todo o processo de criação e montagem do veículo automotor;
  • Elaboração de projetos para novas peças e acessórios dos novos automóveis;
  • Desenvolvimento de melhorias para o motor e também para os equipamentos;
  • Estudos e relatórios acerca do desempenho dos veículos em estradas de todos tipos;

Exemplo de experiência para currículo de engenheiro de produção autônomo

Engenheiro de Produção Autônomo
Prestador de serviços
Janeiro de 2020 – Atual

Principais atribuições:

  • Realização de testagens de desempenho em equipamentos de diversos tamanhos;
  • Gerenciamento de equipes em trabalhos durante montagem de equipamentos;
  • Manutenção de equipamentos em larga escala em obras viárias e industriais;
  • Desenvolvimento de novos produtos de acordo com as necessidades do cliente;

Caso você ainda não tenha experiência…

Se está em busca do primeiro emprego como engenheiro de produção, elaborar o seu currículo com uma seção de experiência robusta pode ser um problema. Há maneiras de melhorar o seu currículo e deixá-lo ainda mais atrativo para que o recrutador considere chamar você para uma entrevista. Um modo é colocar  experiências de voluntariado, trabalhos e atividades realizados na faculdade , participação de olimpíadas e outras informações. Veja a seguir como aprimorar ainda mais o seu currículo.

Educação: como incluir sua formação de engenheria de produção

Um bom profissional precisa possuir um diploma na área de atuação, caso contrário, perde lugar para a concorrência que é qualificada. Para mostrar que é um engenheiro de produção preparado para assumir o cargo de chefe da empresa, coloque suas qualificações no currículo.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso Engenharia de Produção, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de engenharia de produção, coloque a previsão de conclusão do curso.

Engenharia de Produção
Universidade das Ciências Exatas
Dezembro de 2020

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos, certificados e mestrados ou doutorados que realizo no campo da engenharia de produção. Essas adições dão mais valor para o seu currículo e melhoram o ranqueamento na concorrência para a vaga.

Mestrado em Segurança do Trabalho
Universidade de Ciências Exatas
Título: Maneiras de evitar acidentes e melhorar a qualidade do trabalho durante a produção de equipamentos de aviação.
Concluído em 2021

Habilidades de um engenheiro de produção no currículo

Para destacar seu currículo entre os candidatos da vaga anunciada, separa uma seção do seu currículo para apontar suas habilidades profissionais. Elas podem ser divididas em duas, habilidades específicas (hard skills) e habilidades gerais (soft skills). Confira alguns exemplos.

Hard Skills

  • Auto cad
  • MS Project
  • Melhoria contínua
  • Controle de custos
  • Operação em sequência
  • Conselhos técnicos
  • Métodos de produção
  • Divisão de tarefas

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Execução
  • Otimização

Resumo profissional para currículo de engenheiro de produção

Elaborar um resumo das suas principais funções e habilidades como engenheiro de produção é uma tarefa e tanto, principalmente em concorrências de grandes vagas. O resumo costuma definir e separar os currículos que serão lidos até o final daqueles que serão abandonados.

Elabore um resumo sucinto, mas que contemple todas as suas funções e principais atividades. Lembre-se que o grosso das suas competências estão descritas ao longo do texto, então, use o currículo para atrair a atenção do recrutador para o seu currículo.

Correto
Engenheiro de Produção pela Faculdade de Engenharia da Cidade, 10 anos de experiência nas áreas de Avaliação e Otimização de processos produtivos com foco na gestão de pessoas, voltadas para linhas de produçao industriais de vários setores do mercado, com petrolífero, químico, automotivo e logística.
💡Um resumo simples e objetivo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Auto em todo Rio de Janeiro como Engenheiro de Produção elaborando planos de controle de custos e qualidade para empresas de vários segmentos. Adaptado a lidar com momentos de pressão, estou sempre em busca do melhor para meus clientes.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de engenharia de produção

Criar uma lista de objetivos de engenheiro de produção abrirá mais oportunidades de trabalho para o candidato. Uma excelente oportunidade para mostrar como você está qualificado para atuar como engenheiro de uma grande empresa do setor. Veja alguns exemplos de objetivos de engenheiro de produção.

  • Atuar no gerenciamento e viabilidade do controle da segurança do trabalho.
  • Apoiar o processo de qualidade de produtos e dos processos industriais
  • Projetar, implementar e acompanhar os sistemas de controle da produção fabril;

Seções adicionais

Complemente o seu currículo de engenheiro de produção com seções adicionais para informar outras qualificações ou habilidades que não foram informadas ao longo do documento. Veja alguns exemplos.

Aplicativos e Programas

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares de engenharia de produção ou do setor de gerenciamento de projetos, pode dar mais destaque para o seu currículo. Veja alguns exemplos de como colocar os programas que tem conhecimentos.

  • Login Solid Works
  • AUTOCAD
  • Microsoft Excel

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de engenheiro de produção para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Confira alguns exemplos.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Básico
  • Conhecimento de Libras

Normas Regulamentadoras – NR

O campo da engenharia é um dos setores mais complexos e importantes da economia. Por conta da dificuldade, as empresas acabam avaliando do candidato as competências para lidar com situações de perigo. Apresentar as normas regulamentadoras em que é certificado vai ajudar a sair na frente dos outros candidatos.

  • NR 18 – uso de maquinário
  • NR 35 – segurança nas alturas
  • NR 6 – equipamento de proteção individual

Dicas para melhorar seu currículo de engenheiro de produção

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, projeto, avalio, desenho) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo de engenheiro de produção pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de engenheiros de produção em busca de emprego

Por que fazer currículo para engenheiro de produção?

Para aumentar suas chances de ser contratado ou contratado por uma grande empresa do setor. Um currículo bem elaborado é uma carta de apresentação completa, que vai qualificar a sua candidatura e colocar o candidato na frente de muitos outros que deixaram de pensar no currículo.

O que colocar no currículo de engenheiro de produção?

Tudo o que diz respeito a sua formação profissional, histórico de trabalho, atividades no setor de engenharia e outras informações que possam mostrar suas capacidades técnicas e laborais. Use nossas dicas para construir o melhor currículo de engenheiro de produção possível e agarre logo a merecida vaga..

Artigos similares