Currículo para primeiro emprego | Modelos, exemplos e dicas

Encarar o mercado de trabalho pela primeira vez não é uma situação confortável, cheia de desafios para muitos jovens profissionais. As entrevistas, a busca pelas melhores vagas, rastrear as notícias e anúncios. Porém tudo pode ser mais simples com um currículo para primeiro emprego bem feito.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 2 opiniões de clientes

Assim, é possível mostrar aos recrutadores e empregadores uma boa qualificação e habilidades para o desempenho da função. Mas sem experiência, isso pode causar várias dúvidas em quem está se preparando para a tarefa.

Por isso, criamos um post com modelos, dicas e exemplos para quem busca criar um currículo para primeiro emprego que seja interessante. Então, continue acompanhando esta leitura até o fim para entender como conseguir mais oportunidades, elaborando um CV profissional.

Como fazer um currículo para quem não tem experiência?

Na hora de escrever um currículo primeiro emprego, é importante pensar em alguns pontos principais, que influenciarão nas configurações do seu objetivo:

  • Qual o nível de escolaridade;
  • Principais habilidades;
  • Existência ou não de experiência informal;
  • Objetivo e tipo de vagas pretendidas.

Com essas informações em mente, você pode começar a selecionar quais dados irão em seus modelos de currículo. Afinal, cada tipo de cargo exige competências, habilidades e aptidões diferentes.

O primeiro caso é dos profissionais que possuem uma graduação e têm como objetivo entrar no mercado de trabalho em sua área. Nesse caso, é importante mostrar sua qualificação técnica, estágios e trabalhos voluntários realizados durante a formação acadêmica.

Para aprender como fazer um currículo para Primeiro emprego 2021 ou neste ano, criamos alguns exemplos práticos para te dar mais inspiração. Assim, veja como as seções foram organizadas e quais informações foram aproveitadas:

Camila Franco Batista
Gastróloga
+55 (12) 99856-5644
chefcamilabatista@gmail.com
https://www.linkedin/in/camilabatista
Portfolio: www.behance.com/chefcamilabatista

Resumo de qualificações
Gastróloga com graduação pela USP, 2 anos de estágio no Restaurante Le Bife, em São Paulo. Especialização em Técnicas de Culinária Francesa, pela Unimar, com excelente domínio de inglês e francês. Ganhadora do prêmio Jovem Cientista em 2017 pelo Projeto de Iniciação Científica: Técnicas de culinária para sobras e resíduos.

Experiência
Estágio de Gastronomia – Le Bife (São Paulo/SP)
2018 – 2020

  • Auxílio ao chef na elaboração de cardápios e menus semanais
  • Participação na cozinha, na criação de pratos
  • Atendimento aos clientes para sugestões de harmonizações de bebidas e pratos
  • Preparação de pratos simples, sob supervisão.

Educação

Especialização em Culinária Francesa – Unimare (São Paulo/SP)
2020 – 2022 (Carga horária: 1500 horas)

Graduação em Gastronomia  – Universidade de São Paulo (USP)
2016 – 2020 (Carga horária: 3000 horas)

Ensino médio – Escola Praxedes – São Paulo/SP
2013 – 2016

Habilidades

  • Idiomas;
  • Resolução de problemas;
  • Raciocínio lógico;
  • Conhecimentos de informática;
  • Colaboração;
  • Postura ética;
  • Trabalho sob pressão;
  • Comunicação oral;
Dessa forma, você pode criar um bom modelo de currículo primeiro emprego, se tiver uma formação anterior. Não esqueça de otimizar seu CV de maneira adequada, para garantir um melhor acesso ao mercado de trabalho.

Modelo de currículo para primeiro emprego com ensino médio

Outro caso de dúvidas na hora de ter como fazer currículo para primeiro emprego é para quem não tem formação acadêmica, nem experiência. Assim, é preciso utilizar as habilidades corretas e valorizar os pontos fortes, com objetivo de tornar o CV interessante.

Um ponto importante de mencionar é que tudo o que você adiciona em seu curriculum vitae possui relevância. Assim, até mesmo a maneira de organizar os conteúdos e o formato do documento passam informações sobre seu perfil profissional.

Portanto, confira também um modelo de currículo para primeiro emprego, para profissionais que possuem somente o ensino médio. Aproveite para conferir como valorizar seus pontos fortes e mostrar um bom perfil profissional;

José Emiliano Pires
Vendedor
+55 (31) 98564-2355
josepiresem@gmail.com
https://www.linkedin/in/josepiresem

Resumo de qualificações
Profissional competente e comprometido com o bom andamento das rotinas laborais. Em atividades anteriores, executei funções e tarefas que demandam conhecimento da estrutura e funcionamento da profissão e ajudaram inclusive nas competências durante a formação.

Procuro uma oportunidade de executar os conhecimentos e potencial adquiridos durante  a formação. Sou um profissional dedicado e organizado, que pretende colaborar também para o crescimento da empresa.

Educação
Ensino Médio – Colégio Fernando Prado – Belo Horizonte/ MG
2013 – 2017

Trabalhos voluntários

Atendimento ao cliente na clínica Melhor idade para idosos – Belo Horizonte/ MG
2013 -2018

Vendedor voluntário no bazar da ONG Bicho Sonha – Belo Horizonte/MG
2015 – 2019

Habilidades

  • Auto Gerenciamento;
  • Liderança;
  • Criatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Trabalho sob pressão.
  • Resolução de problemas;
  • Raciocínio lógico;
  • Conhecimentos de informática;
  • Afinidade com tecnologias;
  • Domínio de softwares (Pacote Office).
Esse modelo também serve para quem quer criar um currículo jovem aprendiz e começar a adquirir experiência. Basicamente, é preciso focar nas qualidades que tenham relação com os anúncios ou vagas pretendidas.

Quando não se tem experiência o que colocar no currículo?

Uma das dúvidas que mais ocorre quando o assunto é criar um CV: O que colocar no currículo de uma pessoa que nunca trabalhou? Muitos profissionais ficam desesperados, já que não possuem nenhum tipo de experiência comprovada.

Porém, muitas empresas aproveitam esse tipo de candidato para começar uma carreira em contratações como residente, trainee ou júnior. Assim, você recebe um salário menor, mas ganha desenvolvimento das habilidades práticas.

Portanto, é fundamental saber o que vale a pena colocar no currículo para primeiro emprego e conseguir a tão sonhada contratação:

  • Contatos profissionais, nome e redes sociais de trabalho;
  • Objetivo profissional;
  • Resumo de qualificações;
  • Experiência profissional (estágios, trabalho voluntário ou autônomo);
  • Formação acadêmica e nível de escolaridade;
  • Habilidades relevantes para a área;
  • Realizações, idiomas e complementações de CV.

Com isso, você já tem uma boa ideia sobre oq colocar em um currículo de primeiro emprego. Porém, ainda pode incluir também uma carta de apresentação, recomendações de professores ou clientes e mais conteúdos que sejam positivos para sua candidatura, sem exageros.

⚠️Atenção: Não esqueça de pensar também no formato de entrega do seu CV. Afinal, alguns tipos de documentos virtuais podem desconfigurar quando enviados e abertos. Portanto, evite conteúdos em Word ou outros editores de texto, a menos que seja uma exigência do empregador. Dê preferência para CVs em PDF, que são mais seguros.

Cabeçalho, dados pessoais e contatos

A primeira parte no curriculo primeiro emprego é o cabeçalho, desempenhando um papel fundamental para destaque do candidato. Apesar de muitos profissionais não darem importância, ele é o primeiro conteúdo que o recrutador observa em seu CV.

👉 Portanto, é preciso manter atenção aos detalhes, focando em organizar os dados de maneira clara e eficaz.

Se você quer criar um perfil jovem aprendiz currículo primeiro emprego, ou outros tipos de profissionais, separamos um exemplo para te guiar nessa seção. Então, confira como escrever o cabeçalho da forma correta no CV:

Cabeçalho Recomendado
Camila Franco Batista
Gastróloga
+55 (12) 99856-5644
E mail: chefcamilabatista@gmail.com
https://www.linkedin/in/camilabatista
Portfolio: www.behance.com/chefcamilabatista

Ainda, confira também um exemplo de cabeçalho incorreto para primeiro emprego currículo. Lembre que a atenção aos detalhes é fundamental nessa seção do CV:

Cabeçalho Incorreto
Cozinheira (gastróloga) – Comida francesa
Camila Franco Batista
Endereço: Rua Vinte e cinco de maio, N° 258 – Vila Progresso, São Paulo/SP
Casada, 32 anos, 2 filhos jovens
E mail: cahbatista@gmail.com
Telefone (12) 99856-5644
https://www.linkedin/in/camilabt

Note a diferença entre os dois exemplos: algumas informações, como data de nascimento e estado civil e endereço ficam reservadas para a entrevista. Além disso, não existe destaque para o nome no exemplo incorreto, ficando difícil de encontrar o nome e as informações necessárias com a desorganização.

Use alternativas como experiência

No caso de quem quer desenvolver o currículo para primeiro emprego, a seção que mais gera dúvida é a de experiências. Afinal, se você nunca trabalhou, como pode completar essa parte do CV de forma adequada?

Para isso, pode usar algumas alternativas, como trabalhos voluntários, atuação como jovem aprendiz ou estágio durante a graduação. Sim, isso tudo conta como experiência profissional, já que teve contato com a parte prática da profissão.

Assim, confira como adicionar esse tipo de conteúdo ao seu CV, usando uma boa configuração:👇

Exemplo Correto
Estágio de Gastronomia – Le Bife (São Paulo/SP)
2013 – 2014
  • Auxílio ao chef na elaboração de cardápios e menus semanais
  • Participação na cozinha, na criação de pratos
  • Atendimento aos clientes para sugestões de harmonizações de bebidas e pratos
Ainda, confira como não adicionar essa seção ao seu currículo primeiro emprego, evitando erros básicos:
Exemplo Incorreto
Estágio de Gastronomia – Le Bife
2013 – 2014
  • Auxílio ao chef
  • Participação na cozinha
  • Atendimento ao cliente

Inclua boas habilidades no CV

Outra dica de importância sobre o que colocar no currículo primeiro emprego são as habilidades. Elas são um dos pontos altos, já que irão mostrar suas competências relacionadas à parte técnica (hard skills) e relacionadas às relações interpessoais e ambiente de trabalho (soft skills).

👉 Portanto, veja alguns exemplos de habilidades que as empresas costumam valorizar, de forma geral:

Habilidades comportamentais (soft skills)

  • Colaboração;
  • Postura ética;
  • Boa escuta;
  • Comunicação oral;
  • Resiliência;
  • Auto Gerenciamento;
  • Liderança;
  • Criatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Trabalho sob pressão.

Habilidades técnicas (hard skills)

  • Cursos complementares;
  • Graduação;
  • Especializações;
  • Idiomas;
  • Resolução de problemas;
  • Raciocínio lógico;
  • Conhecimentos de informática;
  • Afinidade com tecnologias;
  • Domínio de softwares específicos.

Resumo profissional no currículo para primeiro emprego

Então, você lê o título da seção e se pergunta: o que colocar no resumo profissional se nunca trabalhei? Muita calma nessa hora, já que é possível criar um bom texto, sem precisar colocar realizações da carreira profissional.

Afinal, você possui qualidades e características que podem ser interessantes para o recrutador. Além disso, se frequentou a faculdade, também pode ter realizado atividades de interesse para o empregador. Por isso, valorize seus pontos fortes.

👉 Assim, confira para curriculo primeiro emprego exemplos de como escrever e como não escrever um resumo profissional:

Exemplo Correto
Profissional competente e comprometido com o bom andamento das rotinas laborais. Em atividades anteriores, executei funções e tarefas que demandam conhecimento da estrutura e funcionamento da profissão e ajudaram inclusive nas competências durante a formação.

Procuro uma oportunidade de executar os conhecimentos e potencial adquiridos durante  a formação. Sou um profissional dedicado e organizado, que pretende colaborar também para o crescimento da empresa.

Ainda, veja um modelo curriculo primeiro emprego com o resumo profissional incorreto:

Exemplo Incorreto
Nunca trabalhei, mas gostaria de ter uma chance para o primeiro emprego. Eu tenho todas as qualidades necessárias para fazer a diferença e vestir a camisa da empresa. Possuo boas habilidades de relação com os colegas de trabalho e quero deixar minha marca no mundo, fazendo e prestando bons serviços nesta companhia.
🎁Dica extra: Uma boa dica é tentar escrever vários tipos de resumos profissionais, um para cada vaga e oportunidade. Assim, você pode adicionar conteúdos que sejam relevantes e originais, se destacando de candidatos com textos prontos e padrão.

Ainda, quem quiser pular todas essas etapas e aprender como fazer um currículo para buscar emprego, aqui no site podemos facilitar a tarefa. Afinal, além dos exemplos, também temos modelos prontos para você criar seus currículos de forma prática e simples.

Seções adicionais

Ainda, para quem estiver querendo saber mais sobre o que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego: seções adicionais. Essas são partes do CV que contém informações que outras seções não conseguem mostrar.

Por isso, se preferir adicionar esses conteúdos, lembre sempre de incluir dados que sejam relevantes para as vagas. Assim, pode ampliar ainda mais seu perfil profissional, mostrando habilidades e competências valorizadas pelos recrutadores.

Cursos complementares

Uma forma de mostrar aos recrutadores que você possui qualificação técnica para desempenhar algumas funções, são os cursos complementares. Eles mostram que um candidato domina a teoria, conceitos e termos profissionais de um cargo.

Ainda, a maioria dos cursos práticos exige estágios, o que também garante uma parte da experiência profissional para o mercado de trabalho. Portanto, você pode melhorar ainda mais seu CV com outros tipos de qualificações para sua carreira.

👉Algumas instituições públicas e privadas oferecem cursos de complementação de forma gratuita ou paga. Você pode encontrar algumas das especialidades que são mais valorizadas pelos recrutadores:

  • Curso de graduação na área de interesse;
  • Pós-graduação, mestrado ou doutorado na área;
  • Área de tecnologia, inteligência artificial;
  • Marketing de conteúdo;
  • Atendimento ao cliente e vendas;
  • Gestão de pessoas e liderança;
  • Curso para melhoria nas habilidades interpessoais.

Essas são apenas algumas opções de tipos de curso que podem ajudar a ter um perfil mais interessante como candidato. Outra boa dica é usar a área de interesse para se especializar cada vez mais.

No geral, a parte fundamental para encontrar um emprego é suprir as demandas que o mercado de trabalho  busca. Então, se mantenha sempre atualizado com relação a novas tecnologias, processos e posturas, para conseguir as melhores vagas.

Idiomas

Outra seção adicional que pode fazer uma boa diferença para um currículo de primeiro emprego são os idiomas. Hoje, não existem mais limites para a informação e nem para o atendimento de clientes ao redor do mundo.

Por isso, várias empresas possuem atuação, clientes ou relações profissionais com outros países e pessoas que falam outras línguas. Portanto, é preciso estar preparado para conseguir desempenhar uma boa comunicação durante o desenvolvimento do cargo.

Assim, veja qual a forma correta de adicionar seu grau de proficiência em idiomas no currículo para primeiro emprego: 👇

  • Português: Nativo
  • Inglês: Intermediário
  • Espanhol: Fluente
  • Mandarim: intermediário

Mas não esqueça que a qualquer momento o recrutador pode engajar uma conversa em outro idioma durante a entrevista. Por isso, não insira conteúdos, níveis de fluência ou línguas estrangeiras que não domina.

Interesses

Os interesses são uma seção onde você pode mostrar ao recrutador suas atividades extracurriculares. Assim, algumas empresas valorizam os hobbies dos candidatos, quando têm alguma relação com as habilidades que serão desenvolvidas no cargo.

Portanto, não apenas insira informações somente para aumentar o conteúdo. Aproveite para descrever atividades extracurriculares que realmente agreguem algo. Por exemplo, se você está se candidatando para técnico de informática, use hobbies que tenham a ver com raciocínio lógico, tecnologias e resolução de problemas.

Erros comuns no currículo para primeiro emprego

Além de se perguntar: o que escrever no currículo para primeiro emprego? É importante que você também se preocupe com os erros que pode evitar. Afinal, você não quer perder a vaga por não se preocupar com os detalhes, certo?

Por isso, é preciso entender quais tipos de condutas não são aceitas ao escrever um currículo para primeiro emprego. É bom sempre manter o seu perfil profissional bem definido em mente, tomando cuidado de deixar bem evidente que tipo de candidato você é.

Além disso, separamos uma lista com os principais erros ao escrever um currículo, para você evitar. Confira quais são e aproveite para verificar se algum deles está em seu CV:

  • Currículos com conteúdos muito extensos, com mais de uma página;
  • Erros de ortografia e gramática;
  • Adicionar pretensão salarial ou condições para a contratação;
  • Incluir informações que possam criar um viés no empregador: estado civil, filhos, data de nascimento, idade, endereço;
  • Escolher um layout confuso;
  • Agrupar informações e dados de forma desorganizada;
  • Escrever conteúdos de maneira obtusa e sem objetividade.

Dessa forma, você pode evitar alguns erros comuns na hora de elaborar seu primeiro currículo. Mas não se esqueça de sempre mostrar o documento profissional para outras pessoas, pedindo que avaliem a clareza dos dados.

Dicas para otimizar seu currículo de jornalista

Ainda, é preciso não somente escrever um bom modelo de currículo primeiro emprego, mas fazer com que ele se destaque entre os outros candidatos. Uma forma eficaz de fazer isso é usando técnicas de otimização para o CV.

É um fato que os conteúdos que acessamos ou consumimos deixam um padrão de preferência em nosso cérebro. Portanto, registramos esses dados de forma quase instantânea, procurando facilidades de orientação, leitura e organização.

Por isso, é preciso que você adapte o layout, design e formatação dos conteúdos para que fiquem mais atrativos. O recrutador precisa ter vontade de realizar a leitura e encontrar todas as informações de maneira rápida e prática.

Veja algumas dicas para otimizar seu currículo para o primeiro trabalho de maneira adequada e gerar mais destaque entre os candidatos:

  • Mantenha todo o conteúdo em uma página;
  • Revise bem a ortografia, sem deixar nenhuma alteração das normas;
  • Não deixe nenhuma informação confusa;
  • Organize as seções identificadas em negrito;
  • Utilize fontes tradicionais;
  • Evite poluição visual ou acúmulo de conteúdo.

Com isso, você pode deixar seu CV ainda mais organizado, de forma que tudo o que a empresa precisa para atestar sua qualificação estejam fáceis de “digerir” visualmente. Ainda, não deixe de conferir os anúncios para encontrar conteúdos e requisitos de cada vaga como efetivo ou jovem aprendiz.

Resumo: passo a passo para aprender como fazer currículo de jornalista

Depois, é hora de fazer uma revisão em todos os conteúdos que adicionou em seu CV. Essa etapa evita que alguns erros (principalmente de português) passem batidos e te prejudiquem como candidato.

Para facilitar um pouco mais, deixamos uma lista com o passo a passo para revisar seu currículo para o primeiro trabalho, de acordo com o conteúdo de cada seção: 👇

  • Cabeçalho: Identificação e contatos profissionais (nome, telefone, e mail e redes sociais de trabalho)
  • Apresentação: Resumo das suas qualificações e seu objetivo profissional
  • Experiências: Estágios ou atuação durante a formação acadêmica que funcionem como experiências
  • Educação: Nível de escolaridade e especializações relevantes para a área
  • Habilidades: soft skills (comportamentais) e hard skills (técnicas)
  • Idiomas: Grau de proficiência em idiomas
  • Certificados: Curso ou complementações realizados e outras adições à sua qualificação
  • Voluntariados: ONGs e NPOs
  • Prêmios: Entrevistas, Programa de TV, matérias com mais visualizações e outros méritos
  • Interesses: Preferências, hobbies e outros dados relevantes

Mas para quem quiser um primeiro emprego currículo pronto, clique aqui. Temos uma boa solução aqui no site, para criar modelos que irão facilitar a escrita de seu CV. Portanto, facilite a tarefa acompanhando mais conteúdos.

Adicione uma carta de apresentação para o CV

Em um bom modelo de currículo primeiro emprego, a carta de apresentação pode ser uma boa alternativa para conseguir tornar seu CV mais interessante. Essa parte do documento profissional precisa estar em anexo, contendo alguns parâmetros básicos de escrita:

  • Conteúdo com uma página A4 de extensão;
  • Informações relevantes sobre suas metas e objetivos profissionais;
  • Conteúdos que mostrem ao recrutador porque você é o candidato ideal;
  • Assinatura e data de escrita ao final da carta;
  • Utilizar fontes tradicionais, como Times New Roman e Arial.

Então, realize uma boa descrição de todo o caminho que percorreu como profissional. Pontue suas principais realizações acadêmicas, se houverem e porque escolheu determinada área. Mostre uma postura ética, boa escrita e não deixe de fazer uma revisão no conteúdo.

📌Dica: Uma boa opção é criar uma carta de apresentação para cada oportunidade ou vaga de trabalho que se interessar. Assim, pode escolher os conteúdos e as informações de acordo com o que cada empresa espera de um funcionário para contratação. Não deixe de realizar uma busca completa sobre as empresas, valores, missão e perfil de colaboradores durante o processo seletivo.

Perguntas mais frequentes

Então, para quem ainda tem dúvidas sobre como escrever um bom currículo para o primeiro emprego, continue por aqui. Afinal, deixamos algumas perguntas frequentes de outros jovens profissionais, para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho:

Como colocar no currículo que faz bico?

O trabalho na modalidade informal, popularmente conhecido como “bico”, é uma forma de prestação de serviços autônomos. Dependendo da profissão, você pode mostrar através de portfólio, carta de recomendação do cliente ou somente adicionar ao CV na parte de experiência profissional.

O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego?

O objetivo curriculo primeiro emprego precisa ser uma descrição clara de qual cargo você quer ocupar na empresa. Lembre sempre que os recrutadores estão avaliando vários candidatos para o processo seletivo. Por isso, identifique a vaga e intenção de trabalho em seus objetivos.

O que dizer em uma entrevista de emprego sem experiência?

Quando você não tem nenhum tipo de experiência, mas procura vagas com currículo para o primeiro emprego, é importante valorizar seus pontos fortes. A intenção é mostrar aos recrutadores que você possui as aptidões para desempenhar o cargo ou vaga para o qual será candidato.

Um bom currículo pode facilitar bastante esse processo. Por isso, aqui no site temos os  melhores modelos de currículo para primeiro emprego. Aproveite para conferir como essas ferramentas podem te ajudar a conseguir mais entrevistas nos anúncios e começar sua carreira.

cv experiente para o primeiro emprego

Curriculo para Primeiro Emprego BR Sydney.pdf Exemplo de CV para o primeiro emprego
escrevendo cv para o primeiro emprego modelos de cv para o primeiro emprego

Artigos similares