Currículo de Motorista Pronto | Exemplos, Modelos e Dicas de Redação

Motoristas são profissionais cada vez mais requisitados. Seja por conta dos congestionamentos das grandes cidades ou pela necessidade de grandes deslocamentos, motoristas estão muito valorizados. E criar um currículo de motorista é a melhor maneira de conseguir um emprego.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 2 opiniões de clientes

Poucos motoristas estão acostumados a fazer currículos, mas a verdade é que esse é uma necessidade do mundo atual. Aprender como elaborar um currículo de motorista é essencial para aumentar suas chances de conseguir boas entrevistas na empresa desejada.

Se você está em busca de novos desafios e quer agarrar aquela vaga de motorista, separamos algumas dicas que podem ajudar a fazer o currículo que você precisa. Veja nossas dicas sobre como estruturar um currículo, quais palavras usar, o que colocar, para montar o melhor cv.

Exemplo de currículo para motorista

Roberto Senna
Motorista – CNH Categoria A e B
011954321000
robertosenna@gmail.com
Salvador, BA
Linkedin.com/in/roberto.senna

Resumo Profissional
Motorista profissional, atuo no ramo há mais de 5 anos. Trabalhei com os principais aplicativos de motoristas do Brasil, sempre obtendo ótimas avaliações de clientes. Realizei mais de 2.000 corridas realizadas apenas no ano de 2021.

Experiência de Trabalho
Uber
Motorista Parceiro
Janeiro de 2018 – Até hoje

  • Responsável por levar clientes para todas as regiões da capital da Bahia.
  • Motorista parceiro de um grande escritório de advocacia de Salvador, levando os funcionários para fóruns e outras regiões empresariais.
  • Avaliado com a nota 4.9 em mais de 9.000 corridas durante os cinco anos de trabalho em parceria com o aplicativo.
  • Produtor de conteúdo sobre a vida de um motorista em Salvador, em canais e redes sociais.

Educação
Ensino Médio Completo
Escola Estadual Manoel Moreira Filho
Dezembro de 2017

Atividades complementares
Participante do Seminário de Motoristas do Futuro, realizado pela Uber em Salvador.

Certificado
Carteira Nacional de Habilitação Tipo A e B, emitida pelo Detran.

currículo de motorista

Como fazer um currículo de motorista (mesmo sem experiência)

Dirigir é um ato nobre e cada vez mais valorizado pelas pessoas. Como não existe faculdade de motorista, quem busca por um emprego como motorista, precisa aprender a mostrar suas habilidades como profissional. A melhor forma de fazer isso em um currículo apropriado.

O primeiro passo de todo currículo, seja para motorista com ou sem experiência, é estruturar as informações no documento. Normalmente, currículos seguem um padrão de estrutura, onde os dados educacionais e experiência profissional ficam no topo do documento, mas o que fazer no caso de não ter experiência?

Nesse caso, o ideal é desenvolver as outras partes do currículo, como a seção dedicada para habilidade, certificados também podem ser de grande valia na hora de conseguir um emprego de motorista. Use um dos nossos exemplos de currículo de motorista e facilite a sua busca.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail e WhatsApp), LinkedIn.
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos da sua candidatura.
  • Experiência de trabalho (se tiver): dados específicos sobre seus empregos anteriores.
  • Cursos/Certificados: apresentação da sua faculdade, ano de conclusão, tema do TCC.
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade como motorista.
  • Adicional: conhecimentos gerais que agreguem valor ao seu currículo como idiomas, prática de direção defensiva, conhecimento de primeiros socorros, entre outras.

Criar um curriculum vitae de motorista com essas seções bem desenvolvidas é a chave para ser um candidato selecionado. Durante a criação do seu currículo, lembre-se de seguir esses dicas:

  • Faça um currículo único, voltado especialmente para a vaga desejada.
  • Use palavra-chaves da vaga, facilitando a leitura do sistema de rastreamento,
  • Crie um título chamativo, inserindo dados que a empresa está buscando.
  • Coloque em seu currículo informações relevantes para os requisitos da vaga.

O que colocar no currículo de motorista

Existem muitas maneiras de inserir informações dentro de um currículo, mas os mais usados são três tipos de formatos. O formato cronológico reverso, o currículo funcional e o combinado ou misto. Esses formatos consideram a experiência e formação como estruturantes de um bom currículo, mas você pode usá-los mesmo sem experiência ou formação para incluí-los. Veja 👇

  • Formato cronológico reverso: nesse modelo, a experiência vem em destaque no início do documento. Para motoristas sem experiência, a dica é usar esse formato para inserir outros acontecimentos relacionados à vaga, como quando tirou a primeira CNH e data de quando a CNH se tornou definitiva, por exemplo.
  • Formato currículo funcional: nesse modelo as habilidades e dados de formação aparecem primeiro. Se você é um motorista sem ensino superior, informe as datas da sua formação no ensino médio, além de cursos e a data da sua aprovação na prova teórica do Detran.
  • Formato currículo combinado ou misto: com esse formato o motorista pode mesclar informações de quando tirou a primeira carta, dados específicos como, por exemplo, nunca ter recebido pontos na CNH. No currículo combinado o objetivo é ser autoral e se destacar.

Apresentação visual de seu CV

Formatar um currículo também passa pela questão visual. Ao inserir as informações no documento que será enviado para o recrutador, o motorista deve pensar em como vai se apresentar. Afinal, o currículo é também uma espécie de cartão de visitas do motorista.

Você pode até usar um modelo de word de currículo de motorista pronto, porém, lembre-se de verificar se o modelo usado também é visualmente apresentável. Currículos bonitos e graficamente bem construídos, tendem a ser os primeiros currículos a serem selecionados pelos recrutadores.

  • Aproveite o layout para tornar a vida do recrutador mais fácil, apresentando desde o primeiro momento suas habilidades didáticas de professor.
📌Dica: seja original na hora de escolher um modelo de currículo para motorista, sem ser extravagante. A sobriedade é um elemento importante para a profissional de motorista, e criar um currículo exagerado pode acabar complicando a vida do motorista candidato.

Título e informações de contato

Em um currículo de motorista o foco deve ser a apresentação do profissional. Como inexiste cursos de motoristas, tampouco faculdade para aprender a dirigir de maneira específica, o candidato deve usar o documento para se destacar dos demais candidatos à vaga.

O título funciona como o principal elemento de atração do seu currículo. É a partir dele que o recrutador decide se vai continuar lendo o currículo até o final ou vai parar logo no início. Criar um título chamativo e completo é a melhor maneira de ser selecionado para a entrevista. Veja um exemplo.

Começando bem

CORRETO
Roberto Senna
Motorista Profissional – Categoria A e B
(11)954-321-000
renatosenna@gmail.com
Salvador, BA
linkedin.com/in/renatosenna

Começando mal

INCORRETO
Roberto Senna
Contato: 95432000/sennaveloz@gmail.com
Endereço: R. de Interlagos, Salvador/BA, CEP 08571021
Idade: 45 anos / Hobbie: Automobilismo
Twitter: @renatopiloto45
📌 Dica: o título funciona como a porta de entrada do seu currículo. Se ele for bem desenvolvido, as chances do seu cv ser lido até o final aumentam muito.
✒️ Nota: como a profissão de motorista demanda certa confiança entre o empregador e emprego, inserir uma foto no seu currículo é uma ótima maneira de ganhar pontos.

Demonstre sua experiência na condução

Empresas e pessoas físicas que buscam um motorista estão em busca de uma profissional capaz de lidar com pressões. Use o currículo para mostrar ao recrutador que você tem essa e outras experiências. Apresente ao recrutador que você é um bom motorista e seja escolhido para uma entrevista.

Nessa seção, o ideal é apresentar a sua experiência em uma estrutura padrão. Local, cargo exercido e tempo de trabalho vem em primeiro plano. Em seguida, as informações mais específicas das suas atividades como motorista. Conquista e contribuições também são bem vindas. Apresente tudo em três a cinco bullets points. 👇

Exemplo de experiência para currículo de motorista de entregas

Transportes Rodoviários do Nordeste
Motorista
Setembro de 2012 – Agosto de 2014

Principais atribuições:

  • Responsável por cobrir a área de entregas de Salvador e região metropolitana.
  • Cumprimento da jornada de trabalho das 8h até as 18h, com intervalo de 15 minutos entre entregas para descanso e uma hora para almoço.
  • Líder em entregas durante o mês de dezembro, janeiro e fevereiro de 2013.

Exemplo de experiência para currículo de motorista de ônibus

Viação Municipal Todos os Santos
Motorista
Dezembro de 2010 – Agosto de 2020

Principais atribuições:

  • Motorista responsável por fazer o trajeto Barra – Ondina das 5h até as 13h.
  • Líder em avaliações positivas feitas pela pesquisa de satisfação do cidadão no ano de 2015.
  • Certificado de Direção Defensiva emitido pela Secretaria Municipal de Transportes

Caso você ainda não tenha experiência…

A melhor maneira de atrair o interesse do recrutador para o seu currículo é incluir outros dados como colocar carteira de motorista no currículo, informar se possui veículo, tipo de transporte com que já trabalhou. Essas e outras informações podem suprir a ausência de experiência. Veja um exemplo para essa seção.

Exemplo de experiência para currículo de motorista sem experiência

Motorista – Categoria A, B, C, D e E
Carteira Nacional de Habilitação emitida em 2010

Qualificações como motorista:

  • Profissional dedicado e atencioso, sem pontos na carteira e disponível 24 horas.
  • Possuo veículo próprio e realizo trajetos diários em toda a região metropolitana de Salvador.
  • Certificado em Primeiros Socorros pelo Corpo de Bombeiros da Bahia

Educação: como incluir sua formação acadêmica

Em currículos a seção na qual são inseridas as informações educacionais recebem um grande destaque. Entretanto, em casos de vaga para motorista, a questão da educação formal deixa de ter importância, uma vez que inexiste faculdade para direção no Brasil.

Em todo caso, se o candidato possui formação, nada o impede de colocar a instituição de ensino para ganhar mais destaque na hora de se candidatar às vagas de motorista. Para motorista, vale mais a pena apresentar cursos, certificações e capacitações próprias da profissão.

Capacitado em Direção Defensiva
Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
Dezembro de 2021

Certificado em Políticas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
Janeiro de 2022

Qualificações de motorista para currículo

Ao se candidatar a uma vaga de motorista, você estará concorrendo com outros motoristas. Pode ocorrer que alguns dos seus concorrentes sejam mais experientes, outros mais capacitados. Assim, a melhor forma de usar o currículo para se destacar dos demais é inserir uma seção para habilidades específicas (hard skills) e gerais (soft skills). Exemplos 👇

Hard Skills

  • Treinamento Operacional em Simuladores
  • Simulação de Emergência
  • Gerenciamento de Riscos
  • Autocontrole em Estradas
  • Ética Pessoal e Profissional
  • Técnicas de Primeiros Socorros
  • Transporte Seguro de Cargas de Valor
  • Redução de Danos

Soft Skills

  • Conhecimento Veicular
  • Comunicação
  • Paciência
  • Capacidade Decisória
  • Visão Limpa
  • Competente
  • Produtivo
  • Vigilante
  • Cooperação

Objetivo para currículo de motorista

Você ainda pode usar o currículo para mostrar seus objetivos como motorista. Mostre, em poucas e apuradas palavras, sua personalidade e os motivos que fazem de você o motorista ideal para a empresa. Assim, seu currículo de motorista tem mais chances de ser escolhido.

As frases devem ser cativantes e prender a atenção rapidamente. Lembre-se de que você está concorrendo para um cargo onde a confiança e segurança são elementares. Use esse saber nos seus objetivos. Veja alguns exemplos de frases de objetivos para currículo de motorista.

CORRETO
Como motorista profissional, busco realizar uma direção segura e eficiente. Meu principal objetivo é chegar ao destino e cumprir a rota com qualidade. Busco sempre melhorar minhas habilidades como motorista e gosto de receber feedbacks sobre a minha direção.
💡Um exemplo de objetivo para currículo de motorista deve abranger as suas principais virtudes e mostrar ao recrutador porque você é o motorista que a empresa procura.
INCORRETO
Bom motorista, dirijo sob pressão e com rapidez. Busco garantir o menor tempo possível sempre pensando no melhor para a empresa.
💡Essas frases não dizem nada, além de serem tendenciosas no sentido negativo, uma vez que um bom motorista não se define pela rapidez com que dirige.

Seções adicionais para um currículo de motorista pronto

Embora seu currículo ainda esteja com espaço, use-o para colocar habilidades gerais. Mostre suas qualificações em informática, idiomas, certificados veiculares e outras qualificações de motoristas para currículo. Use as seções adicionais para mostrar um lado pouco conhecido sobre você.

Habilidades de informática

Saber usar celulares e aparelhos de última geração pode ser uma das suas atribuições na nova empresa. Aplicativos de entregas e programas de gestão de trânsito são muito usados pelas principais corporações do setor. Informe suas capacidades em informática para ganhar mais pontos.

  • Android, iOS e Linux
  • Brudam Software TMS
  • LogistaaS Avançado

Idiomas

Em alguns casos, pode ocorrer da vaga anunciada ser para empresas internacionais ou pessoas de outras nacionalidades. Apesar de um segundo idioma não ser requisito elementar para se candidatar, informar o conhecimento em outras línguas vai te destacar dos demais motoristas.

  • Inglês Intermediário
  • Espanhol Básico
  • Conhecimento de Libras

Certificados Veiculares

Apresentar como um bom motorista é também mostrar suas habilidades com a sua principal ferramenta de trabalho, o veículo. Use a seção de habilidades para mostrar o conhecimento que possui sobre carros, ônibus, caminhões e outros veículos de cargas e de transporte.

  • Certificação SASSMAQ
  • Hablitação Transqualit
  • Curso MOPP do Detran

Dicas para otimizar seu currículo de motorista

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (dirijo, transporte, controle) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo de motorista pronto

  • Verifique se as informações do cabeçalho estão corretas, evitando enviar um currículo com telefone e email de contato errados.
  • Escreva um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Além do cabeçalho e resumo ou objetivo, seu currículo deve apresentar: experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações e cursos.
  • O layout deve ser de agradável, e o comprimento deve ser de, no máximo, uma página.
  • Leia com atenção a descrição da vaga para incluir todas as habilidades necessárias e vencer os sistema de rastreamento de candidatos.

Complemente seu CV com um carta de apresentação para currículo de motorista

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para conseguir muitas entrevistas.

Perguntas mais frequentes

O que colocar no currículo objetivo de motorista?

Se você quer fazer um currículo objetivo para a vaga de motorista, lembre-se de inserir seus dados e suas qualificações profissionais. Essas são essenciais para ser considerado entre tantos concorrentes.

Como colocar motorista de aplicativo no currículo?

Você pode inserir a informação de que trabalhou como motorista de aplicativo na seção dedicada para a experiência. Informe o nome da empresa, o tempo de atuação e suas atribuições, além de avaliações e número de corridas realizadas.

Onde colocar carteira de motorista no currículo?

A informação sobre a carteira de motorista pode ser inserida logo no título do currículo. Se tiver mais de uma permissão, como as categorias A, B, C, D e E, coloque-as logo após o seu nome.

Curriculo de Recepcionista BR Chicago.pdf

Curriculo de Recepcionista BR Riga.pdf Curriculo de Recepcionista BR Prague.pdf
Curriculo de Recepcionista BR Rotterdam.pdf Curriculo de Recepcionista BR Sydney.pdf

Artigos similares