Exemplo de Currículo de Ator | Modelo + Dicas

Uma das profissões mais belas é a de ator. Interpretar papéis para emocionar as pessoas é uma tarefa que apenas quem possui ótimas habilidades de assimilação e empatia, consegue realizar. Para além do conhecimento em artes, o ator e atriz deve também saber como fazer um currículo.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Grandes empresas da indústria cinematográfica costumam convocar atores e atrizes para participar de testes para novelas, filmes e séries. O melhor caminho para se candidatar a essas vagas é por meio de um currículo de ator com tudo o que você conhece e sabe como ator.

Há diversas maneiras de escrever um currículo, mas em todas elas o mais importante é colocar suas habilidades e experiência no meio artístico. Projetos dos quais participou, locais em que estudou, trabalhos que realizou. Tudo deve estar bem descrito no seu currículo artístico.

Exemplo de currículo de ator

Alberto Roberto
Ator Profissional
011954321000
alebertorobertoator@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/albertorobertoator

Resumo Profissional
Ator profissional há 5 anos, comecei minha carreira no teatro em São Paulo, após concluir o Curso de Preparação de Atores, da Escola Nacional de Teatro. Trabalhei em diversos projetos de artes visuais e possuo experiência como ator em campanhas publicitárias para mídias sociais. Também já trabalhou como dublador de animações e desenhos animados.

Experiência de Trabalho

Teatro Nacional de Atores
Ator Profissional
Maio de 2021 – Atual

  • Interpretação dramática de papéis variados e para os mais diversos públicos;
  • Auxiliar, quando solicitado, na direção e supervisão das peças e campanhas do teatro;
  • Contribuição na elaboração de diversos roteiros construídos de maneira colaborativa;
  • Atuei na produção artística, redação de peças, além de produzir uma apresentação.

Agência Novo Talento
Ator e Dublador
Agosto de 2019 – Atual

Principais atribuições:

  • Participação em atividades escolares em Tragédia, Drama, Comédia, Música e Dança.
  • Modelo para peças publicitárias para materiais publicitários de empresas e negócios
  • Dublador em animação, desenhos animados e filmes traduzidos para o português,
  • Experiência em produção de eventos e criação artística para peças de teatro;

Principais Projetos

  • Ator Membro do Elenco do Filme “As Aventuras de Chico”
  • Protagonista na Radionovela “As três marias” do canal Radionovelas Modernas;
  • Participação da série gratuita “Os casos sombrios” com 1 milhão de visualizações;

Educação
Curso de Preparação de Atores
Escola Nacional de Teatro
Concluído em 2012

Atividades complementares
Participação no Seminário “Melhores Práticas de Atuação Para Vídeos de Monólogo”, pelo Centro de Estudos de Atuação de São Paulo, em 2020.

Certificado
Dublagem Profissional, pelo Instituto de Dubladores Nacionais, emitido em 2019.

currículo de ator

Como fazer um currículo de ator (mesmo sem experiência)

Trabalhar como ator ou atriz em um grande filme, série ou histórico de teatro, é o sonho de todo profissional que atua no campo das artes cênicas. O primeiro passo para realizar esse sonho é elaborar um currículo de ator que abarque todas as habilidades profissionais do candidato.

Um currículo completo vai além de simplesmente inserir a experiência no mercado de trabalho de artes visuais. O candidato deve usar o currículo para mostrar suas qualidades como ator ou atriz, e se qualificar para a vaga anunciada, independente de possuir experiência ou não.

Existem diversos modelos de currículos disponíveis gratuitamente, mas sem os principais recursos que um currículo deve ter. Preparamos um guia completo para você elaborar o seu currículo de ator em poucos minutos e conseguir uma vaga de trabalho.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Note que essa é uma estrutura básica de todo curriculum vitae. Profissionais que concorrem a uma vaga no mercado de trabalho devem elaborar todas elas. O grande desafio é desenvolver essas seções de forma de seu currículo de técnico fique interessante aos olhos do recrutador.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de ator

Atualmente, a seleção dos currículos que serão chamados para uma segunda etapa, é feita por programas e algoritmos. Esses sistemas são responsáveis por analisarem todos os currículos em busca das competências anunciadas pela. Apenas os mais adequados são selecionados.

  • Crie currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga.
  • Coloque palavras-chave usadas no anúncio a vaga.
  • Personalize o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Essas dicas são importantes para todo ator e atriz que esteja concorrendo a uma vaga. Mesmo profissionais com experiência precisam ficar atentos aos novos sistemas de rastreamento de currículos e se qualificar melhor para as próximas fases da seleção.

O que colocar no currículo de ator

Um currículo com informações bem estruturadas têm melhores condições de ser lido pelos recrutadores, que gostam de currículos bem formatados. Ao inserir seu histórico profissional, educacional e outros dados relevantes sobre sua carreira, use um dos formatos abaixo:

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido pelas empresas.
💡Fique atento: 9 em cada 10 recrutadores preferem currículos que usam ao menos uma dessas estruturas de formatação. Ao escrever seu currículo, lembre-se que entre um currículo sem formatação e um devidamente formatado, o recrutador ficará com a segunda opção.

Apresentação visual de seu CV de ator

Criar um currículo que seja visualmente bonito é uma boa estratégia para atrair a atenção para a sua candidatura. Currículos bem formatados e com um design elegante e sóbrio, tendem a ser os primeiros selecionados por profissionais acostumados a recrutar atores no mercado.

  • Aproveite o seu currículo para mostrar suas qualidades e competências estéticas, fugindo um pouco da rigidez dos formatos.

Aqui na CriarCV você encontra ótimos modelos de currículos, elaborados por profissionais de design em destaque no mercado de trabalho. Para criar um currículo moderno e bonito, use nossos modelos e faça um currículo atraente e consiga chamar a atenção do recrutador.

📌Dica: as fontes das letras usadas no seu currículo, são tão importantes quanto a construção visual. Conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Escolha uma e use-a.

Título e informações de contato para currículo de ator

Você já sabe como deve estruturar o seu currículo e a importância de criar um currículo que seja apresentável, agora é a hora de aprender como começar o seu currículo de ator. No topo do seu currículo serão colocadas as suas informações pessoais, como nome, título e contato.

Essa é uma localização estratégica, pois facilita a identificação dos currículos escolhidos na triagem inicial. No caso, você também pode usar essa parte do currículo para informar o seu nome artístico, em substituição ao seu nome de registro. Veja um exemplo a seguir.

Começando bem

Correto
Alberto Roberto
Ator
(11)954-321-000
albertorobertoator@gmail.com
São Paulo, SP
linkedin.com/in/albertorobertoator

Começando mal

Incorreto
A. Roberto
Contato: 95432000/albero1995@gmail.com
Endereço: Rua dos Atores, São Paulo, CEP 01330050
RG CPF 123456789 e 12345678900
Idade: 27 anos / Hobby: Cinema
Facebook: @alberobereumesmo

Note que nos dois exemplos acima, usamos o mesmo personagem. Enquanto no primeiro modelo ele coloca suas informações de uma maneira estratégica, no segundo ele solta os seus dados sem muita pretensão. Adivinha qual dos dois inícios tem mais chances de ser lido?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3×4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência como ator

A experiência é uma dos requisitos mais importantes quando o assunto é vaga de trabalho. Candidatos experientes tendem a ser chamados para as vagas com mais rapidez. Para colocar sua experiência no seu currículo, existe uma estrutura padrão que deve ser seguida.

Para inserir sua experiência use a estrutura: local – cargo – tempo. O nome da empresa, teatro, escola, primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na companhia de teatro, rede de televisão ou agência de talentos.👇

Exemplo de experiência para currículo de ator

Teatro Nacional de Atores
Ator Profissional
Maio de 2015 – Atual
  • Interpretação dramática de papéis variados e para os mais diversos públicos;
  • Auxiliar, quando solicitado, na direção e supervisão das peças e campanhas do teatro;
  • Contribuição na elaboração de diversos roteiros construídos de maneira colaborativa;
  • Atuei na produção artística, redação de peças, além de produzir uma apresentação;

Exemplo de experiência para currículo de ator mirim

Agência de Atores Mirins
Ator Mirim
Agosto de 2021 – Atual

Principais atribuições:

  • Participação de campanhas publicitárias para diversas empresas do ramo infantil;
  • Realização de ensaios fotográficos para composição de material de propaganda;
  • Ator convidado para participar de peças de teatro, séries infantis, novelas e filmes;
  • Atuação no papel de “Chiquinho” no musical “A Aventuras de Chico” da TV Aberta;

Caso você ainda não tenha experiência…

Nesse caso, aproveite essa parte do seu currículo para apresentar outras atividades das quais você participou durante sua breve trajetória de ator iniciante. Atividades realizadas durante os estudos de artes cênicas, participação em peças no colégio e outras ações voluntárias ou não que podem contar como experiência.

Exemplo de experiência para currículo de ator iniciante

Ator
Autônomo
Agosto de 2021 – Atual

Principais atribuições:

  • Participação em atividades escolares em Tragédia, Drama, Comédia, Música e Dança.
  • Modelo para anúncios publicitárias para materiais publicitários e pequenas empresas;
  • Capacidade de interpretar os mais diferentes papéis em todos os gêneros teatrais,
  • Elaboração de críticas de artes para publicação no meu canal no YouTube;

Educação: como incluir formação em artes cênicas

Incluir uma seção dedicada a sua formação educacional no meio das artes cênicas é um ponto positivo que pode render bons convites para entrevistas de emprego para vaga de ator. Poucos profissionais desse meio fazem cursos e se preparam adequadamente, se você for um deles, terá destaque.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso Artes Cênicas ou outro, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se ainda estiver cursando, coloque a data de previsão em que estará formado como ator ou atriz.

Bacharelado em Artes Cênicas
Universidade Federal de Artes Brasileiras
Dezembro de 2020

Curso de Especialização em Teatro
Escola de Atores e Profissionais de Teatro
Previsão de conclusão em agosto de 2023

Habilidades de um ator profissional

Trabalhar no ramo do entretenimento requer uma série de habilidades que apenas os mais preparados possuem. Use a seção dedicada para suas qualidades e crie duas listas com suas melhores qualificações profissionais, especializações e técnicas que você domina como ator.

Hard Skills

  • Método Lee Strasberg
  • Dança Coreografa
  • Musicais
  • Cenografia
  • Performance Artística
  • Dublagem
  • Redação de peças
  • Radionovelas

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Linguagem
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Interpretação
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – As hards skills são as suas competências específicas, como ator. Enquanto as soft skills são aquelas habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo de ator

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Ator profissional há 5 anos, comecei minha carreira no teatro em São Paulo, após concluir o Curso de Preparação de Atores, da Escola Nacional de Teatro. Trabalhei em diversos projetos de artes visuais e possuo experiência como ator em campanhas publicitárias para mídias sociais. Também já trabalhou como dublador de animações e desenhos animados.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Ator experiente, trabalhei em várias agências e companhias de teatro. Tenho experiência em conteúdos audiovisuais e também em atuação para filmes. Estou pronto para realizar qualquer tipo de trabalho, desde drama, musical, comédia, dança, entre outros.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de um ator

Colocar seus objetivos como ator em seu currículo é uma ótima maneira de mostrar suas competências profissionais, como você pode ajudar o contratante a atingir os objetivos pretendidos. Formule frases de mais ou menos 10 palavras, para dizer seu objetivo como ator.

  • Contribuir para a transmissão da mensagem por meio das técnicas de dramaturgia;
  • Realizar as melhores apresentações e atrair o maior número de público espectador;
  • Ajudar em todas as questões relacionadas à produção artísticas da casa de teatro;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar seções adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Portfolio

Essencial para conseguir bons trabalhos na área das artes, o portfólio precisa estar presente no seu currículo de ator. Coloque os principais projetos dos quais você participou ou participa no momento. Dê destaque para projetos conhecidos, que ganharam notoriedade no meio.

  • Ator Membro do Elenco do Filme “As Aventuras de Chico”
  • Protagonista na Radionovela “As três marias” do canal Radionovelas Modernas;
  • Participação da série gratuita “Os casos sombrios” com 1 milhão de visualizações;

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de ator para colocar quais são as línguas que você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Métodos de atuação

Existem vários métodos de atuação valorizados no meio artístico. Você pode aproveitar a seção adicional do seu currículo para dar destaque aos métodos de atuação que domina.

  • Método Stanislavski
  • Método da Stella Adler
  • Método do Peter Brook

Melhorando seu currículo de ator

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (atuo, interpreto, estudo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de ator pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de atores em busca de emprego

Como fazer um currículo de ator?

Ao longo do artigo apresentamos as melhores ideias para elaborar um currículo de ator e concorrer a vagas no meio. Lembre-se de adaptar os modelos e exemplos para a sua realidade, aumentando a possibilidade de conseguir um emprego como ator.

Como é um currículo artístico?

Um currículo artístico é como um currículo normal, com a diferença de algumas seções como os métodos de atuação e também os projetos dos quais o profissional trabalhou. Um portfólio pode ser anexado ao currículo, mas não é substituto deste.

Artigos similares