Currículo de Arquiteto | Exemplos, Modelos e Dicas

Profissionais versáteis e atuam em várias áreas do mercado de trabalho, o arquiteto é um profissional cada vez mais valorizado. O salário inicial médio de um arquiteto recém-formado está na casa dos R$ 3.000,00. Entretanto, conseguir uma vaga de arquiteto é bastante difícil.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 2 opiniões de clientes

Nos últimos anos, em razão da demanda por reformas e casas maiores, o número de buscas por escritórios de arquitetura aumentou bastante. Para aproveitar esse aumento e conseguir de vez a sua vaga de arquiteto, vamos ajudar você a criar o currículo de arquiteto perfeito.

Há muitas maneiras de formular um currículo, desde mais simples até mais complexas. Aqui você vai aprender a fazer um curriculo de arquiteto e urbanista completo. Veja a seguir quais são as informações vitais de um currículo, sua estrutura, formatação e muito mais para criar seu CV.

Exemplo de currículo de arquiteto

Bárbara Sillas
Arquiteta
011954321000
barbarasillas@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
Linkedin.com/in/barbarasillas

Resumo Profissional
Arquiteta e Urbanista com experiência no desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e fachada. Com 5 anos de experiência no mercado de trabalho, atuei em todas as etapas da execução de um projeto arquitetônico, desde a contratação, gestão, análise, compatibilidade e execução.

Experiência de Trabalho

Bela Arquitetura
Arquiteta
Maio de 2018 – Atual

  • Elaboração de projetos de arquitetura e complementares utilizando a metodologia BIM.
  • Realização de levantamento de valores e contratação de prestação de serviços.
  • Gerenciamento de equipes multidisciplinares durante a execução do projeto.
  • Análise de compatibilidade entre obra executada e legislações municipais locais.

Estagiária de Arquitetura
Departamento Municipal de Urbanismo
Janeiro de 2016 – Janeiro de 2018

  • Apoio aos arquitetos na execução de projetos básicos ao anteprojeto no AutoCAD.
  • Execução de plantas, mapas, levantamentos de campo e pesquisas arquitetônicas.
  • Atendimento ao contribuinte para solucionar demandas de incompatibilidade.
  • Acompanhamento de obras, revisão de orçamento e elaboração de memorial.

Publicações

  • Políticas públicas e verticalização no Rio de Janeiro: como proteger a história?
  • Indústria da construção e a não observância da legislação sobre sustentabilidade.
  • Área de moradia e de comércio: como solucionar o problema populacional.

Educação
Bacharelado em Arquitetura
Universidade Arquitetos do Rio
Dezembro de 2017

Atividades complementares
Participante, como auxiliar do Arquiteto-Chefe da prefeitura, na elaboração do Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro.

Certificado
Especialista em Gerenciamento de Projeto pelo Instituto dos Arquitetos do Rio, em 2018.
MBA em Arquitetura e Sustentabilidade pela Faculdade Latino-americana do Futuro, previsão de conclusão em 2023.

Exemplo de currículo para arquiteto recém-formado

Humberto Roberto
Arquiteto
011954321000
humbertoroberto@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/humbertoroberto

Resumo Profissional
Arquiteto recém-formado com experiência em designer de interiores. Atividades acadêmicas de elaboração de projetos executivos de interiores para ambientes residenciais e corporativos. Nota máxima no exame de conclusão de curso com o Projeto 3D de revitalização do Centro de São Paulo.

Experiência de Trabalho

Arquitetura Urbana
Estagiário
Setembro de 2020 – Atual

  • Compatibilização de projetos complementares para executar em projetos iniciados.
  • Elaboração de esboço de projeto 3D de interiores com a posterior renderização.
  • Criação de memorial descritivo e orçamentos de cada obra elaborada pelo escritório.
  • Acompanhamento semanal do cronograma físico de obra e apresentação à diretoria.

Educação
Estudante de Arquitetura
Universidade de Arquitetura da Cidade
Conclusão em 2022

Atividades complementares
Palestras sobre “Técnicas para criação de espaços sustentáveis” na Associação de Arquitetura Paulista, em 2019.
Curso de Projetos MS em Pequenas Escalas no Serviço Nacional do Comércio – SENAC, em 2020.

curriculo arquiteto

Como fazer um currículo de arquiteto (com ou sem experiência)

Arquitetura é uma das áreas clássicas do conhecimento humano. São os profissionais de arquitetura que realizam projetos de paisagens, planejam cidades e interiores de imóveis, criam cenários, móveis e objetos dos mais variados tipos, formatos e funcionalidades.

Para quem é formado em arquitetura, portanto, há muitas áreas de atuação. Na busca pelo emprego é importante saber como projetar um currículo de arquitetura. A estrutura é um elemento importante, mas também são a seção de educação, o resumo, o objetivo.

Usar modelo de currículo para arquiteto pronto também não é a melhor alternativa. Por conta da amplitude da arquitetura, o currículo deve ser específico e criado conforme os requisitos de cada vaga. O melhor é usar um dos nossos modelos para criar seu currículo de arquiteto com:

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais com LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos que levam você à se candidatar;
  • Experiência de trabalho: histórico sobre seus trabalhos e atividades anteriores;
  • Educação: dados sobre sua formação, ano de conclusão, tema do TCC;
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga;
  • Adicional: informações adicionais sobre você como idiomas, certificados, conhecimentos computacionais, produção de conteúdo, entre outras.

Em todo curriculum vitae essas partes são essenciais. Um currículo de arquitetura sem informações adicionais sobre os programas de projetos conhecidos pelo candidato, é um currículo sem valor para o recrutador. Além disso, você melhorar seu currículo com essas dicas:

  • Criar currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga.
  • Usar palavra-chaves da vaga, facilitando a leitura do sistema de rastreamento,
  • Personalizar o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Inserir dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

Mesmo caso você seja um arquiteto ou arquiteta sem experiência profissional, o currículo serve também para outros propósitos. Você pode usar o currículo para apresentar suas qualificações pessoais, suas conquistas acadêmicas e outras informações que valorizem o profissional.

O que colocar no currículo de arquiteto

A forma como você colocará suas informações no currículo dependerá dos conteúdos que você possui para colocar no documento. Ao todo, há três formatos adorados por recrutadores. Cada um desses formatos joga luz sobre uma característica do candidato. Veja a seguir.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV

Como um bom arquiteto ou arquiteta, você sabe da importância da estética como elemento de aprovação social. Assim como casas precisam de uma fachada que dialogue com seu interior, os currículos de arquitetura devem apresentar um aspecto visual que mostra a capacidade do profissional.

  • O currículo é o seu melhor aliado na hora de mostrar seu senso estético de arquiteto para o recrutador da empresa. Use sua criatividade, mas com parcimônia.

Aproveite os nossos modelos de currículo do arquiteto para escolher o mais adequado ao seu estilo. Lembre-se de usar as fontes sempre no tamanho 10 ou 12 pt, para garantir que o recrutador consiga ler tudo aquilo que você preparou com cuidado e paciência.

📌Dica: fuja das fontes diferentes. É algo tentador, mas prefira as fontes mais populares. Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial são as mais indicadas, pois, o profissional que realizará a leitura do seu currículo está mais familiarizado com elas.

Título e informações de contato

Com o grande volume de currículos que recrutadores recebem todos os dias, é muito comum eles criarem mecanismos de triagem para seleção. O principal deles é a estrutura e a estética, assim, currículos bem feitos ganham preferências. Em segundo lugar, vem o cabeçalho.

O cabeçalho é o topo do currículo, local em que é colocado o nome, o título do profissional e informações para contato. Em nossos modelos de currículos de arquiteto pronto o nome vem em destaque, sempre com uma bela letra, seguido pelo título abaixo e os dados de contato.

Começando bem

CORRETO
Bárbara Sillas
Arquiteta, Urbanista e Projetista
(11)954-321-000
barbarasillas@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
linkedin.com/in/barbarasillas

Começando mal

INCORRETO
Bárbara Sillas
Contato: 95432000/barbarinha123@gmail.com
Endereço: R. Arquitetos, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ, CEP 01330050
Idade: 25 anos / Hobbie: Pintura
Insta: @barbararj25
📌 Dica: aproveite o cabeçalho para chamar a atenção do recrutador. Após o seu nome, insira um título criativo que engloba suas principais competências profissionais.
✒️ Nota: usar uma foto 3×4 também é uma ótima maneira de conseguir mais entrevistas. A partir da foto, o recrutador decide se o perfil profissional currículo de arquiteto é o buscado.

Demonstre sua experiência em arquitetura

Chegamos ao ponto central de um currículo, a coluna que dará sustentação de um currículo para arquitetura. Uma seção de experiência bem desenvolvida, com uma estrutura adequada e informativa, aumenta as probabilidades de conseguir um convite para uma entrevista.

Primeiro, apresente o nome dos lugares em que trabalhou, depois coloque o cargo que exerceu e o período de duração. Após essa breve introdução, escreva de três a cinco bullets points com resumo das atividades, suas conquistas e contribuições aos seus antigos empregadores. 👇

Exemplo de experiência para currículo de arquiteto e urbanista

Arquitetura Narua
Arquiteto Urbanista
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Elaboração de projetos de planejamento urbano em conjunto com o poder público.
  • Análise de leis e adequação de obras para aprovação e obtenção de licenças e alvarás.
  • Estudo de caso para compatibilidade entre interesse público e interesse privado.

Exemplo de experiência para currículo de arquiteto autônomo

Arquiteto, Urbanista e Artista 3D
Consultor e prestador de serviços

Principais atribuições:

  • Consultas sobre projetos de obras de pequena, média e grande complexidade.
  • Elaboração de projetos de casas de alto padrão e edifícios sustentáveis.
  • Acompanhamento de obras e aprovação de alvará e licenças junto às prefeitura.

Exemplo de experiência para currículo de arquiteto estagiário

Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Arquiteto Estagiário
Janeiro de 2021 – Atual

Principais atribuições:

  • Apoio aos arquitetos responsáveis na aprovação de projetos dos contribuintes.
  • Análise de leis e decretos, elaboração de resumos e esboço de parecer técnico.
  • Acompanhamento dos arquitetos em reuniões, tomadas de notas e anotações gerais.

Caso você ainda não tenha experiência…

A experiência profissional é um elemento importante na hora de disputar vagas no mercado de trabalho. Entretanto, a experiência pode ser dispensável em alguns casos. Se é um arquiteto recém-formado e nunca fez estágio,  procure por vagas que não expressem a necessidade de experiência prévia. Use essa seção para inserir formação acadêmica,  experiência na faculdade e atividades voluntárias , por exemplo.

Educação: como incluir sua formação em arquitetura

A base de todo profissional, a educação também merece destaque em um currículo de um bom arquiteto. Essa seção aparece logo em seguida à seção dedicada às experiências profissionais e apresenta a formação do profissional, o quanto ele está preparado para lidar com os desafios do novo emprego.

A melhor maneira de informar sua formação é começar pela instituição de ensino onde obteve seu diploma em arquitetura, coloque o nome da faculdade e o nome de conclusão. Em seguida, você pode usar a mesma estrutura para inserir sua pós-graduação, especialização, seminários e outros certificados. Caso tenha mestrado ou doutorado, insira o título da sua obra.

Arquitetura e Urbanismo
Universidade Nacional dos Pensadores
Dezembro de 2020

Mestrado em Políticas Urbanas Sustentáveis
Faculdade de Arquitetura Mem de Sá

Título: A legislação de política urbana comparada à Ação Contra a Mudança do Clima da ONU.
Previsão de conclusão para Agosto de 2023

Habilidades de um arquiteto no currículo

Bons arquitetos são conduzidos por grandes qualidades. Todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de formação, estudo e atuação, podem ser traduzidos em poucas palavras e apresentados ao recrutador em uma lista de habilidades gerais e habilidades específicas.

Hard Skills

  • Designer de interiores
  • Maquete 3D
  • Projetos de BUILT
  • Compatibilização de projetos
  • Otimização de operações
  • Cenografia
  • Renderização de projetos
  • Executivo no AUTOCAD
  • Engenharia de Estruturas

Soft Skills

  • Criatividade
  • Comunicação
  • Analítica
  • Especialista
  • Colaboração
  • Inovação
  • Persistente
  • Curiosa
  • Ágil

Resumo profissional do seu currículo para arquitetura

Após o cabeçalho, é o resumo que vai apresentar você ao recrutador. Mostre, em poucas e apuradas palavras, sua personalidade. Seguindo todas as nossas dicas para elaborar um bom resumo, seu currículo de um arquiteto tem grandes chances de ser lido até o final.

O resumo deve ser cativante e prender a atenção em alguns segundos. Seja objetivo ao apontar como sua experiência e suas habilidades podem ser interessantes para a empresa.

CORRETO
Arquiteta e Urbanista com 5 anos de experiência na área de Arquitetura de Interiores de residências, de baixo a alto padrão. Trabalhei com projetos executivos em AutoCAD, perspectivas 3D no SketchUp e renderização em Lumion. Conhecimento de legislação de acessibilidade.
💡Use o resumo para falar, em poucas palavras, o máximo sobre você. Explore suas habilidades e sua experiência na área, além de informar um elemento que pode ser o diferencial.
INCORRETO
Excelente arquiteta, com muita experiência e dedicada no que faz. Estou pronto para aprender mais e quero contribuir com a empresa da melhor maneira.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional para um currículo de arquiteto

Criar uma seção dedicada para o seu objetivo como arquiteto ou arquiteta é uma ótima forma de galgar alguns passos em direção a vaga. Explore seus desejos e o que move você para criar um objetivo original e encantador, para deixar o recrutador com vontade de conhecer você pessoalmente. Há muitas formas de escrever objetivos, nossa sugestão é usar bullets points.

  • Quero contribuir com o desenvolvimento de edifícios sustentáveis.
  • Participar na elaboração de uma malha urbana inclusiva e democrática.
  • Criar ambientes agradáveis que dialoguem com as necessidades do cliente.

Seções adicionais do seu currículo de arquiteta

Aplicativos e Programas

Arquitetura é um ramo cada vez mais digitalizado. Com um aplicativo é possível criar desenhos de plantas e muitos programas são necessários conhecimento prévio em grandes escritórios e empresas de arquitetura. Informe o conhecimento que possui em tecnologia no seu cv.

  • Adobe Photoshop Avançado
  • Adobe InDesign Avançado
  • Planilhas Excel Avançado

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de arquiteto para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Se fluente, informe o nível de proficiência.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Certificado Espanhol SIELE
  • Goethe-Zertifikat A1 em Alemão

Inspiração

Oportunidades aparecem raramente, é preciso agarrá-las da melhor maneira. Use a seção adicional para colocar o máximo de informação relevante que ficou faltando. Um exemplo é inserir um rol de arquitetos renomados que são as suas maiores inspirações profissionais.

  • Oscar Niemeyer
  • Le Corbusier
  • Norma Foster

Dicas para melhorar seu currículo para arquitetura

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (executo, planejo, desenho, construo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para arquiteto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo atual é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de arquitetos em busca de emprego

Qual o melhor objetivo currículo arquiteto?

Os objetivos de um arquiteto são muitos e dependem da vaga para qual está se candidatando. Considere circular as palavras-chave do anúncio para construir um objetivo que se relacione com a vaga.

Como fazer um currículo de arquiteto?

Seguindo nossas dicas de como fazer um currículo para arquiteto você estará preparado para montar um currículo de arquiteto completo e disputar as melhores vagas do mercado.

Use nossos modelos para elaborar seu currículo de arquiteto

cv moderno para arquiteto amostra de cv do arquiteto
Modelos de cv do arquiteto Download do cv do arquiteto

Artigos similares