Como Fazer Um Currículo Profissional – O Guia

Quem pretende conquistar uma vaga de emprego precisa, antes de tudo, saber elaborar um bom currículo. A alta concorrência faz com que os melhores candidatos criem diferenças nos mínimos detalhes.
como fazer um currículo

Create your resume in minutes

E um curriculum vitae bem elaborado é o que você precisa para se destacar.

Esqueça aquele modelo de currículo em Word que você usa há mais de anos. Também não adianta imprimir um currículo do LinkedIn já pronto. Você precisa criar o seu próprio currículo, claro, direto e objetivo, pois, o currículo é a ferramenta adequada para concorrer às vagas.

Além disso, só o próprio profissional conhece suas principais competências e virtudes, assim como sabe como otimizar as experiências de trabalho e títulos educacionais, para conquistar a almejada vaga de trabalho. Nesse guia completo vamos ensinar a como fazer um currículo com a melhor ferramenta de criação de currículos: a nossa.

Exemplo de como fazer um currículo

Raquel Almeida Freitas
Jornalista
011954321000
raquelalmeida@email.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/raquelalmeida

Resumo Profissional
Jornalista graduada pela Universidade Estadual de São Paulo, pós-graduada em Comunicação e Mídias Digitais pela Metropolitana da Cidade e licenciada em Letras pela mesma faculdade. Tenho mais 5 anos de experiência na área de Comunicação Corporativa, com expertise em Marketing e Inbound Marketing adquirida no varejo, em agências de publicidade e terceiro setor.

Experiência de Trabalho

Colégio Bartolomeu Gonçalves
Diretora de Comunicação
Maio de 2018 – Atual

  • Redação de matérias para publicação nas revistas e relatórios anuais do órgão;
  • Pesquisa, redação e revisão de conteúdo das principais ações, projetos e resultados;
  • Estratégias de comunicação e adequação de linguagem para os diversos públicos;
  • Criação de roteiros (storytelling); redação de notícias, releases e comunicados oficiais;

Agência MKT
Redatora e Revisora
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Produção de conteúdo sobre da educação, lazer, turismo e entretenimento;
  • Estratégia para divulgação de produtos, entre eles, livros, filmes, música, papelaria;
  • Posicionamento da marca e postagens nas diversas redes sociais dos clientes;
  • Relacionamento com clientes e espectadores nesses mesmos canais.

Jornal do Amanhã
Estagiária de Jornalismo
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Pesquisa de pauta e apresentação dos principais assuntos da semana para chefia;
  • Elaboração de roteiros e guias com fontes de pesquisas para os jornalistas;
  • Responsável pela escolha da fotografia das matérias do jornal e da revista;
  • Apoio técnico aos jornalistas com revisão e sugestão de ideias na entrevista;

Educação

Jornalismo
Universidade Estadual de São Paulo
Concluído em 2014

Comunicação e Mídias Digitais
Metropolitana da Cidade
Concluído em 2018

Licenciatura em Letras
Metropolitana da Cidade
Concluído em 2018

Atividades complementares
Professor Voluntário no Programa de Apoio aos Jovens da Cidade Tiradentes, em programa de reforço escolar em Português, parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Certificado
Redação Avançada Para Temas Atuais, concluído em 2018 no Instituto de Estudos Digitais;
Escrita Criativa, concluído em 2013, na Escola de Escritores Paulistas;

A estrutura do currículo: tipos e formatos adequados

Antes de iniciar a nossa jornada pela nossa ferramenta de construção de currículos, vale a pena apontar a importância da estrutura no seu currículo. Fator central em qualquer currículo, a estrutura pode definir se o seu currículo será eliminado ou escolhido para a entrevista.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Todo curriculum vitae deve contar com, ao menos, essas seções bem elaboradas. Ao escrever o seu currículo, lembre-se de consultar essa lista para ver se não está esquecendo nada. Cada uma dessas seções conta com informações próprias e especiais para o candidato.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funcional, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Cada uma das seções deverá ser organizada observando uma dessas três estruturas bases. Assim, com um currículo completo e organizado, você estará mais próximo da vaga sonhada. Agora, vamos falar sobre como colocar todas essas informações dentro do nosso criador de currículo.

Passo a passo de como criar um curriculum vitae na CriarCV

Você sabe da importância do currículo para sua busca por um emprego, e por isso está aqui na CriarCV. Somos uma empresa dedicada em fornecer a melhor ferramenta para criação de currículos aos nossos clientes. Queremos que você consiga o seu trabalho rapidamente.

Daí, contratamos os melhores desenvolvedores e pensadores sobre mercado de trabalho para construir uma ferramenta de criação de currículos totalmente inovadora. É prática e rápida, e qualquer pessoa consegue fazer o currículo em pouco tempo com o nosso criador de CV.

Preparamos um guia que vai ajudar você a fazer o seu currículo com mais rapidez com atenção aos detalhes mais importantes. Tudo para você terminar o artigo com um currículo pronto e preparado(a) para concorrer nas melhores vagas dos mais altos salários do mercado. Vamos lá!

Painel de criação de currículo

Ao entrar no criador de currículos da CriarCV, você vai se deparar com uma página similar a imagem acima. No canto esquerdo estão todas as informações sobre a nossa empresa, como trabalhamos, nossa missão e valores.

como fazer um currículo

Tudo está descrito para você tirar suas dúvidas antes de prosseguir com a criação do seu currículo.

Escolhendo o modelo do seu currículo

No canto direito, estão os modelos dos currículos. Você pode acessar o painel de modelos clicando no botão “CRIAR MEU CV” ou simplesmente no modelo ao lado direto. Assim, o seu navegador será redirecionado para o painel com todas as opções de layouts disponíveis.

  • Budapest
  • Chicago
  • Prague
  • Sydney
  • Perth
  • Riga
  • Rotterdam

Esses são os modelos de currículos que oferecemos aos nossos clientes.  Cada um possui características próprias, elementos específicos, fontes específicas e organização única . Os nossos modelos foram desenvolvidos por especialistas em designer voltado para carreiras.

🎁O currículo Budapest é um dos mais procurados e conta com um design sóbrio e elegante.

Cabeçalho: dados para contato

Como você bem sabe, um currículo perfeito deve começar pelo cabeçalho, local onde serão inseridos os dados para contato do candidato. No nosso criador de currículos, essa é a primeira etapa da criação. Insira uma informação de cada vez e observe o modelo ser preenchido.

como fazer um currículo

Nosso sistema reconhece todos os endereços e faz o preenchimento automático. Basta que você informe as primeiras letras do seu endereço para que o sistema efetue a busca. Montar um currículo com o nosso criador é muito fácil.

⚠️Fique atento às informações do cabeçalho. Por serem os primeiros contatos que o recrutador terá com seu currículo, é importante que estejam corretas. Caso contrário, ninguém conseguirá entrar em contato com você, caso seu currículo seja selecionado.

Experiência: informação essencial

Chegamos a uma das seções mais importantes do seu currículo: a experiência de trabalho. Em vagas de trabalho onde a experiência é requisito, o seu currículo feito na CriarCV é destaque. Nosso modelo conta com uma organização única e adequada para um profissional de alto nível.

como fazer um currículo

Na medida em que suas experiências forem sendo adicionadas, o sistema cria uma lista que pode ser organizada, editada e deletada com praticidade. Assim, você insere o máximo de informação sobre seu histórico de emprego e aumentar suas chances de contratação.

como fazer um currículo

📌No campo dedicado para falar um pouco sobre suas atribuições em cada empregador, crie listas com 3 a 5 bullets points. É uma forma legível de informar sem cansar o recrutador.

Formação educacional: como inserir

Logo em seguida, você será redirecionado para a seção de educação. Aqui os seus dados sobre diplomas, títulos e certificados devem ser trabalhados com maestria. Tudo o que você precisa para criar um bom currículo também passa pela educação completa.

como fazer um currículo

Enquanto o seu currículo vai sendo completado, você pode consultar o progresso e visualizar ao lado direto como ele vai ficar assim que estiver pronto. Em caso de excesso de informações, pode alterar ou adicionar outros dados sempre que quiser. Basta abrir o painel apropriado e fazer as alterações.

💡Basta colocar o nome da instituição, o título (existe uma lista para facilitar sua vida), ano de conclusão e a cidade de formação.

Conhecimento: nível das suas habilidades

A próxima etapa é a dedicada aos seus conhecimentos. Nesse campo você pode falar sobre as habilidades, competências e certificações que possuem na área. Aqui as palavras-chave são de grande ajuda. Colocar seu nível de conhecimento nas habilidades que a empresa busca é importante.

como fazer um currículo

Os conhecimentos que inserir no seu currículo ficarão no canto inferior da página. Quanto maior o nível definido, maior será a barra. Por questão de espaço, se o seu currículo estiver com muitas informações, selecione as habilidades que se referem à vaga anunciada.

✒️Faça uma lista com suas habilidades dentro da área para qual vai se candidatar e as habilidades gerais. Coloque as específicas em primeiro e, caso sobre espaço, insira suas habilidades mais gerais.

Resumo profissional: feche com chave de ouro

Chegando ao fim do seu currículo, o resumo profissional será a chave de ouro que vai fechar o currículo. Apesar de ficar no começo, deixamos o resumo profissional para o fim por conta da importância. Dedique um tempo maior para escrever seu resumo, de forma objetiva.

como fazer um currículo

Indicamos que use três sentenças para falar sobre seu histórico. Na primeira, fala da sua formação. Na segunda, conte um pouco da sua experiência. Na terceira, relate experiências e certificações especiais. O resumo deve aguçar a curiosidade do recrutador.

🎁Use as ferramentas de edição de textos para negritar palavras-chave importantes para a vaga de trabalho.

Seções adicionais e conclusão

A última etapa é o momento para acertar os últimos detalhes do seu currículo. Aqui você pode alterar o modelo, mudar a fonte para times new roman , escolher outro formato de título. Pode alterar também o idioma das informações centrais (contato, experiência, sobre mim).

como fazer um currículo

Além dessas alterações, no CriarCV você também pode enviar uma foto sua. É bem simples. Basta clicar em “Enviar Foto”, escolher a foto no seu computador e enviar. Depois é só recortar e escolher o melhor ângulo e salvar. A foto ficará no topo esquerdo da página.

como fazer um currículo

É na última parte que você também poderá incluir as suas redes sociais, cursos técnicos, cursos livres, trabalho voluntário, documentos como CNH, e outras qualificações que vão potencializar sua candidatura no processo seletivo.

como fazer um currículo

Tudo o que você precisa fazer é escolher um dos botões e clicar, para adicionar o campo no seu currículo de forma automática. Depois é só preencher com as informações e concluir o seu currículo, partindo para o download.

O que não fazer no seu currículo

  • Enviar um currículo sem revisar os erros ortográficos.
  • Em desacordo com os requisitos anunciados na vaga.
  • Com informações genéricas e copiadas de outros candidatos.
  • Com informações falsas que não fazem parte do seu histórico.
  • Sem falar da sua experiência profissional em cada empregado.
  • Sem citar sua formação acadêmica, ensino médio e outros dados educacionais.

Resumo: como fazer um currículo perfeito

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas sobre como fazer um currículo

Como fazer um currículo para chamar atenção do RH?

A melhor maneira de chamar a atenção dos recrutadores é se destacar pelo conteúdo e pela forma. O conteúdo são seus dados, seu histórico e qualidades. A forma é o currículo, moderno e elegante.

O que se coloca em um currículo?

Essencialmente, aquilo que te define como profissional. Histórico profissional, educação, habilidades, competências, certificações. Uma foto também é bem-vinda em um cv.

Como fazer um currículo simples e fácil?

Usando o criador do currículo do CriarCV você consegue fazer seu currículo com rapidez e eficiência, sem abrir mão da qualidade e originalidade, essenciais no mercado de trabalho.

Como montar um bom currículo 2022?

Com a concorrência cada vez mais acirrada, se destacar é essencial para quem está em busca de um trabalho. Currículos elaboradores com ferramentas adequadas chamam a atenção dos recrutadores e mostram qualidades que nem sempre são vistas entre os candidatos.

É seguro fazer um currículo com criador de currículos?

Sim, aqui na CriarCV respeitamos a privacidade de nossos clientes e garantimos a privacidade dos cookies. Pode fazer o seu currículo agora mesmo e começar sua jornada com o pé direito.

Use o criador de currículos da CriarCV e consiga um emprego!

Similar Articles