Exemplo de Currículo de Treinador | Modelo + Dicas

Atualmente, cada vez mais as pessoas estão se preocupando com a saúde física. Academias, práticas de esportes variados, lutas e muitas outras atividades físicas se tornaram essenciais para a rotina de milhares de pessoas. E um bom treinador é a peça chave para aprender.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Independentemente da atividade física preferida, é sempre importante a figura de um treinador que passe os fundamentos, ensine a melhor forma de aperfeiçoamento, e mostre aos alunos o que eles devem melhorar para se desenvolver na prática esportiva escolhida.

Muitos clubes, centros de treinamentos, academias, escolas de musculação, estão contratando treinadores em diversas modalidades esportivas. Saber elaborar um currículo de treinador é a chave que você precisa para conseguir um emprego na área e se destacar dos demais.

Exemplo de currículo de treinador

Bruno Rodrigues Silva
Treinador de Futebol
011954321000
brunorodriguestreinador@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/treinadorbrunorsilva

Resumo Profissional
Formado em Educação Física pela Faculdade de Estudos do Esporte, atuei como treinador de escolinhas de futebol e clubes e associações por mais de 10 anos. Comecei minha carreira como preparador físico, passei para auxiliar de treinos defensivos e cheguei a treinador de juniores do Clube Atlético de Futebol. Atualmente, sou instrutor de treinos e dou aulas de fundamentos.

Experiência de Trabalho
Treinador
Autônomo
Maio 2018 – Atual

  • Aplicação de exercícios para aperfeiçoamento de fundamentos do futebol de campo;
  • Realização de atividades de aprimoramento físico e melhora da resistência em campo;
  • Elaboração de planos de atividades e relatórios de performance de acordo com o aluno;
  • Acompanhamento em campeonatos e torneios, para passar instruções aos jogadores;

Clube Atlético de Futebol
Treinador do Sub-20
Agosto de 2015 – Janeiro de 2018

  • Aplicação de exercícios para aperfeiçoamento de fundamentos do futebol de campo;
  • Realização de atividades de aprimoramento físico e melhora da resistência em campo;
  • Elaboração de planos de atividades e relatórios de performance de acordo com o aluno;
  • Acompanhamento em campeonatos e torneios, para passar instruções aos jogadores;

Clube Atlético de Futebol
Auxiliar de Treinamento
Agosto de 2015 – Janeiro de 2018

  • Auxiliar na montagem dos treinos semanais e também atividades pré e pó-jogo;
  • Relatórios sobre os adversários, com pontos fracos e pontos fortes de cada equipe;
  • Estudo de técnicas e formações para aplicação durante os treinamentos da equipe;
  • Comunicação com os profissionais do centro médico para saber a saúde dos jogadores;

Clube Atlético de Futebol
Preparador Físico
Dezembro de 2013 – Julho de 2015

  • Aplicação de treinos para melhorar o condicionamento dos jogadores do elenco;
  • Elaboração de relatórios acerca da performance de cada jogador durante a semana;
  • Reuniões semanais com a equipe técnica para definir os jogadores que vão para jogo;
  • Estudo clínico e individualizado de cada jogador com dores e desconforto musculares;

Educação
Bacharelado em Educação Física
Faculdade de Estudos do Esporte
Concluído em 2012

Atividades complementares
Programa de Capacitação Para Treinadores de Futebol, Universidade do Futebol, concluída em 2018;

Certificado
Detentor de Licenças C e B Para Treinadores de Futebol emitida pela CBF Academy, em 2013 e 2015, respectivamente

Como fazer um currículo de treinador (mesmo sem experiência)

Começar a trabalhar como treinador requer, antes de tudo, vontade de aptidão para a prática do esporte que pretende ensinar. Um bom currículo de treinador é o meio necessário para mostrar suas capacidades e qualificações como treinador, colocando você mais próximo do emprego.

Há uma série de maneiras de elaborar um currículo, usada pelos mais variados profissionais que disputam vaga no mercado de trabalho. Em todos os casos, o candidato deve informar alguns dados básicos na hora de se candidatar a uma vaga de emprego como treinador.

Começar pelos dados pessoais, e de contato, é a melhor maneira de iniciar o seu currículo. Depois pense em construir a seção de experiência, inserir suas qualificações, demais dados e informações para deixar seu currículo ainda melhor. Veja tudo o que um currículo deve ter.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Essas seções são essenciais para que o seu currículo seja considerado na hora de uma avaliação. Com elas, suas chances de conseguir um emprego como treinador aumentam bastante.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de treinador

Outra dica é ficar atento aos detalhes. Isso porque, os atuais processos de seleção são feitos por computadores, que analisam o documento em busca de palavras e informações chaves. A melhor maneira de superar esses programas de inteligência artificial é se adaptar a eles.

  • Crie currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga.
  • Coloque palavras-chave usadas no anúncio e na descrição da vaga.
  • Personalize o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Note que essas dicas são válidas para todo e qualquer currículo, de treinador inclusive. Mesmo que sem experiência, o profissional que busca um trabalho como treinador precisa preparar um currículo de alto nível para se qualificar e se destacar dos demais concorrentes.

O que colocar no currículo de treinador

A estrutura das informações do seu currículo também deve ser pensada. Assim como a formação tática da equipe, a estrutura é como as peças fundamentais serão inseridas no seu currículo. Quanto melhor organizadas, mais chances de vencer o adversário e chegar ao gol. Existem três formas principais, são eles:

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido por recrutadores
💡Fique atento: é certo que 9 em cada 10 recrutadores preferem currículos bem estruturados, pois, são mais fáceis de serem lidos.

Apresentação visual de seu CV de treinador

Criar um currículo que seja bem apresentado é importante para passar uma boa primeira impressão ao recrutador. Usar currículos sem recursos gráficos é a escolha mais fácil, porém, a menos indicada. Aproveite as ferramentas que existem atualmente e crie currículos únicos.

  • Um currículo bem elaborado visualmente tem mais condições de ser escolhido entre os milhares de currículos enviados aos recrutadores.

Caso prefira, use nossa base de modelos de layouts de currículos para treinador, elaborados por designers profissionais, para encontrar um que seja do seu gosto. Os candidatos que se preocupam com a apresentação visual são poucos, por isso, são os mais destacados.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para treinador

O começo do seu currículo é uma das partes mais importantes do documento. É nesse local que você deve passar suas principais informações, como nome, título de trabalho, além de dados para contato. Importante criar um começo completo, que destaque ainda mais seu cv.

Começando bem

Correto
João da Silva Pereira
Treinador de Futebol Profissional
(11)954-321-000
joaodasilvatreinador@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
linkedin.com/in/joaodasilvatreinador

Começando mal

Incorreto
João S. Pereira
Contato: 95432000
Data de Nascimento: 15/09/1987
joaozinhope@gmail.com
Endereço: Rua das Bolas, Rio de Janeiro CEP 01330050
Idade: 36 anos / Hobbie: Futebol
Facebook: @joaodasilva

Nos dois exemplos, trata-se do mesmo personagem João. Enquanto no primeiro modelo ele coloca suas informações de uma maneira estratégica, no segundo ele solta os seus dados sem muita pretensão. Adivinha qual tem mais chances de ser contratado?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3×4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência como treinador

A experiência como treinador pode ser o diferencial para um candidato acabar empregado. Principalmente no meio esportivo, onde mostrar experiência conta muitos pontos na hora de concorrer a vaga em grandes clubes e escolas de esportes. Quanto mais experiência, melhor.

Para inserir sua experiência use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo técnico de futebol

Escolinha Gaviões de Futebol
Treinador de Futebol Sub-12
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Ensino de exercícios físicos e fundamentos da prática esportiva do futebol;
  • Acompanhamento médico, físico, psíquico, familiar e escolar de cada aluno;
  • Aulas e palestras sobre a prática esportiva do futebol, e melhores posições;
  • Reuniões com o auxiliar técnico para montar as equipes que participarão dos torneios;

Exemplo de experiência para currículo de treinador de escolas

Colégio Santa Marcela
Treinador de Futebol, Voleibol, Basquete e Handebol
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Aulas de práticas esportivas para todos os alunos do nono período escolar;
  • Acompanhamento físico dos alunos, elaborando relatórios de atividades;
  • Responsável por levar os alunos para participarem de campeonatos locais;
  • Organização de feiras e eventos para fomentar o interesse pelos esporte;

Caso você ainda não tenha experiência…

Caso ainda não tenha experiência como treinador, você pode usar a seção para mostrar sua experiência em outras áreas, como preparador físico, auxiliar técnico, instrutor, entre outras atividades. O importante nessa seção é mostrar que você sabe como trabalhar e se adaptar.

Educação: como incluir formação como treinador

Mostrar que você é um profissional preparado para ser empregado de qualquer empresa passa pela sua formação profissional. Sem dúvidas essa é uma seção importante em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Por isso, insira todas suas qualificações educacionais.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso do Treinador, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de treinador, insira a previsão de conclusão do curso.

Bacharelado em Educação Física
Universidade dos Técnicos do Brasil
Dezembro de 2020

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados das licenças de treinador que você obteve.

Licença C de Treinador
CBF – Confederação Brasileira de Futebol
Emitida em 2020

Habilidades de um treinador

Um treinador é um profissional hábil e preparado para encarar os desafios de sua área de trabalho. O seu currículo deve mostrar suas habilidades e competências de uma forma sistemática, para ajudar o recrutador a fazer a seleção de uma maneira mais eficiente.

Hard Skills

  • Futebol de Campo
  • Preparação Física
  • Metodologia Inclusiva
  • Licença Pro CBF Academy
  • Formação 4-4-3
  • Estudo de Adversário
  • Montagem de Elenco
  • Contratação de Jogadores

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – Em resumo, as hard skills são as suas competências específicas como treinador, no caso. Enquanto as soft skills são aquelas habilidades gerais, como profissional.

Resumo profissional para currículo de treinador

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Formado em Educação Física pela Faculdade de Estudos do Esporte, é treinador licenciado pela Confederação Brasileira de Futebol desde de 2020. Comecei minha carreira como preparador físico, passei para auxiliar de treinos defensivos e cheguei a treinador de juniores do Clube Atlético de Futebol. Atualmente, sou instrutor de treinos e dou aulas de fundamentos.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Trabalho com treinador há muito tempo, desde a época da faculdade. Estou acostumado a organizar times e vencer campeonatos. Sempre busco dar o melhor de mim para encontrar um time competitivo e que saiba jogar contra os mais diversos tipos de adversários.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de um treinador

Um bom treinador é aquele que tem objetivos em sua carreira. O desejo de vencer deve estar presente no seu currículo, assim como a vontade de contribuir para que o seu time ou clube seja ainda mais desenvolvido. Coloque seus objetivos como treinador no currículo;

  • Entrar para vencer todos os jogos e campeonatos que disputou como treinador;
  • Elaborar um planejamento tático que seja imbatível contra todos os adversário;
  • Melhorar a inteligência tática de cada jogador para saírem dos momentos de pressão;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar seções adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Conhecimento computacional

No era da computação, demonstrar conhecimento em programas de aplicativos de gestão de futebol e outros esportes, é um passo importante para quem quer conseguir uma vaga como treinador. Veja alguns exemplos de como colocar seu conhecimento computacional no CV.

  • BeatsCode
  • Starling Software
  • Microsoft Office

Idiomas

Compreender vários idiomas é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista, principalmente, em se tratando de times de futebol. Jogadores de diversas nacionalidades podem compor o elenco de um grande clube. Por isso, coloque seu conhecimento em idiomas.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Avançado
  • Alemão Básico

Títulos, divisões e categorias

Como treinador, você pode usar a seção adicional do seu currículo para falar dos títulos que você já venceu, as divisões das quais participou e também quais são as categorias que têm mais experiência de treinar.

  • Campeão Alagoano de Futebol – 2019
  • Treinador do Time de Futebol Sub-21 do Corinthians
  • Auxiliar Técnico do Clube de Futebol Boa Vista na 2ª Divisão do Carioca

Melhorando seu currículo de treinador

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, treino, condicionado, preparo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de técnico pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de treinadores em busca de emprego

Quais são as atribuições do treinador em um currículo?

Um treinador pode ter diversas atribuições, a depender do tipo de esporte que ele pretende atuar. A principal delas, é claro, é treinar os atletas, alunos e outros profissionais para eles poderem encontrar a melhor performance esportiva e obter ótimos resultados.

Como fazer um currículo de treinador?

A melhor maneira de fazer o seu currículo de treinador é usar um modelo moderno, com todas as seções que apresentamos acima. Além disso, coloque tudo o que for relevante sobre você e pode influenciar o recrutador a indicar sua contratação.

Use um dos nossos modelos de currículo de treinador pronto!

Curriculo de Treinador BR Prague.pdf

Curriculo de Treinador BR Sydney.pdf Curriculo de Treinador BR Rotterdam.pdf
Curriculo de Treinador BR Riga.pdf Curriculo de Treinador BR Chicago.pdf

Artigos similares