Exemplo de Currículo de Técnico em Segurança do Trabalho | Modelo + Dicas

Um profissional que cuida da segurança física dos outros colaboradores da empresa só poderia estar entre um dos mais procurados pelas empresas. Os técnicos em segurança do trabalho são cada vez mais buscados por empresas e indústrias preocupadas com os seus.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Além disso, a legislação sobre segurança no trabalho, assim como a que trata de higiene e saúde, são complexas e estão sempre mudando. Um técnico em segurança do trabalho é o profissional ideal para ajudar os gestores de empresas a se adaptarem à vontade da lei.

Para os técnicos que estão em busca de um emprego na área, elaborar um currículo de técnico em segurança do trabalho é o primeiro passo. Para ajudar, preparamos um exemplo, além de uma série de modelos e dicas, para você preencher o seu currículo.

Exemplo de currículo de Técnico em Segurança do Trabalho

João Souza Silva
Técnico em Segurança do Trabalho
011954321000
joãosouzasilvatecsegtra@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/joaosouzasilvatecemseg

Resumo Profissional
Técnico em Segurança do Trabalho há mais de 7 anos, experiente equipamentos de proteção, bem estar e medicina do trabalho, relacionados a área de segurança, meio ambiente e saúde, de acordo com a legislação e contratos. Conhecimento em HO – Higiene Ocupacional, de equipamentos para realização de monitoramentos contínuos, realização de bump-test (teste de resposta) dos equipamentos. Emissor de LTCAT – laudo técnico das condições do ambiente de trabalho.

Experiência de Trabalho
Petróleo e Gás BR
Técnico em Segurança do Trabalho
Maio de 2018 – Atual

  • Implementação do projeto na área de segurança industrial e liberação da empresa;
  • Acompanhamento de serviços nas plantas de refino de petróleo e derivados;
  • Participação no grupo de planejamento de intervenções e controle de riscos da fábrica;
  • Elaboração de relatórios com os pontos legais a serem observados pela empresa;

Engenharia SMP
Técnico em Segurança do Trabalho
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Coordenação da equipe no contrato de manutenção e paradas programadas;
  • Definição das prioridades, distribuição e remanejamento conforme necessidade;
  • Mobilização dos recursos necessários para atendimento aos requisitos contratuais;
  • Implementação e manutenção da gestão da obra conforme cada contrato;

Construtora Nota Mil
Técnico em Segurança do Trabalho
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Treinamentos de SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional;
  • Adaptação aos requisitos do contrato coletivo dos trabalhadores da Construção Civil
  • Participação direta nas liberações e desenvolvimento das atividades críticas;
  • Orientações quanto a execução das atividades para o melhor o atendimento;

Educação
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Escola de Treinamentos Técnicos
Concluído em 2012

Atividades complementares
Programa de Voluntariado da Engenharia SMP, para auxílio no atendimento de pessoas com problemas de Saneamento Básico da comunidade próxima a planta da empresa;

Certificado
Operador de Máquinas, Instituto de Estudo dos Trabalhadores da Fábrica, concluída em 2010;

curriculo de tecnico em segurança do trabalho

Como fazer um currículo de técnico em segurança do trabalho (mesmo sem experiência)

Após conseguir o diploma de técnico em segurança do trabalho, o primeiro desafio é conseguir um emprego no setor. Há muitas vagas em aberto e se preparar adequadamente para cada uma delas é a melhor estratégia para se destacar dos demais concorrentes.

Apesar de ser um mercado de trabalho com poucos profissionais, os técnicos em segurança do trabalho costumam ser profissionais dedicados e experientes. Para ter o seu currículo considerando durante um processo de contratação, é importante seguir alguns requisitos.

Primeiro, usar um modelo de currículo de técnico em segurança do trabalho com uma boa apresentação, seções elementares e outras informações, é a melhor maneira de conseguir se destacar. Veja a seguir tudo o que você pode usar no seu currículo de técnico sem SMS;

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Essa é a estrutura básica de um curriculum vitae de todos os profissionais que concorrem a uma vaga no mercado de trabalho. O grande desafio é desenvolver essas seções de forma que seu currículo de técnico fique interessante aos olhos do recrutador.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de técnico em segurança do trabalho

Importante pontuar que a seleção inicial dos currículos enviados pelos candidatos é feita por programas de inteligência artificial. Esses programas analisam se tudo o que foi pedido na vaga está contemplado pelo currículo. Somente após essa análise, é que o candidato vai para a segunda etapa. Por isso, prepare seu currículo para essa análise da seguinte forma:

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chaves  usadas no anúncio, superando o sistema de rastreamento.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Essas dicas são importantes para qualquer profissional que está em busca de uma vaga de trabalho. Mesmo profissionais com experiência precisam ficar atentos aos novos sistemas de rastreamento de currículos, para poder se garantir na segunda etapa da contratação.

O que colocar no currículo de técnico em segurança do trabalho

Em relação a estrutura do seu currículo, ela precisa ser pensada também. Um currículo com informações bem estruturadas têm melhores condições de ser lido pelos recrutadores e os dados serem considerados no processo de seleção. Para inserir seu histórico profissional, educacional e outros dados relevantes sobre sua carreira, use uma dos formatos abaixo:

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.
💡Fique atento: Importante pontuar que 9 em cada 10 recrutadores preferem currículos que usam cada uma dessas estruturas de formatação. Entre um currículo sem formatação e um devidamente formatado, o recrutador ficará com a segunda opção.

Apresentação visual de seu CV de técnico em segurança do trabalho

Outro aspecto importante em um currículo é a questão visual. Um currículo com boa apresentação visual acaba se destacando dos demais currículos de técnico de segurança do trabalho em word ou pdf. Elabore o cv pensando no seu design e esquema de cores.

  • Hoje em dia as ferramentas de edição estão a disposição de todos e criar um cv bem apresentado é tarefa de um técnico em segurança aplicado.

Em todo caso, oferecemos uma base de modelos de layouts de currículos para técnico em segurança do trabalho com design próprios e originais. Escolha um dos nossos modelos e faça um currículo de destaque, para agarrar de vez a vaga que tanto deseja.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para técnico em segurança do trabalho

Pensando agora na primeira parte do seu currículo, é importante sempre começar pelo nome e seu título profissional. O nome deve vir em destaque, para o recrutador se lembrar de quem é o currículo (lembre-se que ele recebe milhares todos os dias durante a seleção).

Enquanto o título deve compreender aquilo que está sendo buscado pela empresa. Se está se candidatando para uma vaga de emprego no setor da aviação, coloque no seu título sua qualificação para o setor. Veja um exemplo de como começar seu currículo e outro de como não fazer.

Começando bem

Correto
João José do Lins
Técnico em Segurança do Trabalho
Especialista em Aviação Civil
(11)954-321-000
jjlinssegdotrabalho@gmail.com
Rio Grande do Norte, RN
linkedin.com/in/jjlinssegdotrabalho

Começando mal

Incorreto
João
Contato: 95432000/joaodasilva@gmail.com
Endereço: Rua da Segurança, Rio Grande do Norte/RN, CEP 01330050
Idade: 45 anos / Hobbie: Segurança
Facebook: @joaodasilva

Nos dois exemplos, trata-se do mesmo personagem João. Enquanto no primeiro modelo ele coloca suas informações de uma maneira estratégica, no segundo ele solta os seus dados sem muita pretensão. Adivinha qual tem mais chances de ser contratado?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3×4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência em segurança do trabalho

Mostrar sua experiência como técnico no setor da segurança laboral é uma ótima forma de avançar no processo de seleção. Muitas empresas buscam por profissionais qualificados, mas também profissionais experientes e que saibam o que podem encontrar no trabalho.

Para inserir sua experiência use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de técnico em segurança do trabalho industrial

Ferros e Metais S.A.
Técnico em Segurança do Trabalho
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Coordenador do plano emergencial da Unidade de Instalação Fabril da empresa;
  • Apresentações de resultados e Indicadores de segurança e Meio Ambiente;
  • Realização de treinamentos e workshop com todos colaboradores da unidade;
  • Monitoramento de pesquisa de todo sistema de combate a incêndio e emergências;

Exemplo de experiência para currículo de técnico em segurança do trabalho alimentar

American Burguer Ltda.
Técnico em Segurança do Trabalho
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Gerenciamento de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Atuando em mais de 50 restaurantes da empresa em São Paulo e Grande SP;
  • Acompanhamento das conformidades legais em cada um dos estabelecimento;
  • Análise legal do compromisso da empresa com a Saúde e Segurança de cada Colaborador.

Caso você ainda não tenha experiência…

Para quem busca a primeira experiência como técnico em segurança do trabalho, colocar outras experiências não necessariamente relacionadas ao cargo em questão, é uma ótima maneira de preencher o histórico profissional do seu currículo. Atividades de voluntariado e outras, descritas adequadamente, podem servir também como conteúdo para essa seção.

Educação: como incluir formação em segurança do trabalho

Mostrar que você é um profissional preparado para ser empregado de qualquer empresa passa pela sua formação profissional. Sem dúvidas essa é uma seção importante em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Por isso, insira todas suas qualificações educacionais.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso Segurança do Trabalho, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de segurança do trabalho, insira a previsão de conclusão do curso.

Tecnólogo em Segurança do Trabalho
Universidade dos Técnicos do Brasil
Dezembro de 2020

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos e graduações que tenha concluído, dando mais valor para o seu currículo e melhoram o ranqueamento na concorrência para a vaga.

Engenheiro Ambiental
Universidade de Ciências Exatas
Previsão de conclusão em 2025

Habilidades de um técnico em segurança do trabalho

Um técnico é um profissional hábil e preparado para encarar os desafios de sua área de trabalho. O seu currículo deve mostrar suas habilidades e competências de uma forma sistemática, para ajudar o recrutador a fazer a seleção de uma maneira mais eficiente.

Hard Skills

  • Sistema 5S
  • Membro ISO
  • Ciclo PDCA
  • Metodologia Kaizen
  • Norma ISO 14000
  • Saúde Ocupacional
  • Treinamento de segurança
  • CIPA e CTA

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – As hard skills são as suas competências específicas, como técnico em segurança do trabalho, no caso. Enquanto as soft skills são aquelas habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo de técnico em segurança do trabalho

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Profissional com sólida experiência na área de SSMA, Carreira desenvolvida na área de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, com experiência em gerenciamento do sistema de gestão integrado. Planejamento estratégico, execução de programas e projetos para identificação é o meu forte. Especialista em monitoramento e implantação de projetos de destinação de resíduos, controle de equipamentos de combate a incêndio, investigação de acidentes e realização de DDS.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Técnico em Segurança do Trabalho muito competente e preparado para ajudar sua empresa a cumprir todas as regras da legislação pertinente.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de técnico em segurança do trabalho

Uma lista de objetivos do seu trabalho como técnico em segurança do trabalho é o que precisa para concluir seu currículo com qualidade. Os objetivos mostram ao contratante suas qualificações e aptidões para vaga. Veja alguns exemplos que elaboramos:

  • Atuar no gerenciamento e viabilidade do controle da segurança do trabalho.
  • Apoiar os trabalhadores na manutenção da segurança e saúde durante o trabalho;
  • Eliminar os prejuízos com um sistema de eliminação de resíduos de alto nível;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar seções adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Conhecimento computacional

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares de segurança do trabalho ou setor correlatos, vai deixar seu currículo ainda mais interessante. Veja alguns exemplos de como colocar os programas que têm conhecimentos.

  • Access Control
  • AUTOCAD
  • Microsoft Office

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de técnico em segurança do trabalho para informar as línguas que fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Normas de padronização

No setor de atuação dos técnicos em segurança do trabalho, apresentar suas qualificações para atuar com segurança e conhecimento técnico em cada uma das aéreas, é elementar para ter sucesso na seleção. Coloque as normas de padronização na sua seção adicional.

  • Norma ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental
  • Norma ISO 9000 – Sistema de Gestão de Qualidade
  • Norma ISO 45001 – Sistema de Gestão e Segurança Ocupacional

Melhorando seu currículo de técnico em segurança do trabalho

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, projeto, avalio, analiso) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de técnico em segurança do trabalho pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de técnicos de segurança do trabalho em busca de emprego

Quais são as atribuições do técnico de segurança do trabalho?

Um técnico de segurança do trabalho pode ter diversas atribuições, a depender do setor de atuação da empresa em que trabalho. Em todo caso, a principal atuação do técnico é em prezar pelo ambiente de trabalho, em seu nível de segurança, ambiental e de saúde.

Como fazer um currículo de técnico em segurança do trabalho?

A melhor maneira de fazer o seu currículo de técnico em segurança do trabalho é usar um modelo moderno, com todas as seções que apresentamos acima. Além disso, coloque tudo o que for relevante sobre você e que pode influenciar o recrutador a indicar sua contratação.

Encontre um modelo de currículo de técnico em segurança do trabalho!

técnico de segurança cv nenhuma experiência para técnico de segurança

técnico de segurança experiente modelo de cv para técnico de segurança Exemplos de CV do Técnico de Segurança
técnico de segurança de cv escrito modelos de cv do técnico de segurança

Artigos similares