Currículo de Engenheiro Eletricista | Dicas, Modelos e Exemplos

Vivemos uma era das grandes conexões tecnológicas. Carros elétricos, aparelhos inteligentes e uma série de equipamentos que prometem deixar a vida em sociedade ainda mais fácil. Em um mundo onde a energia elétrica é cada vez mais essencial, um engenheiro elétrico ganha destaque.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Profissionais que atuam no campo da eletricidade estão sendo requisitados para uma trabalhar em uma série de outras atividades. Toda empresa precisa de um técnico especializado em rede elétrica, e prestar serviços como engenheiro eletricista se tornou uma prática essencial para as cidades.

Quem busca uma vaga de engenheiro eletricista em uma grande empresa ou até mesmo no setor público ou terceirizado, preparamos um guia para elaborar seu currículo de eletricista. Com nossas dicas e modelos de currículo, você vai criar o currículo perfeito para concorrer às melhores vagas.

Exemplo de currículo de engenheiro elétrico

Thiago dos Santos
Engenheiro Eletricista
011954321000
thiagodosantosengel@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/thiagodosantosengel

Resumo Profissional
Engenheiro Eletricista especializado em Engenharia de Manutenção Robótica com 5 anos de experiência em multinacionais de grande porte nas áreas de aplicação, projeto e design de equipamentos elétricos, suporte ao desenvolvimento de subestações de alta tensão e de tratores de esteira, gerenciamento de projetos, além introdução de novos produtos e suporte técnico a clientes e fornecedores.

Experiência de Trabalho
Robôtica BR Company
Engenheiro Eletricista
Maio de 2018 – Atual

  • Análise de requisitos de clientes e definição de parâmetros de motores elétricos;
  • Elaboração de propostas técnicas e comerciais com foco em redução de custos;
  • Gerenciamento de projetos de baixa, média e alta complexidade, entrada e saída;
  • Desenvolvimento de design eletromagnético e elaboração de documentação técnica;

CAR Automatos BRL
Engenheiro Eletricista
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Nacionalização de componentes elétricos e hidráulicos para automação de carros;
  • Investigação e resolução de desvios dentro e fora da linha de montagem do parque;
  • Análise de testes e cronogramas e acompanhamento de Introdução de Novos Produtos
  • Participação na elaboração do plano das instalações elétricas da planta fabril da fábrica;

Rede Elétrica BR Distribuidora
Estagiário de Engenharia Elétrica
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Análise de requisitos de projeto de sistemas elétricos acordo com especificações;
  • Desenvolvimento de projetos eletromagnéticos para o mercado de Óleo e Gás;
  • Preparação de documentação de otimização de cada novos projetos existentes;
  • Aplicação de testes para Introdução de Novos Produtos, Materiais e Processos.

Educação
Bacharelado em Engenharia, Engenharia Elétrica
Faculdade de Engenharia de São Paulo
Concluído em 2015

Atividades complementares
Projeto de Redução de Custos Energéticos de Grandes Empresas, pela Faculdade de Engenharia de São Paulo, em 2014.
Projeto de política pública para sustentabilidade das fontes elétricas da Cidade de São Paulo, Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Engenharia de São Paulo, 2015.

Certificado
Especialização em Energia Fotovoltaica, Universidade Massachusetts, Programa de Extensão em parceria com o Governo Federal, em agosto de 2017.
Pós-graduando em Engenharia Para Manutenção Robótica pela Universidade Nacional dos Engenheiros, previsão de conclusão para dezembro de 2023.

curriculo engenheiro eletricista

Como fazer um currículo de engenheiro elétrico (mesmo sem experiência)

Ser um engenheiro em um país em desenvolvimento é uma grande oportunidade de participar de projetos e programas de desenvolvimento industrial e tecnológico. Com a necessidade de novas indústrias e infraestrutura, os engenheiros elétricos brasileiros têm uma boa perspectiva futura.

Hoje em dia é possível encontrar engenheiros elétricos se especializando em novos campos da ciência, como a robótica e redes elétricas informacionais. Há um campo vasto de atuação para os profissionais que se formarem e se qualificarem formalmente como engenheiros eletricistas.

Para conseguir uma vaga de emprego no ramo elétrico, um currículo de engenheiro elétrico é a primeira ligação. Muitos candidatos esquecem da importância de um currículo, porém, esse é um documento muito importante. Todo currículo, independentemente se de engenheiro elétrico ou não, deve ter:

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Um engenheiro elétrico que queria uma vaga em uma grande empresa precisa desenvolver muito bem essas seções em seu curriculum vitae. Com isso, ele se candidata aos primeiros cargos da empresa, passando na frente de muitos concorrentes que deixam de se atentar para a importância do currículo.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de engenheiro elétrico

Atualmente, o processo inicial de recrutamento e seleção de currículos para as vagas em aberto é feito por programas e inteligência artificial. Apenas os currículos que estiverem de acordo com a vaga passam nessa triagem inicial. Para superar essa fase com facilidade, o candidato deve:

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chaves , superando o sistema de rastreamento.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Veja que essas dicas são voltadas para o seu currículo no aspecto estratégico. O conteúdo do seu CV deve ser pensado junto com palavras-chaves e outras informações que coloquem o seu currículo no topo da lista dos sistemas de recrutamento, sendo experiente ou não.

O que colocar no currículo de engenheiro elétrico

Como uma rede elétrica, um currículo precisa ser pensado e planejado de uma forma que todos os elementos conversem entre si. A ideia central do currículo é apresentar o candidato para o recrutador. A estrutura como essa apresentação será feita, é primordial para o sucesso.

Os recrutadores e os sistemas de rastreamento dão preferência para currículos que seguem uma formatação específica. São três os formatos de estrutura indicados para o um currículo.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV

Vamos falar um pouco sobre o aspecto visual do seu currículo. Sabemos que é muito mais fácil escrever um currículo de engenheiro elétrico do word, salvar o documento e enviar para se candidatar. Entretanto, esses currículos tendem a ser deixados de lado na hora da seleção.

  • O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Use o currículo para se destacar dos demais candidatos. Um currículo bonito ganha pontos na hora da seleção.

Em nossa base de modelos o candidato encontra uma variedade de modelos de currículos para engenheiro de elétrico, com design próprios e originais. Use um dos nossos modelos de currículo de engenheiro eletricista e faça um belo currículo em poucos segundos.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para engenheiro eletricista

Pensando agora em como iniciar o seu currículo, a melhor maneira é começar pela parte superior da página. No topo do seu currículo o recrutador deve encontrar as informações essenciais sobre o candidato, criando uma identidade memória entre tantos currículos.

A melhor maneira de fazer isso é construir um cabeçalho completo, com nome e sobrenome, título profissional e dados de contato do candidato. Telefone, e-mail, localização e link para uma rede social. Assim, as chances do seu currículo ser selecionado aumentam bastante.

Começando bem

Correto
Manuel Gonçalves
Engenheiro Eletricistas e Projetista Elétrico
(11)954-321-000
manuelgonçalvezengeel@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
linkedin.com/in/manuelgonçalvesengeel

Começando mal

Incorreto
Manuel
Contato: 95432000 ou manuelzitogonçaneto@gmail.com
Endereço: Rua Ligada, Rio, CEP 01330050
Idade: 34 anos / Hobbie: Computação
Twitter: @ma_elgonçalvezzzzzz

Nos dois exemplos usamos o mesmo profissional fictício. Enquanto no primeiro exemplo de título para currículo de engenheiro elétrico está em destaque o nome, título e dados para contato, no segundo as informações ficam confusas e jogadas de qualquer maneira.

📌 Dica: o cabeçalho – parte inicial de um currículo – é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque apenas o que for relevante para a entrevista de emprego.
✒️ Nota: você pode colocar uma foto 3×4 no seu currículo de engenheiro elétrico. Nossos modelos de currículos para engenheiro elétrico contam com esse recurso exclusivo.

Descreva sua experiência em engenharia elétrica

Bons profissionais acabam sendo os mais experientes no setor. Além disso, as melhores vagas em termos de salário são para quem possui experiência como engenheiro eletricista. Por isso a seção de experiência do seu currículo merece tanta atenção. É preciso saber mostrar sua experiência.

A melhor maneira de inserir seu histórico profissional é pela sequência: local – cargo – tempo. O nome da empresa ganha destaque, seguido pela função exercida e o tempo de duração. Após,  é indicado escrever de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de engenheiro eletricista projetista

Aeronaves do Brasil LTDA.
Engenheiro Eletricista Projetistas
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Elaboração de documentos, desenhos, e projetos elétricos para aviões e aeronaves;
  • Emissão de documentos técnicos relacionados aos pedidos de configurações do cliente;
  • Estudos para o retrabalho/reutilização de antigos projetos de diagramas elétricos;
  • Incorporação e montagem de instalações elétricas com os opcionais requisitados;

Exemplo de experiência para currículo de engenheiro eletricista recém formado

Consultoria Elétrica S/A
Engenheiro Elétrico Autônomo
Janeiro de 2018 – Fevereiro de 2019

Principais atribuições:

  • Vistoria e elaboração de orçamentos de serviços de elétrica e ar condicionado;
  • Realização de levantamentos para elaboração de projeto e programação de serviços;
  • Instalação de equipamentos de variados tipos para clientes pessoa física e jurídica;
  • Fiscal de obras de elétrica e projetos de aumento de carga, pedido de ligação nova;

Caso você ainda não tenha experiência…

Em todo caso, para os engenheiros eletricistas sem experiência ou em busca do primeiro emprego, nem tudo está perdido. Há outras maneiras de incrementar o seu currículo sem necessariamente falar do histórico profissional.

  • experiências de voluntariado e projetos
  • trabalhos e atividades realizados na faculdade
  • participação de desafios de engenharia elétrica

O importante é apresentar ao recrutador a sua qualidade e o seu interesse como engenheiro eletricistas. Mostre que desde os tempos da faculdade, ou até mesmo antes, você sempre se interessou pela área de engenharia elétrica. Veja as próximas dicas para  insights .

Educação: como incluir sua formação em engenharia elétrica

Um bom profissional precisa possuir um diploma na área de atuação, caso contrário, perde lugar para a concorrência que é qualificada. Para comprovar que é um engenheiro eletricista preparado para assumir um cargo na empresa, mostrar sua formação é mais que essencial.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso Engenharia Elétrica, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de engenharia elétrica, coloque a previsão de conclusão do curso.

Bacharelado em Engenharia Elétrica
Universidade das Ciências Exatas
Dezembro de 2020

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos, certificados e mestrados ou doutorados que realizou no campo da engenharia elétrica e áreas correlatas, dando mais valor para o seu currículo e melhorando o ranqueamento do seu currículo.

Mestrado em Controle de Qualidade
Universidade de Ciências Exatas
Título: Estudo e acompanhamento dos gastos energéticos dos novos equipamentos de controle de pragas do setor do Agronegócio, previsão para conclusão em 2023.

Habilidades de um engenheiro eletricistas no currículo

O candidato pode melhorar ainda mais o currículo ao incluir uma seção dedicada apenas para suas habilidades como engenheiro elétrico (hard skills) e também como profissional (soft skills).

Hard Skills

  • Dimensionamento
  • Geração energética
  • Instalações elétricas
  • AUTOCAD
  • Sistemas operacionais
  • Engenharia de projetos
  • Energia renovável
  • Energia solar

Soft Skills

  • Adaptação
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Trabalho em equipe
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Execução
  • Otimização

Resumo profissional para currículo de engenheiro eletricista

Elaborar um resumo das suas principais funções e habilidades como engenheiro elétrico é uma tarefa e tanto, principalmente em concorrência para grandes vagas. O resumo costuma definir e separar os currículos que serão deixados de lados daqueles que serão lidos até o final.

Elabore um resumo sucinto, mas que contemple todas as suas funções e principais atividades. Lembre-se que o grosso das suas competências estão descritas ao longo do texto. Assim, use o currículo para atrair a atenção do recrutador para o seu currículo.

Correto
Engenheiro Eletricista e Técnico em Eletrotécnica com mais de 10 anos na área. Experiência na atuação preventiva e corretiva de estruturas elétricas e acompanhamento de obras, com olhar para medições, planejamento e execução dos serviços. Líder na elaboração e gestão de cronogramas, documentações e levantamento de viabilidades dos projetos.
💡Um resumo simples e objetivo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Atuo no segmento de serviços elétricos especializados de Belo Horizonte e Brasília. Objetivo a preservação do meio ambiente, a redução de custos e a entrega de resultados excepcionais à companhia.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional no campo da engenharia elétrica

Dizer quais são seus objetivos de engenheiro elétrico pode abrir mais oportunidades de trabalho para o candidato. Uma excelente oportunidade para mostrar como você está qualificado para atuar como engenheiro de uma grande empresa do setor. Veja alguns exemplos de objetivos de engenheiro elétrico.

  •  Atuar no gerenciamento  e viabilidade do controle de qualidade de equipamentos;
  •  Aplicar estudos de análises  sobre processos de redução de custos elétricos;
  •  Projetar, implementar e acompanhar  os melhores sistemas de redes elétricas;

Evite falar de objetivos como pretensão salarial, plano de carreira e idéias de estudos. Use o currículo para ser objetivo. Deixe assuntos mais pessoais para a hora da entrevista.

Seções adicionais

Deixe o seu currículo de engenheiro elétrico ainda melhor com seções adicionais, divididas em bullets, apenas para se qualificar ainda mais para a vaga e se destacar dos demais candidatos.

Aplicativos e Programas

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares de engenharia elétrica ou do setor de gerenciamento de projetos e atrair mais olhares para o seu currículo. Veja alguns exemplos de como colocar os programas que têm conhecimentos.

  • MS Project
  • AUTOCAD
  • Microsoft Office

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de engenheiro elétrico para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Confira alguns exemplos.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Básico
  • Alemão Avançado

Normas Regulamentadoras – NR

Apontar em seu currículo as normas técnicas que tem conhecimento pode deixar o candidato em uma situação ainda mais confortável em relação aos demais candidatos.

  • NR 10 – segurança em instalações e serviços com eletricidade
  • NR 6 – equipamento de proteção individual
  • NR 18 – uso de maquinário

Dicas para melhorar seu currículo de engenheiro de elétrico

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (instalo, estudo, aplico, executo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo de engenheiro eletricistas rápido

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de engenheiros elétricos em busca de emprego

Como fazer um currículo de recém-formado em engenharia elétrica?

Coloque suas experiências como estudante de engenharia elétrica, atividades que executou mesmo como voluntário ou em apoio a algum amigo ou familiar. Lembre-se que um currículo bem elaborado é uma carta de apresentação completa, que vai qualificar a sua candidatura e colocar o candidato na frente de muitos outros que deixaram de pensar no currículo.

O que colocar no objetivo do currículo de engenheiro elétrico?

Aquilo que determina sua vontade de atuar como engenheiro elétrico de uma empresa ou multinacional. Mostre que você é um profissional motivado e preparado para lidar com novos desafios e usar todo seu conhecimento de engenharia elétrica para ajudar a empresa.

Exemplos de CV de engenheiros elétricos

escrever cv engenheiro elétrico modelos de cv do engenheiro elétrico
cv com experiência para engenheiros elétricos nenhuma experiência cv para engenheiro elétrico

Artigos similares