Currículo de Empregada Doméstica | Exemplos + Dicas & Modelos Para Seu Currículo

Todas as casas precisam de alguém que cuide, para que as pessoas que nela habitam possam se dedicar ao trabalho e suas atividades profissionais. As empregadas domésticas são essas trabalhadoras que dedicam suas vidas para cuidar de outras pessoas.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Atualmente, em um mundo onde as pessoas estão cada vez com menos tempo livre, as empregadas domésticas são cada vez mais necessárias. Empresas e escritórios também buscam profissionais cuidadosos e zelosos para compor seus quadros de colaboradores.

Se você está em busca de uma vaga como empregada doméstica em uma casa de família ou em uma empresa, comece  pelo seu currículo de empregada doméstica. Fazer um currículo completo ajuda a passar credibilidade na hora de conseguir boas entrevistas. Para ajudar você, separamos um exemplo de como colocar no currículo uma empregada doméstica.

Exemplo de currículo de empregada doméstica

Aparecida Rodrigues
Empregada Doméstica
011954321000
aparecidarodriguescuida@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/aparecidarodriguesdolar

Resumo Profissional
Como cuidadora do lar, atuei em casas de família responsáveis pela limpeza geral de cômodos internos e externos, além de atuar na organização de todos os itens da casa. Sou responsável e possuo habilidades culinárias também. Além disso, gosto de crianças e tenho um excelente relacionamento com adolescentes e adultos, assim como pessoas de terceira idade.

Experiência de Trabalho
Cada da Família Rodrigues
Empregada Doméstica
Agosto de 2015 – Atual

  • Responsável pela limpeza dos cômodos, lavagem das roupas e organização geral;
  • Realizei as refeições do almoço para quatro pessoas e lanche da tarde para as crianças;
  • Auxílio na elaboração da lista de itens necessários para o cuidado geral com a casa;
  • Técnicas de cuidado especial de crianças, adolescentes e de pessoas na terceira idade.

Auxiliar de Serviços Gerais
Escritórios Ferreira Advogados
Janeiro de 2013 – Agosto de 2015

  • Limpeza de todos os ambientes do escritório antes da chegada dos colaboradores;
  • Responsável por cuidado do café, chá e organizar o lanche dos funcionários;
  • Acompanhamento dos ambientes utilizados pelos clientes e visitantes do escritório;
  • Realização de compras de itens como café, papel higiênico e produtos de limpeza;

Educação
Ensino Médio
Colégio Santa Quitéria
Dezembro de 1999

Atividades complementares
Liderança do Grupo de Reza da Igreja Sant’Ana dos Fiéis, em São Paulo, desde 2005.
Voluntário no Programa de Combate à Fome da Associação Moradores do Jaçanã, desde 2010.

Certificado
Curso de Empregada Doméstica Básico Online Grátis, pela Prime Cursos, concluído em 2018.
Capacitação de Cuidados Domésticos, realizado em 2015, no Centro de Apoio ao Trabalhador – CAT de São Paulo.

curriculo empregada doméstica

Como fazer um currículo de empregada doméstica (mesmo sem experiência)

Elaborar um currículo pode parecer uma tarefa difícil, por isso preparamos esse guia completo para ajudar você a escrever o seu currículo de empregada doméstica com rapidez. Mostraremos como colocar no currículo experiência como empregada doméstica, o objetivo para currículo de empregada doméstica, e muito mais.

Um com currículo precisa preencher alguns requisitos antes de ser compartilhado com quem está em busca de uma empregada doméstica. Para aumentar suas chances e se destacar no meio dos cuidados domésticos, é sempre bom observar alguns pontos importantes para seu CV.

Algumas pessoas preferem baixar currículos prontos e apenas mudar o nome e os dados de contato, mas não indicamos. As chances de seu currículo ser desconsiderado são grandes. Prefira preencher o seu próprio currículo, de acordo com suas características profissionais.

Você pode usar um dos nossos layouts completos para criar seu currículo de empregada doméstica com tudo o que você precisa.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais com LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos que levam você à se candidatar;
  • Experiência de trabalho: histórico sobre seus trabalhos e atividades anteriores;
  • Educação: dados sobre sua formação, ano de conclusão, tema do TCC;
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga;
  • Adicional: informações adicionais sobre você como idiomas, certificados, conhecimentos de software, entre outras.

Em um curriculum vitae de empregada doméstica essas partes são essenciais. Essas informações trazem valor para o seu currículo e aumentam a probabilidade de ser vista por quem está recrutando. É possível melhorar ainda mais o seu currículo.

  • Crie currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga.
  • Usar palavras-chave da vaga, facilitando a leitura do sistema de rastreamento.
  • Personalizar o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

As dicas acima valem também para currículo de empregada doméstica sem experiência. Nesse caso, você deixará de lado o histórico profissional e ficará nas suas habilidades e pontos fortes que possam colocar seu currículo em vantagem.

O que colocar no currículo de empregada doméstica

Elaborar um currículo é como organizar uma casa. É preciso pensar qual é o melhor lugar para guardar as roupas, se as camisas devem aparecer primeiro ou as bermudas merecem atenção maior. Assim, para fazer um currículo vencedor no mercado de trabalho você precisa seguir um dos três formatos a seguir.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV

Além do formato, pensar na apresentação visual do seu currículo também é muito importante. Afinal, como uma camisa amassada ou um piso encardido pode criar uma má impressão, um currículo desleixado pode afastar você da vaga de emprego como empregada doméstica de uma grande empresa.

  • Procure por currículos bonitos, com cores e elementos elegantes. O currículo é o primeiro contato que a empresa ou a pessoa terá com você. Por isso, foque em encontrar um modelo que seja agradável aos olhos.

Você pode acessar o nosso banco de dados de modelos e encontrar um modelo de currículo para empregada doméstica que seja a sua cara.

Importante ressaltar que as fontes do seu currículo, ou seja, o tamanho das letras deve ficar sempre entre 10 ou 12 pt. Esses dois tamanhos são razoáveis para a leitura e permitem que você coloque ainda mais informações no seu currículo de empregada doméstica.

📌Dica: as fontes também merecem sua atenção. Na hora de escrever seu currículo, escolha as fontes Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial. Elas são as mais conhecidas e usadas em muitos documentos. Dessa forma, você ajuda a pessoa que está recrutando a ler com mais facilidade o que você preparou com cuidado.

Título e informações de contato para empregada doméstica

Com o grande volume de currículos que recrutadores de empresas e donas de casas recebem quando uma vaga de empregada doméstica está aberta, é muito comum eles selecionarem por amostragem. Isso quer dizer que alguns currículos são escolhidos e outros excluídos sem ser lido todo o seu conteúdo.

Um dos motivos que fazem as pessoas deixarem de ler currículos é a ausência de um cabeçalho. Ele fica na parte superior do currículo e apresenta o nome do candidato, assim como o seu título e os dados para contato. Criar um cv com essas informações é essencial para ser selecionado para entrevista.

Começando bem

CORRETO
Maria da Conceição Tavares
Empregada Doméstica
(11)954-321-000
mariadaconceiçãotavares@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
linkedin.com/in/mariadaconceiçãotavaresdolar

Começando mal

INCORRETO
Maria
Contato: 95432000/não tenho email
Endereço: Avenida do Lar, Cuidados, Rio de Janeiro/RJ, CEP 01330050
Idade: 56 anos / Paixão: Culinária
Facebook: @mariazinhact
📌 Dica: aproveite o cabeçalho para chamar a atenção do recrutador. Após o seu nome, insira um título chamativo que mostre suas principais competências profissionais.
✒️ Nota: usar uma foto 3×4 também é uma ótima maneira de conseguir mais entrevistas. A partir da foto, você pode se destacar e ser chamado para uma entrevista com mais rapidez.

Experiência de empregada doméstica no mercado de trabalho

Cuidar da casa de outras pessoas é uma atividade muito íntima e requer, antes de muito, a criação de um laço de confiança. Assim como trabalhar em grandes empresas cuidando dos cuidados diários de todos os funcionários. Mostre ao recrutador que você é conhecido na área de cuidados domésticos e ganhe mais destaque.

A seção de experiência é o local adequado para informar os locais em que trabalhou, os cargos que exerceu, ainda que não estejam diretamente ligados ao cargo de empregada doméstica. O importante é apresentar sua experiência em uma lista de atividades, de 3 a 4. Veja👇

Exemplo de experiência para currículo de empregada doméstica de empresa

Alberios Contadores
Auxiliar de Serviços Gerais
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Todos as manhã, preparava o café, e chá e organizava o lanche dos funcionários;
  • Realizava a limpeza de todos os ambientes do escritório, passando pano em tudo;
  • Fazia a vistoria de hora em hora dos banheiros, para manter tudo limpo;
  • Se faltava alguma coisa, eu me deslocava até o mercado para comprar;

Exemplo de experiência para currículo de empregada doméstica de casa de família

Casa da Família Montenegro
Empregada Doméstica
Janeiro de 2015 – Fevereiro de 2022

Principais atribuições:

  • Cuidava de toda a organização dos espaços da casa, limpeza e higienização;
  • Preparava o almoço das crianças e também o lanche da tarde colocado na lancheira;
  • Levada o animal de estimação da residência para passear e também ao pet shop;
  • Realizava a lavagem da roupa, brancas e coloridas, e depois passava a ferro quente;

Caso você ainda não tenha experiência…

Se esse é o seu primeiro currículo empregada doméstica pode ficar tranquila. Você pode usar o seu currículo de empregada doméstica para incluir suas habilidades, capacidades, outros dados e pontos positivos sobre você, sua trajetória pessoal e como você se destaca para o trabalho.

Exemplo de experiência de currículo para empregada doméstica sem experiência

Dona de Casa
Dezembro 2019 – Atual

Principais atividades:

  • Cuidados diários de limpeza e higienização de todos os espaços da casa;
  • Preparo da alimentação, café da manhã, almoço e janta para meus filhos;
  • Realizo a lavagem das roupas de todos e passo todas as camisas do meu marido;
  • Costumo fazer trabalho voluntário nas associações de assistência do bairro;
Ensinamos muitas outras técnicas para você preencher seu currículo sem sentir falta da experiência. Para saber como montar seu currículo de empregada doméstica recém-formada, aproveite as dicas a seguir.

Educação: como incluir sua formação em cuidados do lar

A educação é um elemento importante para quem está em busca de um emprego. Atualmente, há muitas pessoas em busca de vagas e se mostrar um profissional especializado é uma ótima maneira de se destacar. Na área de educação você colocará os cursos que fez, certificados que obteve e outros dados que achar relevante.

Uma dica é começar pelo nome em que se formou e o grau de ensino que alcançou. Pode colocar o ensino médio e até o fundamental. Se tiver realizado algum curso de especialização em serviços domésticos ou gerais, essa é a hora de informar. Confira alguns modelos para você se basear.

Colégio Estadual Manuel de Almeida
Ensino Médio
Dezembro de 2005

Ministério da Educação do Brasil
Programa Brasil de Alfabetização
Concluído em 2015

Curso de Limpeza e Serviços Gerais
Centro de Apoio ao Trabalhador – CAT/SP
Concluído em Agosto de 2019

Habilidades de um empregada doméstica em seu currículo

Para destacar seu currículo entre os candidatos da vaga anunciada, separa uma seção do seu currículo para apontar suas habilidades profissionais. Elas podem ser divididas em duas, habilidades específicas (hard skills) e habilidades gerais (soft skills). Confira alguns exemplos.

Hard Skills

  • Limpeza de janelas
  • Organização de armários
  • Passagem a ferro
  • Limpeza de vidros
  • Serviços Gerais
  • Listas de compras
  • Conhecimentos culinários
  • Cuidadora de Idosos

Soft Skills

  • Pontualidade
  • Confiança
  • Honestidade
  • Comunicação
  • Organização
  • Apoio
  • Cuidado
  • Educação

Resumo profissional para currículo empregada doméstica

Fazer um resumo sobre você também é uma ótima maneira de atrair mais atenção para o seu currículo. O resumo deve ser curto e objetivo. Em poucas palavras você precisa ressaltar seus pontos fortes e prender a atenção do leitor. Veja dois exemplos.

CORRETO
Como cuidadora do lar de famílias tenho experiência em limpeza, organização, cuidado de crianças, conhecimentos de culinária e muito mais. Estou sempre pronta para contribuir da melhor maneira, sou confiável e tenho cartas de recomendações de antigos patrões.
💡Use o resumo para falar, em poucas palavras, o máximo sobre você. Explore suas habilidades e sua experiência na área, além de informar um elemento que pode ser o diferencial.
INCORRETO
Sou empregada doméstica e estou pronta para cuidar de você e da sua casa/empresa. Sou honesta e vou manter tudo limpo, Pode ficar tranquilo que sua casa está em boas mãos.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de empregada doméstica

Você também pode colocar seus objetivos como empregada doméstica da casa ou da empresa que está se candidatando para trabalhar. Escreva frases curtas e coloque elas uma seguida da outra. Veja alguns exemplos para objetivos de empregada doméstica.

  • Cuidarei de você e da sua família com todo o carinho e atenção merecida.
  • Quero poder contribuir com minha experiência para melhorar o dia a dia da empresa.
  • Manter tudo limpo para que os funcionários possam se dedicar ao trabalho.

Seções adicionais

Ao final do seu currículo, se ainda sobrar espaço, coloque seções adicionais para deixar o recrutador ainda mais instigado para convidar você para uma entrevista. A seção dependerá das suas habilidades, selecione-as de acordo com suas melhores capacidades. Veja alguns exemplos.

Conhecimentos gastronômicos

No cuidado diário de casas e escritórios, uma emprega doméstica também é muito requisitada para fazer a comida de todos os moradores ou funcionários. Você pode usar a seção adicional do seu currículo para informar os tipos de pratos que conhece e suas habilidades culinárias;

  • Cozinha Vegetariana
  • Panificação no SENAC
  • Cortes de Carnes e Aves

Especializações

Uma empregada doméstica completa está em vantagem na hora de conseguir um bom emprego. Informar que você sabe cuidar de crianças, adolescentes e idosos pode render pontos positivos na hora de enviar o seu currículo. Separe uma seção adicional para isso.

  • Cuidado e zelo com crianças
  • Boa comunicação com adolescentes
  • Cuidados especiais para Idosos

Cursos Complementares como Empregada Doméstica

Você também pode usar as seções adicionais para incluir os cursos que deixou de adicionar na seção de educação. No campo dos cuidados domésticos existem inúmeras técnicas que podem aumentar a sua pontuação junto ao contratante. Veja alguns exemplos de cursos para colocar.

  • Cuidador de Idoso – Faculdade Unimed
  • Noções de Primeiros Socorros – SENAT
  • Certifica em Língua Brasileira de Sinais – INES

Dicas para melhorar seu currículo para empregada doméstica

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (cuido, limpo, passo, higienizo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para empregada doméstica

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de empregada domésticas em busca de emprego

Por que fazer currículo para empregada doméstica?

Fazer um currículo de empregada doméstica é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre você, entender seus pontos fortes e pontos fracos. Quem busca trabalho prefere baixar modelo de currículo da empregada doméstica pronto, no entanto, opte sempre por fazer o seu.

O que colocar no currículo da empregada doméstica?

Você pode colocar tudo sobre você, desde sua formação, certificados, habilidades profissionais e até dizer qual é o seu objetivo como empregada doméstica da casa de família ou empresa e escritório. Coloque o máximo de você no seu currículo e conseguia convites para entrevistas.

Use um modelo pronto para seu currículo de empregada doméstica!

nenhuma experiência cv para ajudante doméstico

escrevendo um cv de empregada Exemplos de CVs para ajudantes domésticos
cv experiente ajudante doméstico modelos de cv para empregados domésticos

Artigos similares