Como Elaborar um Currículo de Designer Gráfico | Exemplos + Dicas e Modelos

Profissional que ganha cada vez mais relevância em um mundo conectado por redes sociais, o designer gráfico está em alta. Com a popularização da internet, empresas de diversos setores estão em busca de trabalhadores do campo de design gráfico para tarefas de todos os tipos.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Criação de conteúdo para redes sociais, peças publicitárias, e-books, diagramação são apenas alguns dos trabalhos de um designer gráfico. Para entrar nesse mercado de trabalho, criar seu currículo de designer gráfico será o seu primeiro trabalho. Com nossas dicas, vai ser fácil.

Aqui separamos os melhores truques para aumentar as chances do seu currículo para designer gráficos se destacar. Começamos mostrando um exemplo de currículo de designer gráfico para usar como modelo de currículo. Se preferir, pode usar um dos nossos layouts. Vamos lá!

Exemplo de currículo para designer gráfico

Iago Josias
Designer Gráfico | Artista Digital
011954321000
iagojosiasdg@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/iagojosiasdg

Resumo Profissional
Graduado em Design com ênfase em Comunicação Visual e Marketing Digital pela Escola dos Publicitários do Brasil, atuo há 3 anos no desenvolvimento de soluções criativas para marcas e empresas aumentarem o destaque no mercado. Tenho certificação em Adobe Photoshop, CSS, HTML e Adobe Illustrator.

Experiência de Trabalho

TurnOn – Agência de Publicidade
Designer Gráfico
Agosto de 2020 – Atual

  • Criação e desenvolvimento de conteúdos gráficos para mídias digitais dos clientes.
  • Elaboração de layouts online e offline para realização de práticas de endomarketing.
  • Apoio à equipe de publicidade na criação de materiais publicitários para campanhas.
  • Responsável pela diagramação de todo o material publicitário da agência.

Prefeitura Municipal de São Paulo
Estagiário de Comunicação
Setembro de 2018 – Julho de 2020

  • Apoio ao time de comunicação na elaboração de materiais para campanhas.
  • Atuação na campanha de prevenção durante a pandemia do coronavírus.
  • Criação de banners para PressKit, Landing Pages, Redes Sociais e Banners.
  • Desenhos de logos e imagens educativos para as sub-prefeituras municipais.

Projetos
Ilustração para o livro infantil “O Gato e o Sapo” da escritora Alessandra Reina, lançado pela editora Contos Fantásticos em 2022.

Educação
Bacharelado em Designer Gráfico
Centro Universitário de Artes Visuais de SP
Dezembro de 2020

Atividades complementares
Trabalho Voluntário como Designer Gráfico da Associação Unidos Pela Vida na produção de campanhas durante o ano de 2018
Participação no Webseminário “Colagens e Vetorização: Ilustrando em dias”, em 2021

Certificado
Pós-graduação em Comunicação Visual e Marketing em Mídia Digitais, pela EPB, em 2019.
Especialista em Pacote Adobe, Instituto de Artes Gráficas de São Paulo, concluído em 2021.

Exemplo de Currículo de designer gráfico freelance

Diego Almeira
Designer Gráfico Freelance
011954312000
diegoalmeidadesigner@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/designerdiegoalmeira

Resumo Profissional
Designer Gráfico freelancer, atuo no mercado de comunicação visual há 7 anos, prestando serviços de diagramação, brandmark, criação de flyers, banners para impressão ou divulgação web. Possuo certificado em ilustração digital e também em 3D. Com mais de 1.000 horas de trabalho e 20 grandes projetos concluídos.

curriculo designer grafico

Como fazer currículo para designer gráfico

O campo das artes gráficas está em franca expansão. Com a necessidade das empresas em transportarem suas atividades para o mundo virtual, os profissionais de design se tornaram profissionais requisitados. Muitas vagas de designer são divulgadas todos os dias no mercado.

Para elaborar um currículo criativo de designer gráfico e aumentar as chances de contratação, é importante observar a estrutura básica de todo o CV. A experiência profissional e educacional são importantes para dar destaque ao seu perfil, porém, é preciso incluir outras seções.

Além dessas seções, é importante que seu currículo designer gráficos tenha um aspecto visual elegante, afinal, você é um profissional do campo das artes gráficas. Se quiser, você pode usar um dos nossos modelos de currículo de designer gráficos para fazer um currículo que seja a sua cara.

  • Título/cabeçalho: nome, título, estado civil, contato (e-mail e WhatsApp), LinkedIn.
  • Resumo/objetivo de currículo: objetivos profissionais e motivos da candidatura.
  • Experiência de trabalho: informações sobre seus empregos anteriores.
  • Educação: histórico educacional, faculdade, cursos e especializações no setor.
  • Habilidades: competências pessoais que agreguem valor ao seu currículo.
  • Adicional: dados gerais sobre você que possam incrementar ainda mais seu CV, como idiomas que fala, certificados específicos, cursos complementares, entre outras.

Todo currículo que objetiva ser competitivo precisa contar com essas seções. A concorrência no mercado é implacável e sem dados completos sobre você, as chances de ser descartado são altas.

  • Certifique-se de adaptar seu currículo para cada vaga que se candidatar.
  • Coloque as palavras-chaves da vaga no currículo por conta do sistema de rastreamento.
  • Aproveite o título para personalizá-lo conforme os requisitos buscados pela empresa.
  • Inserir dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

O que colocar no currículo de designer gráfico

Agora que você sabe como estruturar seu currículo e as principais seções que ele deve ter, ensinaremos como colocar o conteúdo. Existem muitas maneiras de apresentar seus dados e informações, mas são três as melhores formas: a cronológica reversa, a funcional e mista.

  • Formato cronológico reverso: nesse formato o histórico profissional ganha destaque. Os dados dos seus últimos empregos devem ser inseridos do mais recente ou atual para o mais antigo. Assim o recrutador conhece a sua evolução profissional.
  • Formato currículo funcional: o modelo funcional privilegia a educação do candidato. Ideal para quem está em busca do primeiro emprego ou muda bastante de emprego, no formato funcional sua faculdade, cursos e certificados aparecem em primeiro.
  • Formato currículo combinado ou misto: designer gráficos com bom histórico de trabalho e educacional podem usar o modelo combinado ou misto. Unindo trabalho e educação em um currículo suas chances de ser contratado aumentam bastante.

Apresentação visual de seu CV

Em uma caixa de entrada repleta de currículos para ler em pouco tempo, o recrutador acaba dando preferência para aqueles que visualmente são melhores. Afinal, um currículo com boa apresentação visual é mais fácil de ler. E um designer deve saber que a questão visual é mais importante no campo dos desenhos gráficos.

  • Use e abuse da sua criatividade, com moderação. O currículo deve ser original, mas sem ultrapassar os limites do bom senso que o setor profissional pede.

Aproveite um modelo de currículo de designer gráfico para escolher um mais adequado ao seu estilo e a vaga. Certifique-se de usar fontes no tamanho 10 ou 12 pt, sempre. Com isso você facilita a vida do recrutador que conseguirá ler seu currículo com facilidade.

📌Dica: fuja das fontes diferentes. É algo tentador, mas prefira as fontes mais populares. Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial são as mais indicadas. Elas são fáceis de ler.

Título e informações de contato

Com o grande volume de currículos que recrutadores recebem todos os dias, é muito comum eles criarem mecanismos de triagem para seleção. O principal deles é a estrutura e a estética, assim, currículos bem feitos ganham preferências. Em segundo lugar, vem o cabeçalho.

O cabeçalho é o topo do currículo, local em que é colocado o nome, o título do profissional e informações para contato. Em nosso modelo de currículos designer gráfico pronto o nome ganha destaque, sempre com uma bela letra, seguido pelo título abaixo e os dados de contato.

Começando bem

CORRETO
Amanda Freitas
Artista e Designer Gráfica
(11)954-321-000
amandafreitas@gmail.com
Natal, RN
linkedin.com/in/amandafreitas

Começando mal

INCORRETO
Amanda Freitas
Contato: 95432000/amandinha1995@gmail.com
Endereço: R. das Artes Visuais, Natal, RN, CEP 01330050
Idade: 23 anos / Hobbie: Pintura
Face: @damandenha
📌 Dica: aproveite o cabeçalho para chamar a atenção do recrutador. Após o seu nome, insira um título criativo que se relacione com suas principais competências profissionais.
✒️ Nota: insira uma foto 3×4 também, caso se sinta confortável. É sempre bom usar todos os recursos a disposição para conseguir um emprego.

Demonstre sua experiência em designer gráfico

O currículo é o melhor caminho para conseguir uma entrevista de emprego. Colocar seus dados educacionais legitima sua candidatura para a vaga. Um profissional experiente é sempre uma grande vantagem para a empresa que pode economizar tempo e treinamento.

Para mostrar sua experiência na área, use seu histórico de trabalho. Coloque o nome das empresas para as quais prestou serviços, seja como designer freelancer ou registrado. O formato é simples: nome, cargo, período e três a cinco bullets points resumindo suas atividades. 👇

Exemplo de experiência para currículo de designer gráfico

Designer Virtual Inteligente
Designer Gráfico
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Desenvolvimento de novos conceitos e layouts para os materiais de publicidade.
  • Recebimento de demanda do setor de criação e elaboração de esboço inicial.
  • Edição fotográfica, tratamento e reparação de imagens, melhoria da qualidade.

Exemplo de experiência para currículo de designer gráfico freelancer

Designer Gráfico
Freelancer

Principais atribuições:

  • Elaboração de logos, guias de identidade visual, brandbook e anúncios.
  • Criação de artes para mídias sociais, email marketing, landing pages e outros.
  • Desenvolvimento de para empresas de diversos setores do mercado.
  • Edição de vídeo e motion design com recursos do Adobe Premiere e After Effects.

Caso você ainda não tenha experiência…

A experiência profissional é um elemento importante na hora de disputar vagas no mercado de trabalho. Entretanto, a experiência pode ser dispensável em alguns casos. Designer gráficos recém-formados que nunca realizaram estágio podem usar essa parte para falar sobre outras atividades, como acadêmicas e voluntárias, por exemplo.

Exemplo de experiência para currículo de designer recém-formado

Faculdade de Desenho Gráfico
Graduando em Designer

Principais atividades:

  • Voluntário nas aulas de desenho gráfico para apoio do Professor
  • Elaboração e Composição de Projetos Gráficos Vetorizados – Nota 10
  • Trabalho de Conclusão de Curso: “Metodologias de Diagramação 2.0”

Educação: como incluir sua formação em design gráfico

Fundamental para quem almeja boas posições profissionais em empresas, a educação merece destaque em um currículo de designer gráfico. Logo após a seção dedicada à experiência de trabalho, o histórico educacional também segue uma estrutura padrão que deve ser observada.

Ao inserir um dado sobre sua formação, coloque o nome do curso, seguida da instituição de ensino e o ano da conclusão. Primeiro, a faculdade, seguida de pós-graduação, especialização e certificados. Aproveite o espaço para inserir também cursos que realizou em outras áreas.

Design Gráfico
Faculdade de Artes Digitais
Dezembro de 2021

Udemy
Design, UX e Design Thinking: Experiência do usuário nos negócios
Concluído em 2020.

Habilidades de um designer no currículo

Mostrar suas qualificações como designer gráfica vai além do que dizer onde trabalhou e estudou. Como um bom profissional dinâmico e próprio do mundo globalizado, você deve dizer quais são as suas habilidades específicas (soft skills) e habilidades específicas (hard skills).

Hard Skills

  • Photoshop
  • Illustrator
  • InDesign
  • HTML
  • UI/UX Design
  • Tipografia
  • Geração de Ideias
  • Design Impresso
  • Adobe Creative Suite
  • Microsoft Office Suite

Soft Skills

  • Inovação
  • Criatividade
  • Comunicação
  • Narrativa
  • Gerenciamento
  • Colaboração
  • Inovação
  • Multidisciplinar

Resumo profissional do seu currículo para designer

Elaborar um pequeno parágrafo resumindo suas principais competências e habilidades é uma excelente maneira de atrair a atenção do recrutador para o seu currículo. Um resumo deve ser informado e ser breve, ao mesmo tempo. Ao escrever o seu resumo, fique atento a isso.

CORRETO
Design Gráfico com 3 anos de experiência na área de desenvolvimento de marcas, estratégias de branding e comunicação visual. Trabalhei em projetos de comunicação para alunos de escolas de direitos, criação de layouts para sites e aplicativos. Especialista em UI/UX Design e Design Thinking.
💡O resumo deve ser completo e sucinto. Em três ou quatro linhas explique os motivos que você combina com a vaga.
INCORRETO
Designer gráfico criativo e inovador, sempre disposto a aprender novas linguagens. Apreciador de artes, quero contribuir com minha experiência de trabalho.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre o profissional ou seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional para um currículo de designer gráfico

Crie uma seção dedicada para explicar o seu objetivo como designer. Explore seus desejos e o que move você como profissional para criar um objetivo original e encantar o recrutador. Use frases para currículo designer gráfico assertivas, deixe o recrutador instigado a conhecer você pessoalmente. Há muitas formas de escrever objetivos, nossa sugestão é usar bullets points.

  • Quero ajudar na criação de uma identidade única e especial para a empresa.
  • Participar na construção de um material de comunicação sólido e eficaz.
  • Criar soluções inovadoras para problemas comuns de comunicação visual.

Seções adicionais do seu currículo para designer

Aplicativos e Programas

As ferramentas de trabalho de todo designer, os aplicativos e programas devem ser colocados em destaque no seu currículo, na seção de educação. Você pode separar uma parte do seu currículo para inserir uma lista apresentando todos os softwares que você trabalha.

  • Adobe Photoshop Avançado
  • Adobe Illustrator Avançado
  • HTML Avançado

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de designer para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Se fluente, informe o nível de proficiência.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Certificado Espanhol SIELE
  • Goethe-Zertifikat A1 em Alemão

Referências

No mundo das artes as referências dizem muito sobre os profissionais. Afinal, o campo do design gráfico é uma área de artes, aplicada no mundo digital. Um bom designer com boas experiências atrai o interesse. Use a seção adicional para criar uma lista com designer que você reverencia.

  • Martina Flor
  • Bao T. Nguyen
  • Otl Aicher

Dicas para melhorar seu currículo para designer gráfico

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (crio, desenho, inovo, planejo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para designer gráfico

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo atual é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de designers gráficos em busca de emprego

Qual deve ser o meu objetivo currículo de designer?

O objetivo do seu currículo de designer gráfico deve estar alinhado como as necessidades buscada pela empresa contratante. Ele pode ser desde a criação de identidade, divulgação da marca, desenvolvimento de uma comunicação visual humanizada, entre outros objetivos.

Porque colocar as habilidades currículo de designer gráficos?

Designer são profissionais modernos, próprios de um mundo digitalizado, que precisam dominar algumas habilidades práticas. Informar todas suas habilidades como um designer garantirá um destaque especial para o seu currículo, especialmente quando você possuir habilidades que poucos designer possuem.

Devo enviar currículo de designer gráfico pdf?

O formato mais indicado para enviar um currículo é o formato .PDF, pois mantém as qualidades gráficas do documento. Em .PDF o recrutador consegue fazer download com mais facilidade e separar o seu currículo para chamar você para uma entrevista.

Veja nossas modelos para seu currículo de designer gráfico!

cv graphiste CV graphiste
rédiger un CV de graphiste télécharger CV graphiste

Artigos similares