Dados Para Currículo: Dicas e Exemplos Para Inserir no Seu CV

Elaborar um currículo é uma tarefa que demanda atenção a cada detalhe. Uma simples informação colocada de uma maneira errônea pode colocar um candidato competente no último lugar de preferência na lista dos recrutadores. Por isso, toda atenção é pouca.
dados para curriculo

Create your resume in minutes

Neste artigo vamos abordar a questão dos dados para currículo, uma parte do CV que poucos concorrentes se atentam. Apesar da pouca importância dada pelos candidatos, os dados do seu currículo são elementos essenciais para garantir um convite para uma entrevista de emprego.

Entre os dados que vamos analisar estão o e-mail, telefone, redes sociais, estado civil. Cada uma dessas informações deve ser compreendida na hora de elaborar o seu currículo e para te ajudar preparamos um guia completo de como colocar os dados no currículo e garantir que seu CV está entre os selecionados.

Porque elaborar um currículo com dados corretos

Como você sabe, ensinamos os candidatos das mais diversas áreas e elaboramos currículos completos e adaptados para todo o tipo de vaga de emprego. O mercado de trabalho é um campo de concorrência grande e usar as melhores técnicas para se destacar é essencial.

Quanto mais completos forem os seus dados, melhor será a sua colocação entre os candidatos a uma vaga de emprego. O motivo é bem simples. Um trabalhador que se preocupa em criar um CV organizado, com dados adequados, tem a preferência de qualquer recrutador.

A organização demonstrada na hora de construir o seu CV indica que você é um profissional dedicado e pronto para atuar dentro de empresas de grande porte. Nesses locais, o espírito de organização é primordial. Uma das habilidades mais buscadas no mercado de trabalho atual.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Essas são as seções que todo currículo que queria ser competitivo deve ter. Note que os dados são os primeiros elementos a serem elaborados – e apresentados – do seu curriculum vitae. Por isso, quanto mais você pensar em como escrever os seus dados, melhor será a eficiência do seu CV.

🎁 Como aprimorar o cabeçalho do seu currículo para o processo seletivo

Na hora de escrever o seu currículo, o candidato deve estar atento ao fato de que os processos seletivos atuais são feitos por máquinas. Os programas de recrutamento analisam os currículos considerando determinadas variáveis, e seleciona apenas os que estão dentro dos requisitos da vaga.

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chave  em todo o seu currículo, inclusive nos dados.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Note que essas dicas podem ser aplicadas em todo o seu currículo, mas também na parte dos dados. Por ser a primeira parte do seu currículo, a seção onde ficaram os dados merece uma atenção especial na hora da elaboração. Vamos ensinar como melhorar isso.

Dados pessoais no currículo: tipos e ideias

Quem nos acompanha sabe que damos valor e destaque para o cabeçalho de todo currículo que ajudamos nossos leitores a escrever. Quanto mais destacado for o início de um currículo, melhores serão as chances do candidato de ser convidado para uma entrevista de emprego.

Uma pergunta muito comum porque está começando a preparar currículos, seja de forma independente ou profissional, é em relação aos dados. Quais dados devo inserir no currículo? A resposta é que depende. Existe uma lista de dados obrigatórios, mas outros dados também podem compor a parte inicial do seu currículo.

Começando bem

CORRETO
Roberto Almeida Valadares
Engenheiro de Software Back-End
robertoalmeidavala@email.com
(11)954-321-000
São Paulo, SP
linkedin.com/inrobertoalmeidalavacandidato

Começando mal

INCORRETO
Roberto
Contato: 95432000/robertinhodobar@emaill.com
Endereço: Rua Endereço, São Paulo, CEP 123456
Idade: 34 anos / Hobbie: Jogos eletrônicos
Facebook: @robertoalmeida

Vamos começar a nossa análise por dois exemplos de cabeçalho de um currículo. No primeiro exemplo temos o caso de um candidato que colocou seu nome, sua formação e especialização em seguida, dados para contato como e-mail e telefone, sua localização e sua rede social.

Note que todos os dados inseridos são funcionais e cumprem determinada finalidade dentro de um currículo. Por isso, são apresentados de forma organizada e em uma sequência lógica. Já no segundo exemplo, o mesmo candidato apresenta seus dados de uma forma desorganizada.

A questão da organização é essencial, como tratamos em vários artigos sobre a estrutura dos currículos, mas além da organização do seu currículo, é preciso pensar nos dados estratégicos que vai inserir. Vamos pensar em cada um deles?

Nome do candidato: insira completo

O nome do candidato merece todo o destaque necessário no currículo. É o nome que vai criar a identidade entre candidato e recrutador. Daí, inserir o seu nome completo é essencial para quem quer conseguir uma entrevista de emprego em uma grande empresa ou multinacional.

💡 De acordo com o Código Civil Brasileiro, o nome é composto de prenome e sobrenome. O prenome é o primeiro nome, que pode ser simples ou composto, aquele escolhido pelos pais no registro. Já o sobrenome é o que vem depois, normalmente o mesmo dos pais.

Evite abreviações desnecessárias. Sim, ainda hoje muitos currículos são enviados com o nome do candidato abreviado. Aproveite o espaço do seu currículo para inserir o seu nome completo, com todos os sobrenomes. Claro que, no caso de um candidato com o mesmo sobrenome de Dom Pedro, escolha apenas os sobrenomes que você costuma usar.

Título: como colocar no seu cabeçalho

O segundo dado mais importante de um currículo é o título do candidato. Entende-se por título a forma como o candidato se apresenta profissionalmente. Pode ser a sua formação como no nosso exemplo, mas também o cargo que atuou por tempo no mercado de trabalho.

✒️Em qualquer texto e documento, o título é o convite para a leitura do restante do conteúdo. No seu currículo, o título deve atrair a atenção do recrutador para o fato de que você é o candidato que ele está buscando. Adapte o título de acordo com a vaga para qual concorre.

Pense no seu título de uma maneira estratégica com as outras informações, por exemplo, com a experiência e formação. Um título adequado vai destacar o seu currículo e conseguir um convite para uma entrevista de emprego. Elabore seu título de acordo com a vaga.

E-mail no seu currículo: qual colocar?

Outro aspecto importante de um currículo é o endereço de e-mail. Apesar de muitas vezes as candidaturas serem efetivas através de um e-mail, algo que vem caindo em desuso em razão das novas ferramentas de processo seletivo, inserir seu e-mail no cabeçalho é essencial.

🎁Evite usar e-mail com endereços muito pessoais ou informais. Prefira criar um endereço de e-mail mais formal, apenas para trocar correspondências com recrutadores e empresas de recursos humanos. O nome usado no seu e-mail diz muito sobre você.

Coloque um e-mail adequado para o cargo ao qual está concorrendo. Lembre-se de usar o seu nome, sobrenome e alguma outra informação, como seu título ou seu cargo profissional. Criar um e-mail atrativo também vai render pontos na hora de se candidatar a uma vaga.

Telefone para contato no currículo

Ainda que o e-mail sirva como meio necessário de contato, muitas empresas preferem entrar em contato com o candidato por meio do telefone. Ao ouvir a voz do candidato, os recrutadores já sabem se podem contar com aquele profissional ou devem seguir para outra pessoa.

⚠️Lembre-se de sempre verificar se o telefone adicionado está correto. Muitos candidatos acabam perdendo a chance de trabalhar na empresa dos sonhos porque colocaram um telefone incorreto, impossibilitando o contato do recrutador.

Endereço: devo colocar no meu currículo?

Outro dado pessoal que pode ser inserido no seu currículo é o endereço. Ainda que as chances de um candidato enviar uma carta para você sejam mínimas, o endereço cumpre uma função no seu currículo: indicar qual a distância da sua residência para o trabalho.

📌Grandes empresas não se preocupam com a distância entre a casa do candidato para a vaga de trabalho. Entretanto, se você está concorrendo para uma empresa de pequeno ou médio porte, o endereço vai indicar qual será o custo de transporte que a empresa deverá desembolsar caso contrate você.

É contra-indicado inserir um endereço que não corresponda ao seu endereço, apenas para passar a mensagem de que você mora perto do trabalho. Cedo ou tarde, seu endereço será descoberto. O ideal para quem não quer colocar o endereço completo é inserir apenas o nome da cidade.

Redes sociais: qual devo colocar no currículo

Uma informação relevante nos dias atuais, o endereço da rede social do candidato deve estar em um currículo que tenha a pretensão de ser atual e moderno. Todo mundo tem ao menos uma rede social, e os profissionais também fazem parte dessa estatística.

👉A melhor rede social para colocar no seu currículo é, de longe, o LinkedIn. Uma rede voltada para profissionais e oportunidades no mercado de trabalho, o seu perfil na rede pode ser um complemento ao seu currículo.

Se concorre para vagas do mercado audiovisual, redes como Instagram ou Tik Tok também podem ser usadas. Do mesmo modo, para uma vaga de redator, é sempre importante mostrar um portfólio. Redes sociais como Facebook podem ser indicadas.

Estado civil: um dado pessoal do passado

Muitas candidatos questionam a necessidade de inserir o estado civil no currículo. Quando se pega um modelo de currículo do passado, é bem provável encontrarmos uma informação relativa ao estado civil do candidato. Isso acontece porque as pessoas casas eram bem vistas pela sociedade, enquanto os solteiros não, principalmente as mulheres.

🎁Falar sobre o estado civil pode ser visto como um aspecto machista das empresas. Por isso, recrutadores antenados com as mudanças sociais e as conquistas das mulheres, pararam de solicitar o estado civil dos seus candidatos.

Essa visão machista foi superada pela sociedade e atualmente as empresas, a maioria delas, não questiona o estado civil dos candidatos. Afinal, pouco importa se o candidato é casado ou solteiro, o importante são as competências que possui para a vaga de emprego.

Outros dados importantes para o mercado de trabalho

Por fim, saber quais são os dados que devem constar em um currículo para torná-lo atrativo aos selecionadores, é uma tarefa de cada candidato. Os dados pessoais são importantes para qualquer candidato, mas também podem ser complementados com outras informações.

  • Habilitação: CNH, BREVE, ARRAIS
  • Licenças profissionais: OAB, CREA, outros
  • Portfólio: link para os seus trabalhos

Uma forma de aprimorar ainda mais a seção de dados pessoais do seu currículo é inserir alguma dessas informações. As habilitações são importantes para buscar um trabalho como motorista, piloto ou capitão. Já as licenças podem ser o diferencial para quem quer trabalhar em grandes escritórios. E o portfólio é uma excelente ferramenta para criativos. Além disso:

Esses e outros dados podem ser inseridos no seu currículo, mas em outra seção que não a parte inicial. No caso, os cursos técnicos podem ser colocados na seção adicional do seu currículo. Separe um campo para falar sobre suas conquistas, em forma de lista ou por meio de um texto. Assim como pós-graduação, mestrado e doutorado, podem ser colocados no título.

Melhorando o seu currículo com dados específicos

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional de dados pessoais no currículo.

  • Use palavras de ação (estudo, projeto, avalio, analiso) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo com dados pessoais pronto

  • Conferir o nome, título, informações de contato e dados pessoais no currículo.
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Além dos dados pessoais no currículo, use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas frequentes sobre dados em currículo

Quais são os dados necessários para fazer um currículo?

Nome, sobrenome e cargo. Telefone para contato. E-mail profissional. Rede social mais adequada para a vaga que concorre. Esses dados são essenciais em qualquer currículo que queira concorrer a boas vagas. Além deles, outros dados podem ser inseridos a depender da vaga, como licenças, certificados e outros.

Dados para um currículo de primeiro emprego

Ao concorrer a sua primeira vaga de emprego, tenha em mente que o mais importante é passar as suas informações de maneira adequada. Confira se o seu telefone está certo, seu e-mail também, isso porque, um erro de digitação pode tirar você da fila do primeiro emprego.

Use um modelo nosso para escrever seu currículo!

Similar Articles