Exemplo de Currículo de Jovem Aprendiz | Modelo + Dicas

A primeira vez a gente nunca esquece, inclusive a primeira experiência de emprego. Além de ser a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho, ser contratado como jovem aprendiz é uma ótima oportunidade de aprender e desenvolver o lado profissional.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Jovens que buscam o primeiro emprego também têm a oportunidade de aprendizado na hora de elaborar um currículo. Ferramenta essencial para encontrar boas oportunidades de emprego e melhores salários, o currículo é um documento que demanda técnica para ser elaborado.

Para ajudar quem busca o primeiro emprego, preparamos este breve guia de como fazer o seu currículo de jovem aprendiz em alguns passos. Veja a estrutura adequada e tudo o que você precisa inserir dentro do seu currículo para jovem aprendiz e consiga o primeiro emprego.

Exemplo de currículo de jovem aprendiz

Rafael Bernardo Campos
Estudante
011954321000
rafaelbernardocampos@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/rafabercampos

Resumo profissional
Estudante no segundo ano do ensino médio do Colégio Estrela do Norte, com pretensão de me tornar Administrador de Empresas. Tenho aptidão para lidar com rotinas administrativas, organização de ambientes, além de boa comunicação verbal e escrita. Atuo como voluntário em atividades escolares, além de ajudar professores e alunos em aulas de reforço escolar, como tutor da classe.

Experiência profissional
Blog Soluções Informática
Proprietário
Dezembro de 2020 –  Atual

  • Criação de conteúdo sobre questões tecnológicas de aparelhos celulares e notebooks;
  • Elaboração da pauta e calendário editorial para envio dos materiais e artigos online;
  • Resposta de e-mail com dúvidas e comentários gerais deixados por leitores do blog;
  • Responsável por cuidar da hospedagem e manutenção dos serviços hospedados;

Escritório de Administração
Jovem Aprendiz
Agosto de 2019 – Agosto de 2020

  • Elaboração de planilhas para controle de custos, com conhecimento de fórmulas;
  • Atendimento ao cliente para suporte e esclarecimento de dúvidas e questionamentos;
  • Preparo e composição de documentos de assuntos diversos de interesse da empresa;
  • Suporte em rotinas administrativas para realização de cópias e protocolos gerais;

Educação

Colégio Estrela do Norte
Ensino Médio
Previsão de conclusão – Dezembro de 2023

Escola Técnica do Estado
Técnico em Administração de Empresas
Previsão de Conclusão – Dezembro de 2023

Atividades complementares
Aluno tutor das aulas de reforço em matemática do 2.º ano do Ensino Médio do Colégio Estrela do Norte;
Orador da turma na formatura da oitava série do 4A do Ensino Fundamental do Colégio Estrela do Norte em 2020;

Certificado
Conhecimentos Básicos de Informática pela Escola Online de Cursos Inteligentes, em 2021;

Como fazer um currículo de jovem aprendiz (mesmo sem experiência)

Encontrar uma chance no mercado de trabalho é o primeiro grande desafio de um profissional que almeja um lugar de destaque em empresas. Essa jornada começou ainda cedo, na busca por uma vaga de jovem aprendiz em multinacionais e órgãos públicos.

Assinar o primeiro contrato de trabalho é o sonho de muitos jovens e adolescentes brasileiros e a melhor maneira de conseguir esse estágio em grandes empresas é preparando um currículo completo. Inclusive, para quem não possui experiência, o currículo é essencial.

Um currículo de jovem aprendiz deve contar com algumas seções essenciais para que o jovem tenha mais chances de ser chamado para uma entrevista de emprego. Veja a seguir tudo o que você precisa elaborar nos seu currículo para alcançar o seu objetivo de primeiro emprego.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Um modelo de curriculum vitae para jovem aprendiz deve contar com todas essas seções, caso contrário, a sua candidatura pode ficar pelo caminho. Desenvolver muito bem cada uma dessas seções é a chave para conseguir uma vaga mais rápido, mesmo que não tenha experiência na área.

Antes de explicar como você pode usar um modelo de currículo de jovem aprendiz para fazer o seu próprio currículo, vale destacar que os processos seletivos atuais são feitos com apoio de softwares de inteligência artificial. Por isso, para preparar o seu currículo, vale a pena:

  • Criar currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga ;
  • Usar  palavras-chave  ligadas ao anúncio da vaga;
  •  Personalizar o título  conforme as características buscadas pela empresa;
  • Inserir dados e características relacionados aos requisitos da vaga;

Essas dicas podem ajudar o jovem que busca uma estágio ou uma vaga de jovem aprendiz em empresas e órgãos públicos com mais eficiência. A seguir trabalharemos cada uma das dicas de forma completa, para você elaborar o currículo perfeito para o seu primeiro emprego.

O que colocar no currículo de jovem aprendiz

Ao iniciar a elaboração do seu currículo de menor aprendiz, a estrutura merece atenção. Como se trata de um currículo diferentes dos modelos padronizados que existem no mercado, uma vez que a experiência profissional – principal seção de todo currículo – ficará em segundo plano.

No currículo de jovem aprendiz, outras informações devem aparecer e serem destacadas. Daí, pensar na estrutura do seu currículo – como essas seções serão elaboradas –  é o primeiro passo da sua jornada. Observe os três formatos de currículos mais populares do mercado.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funcional, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Esse é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e possui pouco conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

No caso, a escolha da estrutura ideal vai depender da sua experiência profissional. Se você, assim como no nosso exemplo, possui alguma experiência no mercado de trabalho, indicamos que use o formato cronológico reverso. Entretanto, se não tiver experiência, pode ficar tranquilo que os formatos funcional e combinado vão te ajudar.

Apresentação visual de seu CV de jovem aprendiz

Em se tratando de um currículo jovem aprendiz, a experiência e a formação acabam sendo deixadas em segundo plano. Focar em outros itens do currículo é a chave para conseguir uma boa entrevista de emprego. Um desses itens é a apresentação visual do seu currículo.

  • Entende-se por apresentação visual os elementos estéticos e gráficos do seu currículo. Criar documentos atrativos é essencial para ganhar destaque em um ambiente onde a concorrência é alta.

Você pode até usar e baixar um modelo de currículo jovem aprendiz word para formatar o seu em cima, porém, se aparecer um candidato com as mesmas qualificações que você e com um currículo esteticamente mais elaborado, adivinha qual tem mais chances de ser convocado?

📌Dica: sobre a questão visual do seu cv, as fontes merecem um lugar de destaque. Usar as fontes Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt é a melhor opção na hora de escrever seu currículo.

Título e informações de contato para jovem aprendiz

O início do seu currículo é a parte mais importante. Começar com o pé direito pode ser crucial para conseguir uma vaga de emprego o mais rápido possível. Escrever um título chamativo e inserir seu nome em letras maiúsculas vai deixar o seu currículo evidência quanto aos demais.

Lembre-se que o começo do seu currículo é a primeira parte que será lida pelo recrutador. Criar um começo bom é tudo o que você precisa para conquistar os seus objetivos. Veja como fazer com que o seu currículo seja lido na frente dos demais concorrentes para a vaga.

Começando bem

Correto
Rafael Bernardo Campos
Estudante
011954321000
rafaelbernardocampos@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/rafabercampos

Começando mal

Incorreto
Rafael Almeida
@rafaelalmeida (Instagram)
Whatsapp: 011954321000
Endereço: Ruas das Almeidas, Centro, São Paulo/SP, CEP 12345-123
São Paulo, SP
📌 Dica:  Não tem segredo. O começo do currículo deve conter o seu nome completo, assim como seus dados de contato. Busque ser o mais profissional possível, evite informações pessoais como endereço e redes sociais como Instagram. Coloque apenas seu e-mail e o seu LinkedIn.
✒️ Nota: colocar uma foto no seu currículo de jovem aprendiz pode melhorar a apresentação do documento. Fotos 3 x 4 são a melhor opção para currículos de quem busca uma vaga que concorde com a lei da aprendizagem.

Descreva sua experiência como estudante ou estagiário

É bem verdade que o jovem aprendiz, muitas vezes, está em busca do primeiro emprego. Se esse for o seu caso, explicamos a seguir como preparar essa seção. Agora, se você possui uma experiência de estágio em outra empresa como jovem aprendiz ou seja proprietário de algum blog, ou site, ou outro negócio, vale a pena inserir essas informações no seu currículo.

Para inserir sua experiência use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de jovem aprendiz

Blog Soluções Informática
Proprietário
Dezembro de 2020 –  Atual
  • Criação de conteúdo sobre questões tecnológicas de aparelhos celulares e notebooks;
  • Elaboração da pauta e calendário editorial para envio dos materiais e artigos online;
  • Resposta de e-mail com dúvidas e comentários gerais deixados por leitores do blog;
  • Responsável por cuidar da hospedagem e manutenção dos serviços hospedados;

Exemplo de experiência para currículo de jovem aprendiz

Escritório de Administração
Jovem Aprendiz
Agosto de 2019 – Agosto de 2020
  • Elaboração de planilhas para controle de custos, com conhecimento de fórmulas;
  • Atendimento ao cliente para suporte e esclarecimento de dúvidas e questionamentos;
  • Preparo e composição de documentos de assuntos diversos de interesse da empresa;
  • Suporte em rotinas administrativas para realização de cópias e protocolos gerais;

Caso você ainda não tenha experiência…

Isso é bastante comum e você não precisa se preocupar. Se está em busca da sua primeira experiência no mercado, vale a pena usar a seção para indicar outras qualidades suas, como atividades que tenha realizado na escola, programas de voluntariado que tenha participado, até mesmo qualificações suas como estudante.

Educação: existe formação para jovem aprendiz?

Em se tratando de uma vaga para jovem aprendiz, a seção de formação do seu currículo deve ser preenchida com outros dados relacionados ao ano da sua escolaridade e o nome do curso técnico que está cursando. Colocar o ano de conclusão do seu curso também é importante.

A melhor maneira de preencher a experiência do seu currículo de jovem aprendiz é iniciar pelo local em que está estudando. Coloque o nome do seu colégio, em seguida o ano e a previsão de formatura. Veja o exemplo usado no nosso modelo de jovem aprendiz.

Colégio Estrela do Norte
Ensino Médio
Previsão de conclusão – Dezembro de 2023

Note que o nome da escola aparece em destaque, depois o ano e a previsão de conclusão. Essa mesma estrutura pode ser usada para informar outros cursos que tenha realizado e até mesmo o curso técnico que esteja cursando. Veja mais um exemplo.

Escola Técnica do Estado
Técnico em Administração de Empresas
Previsão de Conclusão – Dezembro de 2023

Habilidades de um jovem aprendiz

Essa é uma pergunta comum que muitos jovens em busca do primeiro emprego fazem. Afinal, quais habilidades são necessárias para iniciar uma jornada no mercado de trabalho? Tudo vai depender de qual setor esteja se candidatando. Lembre-se da dica, adapte as habilidades de acordo com a área de interesse.

Hard Skills

  • Rotinas administrativas
  • Arquivo de documentos
  • Cópias e impressão
  • Organização
  • Planilhas de Excel
  • Setor de vendas
  • Análise de números
  • Atendimento ao cliente
  • Processos

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Diligente
⚠️Alerta – Observe que as hard skills são as suas competências específicas, necessárias para o cargo ao qual está se candidatando. No caso, usamos de exemplos habilidades de um jovem aprendiz que concorre a um cargo administrativo As soft skills são a habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo de jovem aprendiz

O resumo profissional é um pequeno texto de apresentação onde o candidato mostra, em poucas palavras, os motivos pelos quais deve ser contratado para a vaga. Ao concorrer para uma vaga de jovem aprendiz, use o resumo para mostrar ser um estudante exemplar e outras habilidades e experiências que possa ter. Veja um exemplo.

Correto
Estudante no segundo ano do ensino médio do Colégio Estrela do Norte, com pretensão de me tornar Administrador de Empresas. Tenho aptidão para lidar com rotinas administrativas, organização de ambientes, além de boa comunicação verbal e escrita. Atuo como voluntário em atividades escolares, além de ajudar professores e alunos em aulas de reforço escolar, como tutor da classe.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Como jovem aprendiz agora, busco um cargo em uma grande empresa para me desenvolver como profissional. Tenho conhecimento da lei 10.097 2000 e sei como trabalhar com jovem aprendiz. Tenho conhecimento em vários assuntos e posso contribuir com a sua empresa.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de um jovem aprendiz

Se no seu currículo sobrar um espaço, preencher com o máximo de informações é essencial. Uma dessas formas de melhorar o seu currículo é com os objetivos. Separamos alguns bons exemplos de objetivos para quem quer saber o que colocar no objetivo do currículo para jovem aprendiz.

  • Contribuir para o desenvolvimento da empresa e melhoria do setor administrativo;
  • Desenvolver minhas habilidades para me tornar um profissional de destaque;
  • Ajudar na promoção dos valores da empresa dentro e fora do ambiente de trabalho;

Seções adicionais

Um currículo completo tem muito mais possibilidades de ser considerado para uma entrevista do que um currículo vazio e sem informações. Aproveite que está se preparando para um dos maiores desafios e se dedique ao máximo. Crie seções adicionais para que seu currículo fique ainda melhor.

Conhecimento computacional

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares vai deixar seu currículo ainda mais interessante aos olhos do recrutador. Mostrar que você sabe lidar com diversos assuntos tecnológicos é uma grande vantagem na hora de concorrer a vagas de emprego.

  • Microsoft Office
  • Photoshop Suite
  • Google Analytics

Idiomas

Independente do setor de trabalho, falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Aproveite a seção adicional do seu currículo para mostrar ao recrutador que você fala mais de uma língua e pode lidar com desafios de comunicação que possam surgir.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Cursos livres

Você está no começo da sua carreira profissional e mostrar que está em busca da melhor área é importante e pode contar pontes na hora de concorrer a uma vaga. Use a parte adicional do seu cv para mostrar outras habilidades que você possa ter, veja exemplos.

  • Edição de Vídeo para Redes Sociais
  • Habilidades Photoshop Para Vendas
  • Prêmio da Feira de Ciências de 2019

Fazendo um currículo de jovem aprendiz perfeito

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, escuto, aprendo, pergunto) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de jovem aprendiz pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de jovens busca de uma vaga de menor aprendiz

Como fazer um currículo para um Jovem Aprendiz?

Com as nossas dicas você vai elaborar um currículo de  jovem aprendiz completo e estar preparado para concorrer às melhores vagas de emprego. A e como fazer um currículo para jovem que nunca trabalhou? Mesmo sem experiência, você está apto a preparar o melhor currículo e concorrer as melhores vagas de emprego para jovem aprendiz do mercado.

O que colocar como objetivo no currículo para o primeiro emprego?

Coloque aquilo que move você em busca de um emprego no mercado de trabalho, como ajudar a sua família, se desenvolver como profissional e contribuir com uma sociedade mais justa. Lembre de se perguntar qual a melhor frase para colocar no objetivo do currículo antes de escrever.

Como fazer um currículo de Jovem Aprendiz 2022?

Usar uma ferramenta de criação de currículos moderna e com modelos de currículo para jovem aprendiz com um design atrativo é a chave para conseguir um emprego de menor aprendiz em 2022.

Use um dos nossos modelos de currículo para jovem aprendiz!

download cv jovem aprendiz cv com experiência para jovem aprendiz

modelos de jovens aprendizes de cv escrever cv jovem aprendiz
Exemplo de CV para jovem aprendiz download cv para o primeiro emprego

Artigos similares