Exemplo de Currículo Internacional | Modelo + Dicas

A internet trouxe muitas mudanças na vida de quem trabalha, e uma delas é a possibilidade de trabalhar com empresas do exterior e receber em dólar ou euro. Plataformas de networking tem aproximado trabalhadores remotos de empresas sediadas no exterior e isso tem movimentado o mercado de trabalho no Brasil.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Se você está interessado em concorrer a uma dessas vagas, saiba que ao elaborar o em qualquer país, ao procurar por um emprego, o candidato precisa apresentar um currículo. Mesmo que você tenha um perfil em uma plataforma de trabalho, as grandes empresas solicitam um currículo para avaliar melhor o candidato.

Há muitos modelos de currículo disponíveis, mas será que eles são adaptados para concorrer a vagas de empresas multinacionais e localizadas em outros países? Preparamos um guia com dicas e exemplos, além de modelos para elaborar um currículo internacional do zero.

Exemplo de currículo de internacional

Juan Riquelme
Redator Publicitário/Copywriter
011954321000
juanriquelmecopy@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/juanriquelmecopy

Resumo Profissional
Formado em Publicidade e Propaganda, atuo no mercado de redação publicitária por mais de 10 anos, tenho experiência no desenvolvimento de roteiros para campanhas de marketing e publicidades internacionais. Contribui com diversas agências de comunicação ao redor do mundo, e tenho especialização em redação publicitária aplicada ao mercado digital.

Experiência de Trabalho

Writers Company
Copywriter Intercambista
Agosto de 2020 – Dezembro de 2021

Principais atribuições:

  • Criação de textos para conteúdos destinados ao mercado consumidor brasileiro;
  • Atendimento de uma ampla cartela de clientes de língua portuguesa do Brasil;
  • Realização de reuniões semanais para determinação do calendário de produção;
  • Estudos para a elaboração de guias e tutoriais sobre uso de aparelhos digitais;

ABM Digital Creators
Tradutor/Revisor
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Elaboração de traduções de acordo com o fluxo de trabalho enviado pela agência;
  • Criação de documentos de tutoriais com apoio do material técnico recebido;
  • Revisão de todo o conteúdo elaborado pelos outros trabalhadores portugueses;
  • Realização de reuniões semanais com os superiores e colaboradores internacionais;

Educação

Publicidade e Propaganda
Escola de Publicidade do Brasil
Concluído em 2012

Atividades complementares

Certificado
Especialização em Redação Publicitária Para Negócios Digitais, pelo Instituto de Estudos Digitais do Comércio Brasileiro, concluído em 2020;

Como fazer um currículo internacional (mesmo sem experiência)

Quem está buscando por uma recolocação no mercado de trabalho e está encontrando dificuldade de encontrar um trabalho formal, as ofertas de vagas de emprego em empresas do exterior estão aumentando. O número de brasileiros trabalhando para empresas internacionais cresceu nos últimos anos.

Mesmo sem possuir experiência no mercado de trabalho internacional, é possível conseguir um emprego em uma dessas empresas. As ofertas de emprego são para os mais variados tipos de profissionais, e conhecimento prévio é um requisito que nem todas as empresas solicitam.

Ter conhecimento básico de inglês é primordial para concorrer a essas vagas, assim como elaborar um currículo internacional, o primeiro passo para fazer sua carreira no exterior sair do papel. Confira nosso modelo de currículo internacional e use para elaborar o seu.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Essa é a estrutura básica de todo curriculum vitae, seja para concorrer a vagas no Brasil ou no exterior. A única diferença é o idioma do currículo, que precisa estar no mesmo idioma da vaga para qual você está concorrendo.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo internacional

Em qualquer empresa de recrutamento e seleção do mundo, a primeira etapa do processo é realizada por sistemas de rastreamento que rastreiam dentro do currículo as informações que mais se encaixam aos requisitos solicitados pela vaga. Algumas dicas para potencializar o seu currículo:

  • Criar currículos no  idioma da vaga  (pode ser em inglês, francês, espanhol)
  • Desenvolver o seu currículo sempre de acordo com os requisitos da vaga;
  • Usar as mesmas  palavras-chave  do anúncio da vaga;
  •  Personalizar o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Inserir dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Seguir essas dicas vai ajudar muito na hora de se candidatar a uma vaga internacional. Mesmo para quem ainda não possui muitas experiências internacionais, criar um currículo completo vai elevar as chances de ser convocado para uma entrevista, ficando mais próximo da contratação.

O que colocar no currículo internacional

Todos os currículos precisam seguir uma estrutura básica, independente da linguagem em que ele é escrito ou para o país ao qual ele se destina. Assim como documentos, os currículos bem estruturados possuem mais chances de serem lidos e considerados por recrutadores de todos os país.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.
💡Fique atento: esses são as estruturas mais comuns e as que os recrutadores preferem. Use uma delas em seu currículo para mostrar que você é um candidato válido para a vaga.

Apresentação visual de seu currículo internacional

O sucesso de um currículo internacional depende também da forma como ele é apresentado visualmente. Currículos elaborados em word deixaram de ser interessantes aos olhos de quem faz a seleção de candidatos. Isso porque, com a grande quantidade de ferramentas para criação de currículos, o candidato precisa demonstrar boa vontade também no visual do seu currículo.

  • Um bom currículo é informativo, completo, além de ser bonito e elegante.

Pensando nisso, aqui você encontra uma base de modelos de currículos internacionais para usar e criar o seu próprio currículo. Escolha um dos nossos modelos e faça um currículo de destaque, para agarrar de vez a vaga que tanto deseja.

📌Dica: lembre-se de usar as fontes Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt, pois, são as mais comuns.

Título e informações de contato para currículo internacional

Começar bem o seu currículo de uma ótima forma é essencial para conseguir se destacar dos demais concorrentes. Recrutadores de vários países, principalmente dos Estados Unidos e da Europa, gostam de currículos padronizados, onde as informações do candidato aparecem primeiro.

Para iniciar o seu currículo internacional da melhor forma, comece pelo seu nome, depois insira o seu título profissional, a sua especialidade, seguido dos seus dados como telefone e e-mail, além de outras informações sobre você, como a sua cidade e um link para sua rede social.

Começando bem

Correto
Juan Riquelme
Redator Publicitário/Copywriter
011954321000
juanriquelmecopy@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/juanriquelmecopy

Começando mal

Incorreto
Juan R.
987654321/juaneumesmo@gmail.com
Endereço: Rua ABC, número 21, São paulo
Idade: 45 anos / Hobbie: Literatura
Instagram: @juanreumesmo

Nos dois casos, trata-se do título do currículo de uma mesma pessoa. Enquanto no primeiro modelo ele coloca suas informações de uma maneira estratégica, no segundo as informações estão soltas sem pretensão. Adivinha qual tem mais chances de ser contratado?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3×4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência em seu currículo internacional

Considerando que o seu potencial contratante é de outro país, quanto melhor alimentá-lo de dados e informações sobre suas capacidades técnicas, melhores serão suas chances de ser chamado para uma entrevista. Essa é a função da seção de experiência do seu currículo.

Para inserir sua experiência use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência internacional para um currículo

Writers Company
Copywriter Intercambista
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Criação de textos para conteúdos destinados ao mercado consumidor brasileiro;
  • Atendimento de uma ampla cartela de clientes de língua portuguesa do Brasil;
  • Realização de reuniões semanais para determinação do calendário de produção;
  • Estudos para a elaboração de guias e tutoriais sobre uso de aparelhos digitais;

Exemplo de experiência nacional para currículo internacional

ABM Digital Creators
Tradutor/Revisor
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Elaboração de traduções de acordo com o fluxo de trabalho enviado pela agência;
  • Criação de documentos de tutoriais com apoio do material técnico recebido;
  • Revisão de todo o conteúdo elaborado pelos outros trabalhadores portugueses;
  • Realização de reuniões semanais com os superiores e colaboradores internacionais;

Caso você ainda não tenha experiência…

Quem ainda não possui uma experiência internacional, pode usar uma experiência local para colocar no currículo. Se você está em busca do primeiro emprego, colocar outras atividades como trabalho voluntário, experiências na faculdade, entre outras atividades, pode aumentar suas chances de ser contratado.

Educação: como incluir formação no seu currículo internacional

Para mostrar que você é um profissional preparado para ser empregado de qualquer empresa do mundo, incluir sua formação profissional é essencial. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, use o seu currículo para colocar todas as suas qualificações educacionais.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, faculdade ou pós-graduação, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio ou trabalho voluntário, insira a previsão de conclusão do curso.

Bacharelado em Artes
Universidade do Brasil
Concluído em 2021

Bacharelado em Direito
Universidade do Brasil
Previsão de conclusão em dezembro de 2020

Habilidades valorizadas no mercado de trabalho internacional

As empresas buscam por um profissional hábil e preparado para encarar os desafios de sua área de trabalho, independente do lugar em que elas estão. Veja uma lista de habilidades valorizadas por empresas internacionais e coloque-as em seu currículo internacional.

Hard Skills

  • Estratégia de marketing
  • Familiaridade com tecnologia
  • Programação
  • Experiência do usuário
  • Softwares de gestão
  • Idiomas
  • Networking
  • Funil de vendas

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – As hards skills são as suas competências específicas. Enquanto as soft skills são aquelas habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo internacional

Vale a pena ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes do seu currículo, em especial quando o currículo se destina para uma vaga no mercado de trabalho internacional. Os recrutadores de outros países costumam usar o resumo para decidir se o candidato é aquele que estão buscando.

Desenvolva um currículo objetivo e completo, que mostre suas principais habilidades e outras informações que possam destacar você dos demais candidatos. Veja alguns exemplos.

Correto
Formado em Publicidade e Propaganda, atuo no mercado de redação publicitária por mais de 10 anos, tenho experiência no desenvolvimento de roteiros para campanhas de marketing e publicidades internacionais. Contribui com diversas agências de comunicação ao redor do mundo, e tenho especialização em redação publicitária aplicada ao mercado digital.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Sou redator publicitário e estou em busca de uma oportunidade de trabalho em agências de outros países. Quero poder contribuir para o crescimento da empresa e estou preparado para lidar com os principais desafios.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional em um currículo internacional

Agora a pergunta que fica é quanto aos objetivos do trabalhador em um currículo internacional. Existem muitos objetivos valorizados por multinacionais localizadas em outros países, e dizer que você possui um desses objetivos vai deixar você mais perto da vaga de trabalho.

  • Contribuir para o desenvolvimento de um trabalho junto ao mercado consumidor local;
  • Solucionar problemas com rapidez e encontrar uma resposta para todas as dúvidas;
  • Ajudar a empresa a aumentar sua fatia de mercado com estratégias bem desenhadas;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar seções adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Conhecimento computacional

É muito provável que a vaga que esteja concorrendo seja para um trabalho remoto, ainda que full-time. Mostrar que conhecer os programas e softwares de gestão de pessoas é uma grande vantagem na hora de concorrer a essas vagas. Veja alguns exemplos.

  • Slack
  • Microsoft Teams
  • Trello

Idiomas

Estamos falando de um currículo internacional e o conhecimento em outros idiomas é essencial para conseguir uma vaga. A língua inglesa é como a alfabetização internacional. Saber ela é fundamental, mas você também pode se destacar apresentando conhecimento em outras.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Experiências internacionais

Use seu currículo para mostrar que você tem conhecimento sobre a cultura de outros países, principalmente dos países em que estão localizadas as empresas para as quais está se candidatando para trabalhar. Crie uma lista de suas experiências em viagens internacionais ou intercâmbio.

  • Intercâmbio no Oxford College, no ano de 2021
  • Viagem internacional para a Alemanha, em agosto de 2020
  • Voluntário do Programa AIESEC durante o ano de 2019

Melhorando seu currículo internacional

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, projeto, resolvo, comento) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo internacional pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de quem busca um emprego internacional

Quanto ganha quem trabalha para uma empresa de outro país?

O valor vai depender do tipo de trabalho e da quantidade de serviços. Há profissionais que conseguem fazer um bom rendimento mensal, principalmente considerando que os valores são recebidos em moedas fortes como dólar e euro, que quando convertidas para o real, são valores atrativos.

Como fazer um currículo internacional rápido?

Para fazer o seu currículo internacional a melhor dica é preparar ele de acordo com a vaga para qual está concorrendo o emprego. Preste atenção no idioma e traduza seu documento para a língua do país da empresa. Lembre-se de que você é um candidato internacional e precisa mostrar suas habilidades para tanto.

Use um dos nossos modelos de currículo internacional!

nenhuma experiência cv para pessoal internacional

Exemplos de CVs para pessoal internacional escrever um cv para o pessoal internacional
modelos de cv para pessoal internacional cv com experiência para pessoal internacional

Artigos similares