Exemplo de Currículo do Farmacêutico | Com Dicas + Modelos

Uma das profissões mais antigas da humanidade, os farmacêuticos são profissionais de extrema importância para a saúde das pessoas. Responsáveis pela cadeia de produção dos inúmeros medicamentos, são eles que cuidam da saúde de milhares de brasileiros.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Muitos farmacêuticos acabam indo trabalhar em setores de pesquisas de novos medicamentos, mas existem outras áreas que um profissional formado em farmácia pode se especializar. Toda e qualquer farmácia, por exemplo, deve ter um farmacêutico responsável pela venda dos medicamentos.

Se você está em busca de uma vaga em farmácia, elaborar o seu currículo de farmacêutico é o primeiro passo que você deve dar. Existem muitas maneiras de elaborar um currículo, porém, algumas são mais eficientes. A seguir, veja um exemplo de currículo, além de modelos e dicas para fazer o seu currículo.

Exemplo de currículo de farmacêutico

Roberta De Sá

Farmacêutica

011954321000

robertadesáfarmácia@gmail.com

São Paulo, SP

Linkedin.com/in/robertadesafarma

Resumo Profissional

Graduado em Farmácia pela Faculdade da Saúde Federal, tenho experiência em laboratório clínico, com ênfase em fisiopatologia e diagnóstico laboratorial. Atuo no varejo farmacêutico há aproximadamente 4 anos, com experiência em uma rede de drogarias com atuação nacional. Sou pós-graduada em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica.

Experiência de Trabalho

Droga Rede

Farmacêutica

Maio de 2018 – Atual

  • Responsável por toda rotina farmacêutica, desde atendimento até vendas;
  • Realizava a dispensação de medicamentos controlados e de reprodução humana.
  • Aplicação de medicamentos injetáveis, teste de glicemia, perfuração de lóbulo auricular;
  • Execução de outros serviços farmacêuticos no contexto da farmácia em que trabalhava.

Hospital da Saúde

Farmacêutica Clínica

Janeiro de 2016 – Janeiro de 2018

  • Revisor Técnico do Manual Farmacoterapêutico do Hospital e clínicas;
  • Treinamento de equipe técnica multidisciplinar para atendimento ao paciente;
  • Consultor de aquisição de produtos farmacêuticos de todos os tipos e fins;
  • Implementação de Auditoria de Acreditação Internacional para fins de conformidade;

Educação

Bacharelado em Farmácia

Universidade da Saúde

Dezembro de 2017

Atividades complementares

Membro da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, de 2018 a 2020

Voluntário no Programa de Atendimento a População de Rua do Município de São Paulo, em 2021;

Certificado

Especialista em Gestão Farmacêutica pela Universidade da Saúde Pública, concluído em 2019.

Pós-graduada em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Faculdade da Farmácia, em 2020.

Publicações

Clínica de Atendimento à Criança e ao Adolescente: vivências na farmácia ambulatorial e no consultório farmacêutico do SUS em São Paulo, publicado em 2018 pela Revista do Conselho Federal de Farmácia.

Como fazer um currículo de farmacêutico (mesmo sem experiência)

Nos últimos anos os remédios têm ganhado cada vez mais importância em vários aspectos. Estamos sujeitos a uma série de vírus e bactérias que prejudicam a saúde de milhares de pessoas. Um bom farmacêutico é o único capaz de ajudar as pessoas a se cuidarem mais.

Há um vasto campo de trabalho para quem se formar em farmácia, desde laboratórios, passando por drogarias e também por escolas e faculdades. Ainda, há farmacêuticos que se especializam em controle de qualidade, outros palestrantes e produtores de conteúdo.

O ponto comum entre todos esses farmacêuticos é que para conseguir um emprego eles tiveram que criar um currículo de farmacêutico. Existem muitas formas de fazer um curriculum vitae, a seguir separamos algumas dicas para ajudar a elaborar o melhor currículo de todos.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais com LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos que levam você à se candidatar;
  • Experiência de trabalho: histórico sobre seus trabalhos e atividades anteriores;
  • Educação: dados sobre sua formação, ano de conclusão, tema do TCC;
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga;
  • Adicional: idiomas, certificados, conhecimentos de software, entre outras;

Em todo curriculum vitae de farmacêutico essas partes são essenciais. Afinal, são essas informações que agregam valor ao seu currículo, mostrando que você é um farmacêutico capacitado para a vaga. Além das incluir as seções anteriores no seu currículo, você pode melhorar o seu currículo com as seguintes dicas:

  • Crie currículos originais, um para cada vaga,  adaptados de acordo com os requisitos. 
  • Use as  palavras-chave  do anúncio, facilitando a leitura do sistema de rastreamento.
  • Personalize o título para mostrar que  habilidades mais correspondentes ao cargo. 
  • Insira dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

Essas dicas valem mesmo para um currículo de farmacêutico sem experiência. Nesse caso, deixe de lado a questão da experiência para apresentar seu histórico acadêmico e as suas outras habilidades pessoais.

O que colocar no currículo de farmacêutico

A estrutura de um currículo é tão importante quanto o conteúdo do documento. Saber como escrever o seu currículo, onde inserir as informações mais importantes, de que forma mostrar os cursos e experiências que tem, é essencial para o seu sucesso em busca de uma vaga.

Estudiosos em recrutamento definiram que as empresas que recrutam e os sistemas que analisam currículos preferem três formas de currículo. Veja a seguir cada um desses formatos e suas principais características. Escolha um deles para o seu currículo de farmacêutico.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele   a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é   o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um   equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional,  o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV de farmacêutico

Um currículo é uma espécie de cartão de visita que o candidato envia para a empresa. Nele estão contidas informações relevantes como formação, experiência, habilidades e outros dados do candidato. Entretanto, se elas não forem apresentadas de uma forma visualmente bonita, há muitas chances de serem ignoradas.

  • Apresentar um currículo bem construído, com um designer moderno e de acordo com as referências estéticas do momento, é essencial para atrair mais atenção ao seu currículo.

A boa notícia é que, se você é um farmacêutico que pouco entende de programas de design gráfico, aqui na CriarCV você encontra ótimos layouts para fazer o seu currículo. Nossos modelos de currículo para farmacêutico podem ser usados por qualquer pessoa, com ou sem conhecimento de designer.

📌Dica: lembre-se de usar as fontes sempre no tamanho 10 ou 12 pt, para garantir que o recrutador consiga ler tudo aquilo que você preparou com cuidado e paciência. Além disso, use fontes como Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, as fontes mais populares.

Título e informações de contato para farmacêutico

Os recrutadores recebem muitos currículos todos os dias e, para facilitar a busca pelo melhor farmacêutico, eles precisam criar sistemas de triagem desses currículos. Pode ter certeza que a primeira seleção é feita a partir da apresentação e do formato, em seguida, pelo título.

Um currículo com um título completo, com o nome e o cargo profissional do candidato, além de dados de contato como telefone, e-mail, link para a rede social, acaba por ajudar o candidato a conseguir um convite para uma entrevista de emprego. Veja a seguir dois exemplos de como fazer e não fazer o título do seu currículo.

Começando bem

CORRECT

Ramona Fernandes

Farmacêutica

(11)954-321-000

ramonafernandesfarma@gmail.com

Rio de Janeiro, RJ

linkedin.com/in/ramonafernandesfarma

INCORRECT

Ramona Fernandes

Contato: 95432000/ramonafefe21243@gmail.com

Endereço: Rua das Farmácias, Rio de Janeiro/RJ, CEP 01330050

Idade: 24 anos / Hobbie: Séries

Twitter: @ramonafernandinha2143

📌 Dica: aproveite o cabeçalho para chamar a atenção do recrutador. Após o seu nome, insira um título atrativo que mostre suas principais competências profissionais.

✒️ Nota: usar uma foto 3×4 também é uma ótima maneira de conseguir mais entrevistas. A partir da foto, você pode se destacar e ser chamado para uma entrevista rapidamente.

Descreva sua experiência em farmácia

Considerado por muitos especialistas como a coluna central de um bom currículo, a seção dedicada para as experiências profissionais como farmacêutico merece grande destaque. Não basta ser um farmacêutico experiente, é preciso saber mostrar no currículo que você é um.

Primeiro, apresente o nome dos lugares em que trabalhou, depois coloque o cargo que exerceu e o período de duração. Após essa intro, escreva de três a cinco bullets points com resumo das atividades, suas conquistas e contribuições como profissional de destaque.👇

Exemplo de experiência para currículo de farmacêutico generalista

Rede de Farmácia

Farmacêutico Generalista

Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Treinamento de equipe e elaboração do Procedimento Operacional Padrão;
  • Implantação do primeiro consultório farmacêutico na Rede de Farmácia;
  • Atendimento clínico comunitário, atenção farmacêutica coletiva e individualizada;
  • Outras atividades de farmácia como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e colesterol, aplicação de medicamentos injetáveis, prescrição farmacêutica em transtornos menores.

Exemplo de experiência para currículo de propagandista farmacêutico

Laboratório de Farmácia

Propagandista Farmacêutico

Janeiro de 2018 – Fevereiro de 2019

Principais atribuições:

  • Relacionamento públicas com médicos, farmácia, hospitais e vendas de medicamentos;
  • Planejamento estratégico como foco em resultados na venda de medicamentos;
  • Criação de roteiro, eventos, cursos, lançamentos dos produtos do laboratório;
  • Divulgação de produtos, conhecimento, atualização e análise de dados e do mercado;
  • Elaboração de relatórios semanais com o status de recuperação de cada paciente.

Caso você ainda não tenha experiência…

Para quem está começando no mercado de trabalho agora, separamos algumas dicas que vão ajudar a criar o currículo de farmacêutico perfeito, mesmo sem experiência. Você pode colocar dados sobre sua formação educacional, atividades voluntárias e outras ações que participou. Use a seção da experiência para mostrar um pouco mais sobre suas capacidades profissionais.

Exemplo de experiência de currículo para farmacêutico recém-formado

Farmácia

Universidade da Farmácia

Dezembro de 2020

Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar

Conselho Federal de Farmácia

Previsão de conclusão para agosto de 2023

Habilidades de um farmacêutico em seu currículo

Para destacar seu currículo entre os candidatos buscados pelo anunciante, separa uma seção do seu currículo para apontar suas habilidades profissionais. Elas podem ser divididas em duas, habilidades específicas (hard skills) e habilidades gerais (soft skills).

Hard Skills

  • Investigação clínica
  • Farmacologia
  • Farmacovigilância
  • Vendas em farmácia
  • Oncologia farmacêutica
  • Indústria farmacêutica
  • Pesquisa clínica
  • Gestão de saúde

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Adaptação
  • Ética
  • Responsável
  • Gerenciamento
  • Cooperação
  • Integração

Resumo profissional para currículo farmacêutico

Após o cabeçalho, é o resumo que apresentará você ao recrutador. Mostre, em poucas e apuradas palavras, sua personalidade. Seguindo todas as nossas dicas para elaborar um bom resumo, seu currículo de farmacêutico tem grandes chances de ser selecionado.

Para isso, o seu resumo de currículo de farmacêutico deve ser cativante e prender a atenção logo no início. Use a objetividade para apontar habilidades e capacidades em poucas linhas.

CORRECT

Experiência profissional em assuntos regulatórios e garantia da qualidade, com 10 anos de atuação na área. Responsável técnica em diversas distribuidoras de medicamentos e produtos para a saúde. Trabalhei integrando equipe de consultoria para empresas do ramo farmacêutico como distribuidoras, hospitais e drogarias. Especialista em legislação de vendas e publicidade de medicamentos.

💡Use o resumo para falar, em poucas palavras, o máximo sobre você. Explore suas habilidades e sua experiência na área, além de informar um elemento que pode ser o diferencial.

INCORRECT

Um bom farmacêutico que está sempre para ajudar e entrar o melhor serviço possível aos hospitais, farmácias e laboratórios. Podem contar comigo sempre que precisar, estou pronta para aprender e ensinar com meus gestores.

💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de farmacêutico

Uma seção dedicada para o objetivo do seu currículo de farmacêutico pode ser uma grande vantagem na hora do recrutamento. Afinal, recrutadores e gestores de recursos humanos gostam de saber o que move as pessoas porque elas se candidataram para a vaga anunciada.

Para escrever bons objetivos profissionais, explore seus desejos e o que move você para criar um objetivo original. O seu foco deve ser em atrair a atenção de quem lê para o seu currículo. Há muitas formas de escrever objetivos. Nossa sugestão é usar bullets points.

  • Quero ajudar as pessoas e pacientes a tratar suas doenças com rapidez e eficácia.
  • Contribuirei para a melhoria no sistema de qualidade dos medicamentos da empresa.
  • Gosto de pesquisar novos medicamentos de baixo custo para populações carentes.

Seções adicionais

Ao final do seu currículo, se ainda sobrar espaço, coloque seções adicionais para deixar o recrutador ainda mais instigado para convidar você para uma entrevista. A seção dependerá das suas habilidades, selecione-as de acordo com suas melhores capacidades. Veja alguns exemplos.

Aplicativos e Programas

Computadores estão presentes em todos os ramos do conhecimento. Um profissional que conhece a linguagem das novas tecnologias acaba por saltar na frente de outros candidatos na hora de conseguir uma vaga de emprego. Use a seção adicional para mostrar os programas de farmácia ou laboratório que você conhece.

  • PharmaCODE: Login e Controle
  • PrimeRX Avançado
  • Rx30 Pharmacy System

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de farmacêutico para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Se fluente, informe o nível de proficiência.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Básico
  • Conhecimento de Libras

Cursos Complementares em Farmácia

Você também pode usar as seções adicionais para incluir os cursos que deixou de adicionar na seção de educação. Em farmácia existem algumas técnicas valiosas para o apoio ao público em geral, além de cursos e especializações que complementam a faculdade de farmácia.

  • Fitoterapia Aplicada na Prática
  • Controle de Estoque de Medicamentos
  • Curso de Primeiros Socorros

Dicas para melhorar seu currículo para farmacêutico

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (cuido, atesto, indico, aplico) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para farmacêutico

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.

🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de farmacêuticos em busca de emprego

Por que fazer currículo para farmacêutico?

Elaborar seu currículo de farmacêutico ajudará a conseguir o sonhado emprego na área.  Um currículo farmacêutico drogaria para quem busca uma vaga em rede de farmácia, um currículo farmacêutico bioquímico para quem busca uma vaga no setor hospitalar, são apenas alguns exemplos de currículos que podem ajudar na hora de conseguir um emprego.

O que colocar em um currículo para representante farmacêutico?

Se você atua na área de vendas de medicamentos, criar um currículo voltado para o seu nicho é primordial para conseguir uma vaga. Informe sua experiência na área de vendas, assim como cursos que fez e técnicas que desenvolveu para melhorar os índices de vendas da empresa.

Como fazer um bom currículo para farmacêutico?

Um bom currículo de farmacêutico é um currículo completo e com todas as informações sobre o profissional que está se candidato a vaga. Seguindo nossas dicas você estará preparando um currículo de farmacêutico pronto para concorrer às melhores vagas do mercado.

Confira modelos para elaborar seu currículo de sem experiência cv para farmacêutico

escrever cv Farmacêutico

Exemplos de CV de farmacêuticos

cv com experiência para farmacêutico

Modelos de cv farmacêutico

Artigos similares