Exemplo de Currículo de Secretária | Modelo + Dicas

Uma profissional que as empresas e os escritórios estão sempre em busca, as secretárias são importantes para qualquer modelo de negócio e comércio. Responsáveis por organizar toda a rotina dos grandes empresários, empresas e escritórios, sempre há vagas abertas para quem quer um emprego de secretária.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Na hora de buscar um emprego, entretanto, muitas secretarias deixam de informar detalhes cruciais para definir a contratação. Além da experiência, outros elementos podem aumentar as chances de conseguir um emprego como secretária em um grande escritório ou empresa.

Para ajudar, preparamos um guia de como escrever seu currículo de secretária, com modelos e exemplos práticos para preencher os mais diversos campos de um currículo completo. Veja no nosso guia tudo o que você precisa saber para terminar a semana com novos convites para entrevistas de emprego.

Exemplo de Currículo de Secretária

Gabriela Almeida Rodrigues
Secretária Executiva
011954321000
gabrielaalmeidarodrigues@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/gabialmeidasecexecutiva

Resumo Profissional
Formada em Secretariado pela Faculdade Bandeirante de São Paulo, atuei como secretária em escritórios para sócios e para empresários de empresas de médio e grande porte. Tenho vasta experiência no assessoramento aos vários gestores e executivos nas atividades empresariais e no gerenciamento de informações. Falo inglês fluente e espanhol.

Experiência de Trabalho
GSA Bebidas
Secretária Executiva
Maio de 2018 – Atual

  • Atendimento de demandas vindas dos diretores e gerentes da seção de compras;
  • Apoio técnico na elaboração de documentos e confecção de material para reuniões;
  • Comunicação com outros setores da empresa para organizar eventos e palestras;
  • Realização do agendamento de reuniões e outros compromissos dos executivos;

Mantena Advogados Associados
Secretária
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Organização da agenda de compromissos do sócio do escritório e os associados;
  • Realização de compras de passagens aéreas e reservas de hotéis para os sócios;
  • Apoio técnico na organização dos documentos e relatórios junto ao administrativo;
  • Suporte ao contas a pagar na organização dos boletos bancários e contas a vencer;

Consultores Imobiliários SP
Secretária de Imobiliária
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Responsável pela agenda do proprietário da empresa, apontando compromissos;
  • Atendimento inicial dos clientes presenciais e direcionamento para o setor adequado;
  • Organização de documentos e providenciamento de cópias e documentos gerais;
  • Orientações quanto a execução das atividades para o melhor o atendimento;

Educação
Secretariado Executivo
Faculdade Bandeirante de São Paulo
Concluído em 2012

Atividades complementares
Líder do Grupo responsável pela Organização do 1ª Simpósio de Estudos Práticos Para Questões Complexas, em 2021;

Certificado
Especialização em Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação de Obras Públicas, pela Universidade da Cidade, em 2018;

Como fazer um currículo de secretária (mesmo sem experiência)

Para conseguir um trabalho como secretária, a melhor dica que podemos te dar é a de preparar o seu currículo com atenção e cuidado. Pode parecer que não, mas um currículo vai aproximar você da sua vaga de emprego, mesmo que nele não conste nenhuma experiência prévia.

Independente do seu conhecimento na área, o currículo vai mostrar suas habilidades para o mercado de trabalho e como você está preparado para lidar com os desafios de um novo emprego. Primeiro passo de todo processo seletivo, o currículo deve ser bem construído.

Para começar a escrever o seu currículo de secretária elaboramos uma lista de todos os tópicos que não podem faltar. Essas seções são essenciais para mostrar ao candidato ao recrutador, suas capacidades e competências para a vaga que está se candidatando.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Em síntese, essas são as seções que você precisa desenvolver no seu currículo de secretária. Cada um desses tópicos serão trabalhados a seguir, e explicaremos como preparar cada uma das partes do seu currículo com eficiência, para que um novo trabalho pinte quanto antes.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de secretária

Antes de começarmos a esmiuçar o currículo, vale destacar a importância de prestar atenção a alguns detalhes que poucos candidatos se atentam. Atualmente, os processos seletivos são feitos por softwares que analisam os currículos recebidos e selecionam apenas os que validam as informações do anúncio. Por isso:

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque as  palavras-chave  usadas no anúncio e supere o sistema de rastreamento.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Selecione os dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Essas dicas são importantes para qualquer profissional em busca de uma vaga de trabalho, até mesmo aos profissionais sem experiência. Todo candidato deve ficar atento aos sistemas de rastreamento de currículos, para assim, se garantir na segunda etapa da contratação.

O que colocar no seu currículo de secretária

A estrutura do seu currículo é um dos pontos mais importantes. Um currículo com informações bem estruturadas oferece melhores condições para os recrutadores o lerem até o final. Afinal, ler um documento organizado é mais agradável, principalmente considerando o grande número de currículos que os recrutadores recebem durante um processo seletivo.

Existem diversos modelos de currículo de secretária com formatos de estrutura variados. Para quem quer otimizar o documento, indicamos escolher uma das seguintes estruturas abaixo:;

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funcional, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.
💡Fique atento: 9 em cada 10 recrutadores preferem currículos que usam cada uma dessas estruturas de formatação. Entre um currículo sem formatação e um devidamente formatado, o recrutador ficará com a segunda opção.

Apresentação visual de seu CV de secretária

Como uma secretária, você sabe o valor da imagem para conquistar a atenção do interlocutor. Ao se candidatar para uma vaga, o seu currículo será o seu substituto, por isso, use-o da melhor maneira. Crie um currículo moderno e que chame a atenção pelos aspectos positivos.

  • Currículo feito por designers acaba por se destacar na hora de seleção

Para quem busca um currículo moderno, oferecemos uma base de modelos de currículo de secretária com design próprios e originais. Nossos modelos são elaborados por profissionais de design e pensados para destacar o candidato. Escolha um dos nossos modelos para criar o seu cv de secretária.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato de currículo para secretária

Vamos falar agora no início do seu currículo. Na primeira parte do seu currículo, comece por inserir seu nome e título profissional. O nome deve vir em destaque, para o recrutador se lembrar de quem é o currículo (lembre-se que ele recebe milhares todos os dias durante a seleção).

Enquanto o título, este deve expressar indicar que o que a empresa busca é você. Por isso, coloque no seu título sua qualificação para o setor. Um exemplo que usamos é o da Secretária Executiva. Veja um exemplo de como começar seu currículo e outro de como não fazer.

Começando bem

Correto
Gabriela Almeida Rodrigues
Secretária Executiva
011954321000
gabrielaalmeidarodrigues@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/gabialmeidasecexecutiva

Começando mal

Incorreto
Gabriela
Secretária
011954321000 ou gabrielaalmeidarodrigues@gmail.com
Rua das Acácias, Liberdade, São Paulo, SP
Instagram @gggggggabirl

Note que criamos um começo para dois tipos de currículo. No primeiro a candidata coloca suas informações de uma maneira estratégica, já no segundo modelo ela inseriu os seus dados sem muita pretensão. Na sua opinião, qual currículo vai chamar mais atenção do recrutador?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3 x 4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência em secretariado

A experiência é muito bem vista pelos recrutadores e profissionais de recursos humanos das empresas. Colaboradores que tenham conhecimento prévio das atividades que exercerá no novo emprego acabam largando na frente dos demais concorrentes sem a mesma experiência.

Para inserir sua experiência use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de secretária executiva

GSA Bebidas
Secretária Executiva
Maio de 2018 – Atual
  • Atendimento de demandas vindas dos diretores e gerentes da seção de compras;
  • Apoio técnico na elaboração de documentos e confecção de material para reuniões;
  • Comunicação com outros setores da empresa para organizar eventos e palestras;
  • Realização do agendamento de reuniões e outros compromissos dos executivos;

Exemplo de experiência para currículo secretária de escritório

Mantena Advogados Associados
Secretária
Agosto de 2015 – Setembro de 2017
  • Organização da agenda de compromissos do sócio do escritório e os associados;
  • Realização de compras de passagens aéreas e reservas de hotéis para os sócios;
  • Apoio técnico na organização dos documentos e relatórios junto ao administrativo;
  • Suporte ao contas a pagar na organização dos boletos bancários e contas a vencer;

Exemplo de experiência para currículo secretária de imobiliária

Consultores Imobiliários SP
Secretária de Imobiliária
Janeiro de 2013 – Maio de 2015
  • Responsável pela agenda do proprietário da empresa, apontando compromissos;
  • Atendimento inicial dos clientes presenciais e direcionamento para o setor adequado;
  • Organização de documentos e providenciamento de cópias e documentos gerais;
  • Orientações quanto a execução das atividades para o melhor o atendimento;

Caso você ainda não tenha experiência…

Se você está em busca do primeiro emprego de secretária, aproveite esse espaço do seu currículo para inserir outras experiências profissionais ou não. Se já trabalhou como auxiliar administrativo, vendedor de loja, ou qualquer outra atividade, coloque na sua experiência.

Educação: como incluir formação de secretária

Além de demonstrar que possui experiência, a sua formação também é essencial para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Há muitas oportunidades para profissionais que possuem curso superior, cursos técnicos e até mesmo ensino fundamental completo.

Para mostrar sua formação no seu CV, comece pela instituição de ensino em que se formou. O nome do curso, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Lembre-se de usar um modelo de currículo que tenha espaço para inserir mais de um dado de formação.

Secretariado Executivo
Faculdade Bandeirante de São Paulo
Concluído em 2012

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos e graduações que tenha concluído, dando mais valor para o seu currículo e melhoram o ranqueamento na concorrência para a vaga.

Recursos Humanos
Faculdade Bandeirante de São Paulo
Previsão de Conclusão em 2022

Habilidades de uma secretária

Quem quer trabalhar como secretária de grandes empresas e corporações multinacionais, deve mostrar suas competências e habilidades de maior destaque. A seção do currículo adequada é a de habilidades, na qual o candidato deve criar listas com suas competências. Exemplos:

Hard Skills

  • Comportamento Organizacional;
  • Criação de Eventos;
  • Práticas Secretariais;
  • Redação Institucional;
  • Software de Gestão;
  • Comunicação Integrada;
  • Domínio de Mentoring;
  • Assessoramento Técnico;

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Desempenho
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
️Alerta – Note que as hards skills são as suas competências específicas ao cargo, e as soft skills são as habilidades mais gerais que se aplicam para qualquer atividade profissional.

Resumo profissional para currículo de secretária

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Formada em Secretariado pela Faculdade Bandeirante de São Paulo, atuei como secretária em escritórios para sócios e para empresários de empresas de médio e grande porte. Tenho vasta experiência no assessoramento aos vários gestores e executivos nas atividades empresariais e no gerenciamento de informações. Falo inglês fluente e espanhol.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Como secretária tenho experiência no apoio e assessoramento de executivos. Atendo telefone e conheço os principais programas de informática. Sou o perfil que a sua empresa busca para apoiar os seus profissionais nas atividades empresariais.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de um secretária

Outro elemento que pode melhorar a pontuação no seu currículo é o objetivo. Demonstrar ser uma secretária com objetivos bem definidos, vai ajudar na hora de competir para a vaga de emprego. Separamos alguns exemplos de objetivos para currículo de secretária.

  • Apoiar os executivos na solução de problemas e questões empresariais;
  • Fornecer o melhor atendimento aos clientes e terceiros em contato com a empresa;
  • Desenvolver minhas habilidades para me tornar uma secretária de destaque;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar seções adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Conhecimento computacional

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares de gestão, vai deixar seu currículo ainda mais interessante. Veja alguns exemplos de programas que pode usar para complementar seu currículo de secretária:

  • Microsoft Excel;
  • Google Calendar;
  • Outlook para e-mails;

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem no mercado de trabalho, principalmente em se tratando de vagas para secretárias. Conversar com clientes e funcionários é a atribuição principal e ao entrar para uma empresa multinacional, conhecer outras línguas é essencial.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Cursos complementares

Aproveite o espaço do seu currículo para inserir outros cursos que não foram mencionados nas seções anteriores. Lembre-se que, quanto mais dados você inserir no seu currículo, maiores serão suas chances de ser contratado por uma grande empresa.

  • Excelência em editor de texto;
  • Formação de assistentes executivos;
  • Apoio em projetos administrativos;

Melhorando seu currículo de secretária

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (resolvo, cuido, soluciono) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de secretária pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de secretarias em busca de emprego

Como conseguir um emprego de secretária?

Para conseguir um emprego na área, o melhor caminho é preparar seu currículo com todas as seções que citamos anteriormente. Quanto mais dados o recrutador tiver sobre você, melhores serão suas chances de ser chamada para uma entrevista e se apresentar pessoalmente.

O que preciso para trabalhar como secretária?

Antes de tudo, um bom currículo completo e informativo. Apenas um documento elaborado vai colocar você nas melhores posições para concorrer a uma vaga de secretária.

Use nosso modelo de currículo para secretária!

modelo inexperiente de cv de secretária

Exemplos de CVs para secretárias escrever secretário cv
modelos de cv da secretária secretário experiente cv

Artigos similares