Exemplo de Currículo de Psicólogo | Modelos Prontos + Dicas Para Fazer

Um psicólogo formado pode atuar em diversas áreas como psicologia do idoso, psicologia social, psicologia clínica, avaliação psicológica, atendimento social. Há um vasto campo de trabalho para esses profissionais que estão cada vez mais valorizados pela sociedade.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Com o avanço das diversas doenças psíquicas e a necessidade de recrutar profissionais mentalmente saudáveis, o psicólogo tornou-se peça chave em empresas e clínicas. Ainda hoje a melhor maneira é fazer um currículo de psicólogo para entrar nesse mercado de trabalho.

Você pode baixar seu currículo de psicólogo pronto, mas suas chances vão aumentar se fizer seu próprio currículo. Destaque seus pontos fortes e mostre as vantagens que as empresas terão ao contar com você. Veja a seguir tudo o que um bom currículo para psicólogo deve ter.

Tamira Senera
Psicóloga
011954321000
tamirasenera@gmail.com
Manaus, AM
Linkedin.com/in/tamirasenera

Resumo Profissional

Experiência de Trabalho
Psicóloga Clínica com especialidade de ansiedade, depressão e outros apegos emocionais. Pós-graduada em Psicologia Social, tenho experiência no mercado de recrutamento e seleção. Trabalho com terapia individual, para desenvolvimento profissional e pessoal. Eleita 2 vezes seguidas como psicóloga mais lembrada por diretores e gerentes de empresas em Manaus.

Consultoria Psíquica
Psicóloga
Agosto de 2021 – Atual

  • Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais e distúrbios emocionais.
  • Avaliação dos pacientes em busca das questões emocionais por trás do conflito.
  • Atendimento a grupos e indivíduos com problemas de personalidade graves.
  • Experiência em Terapias de Casais visando a melhoria da qualidade de vida.

Clínica Bem Estar Mental
Estagiária de Psicologia
Agosto de 2019 – Janeiro de 2020

  • Auxílio aos psicólogos residentes na avaliação e acompanhamento de pacientes.
  • Elaboração de relatórios semanais baseados nas anotações de cada profissional.
  • Suporte aos programas dos grupos de atendimento em psicologia social.
  • Acompanhamento de pacientes com distúrbios emocionais em estado de recuperação.

Educação
Bacharelado em Psicologia
Universidade Da Saúde Mental
Dezembro de 2019

Atividades complementares
Voluntária do Projeto de Humanização dos espaços Centros de Saúde da Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Manaus, em 2018.

Certificado
Certificada em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea, Instituto Humano.
Pós-graduanda em Psicologia da Saúde, com atuação no suporte ao grupo médico da Unidade Básica de Atendimento para acompanhamento da saúde mental dos pacientes.

Como fazer um currículo de psicólogo (mesmo sem experiência)

Acompanhamento psicológico é necessário em todos os níveis sociais e organizacionais. Cada vez mais as empresas e clínicas investem na contratação de profissionais de saúde mental. Um profissional de psicologia também tem conquistado campo na área de recrutamento.

Quem se formou em psicologia, pode atuar em várias áreas da saúde e em empresas também. Definir qual será o seu campo de atuação é o primeiro passo para iniciar sua carreira de psicóloga ou psicólogo. Em seguida, é hora de começar a elaborar o seu currículo.

Selecionar as informações que serão incluídas no seu currículo de psicólogo é essencial para se destacar no mercado de trabalho. Sua educação e habilidades também serão seus grandes aliados na hora de ser contratado. Usando nossos modelos de currículo de psicólogo tudo fica mais fácil.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais como o LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos que levaram você a se candidatar;
  • Experiência de trabalho: histórico sobre seus trabalhos e atividades anteriores;
  • Educação: dados sobre sua formação, ano de conclusão, tema do TCC;
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga;
  • Adicional: informações adicionais sobre você como idiomas, certificados, conhecimentos de software, entre outros.

Um currículo com essas seções é peça chave para conseguir boas entrevistas. Com elas, seu currículo ganha qualidade e suas chances de ser recrutado aumentam consideravelmente. Se preferir, você também pode incrementar seu currículo com essas dicas:

  • Crie currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga.
  • Usar palavras-chave do anúncio, facilitando a leitura do sistema de rastreamento.
  • Personalizar o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

Essas dicas valem para psicólogos sem experiência. Claro que há seção dedicada ao histórico profissional que precisará ser adaptada. Existem alguns truques especiais para fazer isso que você verá a seguir.

O que colocar no currículo de psicólogo

Pensar quais informações você colocará no seu currículo é muito importante para concorrer no mercado de trabalho, no entanto, entender como inserir essas informações é ainda mais. Ao todo, existem muitos formatos de currículos, mas o preferido dos recrutadores são esses três.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV

Pensar em como o seu currículo será recebido pelo recrutador é sua responsabilidade. Um currículo visualmente apresentável acaba sendo selecionado primeiro que outros feitos de qualquer forma. Procure por um layout sóbrio, mas que seja bem construído e atraente.

  • Mostre que você é um candidato perfeito para a vaga, começando pelo currículo. Use um modelo de currículo de psicólogo moderno e informativo. Mostre profissionalismo

Aproveite um dos nossos modelos de currículo para psicólogo e escolha um que lhe agrada. Lembre-se de usar as fontes sempre no tamanho 10 ou 12 pt, para garantir que o recrutador consiga ler tudo aquilo que você preparou com cuidado e paciência.

📌Dica: é indicado usar fontes como Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, pois, essas fontes são mais populares. Se você já atuou no ramo de recrutamento, sabe a quantidade de currículos avaliados todos os dias. Facilitar a vida do recrutador renderá bons frutos na hora da seleção.

Com o grande volume de currículos que recrutadores recebem todos os dias, é muito comum eles criarem mecanismos de triagem para seleção. Estrutura e a apresentação visual são importantes, currículos limpos e organizados se destacam. O cabeçalho também merece destaque.

O cabeçalho é o topo do currículo, seção em que é colocado o nome, o título do profissional e informações para contato. Em nossos modelos de currículos de psicólogo pronto o nome aparece em destaque, sempre em letras garrafais, seguido pelo título e os dados de contato.

Começando bem

CORRETO
Ricardo Mendez Sá
Psicólogo Clínico
(11)954-321-000
ricardomendezsá@gmail.com
São Paulo, SP
linkedin.com/in/ricardomendezpsi

Começando mal

INCORRETO
Ricardo Mendez Sá
Contato: 95432000 ou ricardinho1989@gmail.com
Endereço: Rua Mentes do Sul, Bela Vista, São Paulo/RJ, CEP 01330050
Idade: 30 anos / Hobbie: Literatura
Twitter: @ricardopsico
📌 Dica: aproveite o cabeçalho para chamar a atenção do recrutador. Após o seu nome, insira um título chamativo que mostre suas principais competências profissionais.
✒️ Nota: usar uma foto 3×4 também é uma ótima maneira de conseguir mais entrevistas. A partir da foto, você pode se destacar e ser chamado para uma entrevista com mais rapidez.

Descreva sua experiência em psicologia

Considerado por muitos especialistas como a coluna central de um bom currículo, a seção dedicada para as experiências profissionais merece grande destaque. Essa seção é indicada para informar toda a sua experiência no campo da psicologia clínica e outros ramos da psicologia.

A estrutura das suas experiências é bem simples. Primeiro, coloque o nome dos lugares em que trabalhou, depois o cargo que exerceu e o período que essa experiência durou. Escreva de três a cinco bullets points com resumo das atividades, em seguida, mostrando suas principais atividades, conquistas e outros dados relevantes.👇

Exemplo de experiência para currículo de psicólogo social

Centro de Atendimento Comunitário
Psicólogo Social
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Atendimento e acompanhamento psicossocial da comunidade e famílias assistidas.
  • Idealização e condução do projeto de atendimento social “Conversa de Adulto”.
  • Atuação multidisciplinar com demais áreas da saúde, socioassistencial e educação.
  • Construção de redes de apoio no território para tratamento das vulnerabilidades.

Exemplo de experiência para currículo de psicólogo hospitalar

Hospital da Criança Com Câncer
Psicólogo Hospitalar
Janeiro de 2017 – Setembro de 2019
  • Atendimento psicoterapêutico a crianças sob tratamento de quimioterapia.
  • Acompanhamento de todo o tratamento, preparação e pós cuidados.
  • Visitas diárias aos pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo.
  • Conversar com familiares para acolhimento dos seus entes em tratamento.

Exemplo de experiência para currículo de psicólogo organizacional

UniTeam Tecnologia
Psicólogo Organizacional
Agosto de 2020 –  Atual
  • Atendimento aos funcionários com problemas pessoais e de saúde.
  • Elaboração de relatório sobre os avanços de cada colaborador em tratamento.
  • Monitoramento das funções mais sensíveis à empresa, com feedback diário.
  • Concessão de palestras mensais a respeito de um tema de saúde mental.

Exemplo de experiência para currículo de psicólogo clínico

Consultório da Mente
Psicóloga Clínica
Agosto de 2010 – Dezembro de 2020
  • Dez anos de experiência no atendimento de pessoas com diferentes distúrbios.
  • Realização de diagnósticos para cada cliente, especificando o tipo de tratamento.
  • Aplicação de psicoterapias com objetivo de melhorar a saúde mental do paciente.
  • Atendimento para casais em situações de abalo emocional e família traumatizadas.

Caso você ainda não tenha experiência…

Se esse é o seu primeiro currículo de psicólogo, pode ficar tranquilo. Você pode usar essa seção para informar suas atividades como psicólogo autônomo, como no nosso exemplo abaixo. Se não tiver experiência alguma, use suas habilidades, capacidades. Há muitas técnicas para você preencher seu currículo sem ter experiência. Neste artigo descobrirá todas elas.

Exemplo de experiência para currículo de psicólogo sem experiência

Psicóloga
Consultora
Janeiro de 2021 – Atual
  • Atuação na mediação de conflitos entre pessoas em estado de estresse constante.
  • Sugestão de psicoterapias visando a prevenção de doenças ligadas ao trabalho.
  • Elaboração de conteúdo de ciência para redes sociais com objetivo informativo.

A educação é a pedra fundamental de todo currículo profissional e com o currículo de um psicólogo não seria diferente. Informar aos recrutadores a sua formação, cursos realizados e certificados obtidos, é a melhor maneira de se qualificar para vagas mais concorridas.

Comece com dados do seu nível superior. Diga o nome da faculdade de ensino superior e o ano de conclusão. Use a mesma estrutura para inserir sua pós-graduação, especialização, seminários e outros certificados. Caso tenha mestrado ou doutorado, insira o título da sua obra.

Bacharelado em Psicologia
Universidade das Ciências Mentais
Dezembro de 2021

Mestranda em Psicanálise e Culturas Contemporâneas
Universidade Federal Freudiana
Título: As consequências à psique das mudanças dos modos de organização social a partir da popularização das redes sociais, previsão para conclusão em 2024.

Habilidades de um psicólogo em seu currículo

Para destacar seu curriculum vitae entre os candidatos da vaga anunciada, separa uma seção do seu currículo para apontar suas habilidades profissionais. Elas podem ser divididas em duas, habilidades profissionais (hard skills) e habilidades comportamentais (soft skills). Confira alguns exemplos. Conhecimentos técnicos psicologia hospitalar

Hard Skills

  • Conhecimentos técnicos
  • Psicologia hospitalar
  • Comportamento humano
  • Crianças e adolescentes
  • Recursos humanos
  • Clínica psicológica
  • Abordagem holística
  • Psicologia do trabalho

Soft Skills

  • Sigilo Profissional
  • Raciocínio Abstrato
  • Imparcialidade
  • Escuta ativa
  • Empatia
  • Educação psíquica
  • Aprendizado
  • Integrativa

Resumo profissional para currículo de psicóloga

Após o cabeçalho, é o resumo que apresentará você ao recrutador. Mostre, em poucas e apuradas palavras, sua personalidade. O resumo deve ser breve, no máximo duas ou três linhas. Seja pragmática na hora resumir suas qualidades pessoais e profissionais.

O principal objetivo de um resumo em um currículo é prender a atenção do recrutador e manter seu currículo no radar do setor de contratação. Lembre-se de que o melhor resumo é aquele que deixa o leitor curioso para ler todo o conteúdo.

CORRETO
Psicóloga com pós-graduação em psicologia cognitiva e social, com mais de 5 anos de experiência. Estudo o preconceito, racismo e outras formas de opressão social e suas consequências psíquicas e as consequência no ambiente de trabalho.
💡Use o resumo para falar, em poucas palavras, o máximo sobre você. Explore suas habilidades e sua experiência na área, além de informar um elemento que pode ser o diferencial.
INCORRETO
Excelente psicóloga do trabalho, gosto de escutar meus pacientes e dar um feedback que possa ajudar. Quero contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho com minhas técnicas e especialidades. Entre em contato para saber mais sobre mim.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de psicólogo e psicóloga

Um profissional objetivo é muito bem visto por gerentes e recrutadores. Colocar no seu currículo quais são seus objetivos como colaborador da empresa é uma ótima maneira de mostrar autoridade. Você pode colocar seu objetivo no currículo em um lugar de destaque e sugerimos usar a estrutura de bullets points.

  • Escutar a todos com atenção para apresentar a melhor solução para o coletivo.
  • Melhorar a qualidade de vida dos funcionários para aumentar a produtividade.
  • Estabelecer parâmetros mínimos de saúde mental para o bem-estar geral.

Seções adicionais

Ao final do seu currículo, se ainda sobrar espaço, coloque seções adicionais para deixar o recrutador ainda mais instigado para convidar você para uma entrevista. A seção dependerá das suas habilidades, selecione-as de acordo com suas melhores capacidades. Veja alguns exemplos.

Softwares e programas

Mostre ao recrutador que você é um profissional de psicologia antenado às mudanças tecnológicas. Use essa seção do seu currículo de psicólogo para dizer que programas você conhece, qual o seu nível de capacitação e outras informações sobre softwares de gestão.

  • PsicoManager
  • Sinappsy
  • Microsoft Suite

Publicações

Por se tratar de uma área do campo da ciência, é muito comum psicólogos escreverem artigos científicos e teses de estudo. Você pode usar a seção adicional do currículo para inserir alguns artigos que escreveu, publicações em revistas especializadas e outros trabalhos acadêmicos que merecem destaque.

  • “As consequências psíquicas do home office na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade”, Revista do Trabalho Remoto, publicada em janeiro de 2021.
  • “Os tipos de sequelas psíquicas mais comuns em crianças e adolescentes do século XXI”, artigo publicado pela Faculdade da Mente, em 2019.
  • “Conversas com psicólogos do trabalho: maneiras de melhorar a saúde mental do colaborador”, Editora da Empresa, coletânea de artigos publicados em 2022.

Técnicas em Psicologia

Você também pode usar as seções adicionais para incluir os cursos que deixou de adicionar na seção de educação. No campo da psicologia, por exemplo, existem muitas técnicas para abordar os problemas do paciente. Você pode usar essa seção para apresentar quais são as técnicas que mais usa, por exemplo.

  • Análise Junguiana
  • Fenomenologia
  • Terapia Humanista

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (escuto, ouço, acompanho, converso) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.
  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de elaborar um currículo competitivo é usar como base um template moderno e original. Escolha um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de psicólogos em busca de emprego

Como fazer currículo de psicólogo recém-formado?

No caso de psicólogos que acabaram de sair da faculdade, a melhor maneira de escrever o seu currículo é focar nos dados educacionais. Atividades que realizou durante a faculdade, cursos e palestras que participou. Se atuou em algum trabalho voluntário ou atividade relevante, informe também no seu currículo de psicólogo iniciante.

Devo colocar no currículo que estou cursando psicologia?

No caso, se você concorre a uma vaga na qual o diploma de psicólogo não é necessário, colocar que você está cursando psicologia é uma ótima maneira de ganhar pontos. Agora, se a vaga anunciada é para psicólogo formado, será necessário ter diploma para se candidatar.

Qual o melhor perfil profissional de psicólogo em currículo?

Um bom psicólogo é aquele preparado para os requisitos solicitados na vaga. Leia o anúncio e veja se você tem o perfil desejado pela empresa. Em caso afirmativo, prepare-se para começar a escrever o seu currículo e mostrar suas melhores qualidades ao recrutador.

Artigos similares