Exemplo de Currículo de Pedreiro | Modelo + Dicas

O ramo da construção é um dos que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Em março, o setor fechou o ano com um crescimento de 9,7% apenas no ano de 2021. Com esses bons números, muitos empresários estão expandindo seus negócios imobiliários.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Entre tantos desafios do setor, a busca por uma mão de obra qualificada é um dos principais objetivos que as empresas da construção civil têm encontrado. Além disso, por ser um setor com alto investimento, também é porta de entrada para muitos trabalhadores, como os pedreiros.

Fazer seu próprio currículo de pedreiro é o que você precisa para conseguir um emprego em uma grande construtora. Separamos algumas dicas que vão ajudar você a escrever o melhor currículo, para participar e aplicar em muitas das vagas de trabalho aberta para o setor.

Exemplo de currículo de pedreiro

Roberto Alberto Silva
Pedreiro e Mestre de Obras
011954321000
robertoalbertosilva@email.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/robertoalbertopedreiro

Resumo Profissional
Pedreiro com formação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com mais de 10 anos de experiência no ramo da construção civil participando da construção de residências, galpões industriais e prédios comerciais. Minha especialidade é concretagem para fundações e tenho conhecimento em aplicação de revestimento para todos os tipos de construção.

Experiência de Trabalho

Construção S.A.
Mestre de Obras
Maio de 2018 – Junho de 2022

  • Execução de trabalhos de construção civil em alvenaria, concreto e outros materiais;
  • Leitura de desenhos, esquemas e especificações, com uso de instrumentos adequados.
  • Estudo das características das obras, exame de plantas e especificações técnicas.
  • Orientação na escolha do material apropriado e melhor forma de execução do trabalho.

Alpha Construções Ltda.
Pedreiro Assentador
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Apoio na composição de mistura, cimento, areias, pedra, de acordo com a obra;
  • Assentamento de tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais em obras de grande porte;
  • Construção de alicerces, levantar paredes, muros e construções similares.
  • Realização de reboco em estruturas construídas, calçadas e estruturas semelhantes;

Construtora Nota Mil
Pedreiro Revestidor
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Realização de trabalhos de manutenção corretiva de prédios e operação de betoneiras;
  • Armação e desmonte de andaimes para execução das obras desejadas.
  • Execução de tarefas de nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional
  • Orientações quanto a execução das atividades para o melhor o atendimento;

Educação
Pedreiro e Mestre de Obras
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Concluído em 2015

Atividades complementares
Participação no Projeto de Educação Ambiental aplicada na Construção Civil, ministrado pela Associação de Proteção da Mata Atlântica, em 2016;

Certificado
Técnicas de Assentamento, pelo Instituto de Construção Civil Nacional, concluído em 2016;
Normas Padronizadas de Segurança do Trabalho, pelo Ministério do Trabalho, concluído em 2015;

Como fazer um currículo de pedreiro (mesmo sem experiência)

Como você sabe, a construção civil é um dos setores da economia que mais contrata, em razão do crescimento. Conseguir um emprego na área de construção civil pode parecer fácil, porém, as melhores vagas estão reservadas para os profissionais mais qualificados.

Possuir experiência no ramo da construção civil não é suficiente para se destacar e obter as melhores vagas. Para conseguir um bom emprego de pedreiro em uma empresa de renome e com chances de progredir na carreira, é preciso começar com o pé direito na entrevista.

Criar um currículo de pedreiro completo que atenda os desejos da empresa contratante é a melhor forma de se destacar dos demais concorrentes. Vale a pena ficar de olho nas vagas abertas e se preparar para participar de todos os processos seletivos com um CV adequado.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Em quase todo processo seletivo, essas informações são essenciais para definir quem será contratado ou não pelas empresas. No ramo da construção civil, essa máxima também se aplica. Construir um currículo é como construir um prédio. Uma boa fundação é essencial.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de pedreiro

Antes de começar a falar sobre o conteúdo do currículo vale a pena avisar que cada currículo deve ser elaborado com estratégia. As empresas estão usando programas de análise que fazem a triagem dos documentos antes mesmo de chegar nas mãos dos recrutadores.

  • Criar currículos específicos para cada aplicação;
  • Usar  palavras-chave  usadas no anúncio;
  •  Personalize o título  de acordo com a vaga;
  • Inserir o máximo de informação relativa ao cargo;

São algumas formas de superar esse sistema de rastreamento e se classificar para a segunda etapa do processo de seleção e recrutamento.

O que colocar no currículo de pedreiro

A estrutura do seu currículo também precisa ser pensada. Assim, com a fundação de uma casa ou de um prédio, a estrutura do currículo é o que dá sustentação para que o conteúdo de todo o documento seja inserido e lido pelos recrutadores das empresas de construção civil.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Essas são as três principais formas de estruturar as informações do seu currículo. Escolha uma delas, e na hora que enviar o seu currículo, saia na frente da concorrência. Afinal, 9 em cada 10 recrutadores preferem currículos que usam cada uma dessas estruturas de formatação

Apresentação visual de seu CV de pedreiro

O acabamento de uma casa tem muito valor, principalmente no momento de venda do imóvel. Assim também é a apresentação visual de um currículo, que precisa ser atraente e vender o profissional. Elaborar um currículo completo e, ao mesmo tempo, bonito é um grande desafio.

  • Currículos construídos com ferramentas de design tem mais 3 vezes mais chances de serem selecionados do que currículos feitos no word ou em pdf.

Aqui na CriarCV você encontra vários modelos de currículos para pedreiro com design próprios e originais. São layouts diversos, para cada tipo de profissional. Escolha um deles e construa o currículo mais bonito para vencer a concorrência.

📌Dica: recrutadores adoram currículos com as fontes: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para currículo de pedreiro

A parte mais importante do seu currículo é o começo, responsável pelo primeiro contato com o recrutador. Iniciar um currículo com eficiência vai aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista. Tenha o seu currículo selecionado dom um bom título atrativo.

Colocar seus dados pessoais e informações de contato também no início do currículo podem induzir o recrutador a entrar em contato com você antes de analisar os demais currículos. Veja como começar um currículo e como não começar nos exemplos apresentados a seguir.

Começando bem

Correto
Roberto Alberto Silva
Pedreiro e Mestre de Obras
011954321000
robertoalbertosilva@email.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/robertoalbertopedreiro

Começando mal

Incorreto
Roberto (Robertinho), telefone 011954321000
Data de Nascimento: 10/02/1976
Trabalhador da Construção Civil
Experiência em Assentamento e Fundação
Endereço: Rua dos Construtores, São Paulo

Nos dois exemplos, o mesmo candidato elabora inícios diferentes para o seu currículo. No primeiro modelo ele coloca suas informações de uma maneira estratégica, no segundo ele solta os seus dados sem muita pretensão. Adivinha qual tem mais chances de ser contratado?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3 x 4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência em construção civil

Possuir experiência é uma grande vantagem na hora de concorrer a uma vaga de trabalho, especialmente na construção civil. As empresas gostam de contratar novos profissionais, mas os mais experientes têm chances de conseguir se qualificar para os melhores cargos.

Para inserir sua experiência no currículo, siga nossos exemplos. Primeiro, o nome da empresa em que trabalhou, depois a função exercida e por último o tempo de duração. Faça um breve resumo das suas atividades em cada um das empresas, em sistema de lista.👇

Exemplo de experiência para currículo de pedreiro mestre de obras

Construção S.A.
Mestre de Obras
Maio de 2018 – Junho de 2022
  • Execução de trabalhos de construção civil em alvenaria, concreto e outros materiais;
  • Leitura de desenhos, esquemas e especificações, com uso de instrumentos adequados.
  • Estudo das características das obras, exame de plantas e especificações técnicas.
  • Orientação na escolha do material apropriado e melhor forma de execução do trabalho.

Exemplo de experiência para currículo de pedreiro assentador

Alpha Construções Ltda.
Pedreiro Assentador
Agosto de 2015 – Setembro de 2017
  • Apoio na composição de mistura, cimento, areias, pedra, de acordo com a obra;
  • Assentamento de tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais em obras de grande porte;
  • Construção de alicerces, levantar paredes, muros e construções similares.
  • Realização de reboco em estruturas construídas, calçadas e estruturas semelhantes;

Exemplo de experiência para currículo de pedreiro revestidor

Construtora Nota Mil
Pedreiro Revestidor
Janeiro de 2013 – Maio de 2015
  • Realização de trabalhos de manutenção corretiva de prédios e operação de betoneiras;
  • Armação e desmonte de andaimes para execução das obras desejadas.
  • Execução de tarefas de nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional
  • Orientações quanto a execução das atividades para o melhor o atendimento;

Caso você ainda não tenha experiência…

Para quem busca a primeira experiência como pedreiro, o currículo pode ajudar. Tudo o que o profissional precisa fazer é saber como preencher as seções relacionadas à experiência, afinal, é uma das mais importantes do currículo. Se tiver outras experiências em outros ramos, pode inserir. As empresas gostam de profissionais versáteis.

Escolaridade: como incluir formação em construção

Mostrar que você é um profissional preparado para ser empregado de qualquer empresa passa pela sua escolaridade. A seção de educação é muito importante em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Saiba como inserir todas suas qualificações educacionais.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, pode ser na área de construção ou outras áreas, o nome da faculdade e o ano de conclusão. Veja agora um exemplo de como colocar o seu histórico educacional no seu currículo de pedreiro.

Pedreiro e Mestre de Obras
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Concluído em 2015

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos e graduações que tenha concluído, dando mais valor para o seu currículo e melhoram o ranqueamento na concorrência para a vaga.

Engenharia Civil
Universidade de Ciências Exatas
Previsão de conclusão em 2025

Habilidades de um pedreiro da construção civil

Um pedreiro é um profissional hábil e preparado para encarar os desafios que surgem em obras de todos os tipos. O seu currículo deve mostrar suas habilidades e competências de uma forma sistemática, para ajudar o recrutador a fazer a seleção de uma maneira mais eficiente.

Hard Skills

  • Instalação hidráulica
  • Técnica eletricista
  • Segurança do trabalho
  • Qualidade produtiva
  • Construção a seco
  • Revestimento com argamassa
  • Alvenaria estrutural
  • Normalização e orçamento

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Agilidade
  • Produtividade
⚠️Alerta – As hards skills são as suas competências específicas no ramo da construção civil. Enquanto as soft skills são as habilidades gerais, como trabalhador.

Resumo profissional para currículo de pedreiro

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Pedreiro com formação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com mais de 10 anos de experiência no ramo da construção civil participando da construção de residências, galpões industriais e prédios comerciais. Minha especialidade é concretagem para fundações e tenho conhecimento em aplicação de revestimento para todos os tipos de construção.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Como pedreiro tenho conhecimento em construção de todos os tipos. Trabalhei por muitos anos em construtoras e também como pedreiro autônomo, prestando serviço em obras de casas e prédios. Atualmente, busco uma recolocação no mercado e minha pretensão salarial está na média do mercado.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de pedreiro

Separar uma seção do seu currículo para apresentar seus objetivos é uma ótima oportunidade para demonstrar o porquê você deve ser contratado pela empresa.

  • Contribuir com a uma construção limpa e segura de forma eficiente e produtiva;
  • Compartilhar meus conhecimentos em construção civil e aprender novas técnicas;
  • Estar ao lado da empresa e ajudar no crescimento da marca no mercado de construção;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar seções adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Conhecimento computacional

Mostrar que tem conhecimentos em computação é uma grande vantagem que pode ajudar a ser contratado na hora da entrevista. Um pedreiro que tem conhecimentos em programas de construção civil também pode ser convidado para trabalhar no setor administrativo.

  • Access Control
  • AUTOCAD
  • Microsoft Office

Idiomas

Conhecer mais de um idioma pode elevar suas chances de ser contratado por grandes empresas da construção civil. Muitas empresas hoje são multinacionais e sempre é preciso trabalhadores para trabalhar em outros países. Falar outro idioma é uma grande vantagem.

  • Inglês intermediário
  • Espanhol intermediário
  • Japonês básico

Normas de regulamentadoras

No setor da construção civil as normas regulamentadoras têm grande relevância. Use seu currículo para mostrar que conhece as normas de padronização mais importantes, e saia na frente dos demais candidatos. Coloque as normas regulamentadoras na sua seção adicional.

  • NR 6 – Equipamentos de proteção individual – EPI
  • NR 9 – Programa de prevenção de riscos ambientais
  • NR 7 – Programa de controle médico de saúde ocupacional

Melhorando seu currículo de pedreiro

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, construo, avalio, apoio) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de pedreiro pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: Use um template moderno e original para fazer seu currículo. Escolha um dos nossos modelos prontos e faça seu currículo em instantes.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas pedreiros em busca de emprego

O que faz um pedreiro?

Um pedreiro é o responsável por ajudar os engenheiros na construção da edificação. Entre as suas tarefas está a de executar trabalhos em alvenaria, concreto e outros materiais. Possuir conhecimento de desenhos, esquemas e especificações, além de processos e instrumentos de construção e reforma de prédios e outras obras, também é uma grande vantagem.

Como fazer um currículo de pedreiro?

A melhor maneira de fazer o seu currículo de pedreiro é usar um modelo moderno, com todas as seções que apresentamos acima, e com uma boa apresentação visual. Coloque tudo o que for relevante sobre você e que pode influenciar o recrutador a indicar sua contratação.

Use um modelo de pedreiro pronto aqui na Criar CV!

Artigos similares