Currículo de Garçom | Exemplos, Modelos e Dicas

Testemunha de muitas histórias e com uma vivência que poucos profissionais têm, os garçons são profissionais de primeira ordem. Restaurantes, bares e eventos precisam de garçom todos os dias da semana. Criar um bom currículo de garçom é o prato principal para conseguir um bom emprego.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Muitas dúvidas podem surgir ao elaborar o seu currículo para garçom. O que colocar na parte da educação? Como fazer um currículo de garçom sem experiência? Quais são as principais atribuições de um garçom? São algumas das perguntas comuns a todo garçom de primeira viagem.

Neste artigo ajudaremos você a criar o seu currículo de garçom ou de garçonete. Separamos um exemplo de currículo de garçom, com dicas e macetes para impulsionar o seu curriculum vitae no mercado de trabalho. Confira a seguir um modelo de currículo para cargo de garçom.

Exemplo de currículo de garçom

Leandro Almeida
Garçom
011954321000
leandroalmeira@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/leandroalmeida

Resumo Profissional
Trabalho há mais de 5 anos no setor de alimentação, como garçom e copeiro em restaurantes, empresas, lanchonetes, bares e promotoras de eventos. Profissional comunicativo e disposto a aprender e compreender os processos de cada lugar por onde passo. Meu objetivo é entregar a melhor experiência para o cliente, sempre.

Experiência de Trabalho

Mobilidade e Serviços
Garçom
Janeiro de 2020 – Atual

  • Preparação do café da manhã para os colaboradores da empresa, todos os dias.
  • Responsável pela alimentação com garçom de eventos e seminários desenvolvidos pela empresa.
  • Ajudo na higienização e organização dos espaços dedicados para alimentação dos funcionários.

Cantina dos Frades
Garçom
Agosto de 2016 – Dezembro de 2019

  • Preparação do salão com a organização das mesas, colocação de toalhas de pratos.
  • Atendimento ao público sempre observando a ordem de pedido e a segurança.
  • Comunicação aos clientes acerca das promoções e pratos principais dos restaurantes.
  • Retirada de pedidos por meio do software de gerenciamento de restaurantes Goomer.

Educação
Curso de Garçom e Garçonete
Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo
Agosto de 2011

Colégio Professor Elivelton Rodrigues
Ensino Médio Completo
Dezembro de 2010

Atividades complementares
Técnicas Comerciais Aplicadas Ao Estabelecimento de Alimentação – SENAC, em 2012

Certificado
Curso de Harmonização de Carnes e Vinhos, Mistral, concluído e 2014
Curso de Elaboração de Cardápios para Restaurantes e Eventos, concluído em 2015.

currículo de garçom

Como fazer um currículo de garçom

Com um mercado cada vez mais concorrido, garçons e garçonetes precisam fazer um currículo de destaque na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Algumas vagas abertas costumam pedir experiências e outras podem pedir apenas interesse em aprender uma nova profissão.

Em qualquer um desses casos, um currículo bem desenvolvido é a melhor maneira de se apresentar para um recrutador ou uma empresa de recrutamento. Desenvolva seu currículo sempre observando a estrutura padrão. É a partir do currículo que você vai se apresentar.

Usar modelos de currículo para garçom é um caminho, mas a escolha do modelo deve ser feita com cuidado. Existem modelos específicos para garçom e garçonete com ou sem experiência. Consulte nossos exemplos de layout para fazer seu currículo com a seguinte estrutura.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail e WhatsApp), LinkedIn.
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos da sua candidatura.
  • Experiência de trabalho: dados específicos sobre seus empregos anteriores.
  • Educação: formação no ensino médio, faculdade se tiver, objetos de estudo.
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga.
  • Adicional: conhecimentos gerais que agreguem valor ao seu currículo como idiomas, certificados, cursos, especialização e outros.

Essas são as seções que não podem faltar no seu currículo para garçom. Todas essas seções fazem parte dos nossos modelos de layout de currículos. Se quiser, você ainda pode adaptar o currículo observando as seguintes estratégias.

  • Elaborar um currículo para cada vaga, adaptando-o aos requisitos anunciados.
  • Usar o máximo de palavra-chaves, para facilitar a leitura do sistema de rastreamento,
  • Personalização do título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Inserir dados e características pessoais que dialoguem com os requisitos da vaga.

O que colocar no currículo de garçom

Você sabe quais as seções mais importantes de um currículo para garçom e de garçonete, mas falta dizer como preencher cada uma dessas seções. Antes, porém, tenha em mente que as seções de experiência de trabalho e educação são as mais importantes de um currículo e devem ser criadas seguindo um dos três formatos específicos.

  • Formato cronológico reverso: o modelo que segue esse formato dá destaque para as experiências de trabalho Os restaurantes, bares e eventos em que trabalhou devem ser inseridos da última experiência, ou a mais recente, até o seu primeiro trabalho, ou mais antigo.
  • Formato currículo funcional: ideal para candidatos à vaga de garçom sem experiência na área, o formato funcional dá um destaque para as habilidades, informações de curso e formação educacional. Use com cuidado as vagas que pedem experiência prévia.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse modelo é uma mistura entre o currículo reverso e o funcional. Nesse formato o candidato deve inserir seu histórico profissional junto da sua educação formal. É um formato completo que acaba sendo preferido por recrutadores.

Apresentação visual de seu CV

Ao atender um cliente é importante que o garçom esteja alinhado e com as roupas limpas. Assim, ele passa a sensação para a pessoa de que o local em que ela irá consumir bebidas e alimentos é seguro. Essa mesma lógica pode ser usada na hora de criar um currículo.

Um currículo sóbrio e com tonalidades que traduzem equilíbrio e limpeza é a melhor maneira de mostrar ao recrutador que você é um garçom ou garçonete que se a risca os protocolos da profissão. Com isso, surgem muitas chances de você se destacar de outros currículos feitos de qualquer maneira.

  • O tamanho da fonte também é um elemento importante. Como um cardápio, seu currículo precisa ser lido. Escolha fontes do tamanho 10 a 12 para facilitar a leitura.
📌Dica: fuja de fontes diferentes. Estamos acostumados a ler todos os documentos em fontes como Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial. Usar uma fonte fora dos padrões pode deixar o seu currículo ilegível e prejudicar a sua candidatura, ainda que o conteúdo interno do seu CV seja imbatível.

Título e informações de contato

O carro chefe de um currículo de qualidade, a parte superior deve ser completada com seus dados profissionais. Primeiro, o nome fica em destaque, para que o recrutador se lembre de você. Nossos modelos colocam os nomes em letras garrafais para atrair mais atenção ao candidato.

Em seguida, vem o título do profissional. No caso do currículo para garçonete ou garçom, o título deve concordar com a sua experiência profissional. Não adianta inventar nada agora porque ao ler o currículo o recrutador saberá tudo sobre você e o título é, de fato, verdadeiro.

Começando bem

CORRETO
Thiago Daslam
Garçom e Copeiro
(11)954-321-000
thiagodaslam@gmail.com
São Paulo, SP
linkedin.com/in/thiagodaslam

Começando mal

INCORRETO
Thiago Daslam
Contato: 95432000/thiaginho1989@gmail.com
Endereço: R. da Vontade, 234, Apto 91, CEP 01330050
Idade: 32 anos / Hobbie: Culinária
Facebook: @thiagodeman
📌 Dica: lembre-se que o cabeçalho é a porta de entrada e se ele for muito extenso e cansativo, o recrutador pode ficar pelo caminho. Seja objetivo e breve, além de completo.
✒️ Nota: recomendamos também que, ao lado das informações, inserir uma foto de perfil 3 × 4 profissional, caso se sinta confortável. Mostrar o seu rosto logo na fase de recrutamento pode ser uma boa vantagem em relação aos candidatos que evitam colocar fotos.

Descreva sua experiência como garçom e garçonete

Possuir experiência prévia em qualquer atividade é sempre uma grande vantagem para todo candidato a uma vaga no mercado de trabalho. As empresas em geral apreciam profissionais qualificados, que sabem fazer o que estão sendo recrutados para executar.

Para mostrar seu histórico profissional use o sistema cronológico reverso. Coloque, em primeiro, seu último emprego ou cargo atual, segundo o prazo de duração e das suas atividades na função. Use de três a cinco bullets points para mostrar suas capacidades. 👇

Exemplo de experiência para currículo para garçonete chefe

Restaurantes Família DaVinci
Garçom Maître
Agosto de 2019 – Atual

Principais atribuições:

  • Coordenação de uma equipe com mais de 20 garçons e cumins de todos os níveis.
  • Responsável por anotar pedidos mais complexos e tirar pedidos da carta de vinhos.
  • Elaboração da carta de cardápio em conjunto com o chef da cozinha a cada 6 meses.

Exemplo de experiência para currículo para garçom iniciante

Apetitosa Comida
Garçom Cumin
Dezembro de 2021 – Janeiro de 2022

Principais atribuições:

  • Organização do salão com disposição das mesas, colocação das toalhas e enfeites.
  • Retirada dos pedidos junto ao balcão da cozinha e disposição na mesa dos clientes.
  • Limpeza das mesas após a refeição concluída e retirada de pedidos extras, como café.
  • Comunicação ao caixa acerca da solicitação de conta por parte da clientela da casa.

Caso você ainda não tenha experiência…

Veja que o nosso último exemplo é de um garçom que está começando no ramo, chamado Cumin. Se você não tem nenhuma experiência na área e está buscando o primeiro emprego de garçom, foque nas suas qualidades pessoais. Informe cursos e eventuais trabalhos voluntários que tenha feito. Coloque também o seu objetivo, como uma especialização na área de garçom.

Exemplo de experiência para currículo de garçonete sem experiencia

Rafaela de Almeida
Prestadora de Serviços
Aspirante a Cumin, Copeiro e Garçom

Principais Qualificações:

  • Disposta a aprender e auxiliar meus companheiros em todas as atividades do bar.
  • Acostumada a lidar com pressão e lidar com agilidade quando for necessário.
  • Excelente comunicação verbal e escrita, com formação no ensino médio completo.
  • Aguardando abertura do processo seletivo para o Curso de Garçom da Prefeitura.

Educação: como incluir sua formação

No mercado de trabalho a educação tem um valor crescente. Informar ao recrutador quais são suas qualificações educacionais aumenta o seu valor perante a vaga. Ainda que para o cargo de garçom não exista faculdade ou cursos específicos, há treinamentos dados por empresas e até por entidades públicas.

Para criar uma seção dedicada a sua educação, coloque em blocos seus dados educacionais. Informe o nome da licença ou certificação obtida, seguida da instituição em que estudou. Você também deve colocar o ano de conclusão, para mostrar que você está se atualizando.

Garçom Profissional
Curso de Garçom do SENAC
Dezembro de 2021

Certificação em Segurança Alimentar
Instituto Nacional de Vigilância Sanitária
Janeiro de 2022

Habilidades de um garçom para um currículo

Trabalhar com o público é sempre um grande desafio, principalmente quando você está lidando com alimentação. Um bom garçom deve possuir habilidades que vão desde a boa comunicação, atenção aos detalhes e atendimento ágil e com diminuição de erros.

Essas habilidades podem ser gerais ou específicas, como cursos e certificados obtidos ao longo da vida. A melhor maneira de inserir suas habilidades em um currículo para garçonete ou garçom é separá-las em dois blocos: hard skills, habilidades especiais e soft skills, gerais.

Hard Skills

  • Escrita
  • Vendas
  • KCMS
  • Cardápios
  • Leitura
  • Matemática
  • Informática
  • Marketing
  • Libras

Soft Skills

  • Proativo
  • Boa Comunicação
  • Gentileza
  • Postura
  • Carisma
  • Colaborativo
  • Carismático
  • Atendo aos detalhes
  • Solucionador ágil

Resumo profissional de currículo para garçom

Resumir suas qualidades como garçom ou garçonete é uma ótima maneira de ganhar a empatia do recrutador. São inúmeros currículos lidos todos os dias, e informar em poucas palavras porque você merece ser selecionado para a vaga é uma facilidade muito desejada.

Pense em como você pode se apresentar em três a quatro linhas. Seja pragmático e deixe o melhor para o corpo do currículo. Use as palavras-chave para atrair a atenção do recrutador e conseguir um convite para a entrevista de emprego.

CORRETO
Garçom com 10 anos de experiência no atendimento ao cliente, retirada de pedidos e ordens gerais, organização de mesas e limpeza de pós-evento. Estou sempre atento ao ambiente para garantir que todos os presentes saíram satisfeitos. Trabalhei em eventos para até 5.000 pessoas.
💡Mostre ao recrutador como você se qualifica para a vaga anunciada. Você é um garçom de primeira linha, sempre pronto para atender seus clientes com destreza e agilidade. Além disso, tem experiência em grandes eventos, mostrando sua capacidade para lidar com pressão.
INCORRETO
Garçom para todos os tipos de restaurantes, bares e eventos. Costumo conversar com meus clientes e criar um laço de amizade. Estou sempre em busca de melhorias na profissão.
💡Esse resumo não diz nada, apenas ressalta qualidades pessoais do garçom, sem criar uma conexão entre candidato, vaga e recrutador.

Objetivo profissional de um currículo para garçom

Dizer os motivos que fizeram você se candidatar à vaga é um caminho rápido para mostrar ao recrutador que é você quem ele procura. Crie uma seção no seu currículo para colocar seus objetivos, tanto para a vaga, quanto objetivos gerais na profissão. Confira alguns exemplos de objetivo de currículo para garçom.

  • Quero compartilhar todo meu conhecimento adquirido com garçons mais jovens
  • Atendimento ao cliente é uma das minhas paixões, assim como alimentação
  • Comecei meu curso de gastronomia e quero conhecer todos os setores do ramo

Seções adicionais

É possível usar o currículo para inserir algumas informações extras, ganhando ainda mais pontos na hora do recrutamento. Essas seções podem ser variadas e não existe um modelo específico para elas. Separamos as seções mais utilizadas em currículos para garçom.

Habilidades de informática

Atualmente todos os pedidos são feitos por meio de aplicativos e softwares de gerenciamento de restaurantes. Mostrar ao recrutador que você tem conhecimento sobre esses programas é a melhor maneira de dizer que você está preparado para lidar com sistemas de última tecnologia.

  • Conhecimento de MarketUP
  • Pedidos com Goomer
  • Microsoft Avançado

Idiomas

Para um garçom que fala mais de uma língua, as vagas podem ser melhores e mais bem remuneradas. Afinal, restaurantes e bares que costumam ser frequentados por estrangeiros, costumam ser estabelecimentos de alto nível. Veja algumas maneiras de informar que fala mais de um idioma.

  • Inglês: Comunicação e Escrita
  • Espanhol Intermediário
  • Francês Básico

Cursos complementares de garçom

É possível ainda usar a seção de informação adicional para incluir outros cursos que você tenha ao longo da vida e possam ter relação com a função de garçom. Conhecimento em vendas, marketing, redes sociais, podem ser uma grande vantagem perante os outros candidatos.

  • Marketing Digital
  • Vendas Aplicadas
  • Atendimento Humanizado

Dicas para melhorar seu currículo para garçom

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (atendo, limpo, organizo, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para garçom

  • Título correto, evitando enviar um currículo com telefone e email de contato errados.
  • Resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão de todas as habilidades perdidas na vaga, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor forma de criar um currículo vencedor é usar um layout moderno e completo. Nossos modelos prontos tem tudo o que você precisa para facilitar seu currículo de garçom.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de garçons em busca de emprego

O que precisa para ser garçom?

Para ser garçom ou garçonete, a pessoa precisa demonstrar carisma e ter uma boa comunicação. Com isso, ela está preparada para lidar com os desafios da carreira.

Principais atividades de garçom para currículo?

As principais atividades de garçom para colocar em currículo são: atendimento, limpeza, retirada de pedidos, organização de mesas, atenção à segurança. Colocando essas atividades no seu currículo para garçom sua vaga estará mais próxima.

Os melhores modelos de currículo de garçom e garçonete estão aqui!

amostra de cv do garçom cv garçom moderno
amostra de cv do garçom Baixar o cv do garçom

Artigos similares