Exemplo de Currículo de Estágio | Dicas & Modelos

Independente da profissão que esteja se preparando, sentir o gosto de trabalhar antes de se formar é essencial para decidir se pretende continuar e se formar como profissional. Por isso, o estágio é tão importante para qualquer um que esteja em uma faculdade.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Além de aprender mais sobre o campo de trabalho, o estágio também é ideal para quem pretende conhecer mais a fundo o campo e o mercado de trabalho, além de ensinar sobre outras questões que só aprendemos durante a prática, algo que não é ensinado nas aulas.

Para quem busca um estágio na área, saiba que o primeiro passo é fazer um currículo de estágio. Há diversas maneiras de fazer um bom currículo, a começar pela estrutura. Vamos ensinar a fazer um currículo para estágio com tudo o que precisa para ser contratado.

Exemplo de modelo de currículo estágio

Roberto Rodrigues
Estagiário de Direito
011954321000
robertorodriguesdireito@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/robertorodriguesdireito

Resumo Profissional
Estudante de Direito, formado pela Faculdade de Ciências Jurídicas de São Paulo, estou no 5 período da faculdade. Durante o curso, atuei como voluntário em ações de atendimento jurídico à comunidade, realizei relatórios sobre a prática e trabalhos em vários campos do direito. Faço parte do grupo de pesquisas de ações de combate à violência nos campos de futebol.

Experiência de Trabalho
Faculdade de Ciências Jurídicas de São Paulo
Estudante Pesquisador
Maio de 2018 – Atual

  • Realizo pesquisas sobre a legislação aplicada aos eventos de futebol no Estado;
  • Elaboração, sob orientação técnica do professor, propostas de políticas públicas;
  • Atuo como tutor dos alunos do primeiro ano, no campo do Direito Desportivo;
  • Participei de palestras como aluno convidado a auxiliar os professores palestrantes;

Educação
Bacharelado em Direito
Faculdade de Ciências Jurídicas de São Paulo
Previsão de conclusão para Dezembro de 2024

Atividades complementares
Voluntário em ações de combate a violência no Estádios de Futebol de São Paulo;
Atendimento a comunidade no plantão de dúvidas jurídicas coordenado pela faculdade;

Certificado
Certificação em Direito Desportivo, emitida pelo Instituto de Futebol e Direito da CBF, em 2022.
Participação do Workshop “Funções do Direito Em Grande Eventos”, emitido pela Entidade de Estudos Sobre O Direito, em 2021.

curriculo estagio

Como fazer um currículo de estágio (mesmo sem experiência)

Elaborar um currículo é importante para todo e qualquer profissional, independente do curso de formação ou da área de atuação. Os currículos são documentos importantes na hora de definir o futuro dos trabalhadores. Com um currículo bem feito, conseguir um emprego é muito mais fácil.

Começar a elaborar seu currículo ainda no início da faculdade é um passo que vai te colocar à frente de muitos outros candidatos na hora da sua formação. Mesmo sem poder trabalhar como profissional certificado, o currículo pode ajudar a conseguir um emprego de estagiário em uma grande empresa.

Observe que o currículo de estágio deve contar com as mesmas informações e estruturação de um currículo de profissional já formado. A diferença fica por conta das qualificações, um pouco menores em relação à quem já possui um diploma ou experiência na área. Veja as seções que seu cv deve ter:

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais com LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos que levam você à se candidatar;
  • Experiência de trabalho: histórico sobre seus estágios e atividades anteriores;
  • Educação: dados sobre sua formação, ano de conclusão, tema do TCC;
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga;
  • Adicional: informações adicionais sobre você como idiomas, certificados, conhecimentos de software, entre outras.

Em todo curriculum vitae de estágio essas partes são essenciais. Afinal, um currículo bem estruturado vai mostrar que você é um estagiário que, apesar de não possuir experiência na área, sabe como coletar informações e sistematizar o seu conhecimento em uma ordem lógica.

  • Crie currículos de estágio específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Observe as  palavras-chaves , facilitando a leitura do sistema de rastreamento.
  • Personalizar o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

Independente do seu caso, se é o seu primeiro estágio ou já fez outros estágios anteriores, coloque todas as informações que conseguir, para aumentar suas chances de ser chamado para a entrevista.

O que colocar no currículo de estagiário

Muitos estagiários têm certa dificuldade em preencher um currículo. Uma das razões é que falta conteúdo ou informações acerca das experiências de trabalho anteriores. Em todo caso, essas questões devem ficar em segundo plano. De início, a estrutura do seu currículo é que merece atenção. Ela deve seguir um desses três formatos:

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido por recrutadores.

Apresentação visual de seu CV de estagiário

Um bom currículo é, além de bem estrutura, um currículo visualmente atraente. Com o grande número de currículos que os recrutadores recebem todos os dias, ao anunciar uma vaga, se destacar é primordial para alcançar a primeira vaga de estágio. Use o seu currículo para isso.

  • Construa um currículo esteticamente apresentável, com imagens e cores que mostre ao recrutador que você é um estagiário que sabe como elaborar documentos formais sem abrir mão da qualidade estética.

Oferecemos uma grande variedade de modelos curriculares para estágio com imagens e cores que deixam o documento apresentáveis. Nosso banco de currículos está completo e você encontrará exemplo de currículo estagio que procura. Aqui na CriarCV você vai encontrar o que precisa para aprender como montar currículo para estágio.

📌Dica: Lembre-se de usar fontes do tipo Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, além de tamanho 12 e 10 pt, no mínimo, para não prejudicar a leitura do seu currículo de estágio.

Título e informações de contato para estagiário

Imagine receber uma enorme quantidade de documentos quase todos iguais e que precisam ser lidos com rapidez? Essa é a realidade de muitos recrutadores, principalmente daqueles que recrutam estagiários. Ao anunciar uma vaga de estágio, uma enxurrada de currículos começam a chegar na caixa de entrada desses profissionais.

Para facilitar a vida deles e melhorar suas chances de ser encontrado em um mar de currículos para estágio, a dica que damos é a de criar um título atraente para mostrar suas capacidades de apresentação. Comece pelo seu nome, depois o título do seu cargo, seguida pelos dados de contato.

Começando bem

Correto
Fernanda Almeida
Estagiária de Jornalismo
(11)954-321-000
fernandaalmeida@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
linkedin.com/in/fernandaalmeidarjor

Começando mal

Incorreto
Fernanda Almeida
Contato: 95432000/feernandaalmeidajor@gmail.com
Endereço: Rua das Notícias, Rio de Janeiro/RJ, CEP 01330050
Idade: 22  anos / Hobbie: Cinema
Insta: @fernandaalm
📌 Dica: Nossos modelos de currículo contam com uma apresentação inicial atrativa. Com um campo dedicado para o seu nome, seguido de uma linha onde seu título fica em destaque, as chances de conseguir um emprego de estágio aumentam ao usar os currículos da CriarCV.
✒️ Nota: usar uma foto 3×4 também é uma ótima maneira de conseguir mais entrevistas. A partir da foto, você pode se destacar e ser chamado para uma entrevista com mais rapidez.

Descreva sua experiência em estágios

O estágio é uma das primeiras experiências profissionais de todo trabalhador e trabalhadora. Passando pelo processo seletivo, é no estágio onde aprendemos a trabalhar, conhecemos mais sobre a função que pretendemos exercer após a formatura, e compreendemos melhor todo o mercado de trabalho.

Em todo caso, apresentar sua experiência em um currículo para vaga de estágio pode passar por outros campos da sua vida. Mostre outras atividades que você realizou durante a jornada até a candidatura da vaga. Use a seção de experiência para mostrar outros cargos de estágios e até mesmo de voluntário, assim como colocar no currículo estágio não remunerado.

Sobre a estrutura, coloque sempre o nome da empresa ou instituição onde trabalhou e atuou como estagiário, primeiro. Só depois coloque o cargo, o tempo de duração e de três a cinco bullets points com resumo das atividades, conquistas e outras informações relevantes.👇

Exemplo de experiência para currículo de estagiário de direito

Escritório Aberios Fernandes Advs
Estagiário de Direito Criminal
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Acompanhamento de processos junto aos cartórios e fóruns da comarca e regiões;
  • Estudo de casos e elaboração de resumos sobre os principais argumentos da doutrina;
  • Auxílio dos advogados na elaboração de petições e recursos para interposição;
  • Resposta de e-mail para clientes em dúvidas sobre andamento das ações criminais;

Exemplo de experiência para currículo de estagiário de jornalismo

Jornal O Melhor Da Cidade
Estagiária de Jornalismo
Janeiro de 2018 – Fevereiro de 2019

Principais atribuições:

  • Elaboração de pautas e sugestões de entrevistas para apresentar aos jornalistas;
  • Preparação de relatórios sobre as notícias dos principais jornais concorrentes;
  • Revisão dos textos escritos pelos colaboradores do jornal antes de publicar;
  • Transcrição de áudios de entrevistas para elaboração de legendas nos vídeos;

Caso você ainda não tenha experiência…

Em muitos casos, o estágio pode ser o seu primeiro. Caso seja esse o seu caso, use a seção de experiência para mostrar que você é um candidato interessado e apresente suas ações na faculdade, como voluntário ou outros trabalhos fora da área que realizou durante a sua vida.

Exemplo de experiência de currículo para primeiro estágio

Lojas de Doces
Atendente
Dezembro 2019 – Agosto de 2020

Principais atividades:

  • Atendimento de pessoas, vendas de produtos e administração do dinheiro em caixa;
  • Reposição do estoque e das prateleiras da loja todos os dias antes de abrir a loja;
  • Responsável por fechar a loja no horário e acompanhar os demais colaboradores;
  • Organização geral dos itens vendidos na loja, anotação de defeitos e demais dados;

Educação: como incluir sua formação como estagiário

Falando de estágio, estamos falando necessariamente de um trabalho para estudantes de ensino superior. Dessa forma, a sua educação merece o destaque devido no nosso exemplo de currículo de estágio, para melhorar suas probabilidades de conseguir um primeiro emprego como estagiário.

Para inserir seus dados educacionais no seu currículo de estagiário, comece por colocar a sua instituição de ensino, a faculdade em que está se formando. Aproveite também para inserir outros dados relativos à sua formação, como palestras, workshops e certificações em geral.

Ciências Jurídicas e Sociais
Universidade do Direito Nacional
Conclusão em 2024

Universidade do Direito Nacional
Palestra “O Direito Como Ferramenta de Mudança Social”
Atividade realizada em Setembro de 2020.

Habilidades de um estagiário em seu currículo

Para melhorar ainda mais o seu currículo, inserir uma seção dedicada às suas habilidades é de extrema importância para quem está em busca do primeiro emprego. A formação acadêmica e profissional ficam em segundo plano, de modo que suas habilidades se tornam essenciais para conseguir um primeiro emprego.

A melhor maneira de construir uma seção dedicada para suas habilidades é colocá-las em duas colunas. Na primeira, a coluna das habilidades específicas relacionadas ao trabalho, que dependem do tipo de estágio que vai se candidatar. Essas são as hard skills. Em outra coluna, insira suas habilidades mais gerais, que se aplicam a qualquer atividade.

Hard Skills

  • Direito Criminal
  • Práticas forenses
  • Conhecimento legal
  • Vade Mecum atualizado
  • Legislação específica
  • Acompanhamento processual
  • Atendimento ao cliente
  • Elaboração de peças processuais

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Pensamento crítico
  • Agilidade
  • Educação
  • Gerenciamento
  • Cooperação
  • Adaptação

Resumo profissional para currículo de estagiário

Após o cabeçalho, é o resumo que vai apresentar você ao recrutador. Mostre, em poucas e apuradas palavras, sua personalidade. Seguindo todas as nossas dicas para elaborar um bom resumo, seu currículo de estagiário tem grandes chances de ser selecionado.

Para isso, o seu resumo de currículo de estagiário deve ser cativante e prender a atenção logo no início. Use a objetividade para apontar habilidades e capacidades em poucas linhas.

Correto
Estudante de Direito do 6º período da Faculdade de Ciências Jurídicas do Estado. Atuei como voluntário em trabalhos voluntários do meu bairro e também como ajudante em ações sociais. Tenho conhecimento sobre processo e acompanhamento de audiências em fóruns. Busco uma oportunidade para aprender e contribuir com meu conhecimento.
💡Esse resumo mostra que o candidato à vaga de estágio é um aluno dedicado e aplicado, além de estar interessado nas oportunidades que a vaga tem a oferecer.
Incorreto
Sou estudante de direito e estou em busca de uma vaga no mercado com uma bolsa auxílio que me ajude a pagar o meu curso universitário. Tenho como pretensão salarial algo em torno de R$ 2.000,00.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de estagiário

É cada vez mais comum os profissionais colocarem nos seus currículos os objetivos para a vaga. Os objetivos servem como uma norte para o recrutador que, a partir da leitura desses objetivos, consegue definir se o candidato é quem ele está procurando para a vaga. Veja alguns exemplos de objetivos para vagas de estagiários.

  • Busco aprender ainda mais sobre a ciência do direito e ajudar como puder.
  • Quero contribuir com meu conhecimento em marketing digital na área do direito.
  • Pretendo desenvolver ainda mais minhas habilidades aprendidas na faculdade.

Seções adicionais

Para preencher ainda mais o seu currículo de estagiário, coloque seções adicionais ao final do documento. Nessas seções você pode inserir tudo aquilo que achou indevido colocar nas outras seções. Coloque o máximo de informação que puder sobre você e suas qualidades.

Aplicativos e Programas

Conhecimento computacional é quase que obrigatório em muitas vagas de estágio. Por serem jovens profissionais, os estagiários acabam ficando responsáveis por trabalhar com planilhas, softwares de gestão e outros programas que ajudam a empresa. Coloque seu conhecimento em informática nessa estação.

  • Microsoft Avançado
  • Windows e macOS
  • Redes Sociais

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de estagiário para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Se fluente, informe o nível de proficiência.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Básico
  • Conhecimento de Francês

Cursos de estagiário

Algumas instituições, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), oferecem cursos gratuitos para alunos de faculdades ou ensino médio que buscam se qualificar para vagas de estágio. Use essa parte do seu currículo para colocar os currículos que já fez como estagiário.

  • Saber virtual
  • Linguagem em Libras
  • Comunicação profissional

Dicas para melhorar seu currículo para estágio

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, aprendo, pergunto, questiono) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para estagiário

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de estagiários em busca de emprego

Como colocar a experiência de estágio no currículo?

Apesar de o estágio ser a primeira experiência profissional de muitos, às vezes alguma ação ou atividade passa despercebida. Um trabalho voluntário, por exemplo, também conta como uma experiência para seu currículo de estagiário, assim como colocar um estágio no currículo pode dar mais pontos.

O que escrever no objetivo do estágio?

Um bom objetivo de estagiário passa pelo desejo de conhecimento e aprendizado. Como estagiários são profissionais em formação, poucas empresas pedem qualificações robustas. Coloque na seção de objetivo do seu currículo e estágio objetivos que dialoguem com aqueles anseios.

O que colocar no currículo para estágio?

Em nosso modelo de currículo para estágio você tem tudo o que precisa para deixar seu currículo em primeiro na lista de convocação. Preencha todas as seções e da forma como ensinamos para aumentar suas chances de conseguir o primeiro emprego de estagiário.

Use um modelo nosso para fazer seu currículo de estágio

nenhuma experiência cv para estagiário escrever cv para estagiário
modelos internos de cv cv com experiência para estagiário

Artigos similares