Exemplo de Currículo de Engenheiro de Segurança | Modelo + Dicas

A formação em engenharia proporciona muitas oportunidades para os profissionais. Além de se especializarem em uma das ciências mais importantes da atualidade, os engenheiros formados podem seguir para outras áreas de atuação, onde o conhecimento adquirido é utilizado.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Uma dessas áreas é a de segurança no trabalho. Essencial para manter um ambiente salubre e saudável para os colabores, o engenheiro de segurança é um profissional de destaque no mercado e muito requisitado por empresas e indústrias de vários setores econômicos.

Preparar o seu currículo de engenheiro de segurança do trabalho é o primeiro passo que você precisa dar para conquistar uma vaga nesse mercado, ou até mesmo encontrar um cargo que seja mais valorizado. Neste guia você vai aprender a fazer o melhor currículo de engenheiro.

Exemplo de currículo de Engenheiro de Segurança

Alberto Martins
Engenheiro de Segurança do Trabalho
011954321000
albertomartinsengcst@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/albertomartinsengcst

Resumo Profissional
Formado em Engenharia Civil pela Faculdade Nacional de Engenharia, e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto de Estudos em Segurança. Experiência de 10 anos em empresas e indústrias, na implantação e manutenção de Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Conhecimento em gerenciamento de riscos, segurança comportamental e ergonomia, análise e investigação de incidentes, aprendizado com eventos, preparação e resposta a emergências.

Experiência de Trabalho

Petróleo e Gás BR
Engenheiro de Segurança
Maio de 2018 – Atual

  • Auditorias internas relacionadas à Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança.
  • Desenvolvimento e implantação de proteções coletivas para prensas e similares.
  • Elaboração e desenho de projetos de segurança contra Incêndios e explosões, AVCB.
  • Confecção de laudos de segurança para acompanhamento em processos gerais;

Engenharia SMP
Engenheiro de Segurança
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Responsável por todos os processos de investigação de incidentes e acidentes;
  • Fiscalização de expansão de tanques de armazenagem em áreas classificadas;
  • Realização de auditorias internas para obtenção das Permissões para Trabalho – PT;
  • Aplicação da ferramenta de Comportamento Seguro em todos os setores da empresa;

Construtora de Prédios
Técnico em Segurança do Trabalho
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Implantação Sistema de Gestão Integrada: ISO 9001, ISO 14000 e série OHSAS 18000;
  • Treinamento e acompanhamento das brigadas de incêndio a partir da montagem do CIPA;
  • Elaboração de relatórios e atualização das informações de comportamento seguro;
  • Controle documental de investigação de acidentes com estatísticas e análise de dados;

Educação

Engenharia Civil
Faculdade Nacional de Engenharia
Concluído em 2012

Engenharia de Segurança do Trabalho
Faculdade Nacional de Engenharia
Concluída em 2015

Atividades complementares
Programa de Voluntariado da Engenharia durante período em que estive na empresa SMP, para auxílio no atendimento de questões de Saneamento Básico da comunidade próxima à planta da empresa;

Certificado
Certificado em Técnico de Segurança do Trabalho, emitido em 2008 pelo Colégio Maria das Lourdes;

Como fazer um currículo de engenheiro de segurança (mesmo sem experiência)

Encontrar uma vaga de trabalho no setor industrial é essencial para quem pretende criar uma carreira de sucesso. O setor industrial é um dos que possui os melhores salários, além de estar entre os setores com melhores perspectivas de progressão para quem busca altos cargos.

Os engenheiros estão em grande vantagem dos demais profissionais. Preparados para lidar com vários assuntos relacionados ao setor, os engenheiros se destacam na busca de emprego na indústria. Especialmente os engenheiros de segurança, essenciais para o setor.

Se você é um engenheiro de segurança, preparar um  currículo de engenheiro de segurança vai ajudar na sua busca por uma vaga de trabalho ou até mesmo por um emprego melhor no setor. Veja a seguir algumas dicas para aprimorar o seu currículo e ser contratado.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Padrão para todos os currículos, as seções acima destacadas são importantes para ajudar a desenvolver o seu currículo de uma maneira completa. O recrutador precisa conhecer você de modo a decidir se vai contratá-lo. Com o máximo de informações sobre você, as chances são maiores.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de engenheiro de segurança

Primeiro, pense no seu currículo como um documento estratégico que vai ajudar na busca pelo seu objetivo. Para tanto, elaborar ele seguindo algumas dicas vai aumentar suas chances de ser o profissional escolhido. Aprimorar o seu currículo também passa pelas seguinte dicas:

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chave  usadas no anúncio, superando o sistema de rastreamento.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Essas dicas são importantes porque, atualmente, os processos de seleção são feitos por sistemas que analisam o currículo antes mesmo do recrutador. Quanto mais completo e detalhado for o currículo, melhores são as chances de ser escolhido para a segunda etapa.

O que colocar no currículo de engenheiro de segurança

Um bom currículo, além de completo, deve ser estruturado. Isso quer dizer que os dados e informações inseridas no currículo precisam corresponder com as capacidades do candidato. Assim, há uma maior probabilidade de ser convidado para uma entrevista de emprego.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funcional, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Essas são algumas das estruturas mais populares utilizadas nos currículos, e as preferidas dos recrutadores de candidatos. Quanto melhor for estruturado as suas informações dentro do seu currículo, mais chances de ser contratado. Principalmente, considerando que muitos dos seus concorrentes esquecem desse detalhe.

Apresentação visual de seu CV de engenheiro de segurança

O aspecto visual de seu currículo pode parecer um mero detalhe, mas não é. Na verdade, um currículo bonito é tão importante quanto a sua formação educacional. A apresentação visual vai mostrar que você é um profissional que se importa até mesmos com os mínimos detalhes.

  • Um currículo elegante e moderno é o diferencial que muitos recrutadores buscam na hora de seleção.

Em nosso banco de dados o candidato encontra vários modelos de currículo para engenheiro de segurança, modernos e elaborados por profissionais do design. Deixe de lado aquele velho currículo de engenheiro de segurança feito no word. Comece a se modernizar pelo seu cv.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para engenheiro de segurança

Começar com o pé direito é sempre um indicativo de que a jornada terá um final feliz. No currículo, o pé direito é o título e as informações de contato. Inseridas logo no início do cv, um currículo assim é tudo o que você precisa para escrever um currículo que será selecionado.

Começando bem

Correto
Alberto Martins
Engenheiro de Segurança do Trabalho
011954321000
albertomartinsengcst@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/albertomartinsengcst

Começando mal

Incorreto
Alberto
Contato: 95432000/albertinhooooo@gmail.com
Endereço: Rua XV, São Paulo, CEP 01330050
Idade: 45 anos / Hobbie: Futebol
Facebook: @albertototo

A melhor maneira de iniciar um currículo é escrevendo o seu nome por extenso, em letras garrafais e uma fonte agradável. Inserir um título que destaque as suas qualidades como o profissional buscado pela empresa, também é essencial. As informações de contato precisam estar corretas.

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3×4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência em engenheiro de segurança

Em qualquer setor de trabalho, a experiência é um grande diferencial na hora de buscar um emprego. Colocar seu conhecimento prévio em engenharia e segurança do trabalho no seu currículo vai mostrar ao recrutador que você é o profissional que ele está procurando.

Para inserir sua experiência use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de engenheiro de segurança industrial

Petróleo e Gás BR
Engenheiro de Segurança
Maio de 2018 – Atual
  • Auditorias internas relacionadas à Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança.
  • Desenvolvimento e implantação de proteções coletivas para prensas e similares.
  • Elaboração e desenho de projetos de segurança contra Incêndios e explosões, AVCB.
  • Confecção de laudos de segurança para acompanhamento em processos gerais;

Exemplo de experiência para currículo engenheiro de segurança para construção

Engenharia SMP
Engenheiro de Segurança
Agosto de 2015 – Setembro de 2017
  • Responsável por todos os processos de investigação de incidentes e acidentes;
  • Fiscalização de expansão de tanques de armazenagem em áreas classificadas;
  • Realização de auditorias internas para obtenção das Permissões para Trabalho – PT;
  • Aplicação da ferramenta de Comportamento Seguro em todos os setores da empresa;

Caso você ainda não tenha experiência…

A melhor forma de ser considerado para uma entrevista ao lado de outros profissionais experientes é inserir todo o tipo de atividade que realizou em sua jornada, seja ela acadêmica ou até mesmo como voluntário de alguma atividades. Lembre-se que pode estar relacionado a qualquer área de atuação, o importante é mostrar que você é um profissional ativo.

Educação: como incluir formação em engenheiro de segurança

A seção de educação é uma das mais importantes do currículo porque apresenta a quem está realizando a seleção, as capacidades e habilidades do candidato. Colocar nessa área os seus diplomas, certificados e cursos é importante para concorrer às melhores vagas.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão.

Engenharia Civil
Faculdade Nacional de Engenharia
Concluído em 2012

Engenharia de Segurança do Trabalho
Faculdade Nacional de Engenharia
Concluída em 2015

Habilidades de um engenheiro de segurança

Como engenheiro, você vai precisar lidar com uma série de procedimentos que os demais profissionais não estão adaptados. Ainda mais em se tratando de uma área tão específica como a de segurança do trabalho. Use o seu currículo para dar destaque às suas habilidades nessa área.

Hard Skills

  • Sistema 5S
  • Membro ISO
  • Ciclo PDCA
  • Metodologia Kaizen
  • Norma ISO 14000
  • Saúde Ocupacional
  • Treinamento de segurança
  • CIPA e CTA

Além das hards skills, habilidades relacionadas ao seu ofício como engenheiro de segurança, você também pode usar a seção de habilidades para inserir suas habilidades gerais, que o qualificam como um profissional para qualquer área de trabalho.

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional

Resumo profissional para currículo de engenheiro de segurança

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Formado em Engenharia Civil pela Faculdade Nacional de Engenharia, e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto de Estudos em Segurança. Experiência de 10 anos em empresas e indústrias, na implantação e manutenção de Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Conhecimento em gerenciamento de riscos, segurança comportamental e ergonomia, análise e investigação de incidentes, aprendizado com eventos, preparação e resposta a emergências.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Engenheiro de Segurança com atuação em várias indústrias e setores empresariais. Estou preparado para lidar com situações de pressão e resolver os problemas mais complexos. Tenho disponibilidade para viagens e mudança de cidade.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de engenheiro de segurança

Como engenheiro de segurança, você pode inserir alguns objetivos em seu currículo. Assim, suas chances de ser contratado aumentam consideravelmente.

  • Atuar no gerenciamento e viabilidade do controle da segurança do trabalho.
  • Apoiar os trabalhadores na manutenção da segurança e saúde durante o trabalho;
  • Eliminar os prejuízos com um sistema de eliminação de resíduos de alto nível;

Seções adicionais

O seu currículo está quase completo e pronto para concorrer às melhores vagas de engenheiro de segurança. Notou que ficou faltando algum dado ou informação relevante sobre você? Crie seções adicionais e coloque tudo aquilo que pode dar destaque ao seu currículo.

Programas e Softwares

No ramo da engenharia, conhecer programas de computador é um facilitador para quem está em busca de um emprego. Mostre aos recrutadores que você sabe mexer com programas de complexidade, colocando o seu currículo na frente de muitos outros.

  • Access Control
  • AUTOCAD
  • Microsoft Office

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista, em especial quando se trata de um cargo em um multinacional. Use a seção adicional do seu currículo de engenheiro de segurança para informar os idiomas que você tem conhecimento.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Normas de padronização

No setor de atuação da segurança do trabalho, as normas de padronização são tão importantes quanto os certificados e diplomas em engenharia. Um bom engenheiro de segurança precisa conhecer essas normas. Coloque no seu currículo para se destacar na hora da entrevista.

  • Norma ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental
  • Norma ISO 9000 – Sistema de Gestão de Qualidade
  • Norma ISO 45001 – Sistema de Gestão e Segurança Ocupacional

Melhorando seu currículo de engenheiro de segurança

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, projeto, avaliar, analisar) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de engenheiro de segurança pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas dos engenheiros de segurança em busca de emprego

O que colocar no meu currículo de engenheiro de segurança?

Tudo aquilo que for relevante para a sua profissão, como educação, experiência, dados e qualificações em segurança do trabalho, além de outras informações que podem dar um destaque maior ao seu currículo. Lembre-se de que está concorrendo com outros candidatos.

Como fazer um currículo de engenheiro de segurança?

A melhor maneira de fazer o seu currículo de engenheiro de segurança é usar um modelo moderno, com todas as seções que apresentamos acima. Além disso, coloque tudo o que for relevante sobre você que pode influenciar o recrutador a indicar sua contratação.

Aproveite nossos modelos de currículo para engenheiro de segurança!

Curriculo de Engenheiro de Seguranca BR Sydney.pdf

Curriculo de Engenheiro de Seguranca BR Rotterdam.pdf Curriculo de Engenheiro de Seguranca BR Prague.pdf
Curriculo de Engenheiro de Seguranca BR Chicago.pdf Curriculo de Engenheiro de Seguranca BR Riga.pdf

Artigos similares