Exemplo de Currículo de ASB Pronto | Modelo + Dicas

Trabalhar com a saúde bucal tem se tornado uma das profissões mais importantes dos últimos anos. As pessoas querem estar sempre com os dentes limpos e lineares, para sair nas fotos e poder mostrar belos dentes saudáveis. Afinal, como já disse uma vez um grande sábio, a saúde do corpo começa pela nossa boca.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 2 opiniões de clientes

Uma profissão essencial para garantir a saúde da boca de todos é o auxiliar de saúde bucal que é o trabalhador responsável por auxiliar o dentista em várias das atividades de consultoria. Desde a organização, até a limpeza dos equipamentos, realização de raio x e outras ações.

Com o aumento nas buscas por dentistas, houve também um aumento na busca por ASB, como são conhecidos os auxiliares de saúde bucal. Elaborar um currículo de asb pronto é o primeiro passo para conseguir um emprego e se qualificar para as melhores entrevistas.

Exemplo de currículo de asb pronto

Agnes Silva Pereira
Auxiliar de Saúde Bucal
011954321000
agnesasb@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/agnesilvaasb

Resumo Profissional
Auxiliar de Saúde Bucal pelo Instituto de Estudos da Saúde, atuo na área há mais de 10 anos. Iniciei minha trajetória como assistente administrativa de uma clínica odontológica, após concluir o curso de ASB, migrei para o setor de atendimento interno do consultório. Já atuei como auxiliar de cirurgião dentista e dentista especialista em buco-maxilo-facial.

Experiência de Trabalho

Clínica Dentária
Auxiliar de Saúde Bucal
Maio de 2018 – Atual

  • Realização da desinfecção do consultório, higienização dos equipamentos e bancada;
  • Processamento de filmes radiográficos durantes os procedimentos radiológicos;
  • Orientação e preparo do paciente durante o atendimento odontológico;
  • Manipulação de equipamentos de uso odontológico para auxiliar o dentista;

Clínicas dos Dentes
Auxiliar de Saúde Bucal
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Responsável por cuidar para que o material usado fosse descartado corretamente;
  • Retirada da estufa de esterilização os materiais a serem utilizados durante a consulta;
  • Seleção dos produtos necessários para realização do procedimento dentários;
  • Auxílio na manutenção da baistra dental na boca do paciente durante o atendimento;

Clínicas dos Dentes
Assistente Administrativo
Janeiro de 2013 – Julho de 2015

  • Atendimento de ligações para agendamentos, além de cuidar do controle de estoque;
  • Contato com empresas de publicitária para cotação e execução de anúncios;
  • Elaboração de relatório com todos os atendimentos da semana e do mês;
  • Organização da agenda semanal dos dentistas de todo o consultório dentário;

Educação
Auxiliar de Saúde Bucal
Instituto dos Estudos da Saúde
Concluído em 2015

Atividades complementares
Participante Voluntária do Programa de Conscientização da Importância da Saúde Bucal, elaborado pela Secretaria de Saúde de São Paulo, em 2018.

Certificado
Recepcionando os Pacientes do Consultório Odontológico, concluída em 2015 no Instituto dos Estudos da Saúde;
Conhecimentos Técnicos em Saúde Bucal, concluído em 2019, pelo Instituto de Estudos da Saúde;

Como fazer um currículo de auxiliar de saúde bucal (mesmo sem experiência)

Quem está em busca de um trabalho como auxiliar de saúde bucal, pode se preparar porque as oportunidades do mercado estão aparecendo aos montes. Há vagas disponíveis em clínicas, consultórios e até mesmo em hospitais e secretarias de saúde públicas.

Os profissionais que tiverem as qualificações necessárias, assim como certificados na área de saúde bucal, estão a um passo de conseguir um emprego na área. Para isso, elaborar um currículo de auxiliar de saúde bucal é a sua melhor chance de se destacar dos demais.

Além do nosso modelo de currículo de asb pronto que apresentamos acima, separamos algumas dicas para melhorar o seu currículo e suas chances de ser contratado(a) por uma boa clínica de dentista. Veja a seguir como aprimorar ainda mais o seu currículo de asb.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Essa é a estrutura básica de um curriculum vitae de um auxiliar de saúde bucal. Desenvolver bem essas partes do seu currículo é o que você precisa para conseguir boas entrevistas em consultórios e clínicas de dentistas. Veja a seguir mais dicas para melhorar o seu currículo.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de auxiliar de saúde bucal

A triagem de currículo dos processos de seleção e recrutamento é realizada por programas de computação que analisam se tudo o que foi pedido na vaga está contemplado pelo currículo. É uma economia de tempo para os recrutadores e uma oportunidade para quem prepara um currículo pensando nessa etapa.

  •  Currículos adaptados  para a vaga têm melhores chances de serem selecionados;
  • Usar  palavra-chaves  pode aumentar a pontuação do seu currículo perante o sistema;
  • Criar  títulos personalizados  vai dar uma ênfase maior para o seu currículo de asb;
  • Elaborar as seções do seu currículo com base naquilo que a empresa busca;

Essas dicas são importantes para qualquer profissional que está em busca de uma vaga de trabalho. Mesmo profissionais com experiência precisam ficar atentos aos novos sistemas de rastreamento de currículos, para poder se garantir na segunda etapa da contratação.

O que colocar no currículo de auxiliar de saúde bucal

Outro questão crucial para quem pretende elaborar um currículo vencedor, a estrutura do seu CV também deve ser pensada com estratégia. Soltar as informações sem organizar é tudo o que os candidatos precisam para passarem na sua frente. Ao elaborar um currículo, use um desses formatos.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.
💡Fique atento: A imensa maioria dos recrutadores preferem currículos elaborados de acordo com ao menos uma dessas estruturas. Coloque-as em seu currículo e destaque seu cv.

Apresentação visual de seu CV de auxiliar de saúde bucal

Além da estrutura, a apresentação visual do seu currículo também é de extrema importância quando se está em busca de uma vaga. Criar currículos elegantes e com designer modernos vai mostrar que você é um candidato atento à importância da estética para todos os setores da vida.

  • Um currículo é a sua representação perante o recrutador, criar um que seja elegante transmitirá a mensagem de que você é um candidato de alto nível.

Na nossa base de dados o candidato encontra uma série de layouts de currículos para asb pronto, com design elaborados por profissionais da área. Escolha um dos nossos modelos e faça um currículo de destaque. Faça a sua candidatura para chamar a atenção do recrutador.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para auxiliar de saúde bucal

Pensando agora na primeira parte do seu currículo, é importante sempre começar pelo nome e seu título profissional. O nome deve vir em destaque, para o recrutador se lembrar de quem é o currículo (lembre-se que ele recebe milhares todos os dias durante a seleção).

Enquanto o título deve compreender aquilo que está sendo buscado pela empresa. Se está se candidatando para uma vaga de emprego no setor da aviação, coloque no seu título sua qualificação para o setor. Veja um exemplo de como começar seu currículo e outro de como não fazer.

Começando bem

Correto
Agnes Silva Pereira
Auxiliar de Saúde Bucal
011954321000
agnesasb@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/agnesilvaasb

Começando mal

Incorreto
Agnes Silva
Auxiliar de Dentista
01195673911/Instagram: @agnesssssss
Endereço: Rua da Saúde, São Paulo, CEP 013123-123

Nos dois exemplos, trata-se do início do currículo de uma mesma candidata. Enquanto no primeiro modelo ela coloca suas informações de uma maneira estratégica, no segundo ela solta os seus dados sem muita pretensão. Na sua opinião, qual é o início mais atrativo?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3 x 4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência como auxiliar de saúde bucal

Possuir experiência em qualquer campo do trabalho é sempre uma vantagem na hora de concorrer às vagas disponíveis no mercado de trabalho. No caso da saúde, a experiência prévia tem ainda mais importância, em razão da delicadeza, que é o trabalho do ASB.

Para inserir sua experiência no CV use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de auxiliar de saúde bucal de clínica odontológica

Clínica Dentária
Auxiliar de Saúde Bucal
Maio de 2018 – Atual
  • Realização da desinfecção do consultório, higienização dos equipamentos e bancada;
  • Processamento de filmes radiográficos durantes os procedimentos radiológicos;
  • Orientação e preparo do paciente durante o atendimento odontológico;
  • Manipulação de equipamentos de uso odontológico para auxiliar o dentista;

Exemplo de experiência para currículo de auxiliar de saúde bucal de consultório de dentista

Clínicas dos Dentes
Auxiliar de Saúde Bucal
Agosto de 2015 – Setembro de 2017
  • Responsável por cuidar para que o material usado fosse descartado corretamente;
  • Retirada da estufa de esterilização os materiais a serem utilizados durante a consulta;
  • Seleção dos produtos necessários para realização do procedimento dentários;
  • Auxílio na manutenção da baistra dental na boca do paciente durante o atendimento;

Caso você ainda não tenha experiência…

Se você acabou de obter o certificado de auxiliar de saúde bucal e está buscando sua primeira experiência na área, há muitas formas de preencher o campo de experiência do seu CV de asb. Você pode usar sua experiência anterior em algum outro trabalho, ou até mesmo trabalhos voluntários que tenha feito, atividades e ações comunitárias. Veja o exemplo que usamos.

Clínicas dos Dentes
Assistente Administrativo
Janeiro de 2013 – Julho de 2015
  • Atendimento de ligações para agendamentos, além de cuidar do controle de estoque;
  • Contato com empresas de publicitária para cotação e execução de anúncios;
  • Elaboração de relatório com todos os atendimentos da semana e do mês;
  • Organização da agenda semanal dos dentistas de todo o consultório dentário;

Educação: como incluir formação como auxiliar de saúde bucal

Mostrar que você é um profissional preparado para ser empregado de qualquer empresa passa pela sua formação profissional. Sem dúvidas essa é uma seção importante em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Por isso, insira todas suas qualificações educacionais.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso Auxiliar de Saúde Bucal, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de auxiliar de saúde bucal, insira a previsão de conclusão do curso.

Auxiliar de Saúde Bucal
Instituto dos Estudos da Saúde
Concluído em 2015

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos e graduações que tenha concluído, dando mais valor para o seu currículo e melhoram o ranqueamento na concorrência para a vaga.

Odontologia
Universidade de Ciências Odontológicas
Previsão de conclusão em 2025

Habilidades de um auxiliar de saúde bucal

Estar preparado para lidar com as pressões e responsabilidades de um consultório dentário vai além do que certificados e diplomas. É preciso ter uma série de habilidades que o qualifiquem para a vaga de auxiliar de saúde bucal. Crie uma lista com suas habilidades e insira no seu cv.

Hard Skills

  • ASB e TSB
  • Impressão 3D
  • Chapas radiográficas
  • Direitos da saúde
  • Responsabilidade médica
  • Estética dentária
  • Cronograma 5
  • Biossegurança

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Relacionamento
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – Em resumo, as hard skills são as suas competências específicas, no caso, como profissional da saúde bucal. Enquanto as soft skills são aquelas habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo de auxiliar de saúde bucal

Após concluir o seu currículo, volte para o início e releia o seu resumo profissional. Essa parte é uma das mais importantes de um cv, pois é a partir dela que o recrutador decide se continua lendo o documento. Por isso, ela deve resumir bem suas capacidades e experiência.

Correto
Auxiliar de Saúde Bucal pelo Instituto de Estudos da Saúde, atuo na área há mais de 10 anos. Iniciei minha trajetória como assistente administrativa de uma clínica odontológica, após concluir o curso de ASB, migrei para o setor de atendimento interno do consultório. Já atuei como auxiliar de cirurgião dentista e dentista especialista em buco-maxilo-facial.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Como assistente de dentista eu já trabalhei em diversos escritórios e clínicas, realizei uma série de atividades e serviços. Estou disponível para início imediato. Minha pretensão salarial é de R$ 3.000,00.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de auxiliar de saúde bucal

Criar uma lista de objetivos no seu currículo pode aumentar a pontuação do seu currículo. Isso porque, os empregadores gostam de profissionais decididos e objetivos, que sabem para onde estão indo. Veja alguns exemplos de objetivos para um currículo de asb pronto.

  • Contribuir para que o atendimento seja eficiente e confortável para o paciente;
  • Aplicar as melhores técnicas de desinfecção em todo o aparato do consultório;
  • Ajudar o dentista a realizar o seu trabalho da melhor maneira possível;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar seções adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Conhecimento computacional

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares utilizados por clínicas odontológicas, como programas de criação de raio x, vai deixar seu currículo ainda mais interessante. Veja alguns exemplos de como colocar os programas com conhecimentos.

  • IODonto
  • FineDental
  • Codental

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de auxiliar de saúde bucal para informar as línguas que fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas.

  • Inglês Conversacional
  • Espanhol Intermediário
  • Conhecimento de Libras

Cursos complementares

Você ainda pode usar a seção adicional do seu currículo de auxiliar de saúde bucal para incluir cursos complementares que tenha realizado, mas que ainda não tenha incluído nos campos anteriores. Veja alguns exemplos de como melhorar o seu currículo de asb.

  • Práticas de Desinfecção Para Clínicas Odontológicas
  • Apoio e Suporte para Cirurgias Buco Maxilares
  • Aplicação de Sedativos Em Clientes em Operação

Melhorando seu currículo de auxiliar de saúde bucal

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (auxílio, apoio, ajudo, executo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de asb pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de auxiliares em saúde bucal em busca de emprego

O que um currículo de asb pronto precisa ter?

Além de ser bem elaborado e escrito, o currículo precisa possuir uma apresentação bonita e elegante, além de todas as seções relativas ao seu trabalho e suas capacidades. Criar  seções pode ajudar a dar ainda mais valor para o seu currículo de asb.

Como fazer um currículo de auxiliar de saúde bucal?

A melhor maneira de fazer o seu currículo de auxiliar de saúde bucal é usar um modelo moderno, com todas as seções que apresentamos acima. Além disso, coloque tudo o que for relevante sobre você e que pode influenciar o recrutador a indicar sua contratação.

Use um de nossos modelos de currículo de asb pronto!

Artigos similares