Exemplo de Currículo da Babá | Com Dicas + Modelos

Uma profissão secular, as babás ainda hoje são extremamente importantes para as famílias. São elas as responsáveis por cuidar das crianças e adolescentes de casais que costumam viver suas vidas entre viagens e reuniões. Se busca um emprego de babá, está no lugar certo.

Classificação média para este modelo

Normalmente, para trabalhar como babá não é necessária nenhuma formação profissional, no entanto, é sempre bom demonstrar confiança em suas atribuições. Dependendo do trabalho que vai realizar, também pode ser necessário possuir outras habilidades específicas para o serviço.

Em todo caso, elaborar o seu currículo da babá é a melhor maneira de começar a sua busca por um emprego na área. Para ajudar você a conseguir o seu emprego na área, separamos algumas dicas, assim como exemplos e modelos para escrever seu currículo de babá.

Exemplo de currículo de babá

Maria Aparecida

Babá

011954321000

mariaaparecidababa@gmail.com

São Paulo, SP

Linkedin.com/in/mariaaparecidababa

Resumo Profissional

Sou Babá profissional há mais de 10 anos, tenho experiência em cuidado de crianças e adolescentes das mais diversas idades. Atuo como babá em casas de família e sou uma profissional responsável, educada e muito atenciosa. Já atuei em empresas em cargos de confiança e até mesmo no exterior, como babysitter.

Experiência de Trabalho

Casa de Família

Babá

Maio de 2018 – Atual

  • Cuidado de crianças e adolescentes por períodos superiores a 24 horas;
  • Responsável pelo preparo da comida e alimentação das três refeições;
  • Realização de atividades para desenvolver o corpo e a mente das crianças;
  • Acompanhamento de horário de medicamentos e também de afazeres escolares;

Mourinho S.A.

Secretária

Janeiro de 2016 – Janeiro de 2018

  • Responsável pela agenda do Diretor da empresa, anotando eventos e reuniões;
  • Pagamento de contas e outras necessidades enviadas pelo Diretor da empresa;
  • Acompanhamento do direito em diversas viagens de negócios e eventos importantes;
  • Elaboração do plano de cuidados para a família do diretor quando viajam juntas;

Educação

Ensino Médio

Escola Municipal Heloisa

Dezembro de 2017

Certificado

Curso de Babá Completo, Agência e Home Care Cleusa Baby, Carga Horária de 50 horas, concluída em 2019.

Certificação em Berçarista, formação na Escola Educação, Carga Horária de 40 horas, concluída em 2021

Como fazer um currículo de babá (mesmo sem experiência)

Trabalhar como babá é uma tarefa delicada e demanda muita atenção e cuidado. Afinal, o objeto de trabalho das babás são crianças e adolescentes em formação. Por isso, as famílias buscam por pessoas sérias e dedicadas que demonstrem afeto e também responsabilidade.

Qualquer pessoa pode se tornar uma babá, entretanto, nem todos conseguiram um emprego em uma casa de família valorosa. Para aumentar suas chances de conseguir o emprego que tanto quer de babá em uma família que vale a pena trabalhar, o melhor a se fazer é criar seu próprio cv.

Elaborando um currículo da babá perfeita, suas chances de conseguir um bom emprego na área aumentam consideravelmente. Para fazer o melhor currículo entre todos os candidatos à vaga, é preciso seguir algumas dicas. Veja todas as seções que um currículo de babá deve ter:

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais com LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos que levam você à se candidatar;
  • Experiência de trabalho: histórico sobre seus trabalhos e atividades anteriores;
  • Educação: dados sobre sua formação, ano de conclusão, tema do TCC;
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga;
  • Adicional: informações adicionais sobre você como idiomas, certificados, conhecimentos de software, entre outras.

Em um bom curriculum vitae de babá essas partes são essenciais. Tais seções agregam informações com valor para o seu currículo e aumentam suas probabilidades de ser chamado para uma entrevista de emprego. Outras maneiras de melhorar seu currículo e babá são:

  • Criar um currículo para cada vaga, adaptando de acordo com o anúncio.
  • Usar palavras-chaves do anúncio, facilitando a leitura do sistema de rastreamento.
  • Personalizar o título conforme as características buscadas e descritas na vaga.
  • Insira todos os dados e características que concordem com os requisitos da vaga.

Vale lembrar que essas dicas valem também para quem está fazendo um currículo de baba sem experiência. Se você nunca trabalhou como babá e está em busca do seu primeiro emprego como babysitter, seu principal objetivo deve ser apresentar suas qualidades pessoais.

O que colocar no currículo de babá

A estrutura do seu currículo é muito importante e vale a pena gastar um tempo pensando nela. Há muitas formas de se construir um currículo. Algumas pessoas começam por uma carta de apresentação, outras preferem colocar seus objetivos. Os melhores formatos de currículos são esses:

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV

Além da estrutura, a parte visual do seu currículo de babá é um ponto que deve ser observado. Ao criar o seu currículo, você precisa pensar em como atrair a atenção da pessoa que vai ler para aumentar suas chances de ser chamada para uma entrevista de emprego. Nesse caso, a melhor maneira é criar um currículo bonito e esteticamente atrativo.

 
  • Apresente seu senso de estética apurado com um currículo bem construído visualmente que chame a atenção não apenas pelo conteúdo, mas também pela parte estética.
 

Oferecemos diversos layouts modernos e elegantes para quem precisa fazer um currículo de babá. Entre na nossa galeria para escolher o modelo de currículo de babá que mais chamou sua atenção e faça seu currículo em apenas alguns minutos.

📌Dica: Ao escrever, use fontes tamanho 10 ou 12 pt, para garantir que o recrutador consiga ler tudo aquilo que você preparou com cuidado e paciência. e use fontes como Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial.

Título e informações de contato para babá

Pensar em um currículo é pensar sobre quais as melhores formas de chamar a atenção do leitor para o seu conteúdo. Lembre-se de que milhares de currículos são enviados quando uma vaga é anunciada. Seu papel é encontrar maneiras para dar o destaque devido ao seu cv.

A parte inicial do currículo, chamada de cabeçalho, é uma das primeiras seções que são analisadas por quem lê um currículo. Por isso, dedicar um tempo para construir um bom cabeçalho é essencial para conseguir convencer o recrutador que você é uma babá de primeira.

Começando bem

CORRECT

Vanessa Gomes

Babá

(11)954-321-000

vanessagomesbaba@gmail.com

Rio de Janeiro, RJ

linkedin.com/in/vanessagomesbaba

Começando mal

INCORRECT

Vanessa Gomes

Contato: 95432000/vandaleste@gmail.com

Endereço: Rua Das Babás, Bangu, Rio de Janeiro/RJ, CEP 01330050

Idade: 23 anos / Hobbie: Literatura

Twitter: @vanessinhadalesterj

📌 Dica: aproveite o cabeçalho para chamar a atenção do recrutador. Após o seu nome, insira um título chamativo que mostre suas principais competências profissionais.

✒️ Nota: usar uma foto 3×4 também é uma ótima maneira de conseguir mais entrevistas. A partir da foto, você pode se destacar e ser chamado para uma entrevista com mais rapidez.

Descreva sua experiência como babá

Em alguns casos, quando assim a vaga determina, pode ser necessário informar a experiência como babá. Nesse caso, quem estiver responsável por recrutar os babás vai dar atenção especial aos currículos que forem elaborados com uma boa seção de experiência para babá.

A melhor maneira para mostrar sua experiência é apresentar o nome dos lugares em que trabalhou, o cargo que exerceu e o período de duração. Escreva de três a cinco bullets points com resumo das atividades, suas conquistas e contribuições como profissional de destaque.👇

Exemplo de experiência para currículo de babá de bebê

Família Rodrigues

Babá

Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Responsável pelo cuidado do recém nascido, desde o despertar até o anoitecer;
  • Elaboração das três principais refeições, atentando-se para o horário determinado;
  • Responsável pelo banho e também por colocar as roupas no recém-nascido;
  • Acompanhamento diário de eventuais remédios e outras atividades necessárias;

Exemplo de experiência para currículo de babá de pet

Pet Shop Sevilha

Babá de Pet

Janeiro de 2018 – Fevereiro de 2019

Principais atribuições:

  • Prestação de serviços de cuidado de animais de estimação de todos os portes;
  • Responsável pelo acompanhamento do nível de ração e alimentação em três horários;
  • Acompanhamento dos animais de estimação em consultas e outras rotinas de saúde;
  • Responsável por levar os animais para passear duas vezes ao dia, todos os dias;

Caso você ainda não tenha experiência…

Se esse é o seu primeiro currículo babá, pode ficar tranquilo. Se a vaga pede experiência, você pode apontar outras experiências profissionais, não apenas como babá. A seção do histórico profissional é sempre importante para mostrar que você é uma profissional responsável e dedicada, além de ser uma pessoa de confiança. Use essa parte para mostrar isso.

Educação: como incluir sua formação como babá

É verdade que não existe uma formação para babá. Entretanto, existem cursos que podem aumentar suas chances de conseguir uma vaga como babá das crianças de alguma família. Pessoas que buscam por babá preferem pessoas que tenham algum tipo de formação.

Por isso, não economize em palavras. Use a seção dedicada para sua formação e indique o máximo que conseguir sobre os cursos que fez, atividades escolares que realizou e outras certificações e informações relevantes sobre a sua formação profissional como babá.

Ensimo Médio

Escola Silva e Lima

Dezembro de 2020

Curso de Babá Completo

Agência e Home Care Cleusa Baby

Carga Horária de 50 horas, concluída em 2019.

Certificação em Berçarista

Escola Educação

Carga Horária de 40 horas, concluída em 2021

Habilidades de um babá em seu currículo

Para destacar seu currículo entre os candidatos da vaga anunciada, separa uma seção do seu currículo para apontar suas habilidades profissionais. Elas podem ser divididas em duas, habilidades específicas (hard skills) e habilidades gerais (soft skills). Confira alguns exemplos.

Hard Skills

  • Cuidados com bebê
  • Primeiros socorros
  • Desenvolvimento infantil
  • ECA – Estatuto da Criança e Adolescente
  • Nutrição infantil
  • Prevenção de acidente
  • Recreação infantil
  • Massagem para recém nascidos

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Responsável
  • Confiança
  • Ética
  • Cuidadosa
  • Adpatação
  • Cooperação
  • Integração

Resumo profissional para currículo babá

Reforce suas potencialidades enquanto babá profissional com um resumo profissional. Ele fica logo após a introdução do seu currículo e serve para mostrar a pessoa que está recrutando babás que você é aquela que ele busca. Use de três a quatro linhas para reforçar suas mais fortes habilidades.

Lembre-se que o seu resumo de currículo de babá deve ser cativante e prender a atenção logo no início. Use a objetividade para apontar habilidades e capacidades em poucas linhas.

CORRECT

Atua como babá profissional há mais de 15 anos, trabalhando em diversas casas de famílias na qualidade de contratada e prestadora de serviços. Tenho experiência no cuidado de crianças e adolescentes, além de ser especialista em cuidados com bebê. Possuo formação em curso de primeiros socorros e certificação em recreação infantil.

💡Use o resumo para falar, em poucas palavras, o máximo sobre você. Explore suas habilidades e sua experiência na área, além de informar um elemento que pode ser o diferencial.

INCORRECT

Sou uma excelente babá, a mulher ideal para cuidar do seu filho ou filha com todo o carinho e atenção que ele merece. Pode contar comigo para o que der e vier, estarei sempre preparada para ajudar a sua criança a se desenvolver cada vez mais.

💡Esse resumo é vago e impreciso, apesar de simpática, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de babá

Uma seção dedicada para o objetivo do seu currículo de babá pode ser uma grande vantagem na hora de se candidatar para uma vaga. Escrever um objetivo é explorar seus desejos e o que move você a ser uma excelente profissional. Há muitas maneiras de escrever objetivos. Nossa sugestão é usar bullets points.

  • Quero cuidar do seu filho com toda atenção devida e ajudá-lo a se desenvolver.
  • Estou preparada para ajudar você e sua família no cuidado diário do seu bebê.
  • Como babá profissional vou contribuir no cuidado dos seus filhos da melhor maneira.

Seções adicionais

Ao final do seu currículo, se ainda sobrar espaço, coloque seções adicionais para deixar o recrutador ainda mais instigado para convidar você para uma entrevista. A seção dependerá das suas habilidades, selecione-as de acordo com suas melhores capacidades. Veja alguns exemplos.

Aplicativos e Programas

Os computadores fazem parte da nossa realidade e no ambiente profissional eles são grandes aliados. Informar seus conhecimentos em computação é uma grande vantagem. Ainda poucas pessoas compreenderam o papel das redes e dos computadores nas nossas vidas.

  • Microsoft Office
  • Whatsapp e Skype
  • Babá Eletrônica Motorola

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de babá para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Se fluente, informe o nível de proficiência.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Básico
  • Conhecimento de Libras

Informações complementares para babá

Você também pode usar as seções adicionais para incluir os cursos e outros dados que deixou de adicionar na seção de educação. Há sempre uma maneira de atrair atenção para o seu currículo e fazer com que você seja chamada para uma entrevista de emprego.

  • Carteira de Motorista B
  • Conhecimento de Português
  • Leitura para crianças e adolescentes

Dicas para melhorar seu currículo para babá

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (cuido, zelo, escuto, trato) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para babá

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.

🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de babás em busca de emprego

Por que fazer currículo para babá?

Fazer um currículo de babá é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre você, entender seus pontos fortes e pontos fracos. Quem busca trabalho prefere baixar modelo de currículo babá pronto, no entanto, opte sempre por fazer o seu.

O que colocar no currículo babá?

Você pode colocar tudo sobre você, desde sua formação, certificados, habilidades profissionais e até dizer qual é o seu objetivo como babá da família. Informe tudo sobre você e largue na frente.

Confira modelos para elaborar seu currículo de babá

nenhuma experiência cv para baba

escrever cv baba Exemplos de CVs baba
cv experiente para baba modelos de baba cv

Artigos similares