Como colocar trabalho voluntário no currículo? | Exemplos, modelos e dicas

Muitos profissionais, durante a graduação ou como forma de filantropia, realizam atividades sem custo em empresas e instituições. Por isso, aprender como colocar trabalho voluntário no currículo também ajuda a mostrar uma preparação melhor para o mercado de trabalho.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Criar o meu currículo

Porém, esse tipo de conteúdo não pode ser apenas colocado para “inflar” o CV. É preciso adicionar dados que realmente ajudem a valorizar seu perfil profissional, mostrando ao empregador que você é a melhor opção para a contratação entre os candidatos.

Por isso, separamos um guia completo para mostrar como colocar trabalho voluntário em seus currículos. Aproveite para conferir exemplos, dicas e modelos e ficar ainda mais perto do tão sonhado emprego. Para quem busca a contratação, é só acompanhar os próximos tópicos.

Qual a importância do trabalho voluntário no currículo?

Antes de aprender como colocar no currículo trabalho voluntário, é preciso saber porque esse tipo de conteúdo pode ajudar no processo seletivo. Afinal, cada conjunto de dados em seu CV possui uma função diferente.

👉 A intenção no currículo é sempre mostrar ao recrutador e à empresa o quanto você está preparado para assumir um cargo e fazer um bom desenvolvimento do cargo.

Por isso, confira alguns dos motivos que tornam a adição de trabalhos voluntários uma boa oportunidade de se destacar nos processos seletivos:

  • Mostrar habilidades e competências importantes para a vaga;
  • Fornecer dados sobre o perfil profissional do candidato;
  • Mostrar à empresa contratante atuação na área de formação;
  • Desenvolvimento de competências e relações inter-pessoais.

Agora que você já sabe para que serve esse tipo de conteúdo, com certeza está se perguntando: Como colocar trabalho voluntário no currículo? Continue acompanhando os próximos tópicos para entender a forma correta de mostrar à empresa sua experiência como voluntário.

Como colocar trabalho voluntário no currículo? Exemplo

Normalmente, o trabalho voluntário em um currículo pode aparecer tanto em uma seção separada, própria para esses dados, quanto em informações adicionais. Você pode escolher de acordo com o volume de conteúdos que tem para incluir.

Por exemplo, se tiver uma boa quantidade de voluntariados, com várias atividades relevantes, o mais indicado é abrir uma seção. Principalmente para quem não possui experiência na área ou tem poucas informações no documento.

Nessa hora, algumas informações são fundamentais para incluir esse tipo de realização profissional no CV, confira quais são:

  • Cargo ou área de atuação;
  • Nome da empresa;
  • Local de trabalho (cidade e estado ou região);
  • Ano de entrada e saída do emprego;
  • Principais atividades realizadas durante o período.

Portanto, confira a forma correta de aprender como colocar trabalho voluntário no currículo modelo, e depois nos documentos profissionais adicionais:

Formatação recomendada
Trabalho Voluntário

Engenheiro de projetos - Lar São Francisco de Assis

2021

  • Elaboração de projetos para a recuperação do Lar São Francisco de Assis, casa de repouso para idosos;
  • Auxílio na execução da reforma;
  • Projeto arquitetônico e estrutural;
  • Responsabilidade técnica pela reforma;
  • Entrega da sede do Lar São Francisco de Assis com o novo layout.

Veja também um exemplo do que não escrever na hora de aprender como colocar que faz trabalho voluntário no currículo. Confira quais conteúdos evitar, para garantir mais chances de ter uma entrevista de emprego:

Formatação incorreta
Trabalho Voluntário

Engenheiro de projetos - Lar São Francisco de Assis

2021

  • Projetos;
  • Reforma;
  • Entrega da obra.

Observe que no segundo exemplo, o candidato tinha possibilidade de escrever um pouco mais sobre as atividades realizadas. Assim, os recrutadores podem ter uma ideia melhor de quais habilidades e competências ele adquiriu durante o trabalho voluntário.

Portanto, evite colocar apenas uma ou duas palavras para informar quais eram suas tarefas no voluntariado. Aproveite para descrever de maneira breve e valorizar conteúdos que tenham relação com a oportunidade, te destacando dos outros candidatos.

Como colocar trabalho voluntário no currículo lattes?

No caso da plataforma Lattes, você também tem como colocar trabalho voluntário no currículo. Como ela é toda automatizada, existe um campo específico para incluir esse tipo de informação sem prejudicar o restante da padronização de conteúdos.

Se você nunca realizou esse procedimento, não se preocupe. O processo é bem simples e fácil de encontrar a função no site. Confira o passo a passo para mostrar suas experiências como voluntário para a empresa e se tornar um candidato de interesse:

  • Acesse a plataforma do currículo lattes;
  • Clique em Dados gerais da barra na parte superior da tela;
  • Depois, clique em Outras informações relevantes;
  • Por fim, escreva suas experiências de trabalho voluntário separando com Enter.
como colocar trabalho voluntário no curriculo

O que considerar na hora de colocar trabalho voluntário no currículo?

A escolha dos conteúdos para a seção de trabalhos voluntários também pode gerar um pouco de confusão. Principalmente para candidatos que tenham vários dados diferentes, ou que tenham costume de fazer trabalho voluntário (durante a graduação ou fora dela).

👉Existem algumas perguntas básicas que você pode fazer para entender se vale a pena ou não incluir uma experiência como voluntário. Separamos um passo a passo, se a sua resposta for “sim” para elas, adicione ao CV:

  • A experiência tem relação com a vaga para a qual quer se candidatar?
  • Você tem como comprovar que realizou o trabalho voluntário?
  • Realmente vale a pena adicionar esse conteúdo ou somente serve para inflar o CV?
  • Teve bons resultados durante a atuação no voluntariado?
  • A ocupação teve uma boa repercussão para as habilidades em sua carreira?
⚠️ Atenção: Ainda, não esqueça de pensar na formatação e conteúdo do seu CV. A seção de trabalhos voluntários precisa ter a mesma configuração do restante, ainda que você só tenha uma entrada para adicionar como informação.

Qual trabalho voluntário devo adicionar ao currículo?

Outra das principais dúvidas na hora de incluir esses dados no CV é quais tipos de trabalhos voluntários são relevantes. Assim, se você tem o costume de fazer esse tipo de atividade, pode se confundir com o que vale a pena ou não adicionar.

Nesse caso, você pode aproveitar tudo o que tiver relação com a vaga de emprego para a qual será candidato. Por exemplo, um histórico profissional com cargo diferente, mas que tenha atividades que sejam relevantes para a oportunidade atual.

👉 Ainda, confira mais uma lista de pontos que podem ser fundamentais na hora de selecionar os conteúdos para a seção de trabalhos voluntários no CV:

  • Trabalhos que tenham relação com a área de atuação;
  • Atividades que mostrem conhecimento da área;
  • Relações de trabalho que desenvolveram habilidades fundamentais para o mercado;
  • Experiências que você possa comprovar (com portfólio, registro de trabalho ou outra);

Assim, pense sempre como você pode usar essas informações para enriquecer seu perfil profissional. A intenção é mostrar ao recrutador e empresa que está realmente preparado para assumir a vaga e que é a melhor opção entre os candidatos no processo seletivo.

Como colocar trabalho voluntário no currículo em inglês?

Hoje, existem várias empresas que atuam de forma global, em países de língua inglesa inclusive. Por isso, também é preciso aprender como colocar no currículo trabalho voluntário em outro inglês, para garantir a elaboração correta de seu documento profissional.

👉 Para colocar um trabalho voluntário, você pode adicionar os conteúdos em uma seção separada ou como informações adicionais ( additional information ).

Confira a forma correta de adicionar cada uma dessas possibilidades em um currículo para processo seletivo em inglês:

  • Volunteer work = trabalho voluntário;
  • I worked as a volunteer for (company name) + informações do trabalho = trabalhei como voluntário para (nome da companhia);

O tipo de uso para o trabalho voluntário no currículo depende da sua preferência, ou da estrutura de formatação do CV. Portanto, confira qual das opções de escrita atende melhor suas necessidades, de acordo com o restante do conteúdo nos currículos.

Se você ainda não tem o seu CV em inglês, aqui já mostramos um passo a passo de como traduzir ou criar um currículo em inglês do zero.

Como colocar trabalho voluntário no currículo em espanhol?

Mas se você estiver pensando em participar de um processo seletivo em países de língua espanhola, também precisa saber como colocar no currículo trabalho voluntário. Afinal, existem algumas variações do modelo tradicional em português.

👉 Nessa situação, você pode incluir essas informações tanto com uma seção de trabalhos voluntários, quanto nas informações adicionais ( informaciones adicionales ).

Para não errar ao escrever seus currículos, deixamos as duas maneiras de colocar esse tipo de conteúdo no, confira:

  • Trabajo voluntario = trabalho voluntário;
  • Trabajé como voluntario en la empresa (nombre) = trabalhei como voluntário na empresa (nome da companhia);

Adicionar uma ou outra opção varia de acordo com a quantidade de conteúdos que você irá incluir. Por exemplo, se tiver uma quantidade grande de experiências, a melhor opção é abrir uma seção somente para esse tipo de dados.

Ainda, se não quiser perder tempo encontrando e elaborando modelos de currículos, continue aqui no site. Afinal, temos algumas ferramentas excelentes para te mostrar como fazer um currículo para buscar emprego , não deixe de conferir nossas dicas.

Descubra erros comuns ao adicionar trabalho voluntário ao currículo

Por fim, não basta somente entender o que fazer na hora de aprender como colocar trabalho voluntário no currículo. É preciso também entender quais os principais erros a se evitar ao escrever esse tipo de informação no CV.

Para facilitar ainda mais o entendimento, deixamos uma lista com algumas situações que podem prejudicar sua candidatura. Confira o que pode acabar com sua contratação ao adicionar experiência de trabalho voluntário no currículo:

  • adicionar informações incorretas, para garantir volume no CV;
  • Colocar trabalhos que não tenham nenhuma relação com a vaga;
  • Mentir ou omitir informações;
  • Colocar experiências que não possa comprovar;
  • Falta de dados (nome da empresa, local de atuação e outros).

Agora que você já respondeu sua pergunta: como citar trabalho voluntário no currículo? Não deixe de conferir outras informações aqui no site. Se precisar de ajuda para escrever seus CVs, clique aqui e confira uma ferramenta completa de modelos pré prontos para facilitar sua escrita.

📌 Dica: Uma dica de ouro (para algumas áreas) é criar um portfólio virtual, onde você possa comprovar seus trabalhos realizados. Assim, pode colocar o link no CV e deixar que os recrutadores acessem para comprovar suas experiências. Existem várias plataformas que disponibilizam portfólios de forma gratuita, o que pode te destacar ainda mais entre os candidatos.

Perguntas mais frequentes

Ainda, se precisar de mais algumas informações importantes sobre trabalho voluntário no currículo, não saia desta página ainda. Pesquisamos quais as perguntas mais frequentes de pessoas que estão escrevendo currículos e deixamos nos próximos tópicos. Confira como esses conteúdos podem ajudar na escrita do seu documento profissional.

Como colocar no currículo que trabalha como autônomo?

O trabalho como autônomo também conta como experiência. Porém, os dados precisam ser comprovados com o nome da empresa, local (cidade e estado). Insira também as principais atividades realizadas durante o cumprimento da função. Se possível, inclua um portfólio com imagens que comprovem o serviço.

Como colocar no currículo que já trabalho?

No caso de quem já está empregado, mas quer tentar outra oportunidade de emprego, é bom deixar isso claro nos currículos. Na data da experiência, você pode incluir como o ano corrente ou “atual” na data de conclusão.

Como colocar no currículo um trabalho informal?

Um trabalho informal também pode estar presente na seção de experiências do seu CV. Nesse caso, informe se você prestou serviços como pessoa jurídica, contratado, terceirizado ou a modalidade. Também adicione comprovações, como o nome da empresa, local e até mesmo um portfólio com o serviço.

Como colocar experiência informal no currículo modelo?

A experiência informal pode constar dentro da seção normal com o outro histórico profissional. Porém, é importante lembrar de que toda sua carreira precisa de comprovação. Caso o recrutador queira saber mais, identifique de maneira correta os locais onde você desenvolveu a atuação informal.

Pode colocar bico no currículo?

O popularmente conhecido como “bico”, é nada mais do que um tipo de trabalho informal, como freelancer, em contratos pontuais. Nesse caso, também contam como experiência, já que desenvolvem atividades relacionadas à área de atuação. Por isso, basta adicionar como parte de suas experiências.

Enfim, para quem ainda tem um pouco de dificuldade na produção e elaboração de CVs, temos uma boa solução aqui no site. Descubra quais os melhores modelos de currículos para diferentes áreas e torne seu acesso ao mercado de trabalho mais simples.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo