Como colocar no currículo que está trabalhando? | Exemplos, modelos e dicas

Muitas vezes um funcionário encontra vários motivos para deixar seu emprego atual e procurar um novo. Falta de plano de carreira, melhoria nos salários e até uma nova formação são os mais comuns.
como colocar no curriculo que esta trabalhando

Create your resume in minutes

Nessa hora, é normal que você não queira largar um até conseguir outro, certo?

Portanto, é preciso entender como colocar no currículo que está trabalhando de uma forma clara, sem prejudicar sua candidatura no processo seletivo. Mas como incluir esse dado e conseguir se destacar entre os candidatos?

Para resolver essa dúvida, criamos um guia completo para te mostrar como colocar que você está trabalhando no currículo. Aproveite nossos exemplos, modelos e dicas essenciais para fazer um CV que realmente seja competitivo para o mercado de trabalho.

Vale a pena colocar no currículo que está trabalhando?

Uma das grandes dúvidas ao saber como colocar que está trabalhando no currículo é se vale a pena informar esse dado ou não. Existe uma certa insegurança dos profissionais em achar que as empresas podem dar prioridade para outros candidatos desempregados.

👉 Porém, essa é uma informação que pode te beneficiar e valorizar seu currículo. Principalmente se você estiver querendo mudar para fazer sua carreira crescer.

Para ilustrar melhor os benefícios de informar ao recrutador que você ainda está em um trabalho atual, deixamos alguns pontos de importância de adicionar esse dado:

  • Honestidade para com os recrutadores;
  • Responsabilidade e confiança para manter um emprego;
  • Mostra um perfil profissional preocupado em evoluir.

Porém, é importante considerar uma situação: imagine que o empregador precisa dos seus serviços imediatamente. Então, você irá precisar rever suas situação e a multa por conta do aviso prévio no emprego onde estiver atualmente (se for com registro em CLT ou contrato).

⚠️Atenção: Nunca minta sobre sua situação atual de trabalho, pois o recrutador pode descobrir e te desclassificar. Seja claro em seu objetivo e mostre que a mudança é para seu crescimento profissional.

Como colocar no currículo que ainda está trabalhando?

Agora que você entendeu a importância desse conteúdo para o CV, hora de passar para a próxima etapa. Então, vamos te mostrar como colocar no currículo que está trabalhando atualmente, e é bem simples.

Primeiro, é importante lembrar que na seção de experiências, você costuma adicionar uma data de início e conclusão para seus antigos trabalhos. No caso de quem ainda está empregado, é preciso substituir a data final para identificar um vínculo de trabalho.

Dessa forma, os recrutadores conseguem entender que você não está desempregado durante a leitura do currículo. Na entrevista, podem somente confirmar essa informação e perguntar sobre sua disponibilidade para começar.

Confira algumas formas de escrever em seu currículo que você está trabalhando, no lugar da data final do seu emprego:

  • Atualmente;
  • Presente;
  • Atual;
  • Até o momento.

Assim, basta usar uma dessas expressões formais para substituir o ano de demissão do emprego, que você usaria se já tivesse saído. Viu como é simples? E ainda te ajuda a manter a transparência no processo seletivo.

Como colocar no currículo que está trabalhando no momento? Exemplo

Além de aprender na teoria como colocar no currículo que ainda está trabalhando, que tal conferir alguns exemplos práticos? Assim, pode ficar muito mais simples para você entender como funciona o processo de adição dessa informação.

👉 Por isso, separamos alguns modelos corretos e incorretos para descobrir o que fazer e o que não fazer ao redigir seus documentos profissionais:

Exemplo Correto
Atendente de Caixa – Drogaria e Supermercado Reis (São Paulo – SP)
2019 – atual
  • Atendimento dos clientes e compras;
  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Fui eleita durante 8 meses seguidos a funcionária do mês;
  • Recebi 6 prêmios e bonificações até o momento.

Ainda, na hora de aprender como colocar que ainda está trabalhando no currículo, veja um exemplo incorreto da elaboração deste conteúdo: 👇

Exemplo Incorreto
Atendente de Caixa – Drogaria e Supermercado Reis (São Paulo – SP)
2019
  • Atendimento dos clientes e compras;
  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Fui eleita durante 8 meses seguidos a funcionária do mês;
  • Recebi 6 prêmios e bonificações até o momento.

Observe que no exemplo incorreto o candidato não informou a data atual ou se está trabalhando ainda. Dessa maneira, o empregador não consegue entender se realmente pode ou não contratar essa pessoa para a vaga.

Por fim, se quiser aprender de uma vez por todas como fazer um currículo para procurar emprego, aqui no site podemos te ajudar. Para tornar a tarefa mais simples, temos uma ferramenta de criação de currículos que vai te fazer economizar um bom tempo.

Outras informações importantes para quem fazer um currículo e já está trabalhando

Ainda, existem outras informações importantes para quem quer aprender como colocar no currículo que está atualmente trabalhando. Separamos algumas dicas que você deve lembrar sempre que for adicionar suas experiências ao CV: 👇

  • Lembre de colocar o nome da empresa e seu cargo atual;
  • Identifique o local onde a empresa existe, com cidade e estado;
  • Adicione o ano de admissão e “atual” na data de encerramento do trabalho;
  • Coloque suas principais realizações no emprego até o momento;
  • Inclua bons resultados, prêmios ou outros pontos acima da média (como lista com marcadores).

Com isso, você consegue não somente dizer que está trabalhando, mas que tem bons resultados no emprego atual. Aproveite essa deixa para mostrar ao empregador porque você é a melhor opção para assumir essa vaga, usando um bom desempenho como argumento.

Erros comuns ao colocar no currículo seu emprego atual

Então, agora que você já sabe como colocar no currículo que está trabalhando ainda, também é bom saber quais ações evitar ao redigir essa seção. Como mencionamos, todas as informações são importantes e mostram um pouco do seu perfil profissional.

👉 Por isso, confira alguns dos erros mais comuns de pessoas que estão empregadas e querem buscar um novo trabalho no mercado:

  • Mentir sobre o trabalho atual;
  • Não incluir a data inicial ou final;
  • Não identificar a empresa onde está trabalhando;
  • Fazer comentários sobre o seu emprego;
  • Colocar o motivo direto no currículo da mudança.

Além disso, para aprender como escrever o restante do seu currículo de forma profissional e adequada, é só clicar aqui. Aqui no site temos diversos modelos de CVs prontos para tornar essa tarefa muito mais simples e rápida.

Como fazer um bom currículo em 2022?

Por fim, não basta apenas entender como colocar no currículo que ainda está trabalhando. Esta é apenas uma parte de um conjunto de informações muito maior. Para conseguir a vaga de emprego, é necessário ter um CV completo e profissional.

Portanto, todas as informações dentro de um documento de apresentação ao recrutador fazem diferença.

👉 É necessário manter a organização, boa escrita e conteúdos relevantes para o cargo que você quer ocupar na empresa.

Para ir mais além na ajuda, separamos algumas dicas importantes para aprender como fazer um bom currículo em 2022. Confira todas e veja como dar os primeiros passos em uma carreira de sucesso:

  • Mantenha uma escrita impecável e revise possíveis erros de português;
  • Escolha um bom design, sem exagerar na inovação;
  • Evite poluição visual e acúmulo de informações em seu CV;
  • Deixe o conteúdo em apenas uma página;
  • Coloque informações relevantes para a vaga;
  • Adicione uma carta de apresentação para complementar os conteúdos.

Além disso, não deixe de conferir nos anúncios de cada oportunidade se existem informações adicionais para incluir. É comum que algumas empresas usem requisitos extras para testar os candidatos e sua capacidade de análise e cumprimento de regras.

Perguntas mais frequentes

Então, se tiver mais perguntas sobre como colocar no currículo que você ainda está trabalhando, não feche esta página ainda. Separamos algumas dúvidas de pessoas que estão escrevendo um CV, para te ajudar a complementar os conhecimentos, confira nos próximos tópicos.

O que falar em uma entrevista de emprego quando se está trabalhando?

Além de aprender como colocar no currículo que você está trabalhando atualmente, é preciso se preparar para a hora da entrevista. Nesse caso, se o recrutador perguntar sobre a mudança de emprego, seja honesto mas evite falar mal do seu atual trabalho.

Assim, aproveite para listar alguns pontos importantes, como a necessidade de crescimento, melhor remuneração ou outro fator que te levou a trocar de emprego. Mas lembre sempre de manter a ética e a boa comunicação nesse momento.

Como conseguir emprego estando empregado?

Ainda, outra informação além de saber como se colocar no currículo que está trabalhando é encontrar emprego já tendo um trabalho. Nesse caso, você pode procurar por vagas em anúncios, que tenham sua área de formação ou no mesmo ramo atual em que estiver.

Pode trabalhar em dois empregos com carteira assinada?

Então, outra dúvida de quem está trabalhando e quer aprender como colocar que você está trabalhando no currículo é: e se eu for contratado, posso trabalhar em dois empregos? Sim, você pode ter duas assinaturas em carteira, já que não existe nenhuma legislação na CLT que proíba essa prática.

Por fim, para melhorar ainda mais a qualidade dos seus CVs, que tal conferir quais os melhores modelos de currículos atuais? Aqui no site temos alguns exemplos para você se inspirar e criar um documento profissional que te deixará mais próximo da contratação.

Similar Articles