Currículo de Comissário de Voo | Exemplo, Modelo e Dicas

Viver viajando, conhecer novas cidades e país, e ganhar bem por isso é o emprego dos sonhos de milhares de pessoas. Além disso, cuidar de quem viaja também é algo valioso. Pode-se dizer que o comissário de bordo é o profissional mais sortudo de todo o mercado de trabalho.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Além de estar sempre viajando para algum lugar, os comissários também recebem inúmeros benefícios e passam suas noites longe de casas em ótimos hotéis. Um emprego em uma cia aérea é o sonho de muitos jovens que se formam no curso preparatório para comissário de voo.

Para conseguir o seu emprego como comissário de voo, é importante pensar no seu currículo de comissário de voo. Separamos algumas dicas para elaborar um currículo de comissário de voo que vai render ótimas entrevistas de emprego para você. Confira.

Exemplo de currículo de comissário de voo

Letícia Fernandes Almeida
Comissária de Bordo
011954321000
leticiafernandescomissaria@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/lefernandescomissaria

Resumo Profissional
Comissária de bordo com graduação em Recursos Humanos, com experiência de mais de 5 anos em voos nacionais e internacionais como comissário. Fiz um intercâmbio na Inglaterra de 2 anos e falo inglês fluente. Certificado em Habilitação Técnica, Médico Aeronáutico e Licença Comissário de Voo, emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Experiência de Trabalho
LATAM Airlines
Comissário de Voo
Maio de 2018 – Atual

  • Recebimento dos passageiros, análise de documentação e validação do bilhete de voo;
  • Direcionamento dos passageiros para as suas respectivas poltronas numeradas;
  • Auxílio aos passageiros na disposição das bagagens de mão dentro da aeronave;
  • Disposição de alimentos e bebidas e transmissão de informações de segurança;

Avianca Brasil
Agente de Despacho
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Responsável pela inspeção em todos os equipamentos e máquinas dos passageiros;
  • Coordenar o embarque e desembarque de passageiros com análise documental;
  • Atendimento à aeronave para manter a tripulação do voo informada sobre intinerários;
  • Responsável por anúncios gerais na sala de embarque durante a espera pelos voos;

Educação
Gestão de Recursos Humanos
Faculdade da Cidade de São Paulo
Concluído em 2012

Atividades complementares
Curso de Sobrevivência na Selva – Escola de Aviação Civil, Credenciada pela ANA, concluída em 2015;
Curso Prático de Combate ao Fogo e Primeiros Socorros, Corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo, concluído em 2016;

Certificado
Licença Comissário de Voo – ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), emitida em 2017;
Certificado Médico Aeronáutico – ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), emitida em 2017;
Certificado de Habilitação Técnica – ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), emitida em 2016;

curriculo comissario de voo

Como fazer um currículo de comissário de voo (mesmo sem experiência)

Fazer um currículo é sempre uma tarefa complexa que demanda muita atenção e cuidado. Para ajudar você, oferecemos alguns modelos de layout para formatar o seu currículo de comissário de voo com mais facilidade. Nosso objetivo é te ajudar a conseguir um emprego.

Importante observar que um currículo de comissário é preciso mostrar suas habilidades como profissional. Além disso, deve apontar onde você obteve seu certificado de comissário de voo e quando fez o CMA de 2ª Classe. Com informações seu currículo fica mais interessante.

Há ainda outras seções que precisam estar no seu currículo, para torná-lo mais completo e melhorar sua posição perante a concorrência. Veja a seguir tudo o que um precisa ter e o que você vai encontrar para preencher nos nossos modelos de currículo de comissário de voo.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Um comissário de voo precisa desenvolver essas seções em seu curriculum vitae. Com um currículo completo, as chances de se visto por um recrutador aumentam consideravelmente.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de comissário de voo

O processo inicial de recrutamento e seleção de currículos para as vagas em aberto é feito por programas de inteligência artificial. Esses robôs selecionam os currículos que pontuarem mais no algoritmo da triagem inicial. Para superar essa fase com facilidade, use nossas dicas:

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chaves  do anúncio da vaga, superando o sistema de rastreamento.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Se você é experiente, pouco importa. Essas dicas são voltadas para o seu currículo no aspecto estratégico. O conteúdo do seu CV deve ser pensado junto com palavras-chaves e outras informações que coloquem o seu currículo no topo da lista dos sistemas de recrutamento.

O que colocar no currículo de comissário de voo

Agora que você sabe como a importância de superar os desafios de iniciar um currículo, é preciso entender como estruturar o conteúdo do seu currículo de comissário de voo. Há três formatos de estrutura para as informações que vai inserir no seu currículo, que são:

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Os recrutadores e os sistemas de rastreamento dão preferência para currículos que seguem uma dessas formatações de conteúdo. Escolha uma delas para melhorar sua pontuação.

Apresentação visual de seu CV de comissário de bordo

Sobre o aspecto visual do seu currículo, ele precisa ser apresentável e agradável aos olhos de quem está lendo-o. Quanto melhor a apresentação visual do seu currículo, melhores são as chances do seu currículo ser lido até o final. Evite modelos de currículo de comissário de bordo word ou pdf.

  • Use um modelo de currículo de comissário de bordo com linhas e cores atrativas. Um currículo bem apresentado passa a mensagem de que o profissional também segue a mesma apresentação.

Em nossa base de modelos o candidato encontra uma variedade de modelos de currículos para comissário de bordo com design próprios e originais. Use um dos nossos modelos de currículo de comissário de bordo e conclua a primeira etapa do processo seletivo com sucesso.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato de comissário de voo

Uma parte importante do seu currículo é a apresentação inicial. Localizada  no topo do seu currículo, a sua apresentação consiste em dizer seu nome, sua função profissional – que deve concordar com os requisitos da vaga -, e seus dados de contato como telefone, e-mail e outros.

Há muitas maneiras de começar um currículo, mas a melhor delas é se apresentar com o seu nome e depois inserir algumas informações que facilitem o contato. Separamos dois exemplos a seguir, um de como começar um currículo e outro de como não começar. Confira.

Começando bem

Correto
Alessandra Almeida Bretão
Comissária de Bordo
(11)954-321-000
alessandraalmeidacomissária@gmail.com
Rio Grande do Norte, RN
linkedin.com/in/alessandraalmeidacomissária

Começando mal

Incorreto
Alê Almeida
Contato: 95432000/alezinhabret@gmail.com
Endereço: Rua das Viagens, Rio Grande do Norte/RN, CEP 01330050
Idade: 30 anos / Hobbie: Turismo
Instagram: @alezinhaacomissaria

Note que nos dois exemplos, trata-se de um mesmo profissional fictício. Enquanto o primeiro exemplo dá em destaque seu nome, título e dados para contato, o segundo exemplo deixa de destacar o profissional e se torna uma apresentação informação, algo ruim para um currículo.

📌 Dica: a apresentação é a primeira parte que será lida do seu currículo. Destaque apenas o que for relevante para a entrevista de emprego.
✒️ Nota: para as companhias aéreas, um comissário bem apresentado é um grande vantagem.  Aproveite nossos modelos para colocar uma foto 3×4 e aumentar suas chances de contratação.

Descreva sua experiência em comissário de voo

Concorrer a uma vaga em um mercado como o dos comissários demanda uma certa atenção para a sessão de experiência do seu currículo. Comissários experientes costumam largar na frente na hora de concorrer às vagas. Se você tem experiência, é preciso colocá-la no seu cv.

A melhor maneira de inserir seu histórico profissional é pela sequência local – cargo – tempo. O nome da empresa ganha destaque, seguido pela função exercida e o tempo de duração. Após,  é indicado escrever de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de comissário de voo

LATAM Airlines
Comissário de Voo
Maio de 2018 – Atual
  • Recebimento dos passageiros, análise de documentação e validação do bilhete de voo;
  • Direcionamento dos passageiros para as suas respectivas poltronas numeradas;
  • Auxílio aos passageiros na disposição das bagagens de mão dentro da aeronave;
  • Disposição de alimentos e bebidas e transmissão de informações de segurança;

Caso você ainda não tenha experiência…

Para quem acabou de concluir do Curso de Comissário de Bordo e ainda está em busca de uma vaga na área, coloque outras experiências de trabalho na seção de experiência do seu currículo. Aproveite também para colocar experiências de voluntários, atividades acadêmicas e outras experiências que julgar válidas, mesmo que não tenha relação com a aviação civil.

Educação: como incluir sua formação de comissário de bordo

De acordo com a legislação de aviação civil, para poder trabalhar como comissário de voo é preciso possuir certificado emitido por curso de capacitação profissional em comissário de voo, certificado pela ANAC. Além do curso, o candidato pode incluir outras formações que possuir.

Nesse caso, coloque o nome da instituição de ensino em que se formou, depois o curso, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Lembre-se de que o seu certificado como Comissário de Voo deve vir em primeiro lugar, seguido dos outros cursos que tenha feito.

Comissário de Voo
Aero Estudos Para Comissários
Dezembro de 2020

Gestão em Recursos Humanos
Universidade da Cidade de São Paulo
Previsão de conclusão para dezembro de 2022

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos, certificados e mestrados ou doutorados que realizou para trabalhar como comissário ou não. Essas adições dão mais valor para o seu currículo e melhoram o ranqueamento na concorrência para a vaga.

MBA em Gestão Empresarial
Universidade de Negócios
Concluído em 2021

comissario de voo

Habilidades de um comissário de voo para currículo

Para dar ainda mais destaque ao seu perfil de comissário, coloque no seu currículo suas habilidades profissionais (hard skills) e as habilidades subjetivas (soft skills). Em uma lista dupla, insira uma após uma e mostre ao recrutador que você merece ser contratado.

Hard Skills

  • Primeiros socorros
  • Sobrevivência na selva
  • Habilidades de emergência
  • Conhecimento de aeronaves
  • Comandos e códigos aeros
  • Controle de incêndio
  • Atendimento ao cliente
  • Suporte de controle

Soft Skills

  • Autocontrole
  • Comunicação
  • Raciocínio rápido
  • Agilidade
  • Adaptação
  • Boa observação
  • Resolução de problemas
  • Personalidade
  • Solução de crises

Resumo profissional para currículo de comissário de voo

Para mostrar todos os seus diferenciais como comissário, elabore um resumo profissional para o seu currículo. Busque limitar o texto de resumo em 3 a 5 linhas. Coloque sua experiência em companhias aéreas, mas também outras experiências que lhe qualificam ainda mais ao cargo.

Correto
Comissária de bordo com graduação em Recursos Humanos, com carreira de mais de 5 anos em companhias aéreas do Brasil, inglês fluente, espanhol e francês intermediário. Certificado em Habilitação Técnica, Médico Aeronáutico e Licença Comissário de Voo, emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Aprovado no Curso de Sobrevivência na Selva com méritos.
💡Um resumo simples e objetivo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Trabalho como comissário de bordo há muito tempo e estou pronto para todos os desafios. Tenho boa aparência e muitas referências que podem mostrar minhas capacidades de trabalho. Sou criador de conteúdo para redes sociais com dicas para novos e frequentes passageiros de voos.
💡Esse resumo é vago e impreciso, apesar de curioso, diz pouco sobre o profissional de forma objetiva.

Objetivo profissional de comissário de bordo

Uma lista de objetivos de comissário pode ser o que você precisa para se diferenciar dos seus concorrentes. Elabore em uma frase seus principais objetivos como comissário. Lembre-se de usar os requisitos da vaga para criar objetivos que estejam de acordo com o anúncio da vaga.

  • Quero que os passageiros tenha a melhor experiência de voo de suas vidas;
  • Pretendo contribuir para melhorar a imagem da empresa aérea perante os consumidores;
  • Ajudar o campo da aviação civil a ser visto com um local de bons profissionais;

Seções adicionais

Criar novas seções é uma ótima maneira de deixar o seu currículo ainda mais original e único. Há várias seções que podem ser criadas, de acordo com as habilidades e especificidades de cada candidato. Veja alguns exemplos de seções adicionais para currículos de comissários.

Conhecimento em computador e internet

Possuir um conhecimento técnico em programas de computador e internet podem aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista. Mostre ao recrutador que você é um comissário que não se limita e está sempre em busca de novos conhecimentos.

  • Microsoft Office
  • Dumont-SL
  • Microsoft Excel

Idiomas

No campo da aviação civil, falar mais de um idioma é, às vezes, essencial para conseguir um emprego. Mostre ao seu recrutador que você é um comissário de bordo que domina outros idiomas além do brasileiros. A seção adicional do seu currículo é o melhor local para isso.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Avançado
  • Conhecimento de Libras

Certificados de aviação civil

Os comissários e pilotos que trabalham em companhias aéreas precisam realizar uma série de cursos de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil para se capacitar para diversos tipos de situações. Coloque esses certificados na sua seção adicional.

  • Certificado de Habilitação Técnica – ANAC
  • Certificado Médico Aeronáutico – ANAC
  • Licença de Comissário de Voo – ANAC

Dicas para melhorar seu currículo de comissário de voo

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (explico, escuto, atendo, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo de comissário de voo pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de comissário de bordo em busca de emprego

Como conseguir uma vaga de comissário de voo?

Para aumentar suas chances de ser contratado ou contratado por uma companhia aérea, faça o seu currículo completo. Com as nossas dicas você está mais do que preparado para elaborar um currículo de comissário que vai lhe render entrevistas de emprego.

Como fazer um currículo para trabalhar em aeroporto?

Você deve informar sua experiência profissional, suas qualificações e o histórico de formação. Além disso, mostre os idiomas que você domina e outras informações que possam deixar o seu currículo ainda mais interessante, para superar os currículos dos seus concorrentes.

Exemplos de CV de comissário de bordo

escreva o cv do comissário de bordo modelos de comissários de bordo de cv
cv com experiência Modelo de assistente de bordo para assistente de bordo

Artigos similares