Carta de Demissão | Como Fazer Uma Carta de Demissão | Dicas e Modelos

Classificação média para este modelo

É bem verdade que no nosso blog tratamos sobre as melhores dicas para conseguir um emprego, explicando modelos e exemplos de como criar um currículo perfeito. Mas muitas vezes, pedir demissão é o primeiro passo para conquistar o emprego dos sonhos.

Atualmente, o número de pessoas que estão pedindo demissão dos trabalhos em busca de novos sonhos e melhores cargos, tem aumentado consideravelmente. Esse movimento tem sido chamado de demissão silenciosa e se tornou um fenômeno mundial nos últimos dois anos.

Entretanto, poucas pessoas percebem que, até mesmo na hora de pedir para ir embora, é preciso fazer com os melhores meios. Deixar as portas abertas é o melhor caminho para se desligar de um trabalho. Uma indicação pode ser crucial para conquistar um novo cargo em outra empresa.

Por isso, preparamos o presente artigo com dicas exclusivas para ajudar você a fazer o seu pedido de demissão de uma maneira correta. Leia até o final e prepare-se para dar um novo salto na sua vida, com uma carta de pedido demissional adequada.

Exemplo de Carta de Demissão

À Empresa de Contabilidade

Prezada Sra., Roberta Silva, gestora responsável pelo departamento de Recursos Humanos

Entro em contato através desta carta para comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de Contador Pleno.

Conforme conversado pessoalmente, gostaria de agradecer pela oportunidade de desenvolver minhas habilidades como profissional. Durante o tempo em que estive aqui, aprendi muito com todos os profissionais e colegas de trabalho. Saio com a certeza de que ao aceitar o convite para trabalhar aqui, fiz a escolha certa.

Agora, em busca de novos desafios, estou me desligando da empresa. Entretanto, pretendo manter contato com a empresa e estarei sempre disponível para quanto a empresa precisar. Aliás, minha escolha em sair da empresa foi feita com muito pesar, mas entendo ser o melhor para mim no momento.

Estou à disposição da empresa para todos os esclarecimentos necessários e informo desde já que cumprirei o aviso prévio, caso seja essa a vontade de Vossa Senhoria.

É tudo o que tinha para me manifestar,

São Paulo, 21 de outubro de 2022

(ASSINATURA)

Alberto Roberto Damasceno

Como fazer uma carta de demissão (com e sem aviso prévio)

A carta de demissão é um documento formal com o objetivo de comunicar ao setor responsável pela gestão de pessoas da empresa, acerca do desligamento do funcionário. É bem verdade que a lei trabalhista não obriga que o funcionário escreva uma carta de demissão, mas é o indicado.

Manter as portas abertas é importante para quem está saindo de grandes empresas e gostaria de ter a oportunidade de trabalhar na empresa no futuro. Por isso, negociar a demissão é uma das melhores maneiras de garantir que as portas da empresa continuarão abertas para você.

Lembre-se de que é obrigação do funcionário cumprir o aviso prévio, quando assim requisitado, tempo necessário para que a empresa busque um funcionário para cumprir as obrigações do colaborador que está se demitindo. Saindo pela porta da frente da empresa, você está pronto para procurar por um novo emprego.

O que é uma carta de demissão

Para esclarecer algumas dúvidas, vale a pena conceituar o leitor sobre o que é uma carta de demissão. Basicamente, a carta de demissão é o pedido formal para se desligar da empresa. Normalmente, esse pedido é feito pessoalmente, ao superior ou setor responsável, mas vale a pena também formalizar o pedido de demissão por carta.

Assim, uma vez formalizado o pedido, o trabalhador possuirá uma prova do dia em que pediu demissão. Essa prova servirá para comprovar que cumpriu o aviso prévio de 30 dias, além de ser um documento que denota comprometimento e responsabilidade com a empresa.

Vale ressaltar que os recrutadores de empresas diferentes costumam conversar entre si para buscar referências sobre os funcionários que estão entrevistando. Dessa forma, se faz parte do seu objetivo conseguir outro emprego na área, a carta de demissão é elementar para isso.

🎁 Dicas para escrever sua carta de demissão

Para aprimorar sua habilidade em escrever uma carta de demissão, separamos algumas dicas. Essas dicas levam em consideração os vários tipos de demissão: em comum acordo, por aviso prévio no período, sem aviso prévio. Note qual é o seu caso e prepare a sua carta de demissão de acordo com o seu contexto.

1. Seja educado

Educação é a elementar para garantir boas relações no ambiente de trabalho. De nada adianta ter atuado com polidez durante todo o tempo que esteve na empresa, para ao sair deixar de ser educado com os funcionários. Independente do motivo que o levou a pedir demissão, na sua carta informa apenas que essa é uma decisão sua.

📌Dica: lembre-se que educação no sentido de usar as palavras corretas e evitar falar sobre pontos negativos. O feedback deve ser dado pessoalmente, ao setor responsável. A carta demissional deve informar apenas o seu desejo de se desligar da empresa.

2. Mostre gratidão

O sentimento de gratidão é um dos mais belos sentimentos do mundo moderno. Aproveite a carta de demissão para informar a sua gratidão pela empresa, pela oportunidade de trabalhar e se desenvolver como profissional. Quanto mais agradecido for durante a redação da sua carta, maiores as chances das portas ficarem abertas.

3. Fale sobre o aviso prévio

Aproveite a carta de demissão para informar que, mesmo desligando da empresa, você está à disposição para ajudar no processo de transição. A lei determina que o funcionário que quer se desligar cumpra aviso prévio, e é importante você informar explicitamente que pretende cumprir o aviso.

⚠️ Atenção: Caso, por algum motivo, você não pretenda fazer o cumprimento do aviso prévio, é importante informar o setor responsável e deixar claro os motivos na carta de demissão. Para que o contrato de trabalho seja rescindido da maneira correta, todas as formalidades devem ser respeitadas.

4. Coloque-se à disposição

Além disso, a carta de demissão também serve como um convite ao diálogo. Sua decisão está tomada e nada pode mudá-la? Tudo, apenas coloque na carta que você está à disposição dos gerentes e diretores para conversar e explicar os seus motivos. Evite criar um ambiente ruim, mostre que você está tomando sua decisão ciente dos motivos.

O que colocar nas cartas de demissão

Pensar no conteúdo da sua carta de demissão também é uma excelente maneira de criar uma carta objetiva que transmita a mensagem que você quer transmitir. A carta de demissão deve ser pensada como um documento formal, mas também deve contar com certa subjetividade.

Por isso, podemos dizer que a carta de demissão é muito similar à carta de demissão, com a diferença de que o conteúdo é de despedida e não de apresentação. Entretanto, a estrutura é a mesma de uma carta de apresentação ou até mesmo de uma carta normal.

  • Cabeçalho: Parte inicial da carta onde você deve indicar o nome de quem ela é direcionada (no caso das cartas de demissão, ao chefe do departamento de recursos humanos)
  • Corpo do texto: Conteúdo da carta em si, com o conteúdo e as informações (no caso, o desligamento da empresa). O corpo do texto deve ser elaborado com atenção aos limites e objetivos de uma carta de demissão. Menos é mais.
  • Desfecho: Toda carta deve ter um final, na carta de demissão a conclusão pode estar ligada aos agradecimentos ou alguma ação que a empresa deve tomar (aceitar ou não ou seu pedido, por exemplo).
  • Assinatura: Todas as cartas devem ser assinadas pelo emissor e a sua carta de demissão não deve ser diferente.

📌 Não se esqueça: após escrever sua carta, imprima e assine, em seguida faça a digitalização e envie para a candidatura. Sua assinatura no documento mostrará seriedade e comprometimento com a empresa.

Apresentação visual da carta de demissão

Além da estrutura da sua carta, você também precisa observar os espectros visuais dela. Uma carta bem formatada, com sinais gráficos de acordo com as diretrizes da empresa, e muitas vezes das cores usadas pela empresa, pode mostrar sintonia com os princípios da empresa.

💡Um documento bem elaborado tende a receber mais atenção do que uma simples folha A4

Daí, usar um modelo de carta de demissão pode ser a saída que você precisa. Nesse caso, o importante é que sua carta seja elegante e mostre seu profissionalismo nos mínimos detalhes. Mostre que, se a empresa contratar você, terá um padrão elevado de qualidade.

Formatação da carta de demissão

Pensando na apresentação, é importante também estar atento à formatação da sua carta. Apesar de não ser um documento formal em um sentido estrito, para que uma carta seja considerada legível ela precisa apresentar uma formatação adequada.

  • Usar fontes legíveis
  • Letras de bom tamanho
  • Aproveitar toda a folha
  • Espaçamento adequado
  • Destacar as palavras centrais
  • Separar o conteúdo em parágrafos

São algumas das dicas que damos para você na hora de formatar sua carta. O espaçamento e as margens corretas deixam o texto mais organizado e centralizado, já as fontes corretas, de tipos e tamanho, facilitam a leitura.

Dar destaque para as palavras centrais da sua carta vai atrair a atenção do leitor para os seus pontos fortes. Nesse sentido, sugerimos também que você use:

  • Espaçamento: 1,5 cm
  • Tamanho da fonte: 12 ou 10 pt;
  • Tipos de fontes: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial;
  • Margens: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm;

⚠️Lembre-se: uma carta de demissão devidamente formatada acaba por se tornar um documento mais receptivo, com mais chances de ser lido e aceito.

Escrevendo sua carta de demissão

Agora que você já sabe como estruturar sua carta de demissão, assim como a melhor formatação para usar, chegou o momento de começar a escrever o conteúdo. Aqui vamos ensinar como fazer cada uma das partes da carta de demissão, e citar alguns exemplos.

Endereçamento da carta de desligamento

A primeira parte da carta de demissão é o endereçamento. Como dito, a sua carta deve ser direcionada para o setor de recursos humanos, ou para o seu superior. O ideal é que seja endereçada para os dois, ao setor de RH com uma cópia para o seu superior imediato.

[Nome da Empresa]

Prezado [Pronome de tratamento (Sr./Sra.) [Nome e cargo do destinatário]

Exemplo de endereçamento da carta de demissão

À Empresa de Contabilidade

Prezado Sra., Roberta Silva, gestora responsável pelo departamento de Recursos Humanos

✒️ Observação: Note que no exemplo usado a carta é direcionada para a Sra. Roberta, a gestora do setor de Recursos Humanos da Empresa de Contabilidade. Colocar o nome completo é uma forma de mostrar familiaridade com o profissional.

Introdução ao tema da carta de desligamento

Logo após o endereçamento, você deve informar do que se trata a carta. Assim, separe um pequeno parágrafo que pode ser de uma ou duas linhas, apenas para citar que a carta enviada se trata de um pedido de demissão. Dessa forma, você apresenta a importância do documento.

Exemplo de introdução a carta de desligamento

Entro em contato através desta carta para comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de Contador Pleno.

Agradecimentos e observações

No terceiro parágrafo da sua carta de demissão, você pode aproveitar para mostrar gratidão pela empresa, informar que está a disposição sempre que for necessário e se apresentar como um profissional maduro e qualificado. Essa é a melhor maneira de manter as portas abertas.

Exemplos de agradecimento na carta de demissão

Conforme conversado pessoalmente, gostaria de agradecer pela oportunidade de desenvolver minhas habilidades como profissional. Durante o tempo em que estive aqui, aprendi muito com todos os profissionais e colegas de trabalho. Saio com a certeza de que ao aceitar o convite para trabalhar aqui, fiz a escolha certa.

Despedida e feedback

Em um quarto parágrafo, caso entenda necessário, o candidato pode aproveitar para se despedir formalmente do destinatário da carta e apresentar algum feedback positivo para melhoria do ambiente de trabalho ou até mesmo para garantir a continuidade dos demais funcionários.

Exemplo de como se despedir na carta de demissã

CORRETO

Agora, em busca de novos desafios, estou me desligando da empresa. Entretanto, pretendo manter contato com a empresa e estarei sempre disponível para quanto a empresa precisar. Aliás, minha escolha em sair da empresa foi feita com muito pesar, mas entendo ser o melhor para mim no momento.

Informação de cumprimento de aviso prévio

Outra informação extremamente importante que deve constar na sua carta de demissão é acerca do aviso prévio. Por lei, o funcionário deve cumprir o aviso prévio de 30 dias, até para não prejudicar a empresa. Entretanto, pode acontecer de, entre um acordo com a empresa, o funcionário se desligue sem cumprir o aviso prévio. Informe o seu caso na carta de demissão.

Exemplo de parágrafo que trata do aviso prévio

Estou à disposição da empresa para todos os esclarecimentos necessários e informo desde já que cumprirei o aviso prévio, caso seja essa a vontade de Vossa Senhoria.

Encerramento e assinatura

Por fim, a sua carta deve ser finalizada com alguns cumprimentos de praxe e a assinatura, indicando que foi você quem realmente escreveu. Indique, também, a data e o local da sua carta, para apresentar em que contexto a carta de desligamento foi escrita.

Exemplo de encerramento da carta de demissão

É tudo o que tinha para me manifestar,

São Paulo, 21 de outubro de 2022

(ASSINATURA)

Alberto Roberto Damasceno

Modelo de carta de demissão por acordo comum

Caso a demissão tenha se dado por comum acordo, você também pode escrever uma carta de demissão. Dessa vez, o teor da carta será a formalização do acordo entre as partes, colocando tudo o que ficou estabelecido com o empregador. A carta de demissão, nesse caso, funcionaria como um termo de rescisão contratual, que pode ser usado futuramente.

À (nome da empresa)

(Nome, setor e cargo do destinatário)

Entro em contato através desta carta para formalizar o acordo estabelecido com (Setor/Nome) a respeito do meu desligamento do (Cargo e nome da empresa)

Gostaria de agradecer a oportunidade que me foi dada durante todos esses (anos/meses) à frente do cargo (nome do cargo). Foram tempos de muito aprendizado, trocas e um acúmulo de experiência que somente ambientes de trabalho de alto nível podem proporcionar.

Por fim, informo que, conforme conversado com (Nome do responsável do RH), o aviso prévio (dizer se será ou não cumprido) posto que assim ficou acordado.

É tudo o que tinha para me manifestar,

São Paulo, 21 de outubro de 2022

(ASSINATURA)

NOME

Resumo: tudo o que deve ter na sua carta de demissão

  • Nome da empresa, nome do responsável do RH e do superior imediato.
  • Parágrafo de apresentação do tema da carta (pedido de desligamento)
  • Parágrafo de agradecimento a oportunidade de trabalho
  • Eventualmente, a apresentação de algum feedback positivo
  • Indicação da informação acerca do cumprimento do aviso prévio
  • Formatação adequada, usando fontes de tipo e tamanho padrão.

Encontre um novo trabalho com os currículos da Criar CV!

Agora que você acabou de comunicar formalmente seu pedido de demissão, chegou a hora de começar a olhar para o futuro. Preparar um currículo é o primeiro passo para conquistar novas posições no mercado de trabalho, cargos com maiores salários e responsabilidades.

  • Use palavras de ação (estudo, preparo, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque em sua carta.
  • Personalize sua carta de demissão para o tipo de pedido (sem ou com aviso prévio)
  • Use marcadores de texto para realçar informações relevantes.
  • Revise sua carta para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

👉 Importante que, ao escrever seu currículo, você seja objetivo sem pecar pelo excesso de formalismo.

Perguntas frequentes sobre quem precisa escrever carta de demissão

Como fazer uma carta de pedido de demissão?

Para escrever sua carta de demissão você só precisa do nome do responsável pelo setor de recursos humanos da empresa e saber se vai ou não cumprir o aviso prévio. Uma vez com essas informações em mãos, basta escrever sua carta e enviar para o setor responsável.

Posso mandar uma carta de demissão por e-mail?

Sim, não existe formalidade quanto ao meio de envio da carta de demissão. Você pode enviar uma cópia por e-mail e uma cópia física, como quiser.

Quem faz a carta de demissão?

O ideal é que o próprio autor do pedido escreva a carta de demissão, entretanto, pode pedir para alguém mais familiarizado com a demissão, escrever a carta. Existem modelos de carta de demissão detalhada com ou sem aviso prévio. Use-as para escrever a sua.

Quais meus direitos trabalhistas quando peço demissão 2022?

O trabalhador que pedir a demissão garante os direitos às verbas trabalhistas em aberto, tais como férias, horas extras e décimo terceiro proporcional. Além disso, tem direito aos 30 dias do aviso prévio, caso o empregador o dispense dessa obrigação, deve pagar em dinheiro.

Como funciona a carta de demissão de uma empresa para outra?

Não existe carta de demissão de uma empresa para outra, o que pode acontecer é o fim da parceria entre uma empresa e outra. Nesse caso, a carta de demissão seria uma carta de rescisão de parceria.

O que dizer na hora de pedir demissão?

Essa é uma escolha do profissional que pode apontar os motivos que o levaram a pedir demissão ou simplesmente informar que quer se desligar da empresa, sem explicar nada. O ideal é sempre falar sobre o que levou a mudança de vontade

Use nossos modelos de currículo para encontrar um novo emprego!

 

Artigos similares