Afinal, esse documento contém informações importantes para que o recrutador te conheça melhor. Mas se engana quem pensa que basta escrever um texto genérico dentro de suas preferências e enviar para todas as empresas. Sintetizar suas realizações profissionais é uma tarefa que exige mais atenção.

Portanto, se quiser aprender a escrever uma boa carta de apresentação de motorista e ter mais chances de acesso ao mercado de trabalho, continue por aqui. Assim, separamos alguns modelos, dicas e exemplos para você conseguir elaborar um excelente documento profissional.

O que é e qual a importância de uma carta de apresentação para vaga de motorista?

A carta de apresentação de um motorista é um documento anexo ao currículo, que busca mostrar mais conteúdos sobre seu perfil profissional. Ela contém informações que não cabem nas seções de seus currículos.

👉 Além disso, confira mais alguns pontos de importância que fazer a carta de apresentação para emprego de motorista pode ter para sua candidatura nas empresas:

  • Mostra boa capacidade de comunicação;
  • Contribui para o perfil profissional com resultados positivos;
  • Apresenta conteúdos relevantes para a oportunidade de emprego;
  • Cria um destaque do profissional entre os candidatos;
  • Dá acesso a mais vagas e mostra maior preparo.

Agora que você já descobriu o objetivo da carta de apresentação para emprego de motorista, vamos para a parte prática. Confira nos próximos tópicos a forma correta de começar a escrever seu documento.

O que escrever na carta de apresentação para motorista? Exemplo

Se você tem como objetivo aprender a escrever um bom modelo de carta de apresentação para motorista, precisa entender como funciona o conteúdo deste documento. Assim, ele é diferente do currículo e serve como complementação.

Por isso, evite repetir as mesmas informações que você já colocou no CV, o recrutador já tem acesso a esses dados. A função de suas cartas é criar um diferencial, mostrar outros conteúdos e dizer ao empregador porque você é a melhor opção entre os candidatos.

Portanto, separamos um exemplo de carta de apresentação para motorista de caminhão para te ajudar a entender ainda mais. Confira como os parágrafos foram organizados e o tom de escrita para esse tipo de documento:

Anderson Silva Santos
Motorista – Categoria D

+55 (11) 9875-6231
E mail: andersons.santos@gmail.com
https://www.linkedin/in/andersonsilvasantos

Ao departamento de recursos humanos da empresa Logghi,

Através desta carta, venho apresentar meu interesse para a vaga de Motorista de transporte de cargas, publicada no anúncio do site oficial da empresa Logghi. De acordo com as exigências e requisitos para o processo seletivo, acredito ter o perfil profissional exigido e as habilidades necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho, compondo o quadro de funcionários com bons resultados.

Possuo formação como Motorista profissional pela instituição SEST SENAT de São Paulo, com especialização em transporte de cargas e passageiros pela mesma instituição. Atuo na área de transporte e deslocamento de cargas há 7 anos, com excelentes resultados durante a atuação em outras empresas, em diferentes tipos de veículos.

Por exemplo,  recebi o prêmio de logística ecológica em 2020, pelo bom desenvolvimento das rotas em malha rodoviária. Além disso, também obtive aproveitamento de 93% nos transportes, qualidade da carga e cumprimento de horários durante os 2 anos em que trabalhei para a empresa Transportex, de São Paulo.

Além disso, tenho experiência também com o transporte de passageiros pela empresa Piracicabana de coletivos, durante 2 anos. Obtive bons resultados, com avaliações positivas e elogios feitos por clientes, colegas de trabalho e passageiros no site da empresa.

Por fim, solicito uma oportunidade de entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e futuros projetos, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Minha intenção é colaborar com o ambiente de trabalho, bons resultados, qualidade de atendimento e logística de entregas da empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,
Anderson Silva Santos

Ainda, esse é um bom modelo caso você precise escrever também uma carta de apresentação para motorista sem experiência. Nesse caso, é preciso valorizar seus pontos fortes e qualidades, mostrando sua capacidade e qualificação para ocupar o cargo.

Como fazer uma carta de apresentação para vaga de motorista?

Um bom modelo de carta de apresentação para empresa de motorista precisa ter alguns parâmetros principais de estrutura. Assim, você garante que seu documento profissional estará nos padrões para se destacar dos outros candidatos em um processo seletivo.

👉Confira qual a estrutura de uma carta de apresentação pronta para motorista e os principais itens que ela deve abordar:

  • Incluir um cabeçalho com seus dados de contato (número de telefone, e mail e redes sociais de trabalho);
  • Apresentação formal, direcionada ao empregador, recrutador ou setor de recursos humanos;
  • Primeiro parágrafo identificando a vaga de interesse e objetivos;
  • Conteúdo da carta com 2 ou 3 parágrafos de até 6 linhas;
  • Parágrafo com uma conclusão para a carta de apresentação;
  • Saudação final e a carta de apresentação deve conter uma assinatura com seu nome.
⚠️Atenção: Ainda, outro aspecto importante em sua carta de apresentação de motorista particular é o formato final do documento. Para garantir que ele chegue com as configurações intactas, evite enviar a versão final em editores de texto, como o Word. Sempre dê preferência para o formato PDF, a menos que a empresa solicite outro tipo.

Faça uma boa mensagem inicial em sua carta de apresentação

O início de uma carta de apresentação para ajudante de motorista ou para quem já tem experiência é a mensagem inicial. Ela é fundamental para que o empregador continue lendo os conteúdos, por isso exige atenção especial.

Então, é necessário adicionar as informações iniciais: qual a vaga e cargo que você quer ocupar e seus objetivos a alcançar dentro da empresa. Porém, evite frases de marketing pronto ou textos padrão copiados da internet. A originalidade faz toda a diferença na hora da escrita.

Para deixar um exemplo mais específico, criamos um modelo de carta de apresentação de motorista com a mensagem inicial correta para você se inspirar:

Conteúdo Recomendado
Ao setor de recursos humanos da empresa Logghi,

Através desta carta, venho apresentar meu interesse para a vaga de Motorista de transporte de cargas, publicada no anúncio do site oficial da empresa Logghi. De acordo com as exigências e requisitos para o processo seletivo, acredito ter o perfil profissional exigido e as habilidades necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho, compondo o quadro de funcionários com bons resultados.

Ainda, veja também um exemplo de carta de apresentação para motorista com a mensagem inicial incorreta e não erre na escrita de seu documento:

Conteúdo Incorreto
Eu quero ser motorista nesta renomada empresa e colaborar com o serviço que ela presta para os clientes. Tenho anos de experiência em condução de veículos para várias companhias e sei que posso desempenhar um papel fundamental para os resultados. Se vocês me contratarem, podem ter certeza de que não vão se arrepender, eu sou muito bom no meu cargo, os passageiros me adoram.

Note que este modelo de mensagem inicial na carta de apresentação para currículo de motorista tem um tom impositivo. Além disso, não oferece resultados ou mostra realizações concretas na carreira, o que pode ser mal visto pelos recrutadores.

Entenda como escrever o conteúdo da carta de apresentação

Depois de terminar a mensagem inicial em sua carta de apresentação para currículo de motorista, vem a etapa de desenvolvimento do conteúdo. Dentro dessa parte, você precisa informar outros pontos de resultados e realizações profissionais.

👉 Confira também um exemplo de carta de apresentação para vaga de motorista de ônibus com o conteúdo escrito da forma correta:

Estilo de escrita correto
Por exemplo,  recebi o prêmio de logística ecológica em 2020, pelo bom desenvolvimento da condução em rotas em malha rodoviária. Além disso, também obtive aproveitamento de 93% nos transportes, qualidade da carga e cumprimento de horários durante os 2 anos em que trabalhei para a empresa Transportex, de São Paulo.

Descubra também alguns erros clássicos em um modelo de carta de apresentação para motorista com o conteúdo incorreto:

Estilo de escrita incorreto
Eu já trabalhei como motorista com condução de veículos em vários empregos, sempre com eficiência e vestindo a camisa em todos os locais de trabalho. Além disso, sou muito dedicado, organizado e possuo várias qualidades para boas relações com os colegas e passageiros no ambiente profissional. Com certeza posso ser uma excelente adição para o cargo no quadro de funcionários da empresa, com uma carreira excelente.

Em uma carta de apresentação para o cargo de motorista é preciso adicionar pontos de resultados que você já conquistou. Eles podem ser metas alcançadas em outras experiências, reconhecimentos ou prêmios e até mesmo realizações acima da média, de acordo com suas preferências.

Aprenda a fazer uma conclusão para sua carta de apresentação de motorista

Por fim, é hora de escrever uma boa conclusão em sua carta de apresentação profissional para motorista. Ela é o fechamento do conteúdo, solicitando uma entrevista para fornecer mais detalhes sobre seu perfil de trabalho e carreira.

Depois, inclua uma saudação final, agradecendo ao recrutador pela leitura de sua carta e se despedindo de maneira formal. Não inclua saudações impositivas ou com excesso de apelo emocional em seu documento.

👉Para deixar ainda mais simples o entendimento, veja uma exemplo de carta de apresentação para currículo de motorista com a saudação correta e tenha uma inspiração de como fazer a sua:

Exemplo Recomendado
Por fim, solicito uma oportunidade de entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e futuros projetos, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Minha intenção é colaborar com o ambiente de trabalho, bons resultados, qualidade de atendimento, condução e logística de entregas da empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,
Anderson Silva Santos

Ainda, conheça um modelo carta de apresentação para motorista com a conclusão escrita de maneira incorreta e aprenda o que não fazer na hora de escrever essa parte de seu documento para este ou outros segmentos:

Exemplo Incorreto
Por fim, solicito uma oportunidade de entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional como condutor e futuros projetos, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Meu interesse é colaborar com o ambiente de trabalho com colegas e passageiros, condução de bons resultados, qualidade de atendimento, condução e logística de entregas da empresa de transporte.

Não consigo enxergar outra pessoa melhor para essa oportunidade, me contratem,
Anderson Silva Santos

Note que um exemplo de carta de apresentação para motorista modelo não pode ter exigências na saudação final. Se você tiver dúvidas no momento de escrever essa parte, somente agradeça e se despeça de maneira formal para os recrutadores.

Etapa final: revisão e otimização da sua carta de apresentação

Então, chegou a hora de começar a parte de revisão em sua carta de apresentação de emprego para motorista ou condutor. Essa etapa evita que você envie o documento com erros ou com problemas de formatação.

👉 Além disso, a otimização dos conteúdos tem o objetivo de tornar o documento de leitura mais fácil e simples, prendendo a atenção do recrutador para o conteúdo.

Ainda, veja algumas dicas para fazer a etapa de revisão e formatação de sua carta de apresentação da maneira correta:

  • Organize bem todo o texto em apenas uma página;
  • Verifique se todos os dados são relevantes para o cargo;
  • Separe os parágrafos com espaços para facilitar a leitura;
  • Utilize fontes tradicionais e evite as mais difíceis de ler;
  • Alinhe o texto justificado e organize bem os conteúdos e frases;
  • Procure possíveis erros de ortografia e gramática;
  • Confira seus contatos profissionais (número de telefone, e mail e site profissional)

Depois de revisar sua carta de apresentação para motorista particular, veja também como fazer um currículo para buscar emprego. Aproveite para ver aqui no site como funciona nosso criador de CVs, que vai otimizar a elaboração do documento de forma eficaz.

Dicas para ajudar a escrever uma carta de apresentação para motorista

Porém, nem todo mundo tem muita  facilidade para elaborar uma carta de apresentação para vaga de motorista (ou outros segmentos). Então, antes de bater o desespero, é importante conhecer algumas dicas que vão tornar sua escrita mais fluida.

👉Separamos algumas sugestões de ações que podem te ajudar a facilitar a elaboração de seus modelos para cartas de apresentação (e também podem servir para outros documentos):

  • Procure um local tranquilo e um horário sem interrupções;
  • Veja alguns modelos e exemplos de cartas de apresentação em busca de inspiração (mas não faça cópia do conteúdo);
  • Faça um esboço de sua carta, usando frases e tópicos com conteúdos importantes;
  • Escreva de forma livre, sem se preocupar com o tamanho do texto inicialmente;
  • Assim que colocar tudo no documento, comece a lapidar: corte informações repetidas, desnecessárias ou irrelevantes;
  • Quando terminar de organizar os conteúdos, revise todo o documento com as normas cultas do Português;
  • Otimize e faça a formatação da sua carta de apresentação.

Depois de aprender como fazer sua carta de apresentação para emprego de motorista ou condutor, que tal dar uma incrementada no currículo também? Então, basta clicar aqui e conhecer nossa ferramenta para criação de currículos com os melhores modelos para quem busca se sair bem no processo seletivo.

Perguntas mais frequentes

Ainda, se você tiver mais dúvidas sobre como criar uma carta de apresentação para motorista profissional, não feche esta página. Temos outras informações importantes com as principais dúvidas de quem está na mesma situação. Confira quais são e como elas podem ajudar em sua carreira, nos próximos tópicos.

O que escrever no perfil profissional de motorista?

Em uma carta de apresentação motorista executivo ou condutor, o perfil profissional precisa ser bem descrito. Assim, aproveite para incluir boas habilidades e conteúdos que valorizem seus pontos principais de competências e qualificações. O restante, fica para a hora da entrevista.

Como fazer uma carta de apresentação curta?

Normalmente, um exemplo de carta de apresentação de motorista de caminhão deve ter apenas uma página, escrita em fonte tamanho 12. A recomendação é que o tamanho total não seja maior do que isso, sintetizando bem os conteúdos com suas principais realizações da carreira (que pode variar de pessoa para pessoa).

Como fazer uma carta de apresentação simples e sucinta?

Na hora da criação de sua carta de apresentação para emprego de motorista simples e sucinta, faça um esqueleto com base em cinco parágrafos: um para introdução, um para conclusão e dois para conteúdos. Inclua somente o que for necessário e diferente dos dados que inseriu no currículo.

Enfim, agora que você já sabe como escrever suas cartas de apresentação para currículo motorista, que tal algumas dicas para ir mais além? Veja aqui no site os melhores modelos de currículo para motorista e leve sua carreira para estradas muito mais longe com nosso criador de CVs para Word e em PDF.