Por isso, um dos documentos que pode ajudar nessa hora é a carta de apresentação de engenheiro civil ou outras áreas do segmento. Porém, é preciso muito mais do que somente colocar um texto padrão: é preciso sintetizar boas informações, que agreguem valor ao seu perfil.

Então, se você ainda não sabe como escrever uma carta de apresentação para engenheiro civil ou outras áreas da engenharia, este conteúdo é perfeito para seu caso. Deixamos alguns modelos, exemplos e dicas nos próximos tópicos para te ensinar por onde começar o contato com a empresa.

Qual a importância da carta de apresentação de um engenheiro?

Antes de começarmos de fato a falar sobre a escrita, é importante saber qual a função desse tipo de conteúdo. As cartas de apresentação são documentos que mostram um pouco mais sobre o perfil profissional de uma pessoa no processo seletivo.

Dessa maneira, os recrutadores podem conhecer mais sobre você do que o currículo é capaz de mostrar. Porém, ainda existem outros pontos de importância da carta de apresentação para engenheiro de produção ou outras áreas, veja quais são:

  • Mostra boa síntese de conteúdo;
  • Atualização para o mercado de trabalho;
  • Domínio da comunicação escrita;
  • Agrega valor ao conteúdo do seu CV;
  • Dá acesso a outros tipos de oportunidade de trabalho;
  • Pode mostrar outros dados novos e seus principais diferenciais.

👉 Depois de ver todos esses pontos, você com certeza vai olhar para seus modelos de carta de apresentação de engenheiro com outro olhos, certo? Então, depois de saber para quê elas servem, vamos mostrar como criar suas cartas de apresentação.

Como fazer uma carta de apresentação de engenheiro civil? Exemplo

Primeiro, antes de começar a escrever, é preciso saber para qual segmento você vai se candidatar de cada vez. Uma carta de apresentação para engenheiro de segurança do trabalho é completamente diferente de uma para engenheiro civil.

Por isso, é preciso pensar nas competências individuais de cada cargo, e como suas habilidades e competências se encaixam nelas. Assim, seu documento fica muito mais otimizado e de acordo com o que os empregadores esperam de um futuro contratado.

Veja o conceito na prática, através de um modelo de carta de apresentação de engenheiro. Confira como foi feita a divisão dos conteúdos e seções:

Carlos Valente Soares
Engenheiro

+55 (13) 99705-5478
E mail: carlos.valentesoares@gmail.com
https://www.linkedin/in/carloslvalente

Ao setor de recursos humanos da empresa Construtorex,

Venho através desta carta apresentar meu interesse para a vaga de emprego para Engenheiro Civil, publicada no anúncio do site Vagas de Emprego. Em conformidade com o perfil profissional exigido na descrição e as habilidades que a prática da Engenharia exige, acredito ter as qualificações necessárias para assumir o cargo de forma eficaz e com bons resultados.

Possuo graduação como bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós graduação em Patologias da Construção Civil pela mesma instituição. Realizei estágio no  setor de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo, durante o período de 2017 a 2019. Acompanhei o departamento de loteamento e regularização de imóveis públicos e privados.

Também tenho experiência prévia como Engenheiro Civil, atuando no setor de projetos construtivos da empresa Arquitect em São Paulo – SP, por dois anos. Depois, atuei como Engenheiro de supervisão de obras durante a montagem da loja DiCico no Bairro Tatuapé, também em São Paulo e com trabalho voluntário de projetos na ONG Patinhas Felizes.

Além disso, possuo excelente domínio dos idiomas inglês e espanhol, aprimorados durante curso de idiomas no período de 2015 a 2019. Minhas principais habilidades na área se encontram principalmente nos segmentos de gerenciamento construtivo, supervisão de procedimentos   e elaboração de gestão de projetos estruturais.

Por fim, solicito uma entrevista para conversarmos pessoalmente sobre possíveis futuros projetos, com a intenção de direcionar nossos esforços para o desenvolvimento das funções da melhor forma possível. Meu objetivo é colaborar com os serviços prestados pela empresa com grande entusiasmo e dedicação.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,
Carlos Valente Soares

Além disso, este modelo também serve para uma carta de apresentação para engenheiro de processos  e outras áreas correlatas. Basta adaptar bem os conteúdos para seu segmento de formação e valorizar sempre seus pontos fortes.

Como é a estrutura de uma carta de apresentação para vaga de engenheiro?

Outra dúvida que pode surgir durante a elaboração de uma carta de apresentação de engenheiro mecânico ou outras especialidades é: qual a estrutura correta? Afinal, mesmo que sejam áreas distintas, o modelo de documento é padrão.

👉 Portanto, confira o que não pode faltar em uma carta de apresentação engenheiro civil pronta:

  • Cabeçalho com dados de contato (nome, endereço de e mail, número de telefone e link para redes sociais profissionais, como Linkedin);
  • Mensagem inicial, informando seu interesse na vaga e objetivo;
  • Conteúdo com no máximo 3 parágrafos de até 6 linhas cada;
  • Parágrafo final com a conclusão e solicitação de entrevista;
  • Mensagem de conclusão.

No caso de uma carta de apresentação de engenheiro recém formado, se você ainda não possui experiência, também pode escrever um bom documento. Assim, mantenha o foco em seus pontos fortes e habilidades para criar um bom conteúdo.

⚠️Atenção: Não deixe de manter a atenção também no formato de suas cartas de apresentação. Para evitar que elas desconfigurem, não utilize editores de texto como o Word. Dê preferência para formato em PDF, para que seu documento chegue aos recrutadores com a formatação adequada.

Como fazer uma boa mensagem de apresentação?

A carta de apresentação de  engenheiro mecânico e outras especialidades precisa sempre ter uma mensagem inicial de abertura. Assim, ela contém o objetivo principal do documento, a identificação da vaga e o motivo de estar escrevendo para a empresa.

Portanto, confira alguns exemplos de como escrever (ou evitar) a primeira parte de suas cartas de apresentação e seja um candidato de destaque:

Cabeçalho Recomendado
Venho através desta carta apresentar meu interesse para a vaga de Engenheiro Civil, publicada no anúncio do site Vagas de Emprego. Em conformidade com o perfil profissional exigido na descrição e as habilidades que a prática da Engenharia exige, acredito ter as qualificações necessárias para assumir o cargo de forma eficaz e com bons resultados.

Então, veja mais um exemplo carta de apresentação engenheiro civil com o conteúdo escrito de forma incorreta:

Cabeçalho Incorreto
Desde pequeno sempre fui apaixonado por construir coisas, o que me levou a escolher a área da Engenharia para me graduar. Assim, passei a vida toda em empresas de Construção Civil desde novo, adquirindo experiência prática para atuar no segmento. Depois, só fui em busca do diploma para aprender ainda mais, o que mostra a vontade de aprender, que varia de pessoa para pessoa. Agora, gostaria de uma oportunidade para mostrar todo meu potencial de trabalho nesta renomada empresa, como um Engenheiro.

Note que no segundo modelo de carta de apresentação para engenheiro civil, não existe praticamente nenhum resultado concreto. O candidato apenas focou em contar uma história, sem apresentar dados que comprovem sua qualificação para a vaga.

Preste muita atenção ao conteúdo em sua carta de apresentação

Então, é hora de escrever o conteúdo de uma carta de apresentação de engenheiro civil modelo. Nesse caso, é preciso adicionar dados importantes, realizações e experiências profissionais e informações que elaborem um bom perfil de candidato.

👉 Portanto, veja como escrever um bom modelo de carta de apresentação de engenheiro através de alguns exemplos:

Estilo de escrita correto
Possuo graduação como bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós graduação em Patologias da Construção Civil pela mesma instituição. Realizei estágio no  setor de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo, durante o período de 2017 a 2019. Acompanhei o departamento de loteamento e regularização de imóveis públicos e privados.

Ainda, veja também um exemplo de carta de apresentação de um engenheiro civil escrita com o conteúdo incorreto:

Estilo de escrita incorreto
Sou um engenheiro civil completo: possuo as habilidades perfeitas para conseguir desenvolver de maneira satisfatória o emprego nesta empresa. Sou uma pessoa fácil de conviver e tenho boas relações pessoais com todo mundo, em todas as empresas onde trabalhei, sempre focado em dar meu melhor para a companhia nesta posição e trazer bons resultados de aproveitamento.

Por fim, mantenha sempre em mente que para uma carta de apresentação de engenheiro civil recém formado, é preciso focar em seus pontos fortes. Assim, escreva pensando em que habilidades você possui e que são relevantes para o cargo que busca na empresa.

Descubra como fazer uma conclusão em sua carta de apresentação para emprego de engenheiro

Por fim, é preciso também saber como finalizar da forma correta a sua carta de apresentação. Afinal, terminar de maneira ética e competente é tão importante quanto todas as outras partes do conteúdo.

Assim, evite frases e expressões informais, como gírias ou outros tipos de apelo para os recrutadores. Se ficar com qualquer tipo de dúvida, apenas use um agradecimento e se despeça de maneira formal e amigável.

👉 Além disso, confira também um exemplo de carta de apresentação para engenheiro civil com a mensagem final escrita da forma correta:

Exemplo Recomendado
Por fim, solicito uma entrevista ou contato para conversarmos pessoalmente sobre possíveis futuros projetos, com a intenção de direcionar nossos esforços para o desenvolvimento das funções da melhor forma possível. Meu objetivo é colaborar com os serviços prestados pela empresa com grande entusiasmo e dedicação neste cargo.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,
Carlos Valente Soares

Ainda, veja mais um modelo de carta de apresentação para engenheiro com um exemplo de saudação final incorreta:

Exemplo Incorreto
Por fim, solicito uma entrevista ou contato na empresa para conversarmos pessoalmente sobre possíveis futuros projetos, com a intenção de direcionar nossos esforços para o desenvolvimento das funções da melhor forma possível. Meu objetivo é colaborar com os serviços prestados pela empresa com grande entusiasmo e dedicação no cargo.

Aguardo ansiosamente por uma resposta positiva,
Carlos Valente Soares

Observe que no segundo modelo de carta de apresentação para engenheiro, o candidato inseriu uma saudação fora do contexto. Assim, todo o restante do documento possui um tom de escrita formal e a mensagem de fechamento tem um tom de apelo emocional.

Não esqueça de fazer a revisão e otimização de suas cartas de apresentação

Então, uma etapa importante da elaboração deste documento é a revisão da carta de apresentação engenheiro civil júnior ou sênior. Essa parte do processo de elaboração evita que você envie um conteúdo com erros ou falta de informações.

Um dos motivos mais comuns para desclassificação de candidatos no processo seletivo são os erros de ortografia. Segundo o Linkedin, cerca de 34% dos profissionais dão adeus à chance de contratação por conta desse tipo de erro.

👉 Portanto, se você não quer correr o risco da eliminação, a melhor forma de evitar conteúdos incorretos é fazer uma boa revisão em suas cartas de apresentação.

Então, deixamos também algumas dicas para ajudar durante essa fase, na elaboração de seu documento:

  • Mantenha todo o conteúdo em apenas uma página;
  • Separe os parágrafos de forma visualmente agradável e coerente;
  • Procure por erros de ortografia e gramática em suas frases;
  • Utilize fontes clássicas, como Times New Roman e Arial;
  • Use linguagem amigável, sem formalidade em excesso com o recrutador.

Agora que você já descobriu como escrever a carta de apresentação de engenheiro mecânico, pode perceber alguns erros em seu CV. Portanto, confira também como fazer um currículo para buscar emprego aqui no site e aproveite nossa ferramenta de criação para não correr o risco de errar.

Veja algumas dicas para escrever uma boa carta de apresentação para emprego de engenheiro

Escrever conteúdos para participar de um recrutamento é uma atividade que pode gerar certa insegurança. Afinal, com certeza você quer criar uma carta de apresentação de engenheiro recém formado ou experiente que agrade o recrutador.

Por isso, se você leu todo este conteúdo e ainda está sem segurança para começar, não se preocupe. Existem algumas ações simples que vão tornar o processo de escrita muito mais fácil e otimizado.

👉Para ajudar você a escrever, separamos algumas dicas importantes para a elaboração de uma carta de apresentação de engenheiro ambiental, ou outra área. Confira o passo a passo e melhore ainda mais a elaboração de seus documentos profissionais:

  • Escolha um local e horário sem interrupções, onde possa se concentrar;
  • Prepare o ambiente (se precisar, coloque uma música para relaxar);
  • Pense sobre o tipo de perfil profissional que você quer mostrar aos recrutadores;
  • Veja alguns exemplos e modelos de carta de apresentação para ter mais inspiração (mas sem fazer cópia);
  • Comece colocando todas as informações em tópicos ou listas;
  • Escreva de forma livre, sem pensar no resultado final ainda;
  • Depois de terminar a escrita, faça a lapidação dos conteúdos, excluindo o que não for necessário;
  • Revise todo o documento e procure por erros nas normas da língua portuguesa.

Ainda, se puder, envie a versão final da carta de apresentação para engenheiro eletricista ou outros cargos aos seus conhecidos. Peça que leiam e dêem um feedback sobre o conteúdo, clareza nas informações e tom de escrita em cada parte, antes de mandar para o recrutador.

Confira quais os erros mais comuns em uma carta de apresentação para vaga de engenheiro

Por fim, além de aprender como escrever um bom modelo de carta de apresentação de um engenheiro, é preciso saber o que evitar nessa tarefa. Afinal, os acertos e erros contam na mesma proporção durante os processos seletivos.

Assim, não adianta escrever bons conteúdos, mas com escrita incorreta ou erros clássicos. Dessa maneira, garante também que o recrutador possa avaliar seu perfil profissional e perceber suas qualidades de escrita.

Portanto, separamos alguns erros comuns que podem acontecer durante a redação de seu documento profissional. Aproveite para entender o que evitar e como corrigir possíveis equívocos, caso aconteçam durante a sua elaboração:

  • Colocar informações de contato confusas ou de trabalho sem comprovação;
  • Erros de ortografia no conteúdo;
  • Linguagem formal demais, ou muito informal;
  • Documentos maiores que uma página;
  • Usar fontes confusas ou de difícil compreensão;
  • Texto mal otimizado ou com formatação incorreta;
  • Adicionar dados de pouca ou nenhuma relevância para a vaga.

Por fim, não esqueça de sempre fazer uma boa revisão de sua carta de apresentação para emprego de engenheiro. Ainda, se quiser fazer um upgrade em seu currículo também, clique aqui e confira quais os melhores modelos para impressionar os recrutadores em uma organização.

📌Dica: Outra recomendação importante é sempre manter a originalidade em sua carta de apresentação para engenheiro mecânico ou outra área. Por isso, nunca prepare textos padrão para toda oportunidade de emprego, aposte em conteúdos adaptados para cada vaga ou anúncio para o mercado de trabalho e chame a atenção do recrutador para seu perfil.

Perguntas mais frequentes

Ainda, para quem tem mais dúvidas sobre como escrever uma carta de apresentação profissional para engenheiro civil, não se preocupe. Separamos algumas perguntas comuns de outros candidatos que estão na mesma situação. Aproveite para conferir como cada resposta pode facilitar ainda mais seu processo de criação.

É obrigatório fazer carta de apresentação para engenheiro?

Na verdade, não existe uma exigência em criar uma carta de apresentação para currículo de engenheiro. Porém, esse tipo de conteúdo pode ajudar a destacar seu documento profissional de outros candidatos em um processo seletivo para cargo ou posição na área.

Quais as principais habilidades de um engenheiro?

Em sua carta de apresentação de emprego para engenheiro é preciso mostrar algumas habilidades importantes como profissional da área. Por exemplo, o raciocínio lógico, criatividade, facilidade com cálculos, disciplina, organização e boa capacidade de resolução de problemas.

Como melhorar a escrita da carta de apresentação para engenheiro?

Para escrever uma boa carta de apresentação para emprego de engenheiro civil, não existe uma regra formada. A melhor alternativa é praticar e apostar sempre em conteúdos originais. Portanto, comece agora mesmo a treinar e revisar seus textos para tornar o documento mais interessante.

Por fim, agora que você já viu como escrever sua carta de apresentação profissional engenheiro, que tal incrementar também o CV? Então, confira os melhores modelos de currículo para engenheiro  e uma ferramenta aqui no site que vai tornar sua tarefa muito mais simples, na busca por um trabalho.