Como fazer carta de apresentação para advogado | Modelos, exemplos e dicas

Conseguir um novo emprego exige alguns passos importantes: escrever um bom currículo, se preparar para a entrevista e ter qualificação. Em algumas áreas, como o direito, adicionar uma carta de apresentação para advogado pode ajudar ainda mais.

Average Score for This Template

Esse é um documento importante, onde você não pode somente jogar dados para mostrar algo ao empregador. É preciso escolher as principais informações com estratégia, focando em tornar seu perfil profissional cada vez mais atrativo em um processo seletivo.

Por isso, para quem ainda não sabe como escrever uma carta de apresentação para advogado, deixamos o tutorial completo aqui neste post. Não deixe de conferir todas as dicas, modelos e exemplos que preparamos para criar cartas impecáveis para o mercado de trabalho.

Qual a importância de escrever uma carta de apresentação para um advogado?

A carta de apresentação é um documento anexo ao currículo, que serve para mostrar um pouco mais sobre você aos recrutadores. Em um processo seletivo, pode fazer toda diferença para chegar cada vez mais perto da contratação.

Confira mais alguns pontos de importância de uma carta de apresentação e como ela pode valorizar ainda mais seu perfil profissional:

  • Mostrar habilidades de comunicação escrita, objetividade e síntese de conteúdos;
  • Apresentar mais informações sobre suas habilidades e realizações;
  • Conseguir acesso a mais oportunidades e vagas de emprego;
  • Mostrar conexão com o mercado de trabalho e aprimoramento.

👉 Por isso, sempre vale a pena escrever cartas de apresentação para complementar o currículo de forma eficaz.

Como fazer carta de apresentação para advogado? Exemplo

Para fazer sua carta de apresentação para advogado, é preciso entender quais as principais demandas do mercado. Então, cruzar essa informação com as habilidades e competências que possui, para mostrar suas melhores qualificações.

Além disso, existe um padrão de escrita que é mais valorizado pelos recrutadores, focando sempre no que você possui de resultados positivos. Mantenha sempre uma linguagem amigável, sem perder a formalidade que a situação exige.

Confira um exemplo de carta de apresentação que deixamos para você se inspirar e começar a criar seus modelos:

Fábio Torrente Baggi

Advogado

+55 (21) 99565-5628

E mail: fabiotbaggi@gmail.com

https://www.linkedin/in/fabiotbaggi

Ao setor de recrutamento da companhia Lex Ledge Advogados Associados,

Através desta carta, venho apresentar meu interesse para a vaga de Advogado, publicada no anúncio do site oficial da empresa. De acordo com o perfil profissional necessário e as habilidades que a prática do Direito exige, acredito ter as qualificações adequadas para compor o quadro de funcionários de forma eficaz.

Possuo graduação como bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduação em Direito Corporativo pela mesma instituição. Realizei estágio no Ministério Público de São Paulo durante o período de 2018 a 2020. Acompanhei o trabalho no setor da Procuradoria Geral do município enquanto lá estive.

Possuo experiência prévia como advogado empresarial, atuando no setor de litígios da empresa de telefonia Claro durante um ano. Depois, assumi o time legal de contratos, cuidando de toda a equipe jurídica que realiza as compras, parcerias e fornecimento de insumos e serviços para a companhia por mais um ano e meio.

Além disso, possuo excelente domínio dos idiomas inglês, espanhol e chinês, aprimorados durante intercâmbio estudantil feito em 2018, para o Canadá. Minhas habilidades se encontram principalmente nos segmentos de elaboração e criação de contratos, contenção de danos jurídicos para empresas e uso do ordenamento jurídico em situações de litígio corporativo.

Então, solicito uma entrevista para uma conversa sobre possíveis futuros projetos, direcionando nossos esforços para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, melhoria e qualidade dos serviços prestados pela empresa com grande entusiasmo.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Fábio Baggi

O que colocar em uma carta de apresentação de advogado?

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre qual a estrutura correta de um bom modelo de carta de apresentação. É importante seguir uma ordem lógica, adicionando os componentes básicos que o documento precisa.

👉Confira a maneira correta de adicionar os dados em sua carta de apresentação e como organizar as informações:

  • Saudação inicial, direcionada ao empregador;
  • Identificação do interesse para a vaga ou oportunidade;
  • Área de formação acadêmica (graduação, pós graduação e especializações);
  • Conteúdos sobre experiências profissionais e principais resultados;
  • Conclusão da carta solicitando uma entrevista;
  • Saudação final para o recrutador.
⚠️Atenção: Também é importante se preocupar com o formato do documento, que precisa estar seguro para envio em diferentes plataformas. Por isso, prefira um modelo em PDF ao invés de editores de texto como o Word, que podem desconfigurar durante a leitura de suas cartas de apresentação.

O que escrever na mensagem de apresentação?

A mensagem inicial de sua carta de apresentação para advogado precisa ter as informações sobre seu interesse na vaga. Então, adicione para qual processo seletivo irá se candidatar, onde encontrou a oportunidade e demais dados.

Veja uma forma prática de adicionar essa parte em suas cartas e como escrever da maneira correta, evitando erros básicos que podem te eliminar:

Cabeçalho Recomendado
Através desta carta, venho apresentar meu interesse para a vaga de Advogado, publicada no anúncio do site oficial da empresa. De acordo com o perfil profissional necessário e as habilidades que a prática do Direito exige, acredito ter as qualificações adequadas para compor o quadro de funcionários de forma eficaz.

Então, confira também uma maneira incorreta de incluir suas informações na saudação inicial da carta de apresentação de um advogado em busca da contratação:

Cabeçalho Incorreto
Quero a vaga de emprego para Advogado na empresa, para poder mostrar todo meu potencial e boas qualificações como profissional. Eu acredito que posso suprir todas as necessidades que o cargo exige. Tenho tudo o que é necessário para fazer um bom desempenho.

Veja que no segundo modelo não existe uma identificação sobre o processo seletivo ou formalidade na mensagem inicial. Mantenha em mente que o recrutador estará avaliando muitos documentos, deixe sempre claro quais suas intenções de candidatura.

Escreva um bom conteúdo em sua carta de apresentação

O texto da sua carta de apresentação é a parte principal de todo o documento, onde você vai apresentar suas realizações profissionais. Para quem já tem experiência, é hora de colocar os resultados positivos e mostrar seu rendimento em outras empresas.

Porém, se você ainda não possui experiência na área, pode usar como referência estágios, notas durante a graduação, conhecimento técnico e até bom rendimento em outros tipos de emprego. O mais importante é valorizar seus pontos mais fortes.

👉 O conteúdo precisa ter informações e dados relevantes para te destacar de outros candidatos. De forma ética, mostre porque você é a melhor opção para ocupar a vaga.

Estilo de escrita correto
Possuo experiência prévia como advogado empresarial, atuando no setor de litígios da empresa de telefonia Claro durante um ano. Depois, assumi o time legal de contratos, cuidando de toda a equipe jurídica que realiza as compras, parcerias e fornecimento de insumos e serviços para a companhia por mais um ano e meio.

Confira um modelo com exemplo de conteúdo correto, onde o candidato descreveu bem suas experiências anteriores, de forma ética e positiva:

Veja também um modelo de escrita incorreto e fora do padrão que uma carta de apresentação para advogado precisa ter:

Estilo de escrita incorreto
Já trabalhei como advogado em algumas empresas, sempre mantendo bons resultados e relações de trabalho excelentes. Tenho também muita vontade de aprender, experiências para dividir e ensinar meus colegas de trabalho. Com certeza será uma adição incrível para a empresa, melhorando e muito o ambiente e as execuções.

Note que no segundo exemplo não existe praticamente nenhum dado concreto sobre a carreira do candidato. Ele apresenta somente informações e dados de cunho pessoal, sem mostrar resultados, experiências ou algum conteúdo que seja relevante para o recrutador.

Aprenda a fazer conclusão de uma carta de apresentação para designer gráfico

Além de aprender como iniciar e conduzir os conteúdos em sua carta de apresentação, é preciso saber também como concluir o documento. Afinal, todo o texto precisa estar de acordo com o padrão de formalidade que a situação exige.

Existem alguns termos corretos para aplicar em uma saudação final, sem tornar invasiva, informal ou desconectada do restante do conteúdo. Lembre sempre que você está se dirigindo ao futuro empregador, que busca um perfil profissional e ético entre os candidatos.

👉Deixamos alguns exemplos de modelos de saudação final para você entender como terminar sua carta de apresentação para advogado:

Exemplo Recomendado

Então, solicito uma entrevista para uma conversa sobre possíveis futuros projetos, direcionando nossos esforços para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, melhoria e qualidade dos serviços prestados pela empresa com grande entusiasmo.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Fábio Baggi

Ainda, não deixe de conferir também um modelo incorreto de saudação final, para aprender também quais tipos de conteúdo evitar em suas cartas de apresentação:

Exemplo Incorreto

Então, solicito uma entrevista para uma conversa sobre possíveis futuros projetos, direcionando nossos esforços para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, melhoria e qualidade dos serviços prestados pela empresa com grande entusiasmo.

Aguardo a entrevista muito em breve, não me deixem esperando,

Fábio Baggi

Observe que no segundo modelo, a saudação possui um tom extremamente informal e impositivo. Com isso, o conteúdo da carta acaba por perder o valor, já que o candidato se dirige ao empregado de forma autoritária.

Faça uma boa revisão e otimização de suas cartas

Por fim, é fundamental também realizar uma boa revisão em um modelo de carta de apresentação para advogado ideal. Assim, é possível entender quais os conteúdos que não estão de acordo com o padrão de um documento profissional.

👉 Além disso, é importante manter a atenção também para os erros de ortografia e gramática, adaptando o texto para as normas cultas.

Outro ponto importante é realizar uma otimização das informações que adicionar em sua carta de apresentação para advogado. Com isso, pode deixar os conteúdos adaptados para chamar a atenção e interesse dos recrutadores. Confira algumas dicas para essa tarefa:

  • Mantenha o documento com o tamanho de uma página A4;
  • Escolha fontes fáceis de ler e mais tradicionais (Times New Roman ou Arial, com tamanho 12);
  • Organize os conteúdos com o texto justificado;
  • Separe os parágrafos com tamanho de 4 a 6 linhas;
  • Faça uma boa saudação inicial e final;
  • Confira todos os contatos que adicionar ao documento (nome, e mail, sites profissional e redes sociais de trabalho.

Por fim, não deixe de verificar também se cumpriu todos os requisitos que o anúncio da empresa. Algumas vagas de emprego possuem outras exigências de informações, que podem gerar eliminação quando não são cumpridas.

E para quem já vai encarar o mercado de trabalho, pode aprender também como fazer um currículo para buscar emprego. Aqui no site deixamos algumas dicas e ferramentas importantes para te ajudar a escrever um curriculum vitae profissional e melhorar sua carreira.

Confira algumas dicas para escrever uma carta de apresentação de advogado

Escrever sobre todas as suas experiências e realizações profissionais pode ser uma tarefa complicada, principalmente para quem tem um currículo extenso. Assim, é preciso sintetizar as principais realizações, de acordo com cada vaga e exigências do cargo.

Portanto, algumas pessoas podem ter dificuldade de começar ou saber como deixar os conteúdos na carta de apresentação para advogado. Existem algumas dicas importantes que podem ajudar no processo de escrita e tornar ainda mais simples essa atividade.

👉Deixamos algumas sugestões de ações para melhorar ainda mais a escrita de seus modelos para cartas de apresentação. Porém, lembre que não é uma receita pronta e você vai precisar praticar para produzir documentos cada vez melhores:

  • Tire um tempo sem interrupções para escrever;
  • Pesquise sobre a empresa e as atribuições da vaga de emprego;
  • Coloque em tópicos suas melhores ou principais realizações;
  • Faça um esqueleto para a escrita, de forma lógica;
  • Comece a escrever sem pensar no resultado final, somente crie os conteúdos;
  • Depois de terminar, leia o que escreveu e faça a lapidação das informações;
  • Exclua dados que não tem relevância ou que são menos importantes;
  • Faça uma boa revisão dos conteúdos, ortografia e da sequência dos parágrafos.

Outra dica bacana é enviar suas cartas de apresentação para familiares e amigos, pedindo que leiam o que você escreveu. Assim, podem te dizer se os textos ficaram fáceis de entender e interessantes de ler, para melhorar mais ainda sua escrita.

Veja os principais erros na escrita de uma carta de apresentação para advogado

Em um processo seletivo, existem vários fatores que podem levar à eliminação de um candidato. A falta de experiência profissional, baixas qualificações e até mesmo perfil de comportamento.

Porém, não é somente a entrevista ou habilidades que acabam por afastar uma pessoa de sua oportunidade em um emprego. Ao escrever uma carta de apresentação, existem erros comuns, que você precisa evitar para continuar na seleção.

Separamos alguns dos problemas mais comuns que seu documento profissional pode apresentar quando o recrutador fizer a leitura:

  • Erros de ortografia e gramática (responsáveis por mais ou menos 34% das eliminações, segundo o Linkedin);
  • Falta de informações importantes;
  • Condições para a contratação ou pretensão de salário;
  • Texto sem coerência ou uma linha de raciocínio lógico;
  • Formatação inadequada;
  • Falta de otimização ou conteúdos difíceis de compreender.

No geral, é preciso dar prioridade para um bom conteúdo, com clareza e objetividade. É importante valorizar seus pontos fortes e realizações da forma correta. Portanto, não deixe sempre de revisar tudo o que adicionar ao modelo de carta de apresentação.

Para quem ainda tem certa dificuldade em formatar o currículo ou organizar as informações, aqui no site podemos ajudar. Clique aqui e conheça as melhores ferramentas de criação de CV para escrever currículos profissionais.

📌Dica: Uma alternativa que pode ajudar também na produção de suas cartas de apresentação é a originalidade. Por isso, não crie um texto padrão e aplique em cada vaga de emprego para a qual se candidatar. Aproveite para escrever textos únicos, focados em cada oportunidade. Assim, pode alinhar seus interesses com o dos recrutadores e conseguir mostrar um perfil profissional de interesse para a empresa.

Perguntas mais frequentes

Por fim, para conhecer outras informações sobre cartas de apresentação para advogados, continue conosco por aqui. Deixamos algumas das principais perguntas frequentes de pessoas que estão escrevendo um curriculum vitae e querem melhorar o acesso ao mercado de trabalho.

É obrigatório fazer uma carta de apresentação para advogado?

Não necessariamente um profissional precisa escrever um modelo de carta de apresentação para advogado. Porém, é um tipo de documento que pode ajudar a mostrar mais habilidades e qualificações para os recrutadores, dando mais chances de conseguir uma vaga de emprego.

Como melhorar a redação da carta de apresentação para advogado?

Ainda não existe uma forma de conseguir melhores resultados ao escrever cartas de apresentação para advogado, senão praticar. Assim, as revisões e melhorias tornam a experiência prática melhor e mais adaptada para as demandas do mercado.

Por fim, se não quiser perder tempo na hora de criar um CV, também temos alguns tipos de ajuda para essa tarefa. Então, aproveite para conferir os melhores modelos de currículo para advogado aqui no site e conseguir alavancar sua carreira de forma fácil.