Exemplo de Currículo de Assistente Odontológico | Modelo & Dicas

Todo bom profissional começa por um assistente de alta qualidade. No caso, os consultórios odontológicos precisam de ótimos profissionais de saúde bucal, entre os quais, os assistentes odontológicos. Profissionais capacitados para auxiliar os dentistas em todas as consultas.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

O mercado de trabalho para quem busca um emprego como auxiliar de odontologia é bastante vasto. Há a possibilidade de trabalhar em consultórios dentários, clínicas de estética dentária, hospitais de pronto atendimento, serviço de saúde pública, e outros setores da saúde bucal.

Quem está em busca de uma vaga na área precisa elaborar um completo currículo de assistente odontológico com todas as qualidades, dados sobre informação e experiência. Para ajudar você, separamos modelos de currículo de assistente odontológico, com dicas e exemplos práticos.

Exemplo de currículo de assistente odontológico

Karina Bianca Silva
Assistente Odontológico
011954321000
karinabiancaauxdentária@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/karinabiancaauxdentaria

Resumo Profissional
Atuo como auxiliar odontológica há mais de 10 anos em clínicas odontológicas e hospitais de cuidados para a saúde bucal. Experiência em auxiliar operações de aplicação de próteses e procedimentos endodontia e ortodontia. Também tenho experiência em atendimento de triagem e análise de documentos para envio aos órgãos competentes e convênios médicos.

Experiência de Trabalho

Oral Dentes
Auxiliar Odontológico
Maio de 2018 – Atual

  • Instrumentalização dos profissionais de saúde bucal durante procedimentos;
  • Realização do primeiro atendimento de triagem com preenchimento de questionário;
  • Responsável por realizar todo o controle de infecção do consultório dentário;
  • Capacidade de lidar com momentos delicados para manutenção do foco;

Oral Dentes
Recepcionista
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Responsável por realizar atendimentos telefônicos, e-mail e aplicativos de mensagem;
  • Agendamento de consultas dos pacientes e solicitação dos documentos iniciais;
  • Elaboração de pedidos para os convênios médicos, quando solicitada pela dentista;
  • Apoio em todas as atividades financeiras e administrativas do consultório dentário.

Escritórios Fazem
Auxiliar de Administração
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Apoio aos contadores na elaboração de documentos e solicitação de cópias e xerox;
  • Responsável por realizar pagamentos de guias e boletos nas agências bancárias;
  • Elaboração de relatório semanal de custos administrativos e controle do caixa;
  • Serviços gerais de apoio administrativo aos funcionários e diretores do escritório;

Educação
Auxiliar em Saúde Bucal
Escola de Assistentes Odontológicos
Concluído em 2018

Atividades complementares
Voluntária no Programa “Saúde Bucal Para Todos” da Prefeitura de São Paulo, atividade realizada em 2019.

Certificado
Inteligência Emocional, Preparo Qualificado Para Situações de Alto Risco, Instituto Coaching de Controle Emocional, em 2020.

curriculo assistente odontológico

Como fazer um currículo de assistente odontológico (mesmo sem experiência)

Quem pretende ingressar na carreira de assistente odontológico precisa saber elaborar um currículo de assistente odontológico, ainda que esteja em busca da sua primeira experiência como profissional do setor de saúde bucal. O currículo é primordial para sua contratação.

Sabe-se que o, atualmente, o mercado de trabalho no Brasil é bastante competitivo e concorrido com muitos profissionais qualificados em todas as áreas. Entretanto, poucos profissionais se dedicam em elaborar um currículo de qualidade, e isso se aplica aos assistentes odontológicos.

Daí, saber como fazer um currículo de assistente odontológico é a chave que vai abrir muitas portas de entrevistas para mostrar suas qualificações pessoalmente. Separamos algumas dicas para quem quer aprender a elaborar um currículo com qualidade. Não pode faltar no seu cv:

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Essa é a estrutura básica de um curriculum vitae de todos os profissionais que concorrem às vagas no mercado de trabalho. O grande desafio é desenvolver essas seções de uma maneira atrativa, que mostra ao recrutador suas qualidades para o cargo anunciado.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de assistente odontológico

Antes de tudo, você precisa saber que a primeira etapa da seleção é feita por um sistema de inteligência artificial chamado sistema de rastreamento. Esse programa faz a triagem dos cvs enviados pelos candidatos e seleciona apenas os adaptados. Para otimizar seu currículo:

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chave  usadas no anúncio para pontuar melhor.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Essas dicas são importantes para qualquer profissional em busca de uma vaga de assistente odontológico. Mesmo profissionais com experiência precisam se adaptar aos novos sistemas de rastreamento de currículos, para poder se garantir na segunda etapa da contratação.

O que colocar no currículo em assistente odontológico

A estrutura do seu currículo tem uma grande importância e pode ser decisiva na hora de se candidatar para uma entrevista de emprego. O melhor jeito de conseguir um emprego na área de saúde bucal é apresentar suas qualificações profissionais de uma das três formas a seguir.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sente a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.
💡Fique atento: 9 em cada 10 recrutadores preferem currículos que usam ao menos uma dessas estruturas de formatação. Afinal, entre um currículo sem formatação e um devidamente formatado, o recrutador ficará com a segunda opção.

Apresentação visual de seu CV de assistente odontológico

Outra parte crucial de um currículo é a questão visual. Uma boa apresentação visual diferencia um currículo de um assistente odontológico organizado e higiênico, de um assistente que não se importa com a organização. Essas questões são mostradas pela forma como o cv é feito.

  • Há diversas maneiras de se comunicar com o recrutador e criar um currículo limpo e bonito vai dar destaque para o candidato a vaga.

Para te ajudar, oferecemos uma base de modelos de layouts de currículos para assistente odontológico com design próprios e originais. Escolha um dos nossos modelos e faça um currículo limpo, organizado e completo, e consiga uma vaga de assistente dentário.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use no currículo.

Título e informações de contato para assistente odontológico

Ao anunciar uma vaga de trabalho, os profissionais de recursos humanos, recebem milhares de currículos de candidatos muitas vezes com as mesmas qualificações. Se destacar perante esse grande número de currículos iguais, é sua tarefa como candidato especialista em criação de currículos.

O primeiro item do seu currículo é o cabeçalho, onde ficará o seu nome, seu título profissional, além de dados para contato. Sempre tente ser o mais específico possível em seu título, note que o título deve corresponder às expectativas da vaga. Veja dois exemplos de como iniciar.

Começando bem

Correto
Karina Bianca Silva
Assistente Odontológico
011954321000
karinabiancaauxdentária@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/karinabiancaauxdentaria

Começando mal

Incorreto
Ka
Contato: 95432000/karininha@gmail.com
Endereço: Rua Dent, São Paulo, CEP 01330050
Idade: 32 anos / Hobbie: Estudo
Facebook: @kazinhaeumesminha

Nos dois exemplos, a mesma candidata fez duas apresentações. Enquanto no primeiro modelo ela coloca suas informações de uma maneira estratégica, no segundo ele solta os seus dados sem muita pretensão. Adivinha qual apresentação tem mais chances de ser lida e considerada?

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3 x 4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência em segurança do trabalho

Mostrar sua experiência como assistente odontológico é uma ótima forma de avançar no processo de seleção. Muitas empresas buscam por profissionais qualificados, mas também profissionais experientes, que sabem como trabalhar, sem necessidade de treinamento.

Para inserir sua experiência use a estrutura: local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de assistente odontológico

Oral Dentes
Auxiliar Odontológico
Maio de 2018 – Atual
  • Instrumentalização dos profissionais de saúde bucal durante procedimentos;
  • Realização do primeiro atendimento de triagem com preenchimento de questionário;
  • Responsável por realizar todo o controle de infecção do consultório dentário;
  • Esterilização de materiais antes, durante e depois das consultas realizadas;

Caso você ainda não tenha experiência…

Para quem busca a primeira experiência como assistente odontológico, a melhor maneira de preencher a seção dedicada às experiências é com informações sobre outras atividades de trabalho, ainda que não relacionadas ao cargo de assistente odontológico.

Exemplo de experiência para currículo assistente odontológico iniciante

Centro de Imagem e Radiografias
Técnico em Radiologia
Agosto de 2015 – Dezembro de 2017

Principais atribuições:

  • Realização de exames de raio x de todas as partes do corpo do paciente;
  • Elaboração de relatórios de análise das imagens geradas pelo programa;
  • Envio das imagens geradas para os médicos e centros especializados;
  • Acompanhamento de pacientes em estado grave, para atendimento especial;
Em todo caso, se está em busca do primeiro emprego, coloque experiências outras, como voluntariado, participações em atividades comunitárias e até mesmo ações que realizou durante o ensino médio ou faculdade.

Educação: como colocar formação de assistente odontológico

Mais uma seção importante para um currículo que pretende ser selecionado para uma vaga, o histórico escolar e educacional é essencial para mostrar suas qualificações. Além disso, saber como colocar os seus dados históricos de onde estudou, o que estudou, também é crucial.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso Auxiliar de Saúde Bucal, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de segurança do trabalho, insira a previsão de conclusão do curso.

Auxiliar de Saúde Bucal
Instituto de Estudos da Saúde Dentária
Dezembro de 2020

Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos e graduações que tenha concluído, dando mais valor para o seu currículo e melhoram o ranqueamento na concorrência para a vaga.

Odontologia
Universidade da Ciências da Saúde
Previsão de conclusão em 2025

Habilidades de um assistente odontológico

Um técnico é um profissional hábil e preparado para encarar os desafios de sua área de trabalho. O seu currículo deve mostrar suas habilidades e competências de uma forma sistemática, para ajudar o recrutador a fazer a seleção de uma maneira mais eficiente.

Hard Skills

  • Filmes radiológicos
  • Intervenções clínicas
  • Ambiente sanitário
  • Biossegurança
  • Acolhimento preparo
  • Moldes em gesso
  • Controle administrativo
  • Acompanhamento dentário

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – As hards skills são as competências específicas como assistente odontológico, no caso. Enquanto as soft skills são aquelas habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo de assistente odontológico

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Auxiliar odontológico com 5 anos de experiência em clínicas odontológicas e hospitais de cuidados para a saúde bucal. Experiência em auxiliar cirurgião dentista em procedimentos de alta complexidade em cirurgia buco maxilofacial. Também tenho experiência em atendimento de triagem e análise de documentos para envio aos órgãos competentes e convênios médicos.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Uma assistente odontológica com conhecimento sobre cadastro de pacientes, em busca de um contrato de trabalho. Meu último salário foi de R $2.000,00 e busco algo nesse valor. Pode me contratar que estará escolhendo o melhor profissional do mercado.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional assistente odontológico

Uma lista de objetivos do seu trabalho como assistente odontológico pode ajudar ainda mais a conseguir bons convites de entrevistas para empregos. Separamos alguns exemplos de como colocar seu objetivo profissional no currículo.

  • Contribuir com as medidas de biossegurança visando o controle de infecção;
  • Trabalhar o acolhimento dos pacientes em primeira consulta em saúde bucal;
  • Aprender com os profissionais como cuidar da higiene bucal de pacientes em geral;

Seções adicionais

Para deixar o seu currículo ainda mais completo, criar elementos adicionais pode ser uma alternativa. Nessas seções o candidato pode informar outras qualificações que deixou de informar ao longo do currículo ou apenas reforçar seus títulos e habilidades específicas.

Conhecimento computacional

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares vai deixar seu currículo ainda mais interessante. Confira a seguir alguns exemplos de como colocar os programas que têm conhecimentos.

  • Microsoft Excel
  • Microsoft Office
  • Google Planilhas

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de técnico em segurança do trabalho para informar as línguas que fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas.

  • Conhecimento em Libras
  • Espanhol Intermediário
  • Inglês Básico

Cursos complementares de assistente odontológico

Há alguns cursos complementares, workshops e seminários, que podem ser colocados no seu currículo em uma seção específica. Veja alguns exemplos de como colocar esses cursos.

  • Conceito de trabalho e humanização em saúde
  • Equipamentos, materiais e medicamentos
  • Instrumentos odontológicos e de higiene dental

Melhorando seu currículo de assistente odontológico

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (ajudo, cuido, avalio, auxilio) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de assistente odontológico pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de assistente odontológico em busca de emprego

Como fazer um currículo para auxiliar de dentista?

Primeiro, vale destacar que auxiliar de dentista e assistente odontológico são termos que designam a mesma profissão, o auxiliar de saúde bucal. Nesse caso, você pode elaborar um currículo seguindo nossas dicas de criar uma estrutura adequada, inserir suas qualificações, habilidades e outros dados profissionais relevantes.

Quais os objetivos para colocar no currículo de assistente odontológico?

Os objetivos nada mais são do que as metas profissionais do candidato. Responda como quer contribuir com a empresa, quais são suas aspirações enquanto assistente odontológica, se um dia quer trabalhar como dentista. Essas respostas podem ser adaptadas em objetivos para seu currículo.

Use um modelo de currículo de assistente odontológico!

Exemplos de currículo de assistente odontológico

sem experiência cv para assistente odontológico assistente dentário experiente modelo cv
escrever cv assistente dentário modelos de currículo de assistente odontológico

Artigos similares